Minha filha tem 12 anos, e não consegue dormir no quarto sozinha, já conversei já perguntei o que a

27 respostas
Minha filha tem 12 anos, e não consegue dormir no quarto sozinha, já conversei já perguntei o que a de errado ela diz que não sabe, diz todos os dias que vai dormir no quarto, mas qdo chega a noite não consegue, o que pode ser feito??
Olá, tudo bem?

Sinto muito pelo que a sua filha está passando nesse momento, pois deve ser muito difícil, tanto para você quanto para ela. O primeiro passo seria, realmente, a tentativa de um diálogo com ela, procurando saber o que tem causado esses medos, sobre o que ela pensa ao estar sozinha no quarto, quais conteúdos ela consome, em filmes, livros, séries, jogos, e etc. No entanto, pelo que relatou, já deu essa inciativa, e não conseguiu driblar essa situação. Busque, também, acalmá-la. demonstrando que está perto dela, e que o ambiente é seguro, portanto, não precisa temer nenhum perigo.
Porém, além de tudo isso, aconselho fortemente que busque um profissional psicólogo, para que essas questões sejam investigadas. É de extrema importância que ela passe por um acompanhamento psicológico nessa situação. Os psicólogos investigarão a situação de uma maneira aprofundada, levando em consideração diversos aspectos da vida de sua filha. Não deixe de buscar ajuda profissional.

Estimo melhoras, e saiba que estou à disposição.

Abraço.

Olá! Análise o que ela tem consumido de conteúdo durante o dia, além buscar atividades físicas, brincadeiras que ela possa gastar energia. Talvez medo do escuro e a ausência dos adultos, que são sua fonte de proteção, são causas comuns de não querer dormir sozinha. Ainda estão presentes o pensamento mágico e a existência de monstros e personagens fantásticos. Busque um profissional qualificado para te auxiliar nesse momento, espero que sua filha fique bem!
Tua iniciativa de conversar com ela foi ótima, mas acredite quando ela te diz que não sabe. De fato é comum que as ansiedades e temores tenham motivação inconsciente. O que aparece para nós são os sinais ou sintomas. Então concordo com os colegas que neste caso é indicado uma investigação mais profunda através de boa psicoterapia. Evitando o agravamento ou substituição do sintoma sem ter resolvido a causa.
Olá! Manter sempre o diálogo aberto, assim como você tem feito, a fará se sentir acolhida e mais segura.
Ela está entrando na puberdade, o que costuma ser uma fase em que surgem diversos conflitos, uma busca por aceitação (por colegas, grupos), medos, entre outras coisas. A psicoterapia pode ajuda-la a atravessar esse momento de forma mais suave.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Sua pergunta tem uma série de implicações que precisam ser aclaradas. Existe um histórico, um contexto, detalhes que dizem respeito às singularidades de sua filha e do ambiente familiar que não foram explicitados e são determinantes para a compreensão dos conflitos que ela enfrenta.
Cada caso requerer medidas específicas. Uma escuta especializada e um acompanhamento seriam bem indicados e, muito provavelmente, ajudariam sua filha a encontrar recursos próprios para o enfrentamento de seus medos. Além disso, trariam as orientações adequadas para você, ajudando-a a se organizar e a colocar em prática estratégias adequadas para a superação dessa dinâmica, que implica em um sofrimento desnecessário para você e para ela.
Fico à disposição para melhores esclarecimentos.
Olá, os medos infantis são sintomas complexos pois nem sempre tem relação com a situação explícita em que o medo aparece. Portanto, se persistirem as situações é melhor buscar um atendimento psicanalítico para tua filha em que tu seja ouvida também.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Para que você tenha uma resposta correta é importante que forneça mais dados e que seja feita uma avaliação! Trabalho com crianças e adolescentes. Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Oi. Espero que esteja tudo bem com vc e sua filha. Existem vários estudos científicos sobre como devemos criar rotinas para a hora de dormir. Fora todas as questões em que devemos prestar a atenção ao logo do dia que podem influenciar a hora de dormir. É possível tb fazer mandalas do sono, deixar luzes acessas, porta aberta, comunicação direta com os pais e começar uma terapia para identificar os medos e receios dela na hora de dormir e no quarto dela. Espero que tenha te ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, tudo bem?

As respostas dos colegas fazem sentido, acredito que também seria importante que ela crie uma conexão com o quarto dela através de boas memórias e sensação de segurança. O que você acha de estar com ela em outros momentos nesse ambiente, seja conversando ou fazendo algo juntas? além disso, você poderia tentar ir dormir com ela no quarto dela e quando ela dormir você pode ir para o seu quarto, mas avisando ela de que isso vai acontecer e que se ela precisar pode te procurar mesmo à noite, se sentir medo ou algo assim. Esse processo não precisa ser complicado, nem problematizado, mas dá para ser feito uma transição com muito amor e paciência para que ela se adapte da melhor forma.

Se a questão persistir mesmo com essas tentativas, seria importante procurar o atendimento de um psicólogo/psicanalista para auxiliar e acompanhar de perto o caso.
Olá. Primeiramente essa atenção que você deu ao fato e se colocar à disposição de forma franca e aberta para ajudá-la é bastante valioso. Acontece que o dormir enseja vários significados, para além do descanso, como ficar mais vulnerável por não estar em estado de alerta. Os sonhos que acontecem também durante o sono podem ser outra fonte de angústia, pois revela conteúdos inconscientes que por vezes evitamos quando em estado de vigília. Sua filha está na fase da adolescência, que costuma ser um período conturbado, permeado por novas descobertas - algumas maravilhosas outras assustadoras. Por todas essas variáveis, o mais adequado é que ela se submeta a um processo de análise com um profissional qualificado que certamente poderá oferecer a ela grande ajuda.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá, podem ser diversos os fatores que levam a sua filha a ter dificuldades em dormir no próprio quarto. Muitas vezes, são medos irracionais que a própria criança desconhece, outros são medo de algo concreto. Sugiro dialogar com ela em uma postura o mais acolhedora possível, a fim de identificar o que está acontecendo. Por outro lado, se a questão persistir e você identificar fatores que estão trazendo sofrimento psíquico à sua filha, sugiro buscar uma psicoterapeuta.
Olá, boa tarde!

Seria preciso entender mais afundo o caso, pois podem haver diversas explicações para esses medos. O espaço terapêutico, sendo um espaço livre e sem julgamentos, pode oferecer um suporte importante à sua filha, além de buscar compreender melhor o que está por trás da dificuldade que ela expressa.

Espero ter ajudado.

Me ponho à disposição caso tenha mais dúvidas.
Boa tarde! É muito comum não conseguirmos encontrar explicação para nossos medos e angústias. Sua filha está entrando na adolescência, está crescendo, e essa fase desperta muitos sentimentos difíceis mesmo... Seria importante buscar um psicanalista/psicólogo para que ela possa falar das angústias que sente e, assim, conseguir entender melhor o motivo de não conseguir dormir sozinha. Às vezes essa angústia pode estar ligada a algo que sua filha nem tem consciência, e durante o tratamento esses conteúdos importantes vão aparecendo e sendo tratados. Estou à disposição para ajudar você e sua filha. Abraço!
Olá! Muitas vezes o medo de dormir sozinho pode estar associado ao medo de escuro e também mente criativa (criação de algo sobrenatural, medos irracionais). Essa investigação pode ser feita em terapia com uma condução de conversas e de lúdico para que a sua filha consiga revelar esse medo e a partir do entendimento dos seus pensamentos, quando começaram, como pode substituí-los por pensamentos reais e satisfatórios. Quando ela tiver uma relação melhor com seus pensamentos, conseguirá dormir sozinha no quarto.
Olá!
É preciso ter uma maior compreensão sobre estes sintomas para podermos afirmar qualquer coisa com mais certeza; no entanto, cabe investigar desde quando isto acontece e o que, neste período, pode ter colaborado para este comportamento. Além do mais, é válido observar se ela acaba tendo insônia, estando ou não no quarto dela ou no seu; se acompanhada ela consegue ficar e dormir; se sonha ou tem pesadelos, etc.
Este temor de ficar sozinha no quarto pode estar associado a ansiedade de que algo possa acontecer com os pais; medo de algum perigo eminente; necessidade de um controle rígido sobre situações do cotidiano; angústia ou sofrimento emocional com questões e demandas dela própria; dentre outras causas.
A terapia ainda seria o principal meio de investigação do que tem havido e proporcionaria os elementos necessários para que ela vá conseguindo lidar com a angústia de ficar sozinha consigo mesma e se acalmar com isto.
Olá! Entendo a sua angustia em querer ajudar sua filha, mas como tudo indica que esse medo dela seja algo vindo do inconsciente, vocês precisarão de um profissional para ajudá-las nessa investigação. Mas o que já podemos compreender nesse quadro é que algo abalou a segurança dela e durante a noite a necessidade de se sentir protegida e acolhida estão ficando mais urgentes. Observe se essa insegurança tem aparecido em outros ambientes e momentos do dia dela. Compreenda que a adolescência já é um momento de muitas incertezas e ela precisa se sentir amada e aceita. Me coloco á disposição para uma conversa!
Complexo...Precisamos avaliar caso a caso, por isso, procure um psicólogo/psicanalista e converse com ele.

Sim, a psicanálise pode ajudar. É importante que você procure um profissional qualificado para avaliar a situação e ajudar a sua filha a entender o que está acontecendo. O profissional pode ajudar a identificar o que está causando o medo e a ansiedade e trabalhar com a sua filha para encontrar maneiras de lidar com esses sentimentos. Além disso, é importante que você e a sua filha estabeleçam uma rotina de sono saudável, com horários regulares para ir para a cama e acordar. Isso pode ajudar a criar um ambiente mais seguro e confortável para a sua filha.
Olá. Existem várias técnicas e atividades que podem ser usadas nesses casos, mas antes é preciso entender o que acontece, o que ela sente, e realmente isso não deve estar claro para ela, por isso a importância de buscar um psicólogo para investigar e só depois pensar em estratégias de enfrentamento.
Sugiro que você crie um ambiente acolhedor, estabeleça uma rotina para dormir, converse com sua filha sobre o que a está deixando com medo e considere dormir no quarto dela algumas vezes para ajudá-la a se sentir mais segura. Se o medo dela persistir, pode ser necessário buscar ajuda profissional, como um psicólogo infantil. Lembre-se de ser paciente e solidário com sua filha enquanto ela enfrenta esse medo, julgar e minimizar o medo pode tornar o processo mais desafiador para ela.
É comum que crianças tenham medo de dormir sozinhas em seus quartos, especialmente quando estão passando por uma fase de desenvolvimento ou mudanças em suas vidas. Sob a perspectiva da terapia cognitivo-comportamental, esse medo pode estar relacionado a pensamentos distorcidos ou crenças limitantes que a criança possa ter.
Para ajudar a criança a lidar com esses medos, é importante adotar uma abordagem gradual e encorajadora. A terapia também pode ensinar habilidades de relaxamento e técnicas de enfrentamento para ajudar a criança a lidar com a ansiedade e o medo que podem surgir à noite. Isso pode incluir atividades como a respiração profunda, meditação, exercícios físicos ou jogos que ajudem a distrair a mente.
É importante lembrar que cada criança é única e pode ter necessidades diferentes. Se o medo da criança persistir mesmo após tentativas de abordagem gradual e técnicas de terapia cognitivo-comportamental, pode ser necessário procurar ajuda profissional de um psicólogo infantil ou psiquiatra para uma avaliação mais completa e um tratamento personalizado.
Olá! Compreender e apoiar sua filha de 12 anos é essencial quando ela enfrenta dificuldades para dormir sozinha. É normal sentir medo do escuro, ansiedade de separação ou apenas preferir ter companhia à noite. Aqui estão algumas dicas acolhedoras para ajudá-la: converse abertamente, ouvindo suas preocupações; estabeleça uma rotina noturna relaxante; crie um ambiente aconchegante e seguro em seu quarto; aumente gradualmente a independência, começando com sua presença e diminuindo com o tempo; recompense o progresso dela com elogios e pequenas recompensas; se necessário, procure a ajuda de um psicólogo infantil para orientação adicional. Lembre-se de que cada criança é única, e seu amor e apoio serão fundamentais nesse processo.
olá, o sono é um comportamento, uma forma de comunicação muitas vezes. Ele é influenciado por fatores biopsicossocial e emocional. Isto é, o sono é influenciado pela fisiologia do sono (ambiente de sono, atividade física, alimentação, hora que dorme, hora que acorda, atividade - excesso ou escassez, contato com a luz natural, tempo de telas e eletrônicos antes de dormir), e também influenciado pelo pilar emocional do sono. O estado do sono, é sobre se sentir em segurança e proteção. como está o tempo de qualidade e a conexão de vocês duas durante o dia? vocês têm tido tempo entre as duas? Como está sendo a dinâmica da casa, estão atravessando alguma situação? Como foi o sono quando ela era pequena? Foi treinada para dormir? O ideal é sempre se levar para o caminho do questionamento do que pode estar influenciando a necessidade dela dormir com você. Acolher, nomear essa necessidade dela. E principalmente, perceber o seu próprio estado emocional. Como você está emocionalmente? Espero ter te ajudado, se precisar de alguma coisa, estarei por aqui. Fiquem bem. abraços.
Busque ajuda, pois se conversando não foi possível entender melhor, vai ser preciso uma investigação mais profunda, talvez com outra pessoa, com um abordagem diferente. Minha orientação é você agendar uma consulta com psicólogo para obter orientação mais direcionada ao seu caso. Abraço
Bom dia! Imagino como deve estar sendo difícil para ela e para você, e sinto por isto. E, parabéns por ter realizado a principio um diálogo para entendê-la melhor, isto ajuda muito a passar mais confiança a ela. Sugiro que uma investigação, com um psicólogo, sobre esta dificuldade em dormir em seu quarto, onde a terapia irá além de entender melhor a causa, ajudá-la neste enfrentamento de seu medo e autonomia.
Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho.
@psiluanamarys
É importante considerar que o medo de dormir sozinho é uma preocupação relativamente comum em crianças. Pode ser causado por diversas razões, como medos noturnos, pesadelos, ansiedade de separação, entre outros. Se o medo persistir e afetar significativamente o sono e a qualidade de vida dela, é aconselhável consultar um psicólogo infantil para ajudar a superar esses medos.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
É compreensível que a situação esteja causando preocupação. Quando uma criança tem dificuldade em dormir sozinha, pode haver várias razões subjacentes, desde medos específicos até ansiedade geral. Como psicóloga, sugiro abordar o problema com empatia e paciência, criando um ambiente seguro para sua filha expressar seus sentimentos sem julgamento. Explorar suas preocupações de maneira gentil e incentivá-la a compartilhar seus pensamentos pode ajudar a identificar as causas subjacentes de sua ansiedade. Além disso, estabelecer uma rotina de sono consistente, fornecer conforto emocional e considerar técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou meditação guiada, podem ser úteis para ajudá-la a se sentir mais segura e confortável ao dormir sozinha. Se a dificuldade persistir, buscar a orientação de um profissional de saúde mental qualificado pode ser benéfico para oferecer apoio adicional e estratégias personalizadas de enfrentamento.