Minha mãe tem 96 anos. Reduziu bem a alimentação. Emagreceu. Qual o melhor horário e medidas para

5 respostas
Minha mãe tem 96 anos. Reduziu bem a alimentação. Emagreceu.
Qual o melhor horário e medidas para dar o Ensure para ela?
Quantas vezes ao dia?
Qual a real necessidade de incluir o Ensure? Existe uma gama enorme de suplementos alimentares indicados para cada tipo de paciente. É interessante marcar consulta com um profissional Nutricionista para fazer a avaliação dela, ajustar a dieta e avaliar a quantidade de nutrientes que já estão sendo ingeridos ao longo do dia. Após isso, incluir os suplementos necessários.

Olá, primeiramente precisamos identificar o motivo da redução de apetite. Podem ser diversas causas, como redução do paladar e sensibilidade a gostos, mastigação e saúde bucal, estrutura e função do estômago, estrutura do intestino e microbiota intestinal.

O que podemos fazer: Incentivar a utilização de temperos naturais, como alho e cebola. Adaptar a consistência da dieta para facilitar a mastigação, por exemplo, dando preferência para carne moída e frango desfiado, vegetais e frutas cozidas, purê, etc. Avaliar a necessidade de suplementação da vitamina B12. Avaliar necessidade de uso de pré e probióticos, ajustar as fibras da dieta, estimular a prática de atividade física supervisionada, aumentar a hidratação, investigar e corrigir deficiências nutricionais. Incentivar o consumo de líquidos, água ou água saborizada, mesmo sem a sensação de sede.

Um médico geriatra e uma nutricionista especializada em idosos serão importantes para o acompanhamento dela.

Um abraço e melhoras para a sua mãe.
Olá! É muito comum que idosos comecem a perder peso. Isso graças a diversos efeitos fisiológicos que
Causam diversas modificações no organismo. Uma delas é a perda de apetite, muitas vezes advinda da dificuldade de mastigação e a outra é a severa perda de massa muscular (músculo). É muito importante que um idoso tenha acompanhamento nutricional adequado para garantir que esteja bem alimentado (muitas vezes não precisa de suplementação nenhuma, em outras, entramos com suplementação). É importante, também, que esse idoso pratique atividade física supervisionada, para diminuir a velocidade de perda de massa magra, aumento do reflexo, fortalecimentos das articulações, etc. Essas 2 coisas combinadas , vão garantir que esse idoso mantenha sua independência por mais tempo e ajudar a impedir quedas. A queda de um idoso pode trazer problemas muito sérios que nunca mais conseguiremos curar. Qualquer dúvida me chama no direct @nutriraquelgenzano

Olá, tudo bem?
Apesar de ser comum a redução do apetite em idosos, é preciso fazer uma avaliação para entender o motivo. Algumas das causas para redução do apetite pode ser efeito colateral de algum remédio, dificuldade para mastigar e/ou disfagia, alguma patologia e diminuição da sensibilidade, além disso existe vários suplementos alimentares inclusive alguns que são específicos para idosos. É importante consultar um nutricionista para auxiliar no consumo adequado para a necessidade diária da sua mãe, que incluir uma alimentação com os nutrientes necessários e a consistência correta e como complemento o suplemento alimentar.

É importante que, devido à idade avançada de sua mãe, a orientação nutricional seja fornecida por um profissional de saúde especializado, como um médico geriatra ou nutricionista. Eles poderão fazer uma avaliação completa do estado de saúde dela e fornecer recomendações individualizadas para a melhor forma de suplementar sua alimentação.