O embotamento pode ser ocasionado devo uma perda afetiva?

33 respostas
O embotamento pode ser ocasionado devido a uma perda afetiva?
O embotamento afetivo é uma dificuldade de expressar emoções depois de eventos que causam muita dor e sofrimento. Caso esteja percebendo-se assim, procure ajuda profissional. Pode ser algo pontual ou não, portanto é bom cuidar logo. É recomendado um acompanhamento psicológico para que não haja um aumento gradativo dos sintomas. Cuide-se. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 140

Quando uma pessoa que temos afeto se vai, é natural que iniciamos o processo de luto. Em um primeiro momento, não queremos acreditar que seja possível, como se "a ficha não caísse". Assim, não damos nem espaço para que nossos sentimentos mais profundos tomem a consciência, como se fosse uma espécie de embotamento afetivo mesmo. Observe se não vale a pena investir na sua psicoterapia para cuidar deste e de outros assuntos. Abraços
Olá! Sim, uma perda de uma pessoa querida pode ocasionar o embotamento afetivo. O embotamento faz com que a pessoa se retraia e passe a expressar menos aquilo que acontece com ela, com o tempo pode acabar agravando e gerando maiores danos emocionais. Uma terapia pode ajudar a pessoa a se abrir e lidar com aquilo que ocasionou o embotamento.
Pode sim! Somos seres que constituímos nossa imagem a partir da imagem que o outro tem de nós, quando perdemos alguém a quem temos bastante afeto e que participou dessa construção da nossa imagem, de certo modo, perdemos em algum nível uma referência sobre nós mesmos. É interessante que você busque algum profissional da psicologia/ psicanálise para que você tente entender e possivelmente consiga lidar melhor com essa perda.
Pode sim, é uma reação comum a uma perda. Mas devemos ficar atentos, se esse embotamento gera um impedimento de continuar com as coisas da vida, da rotina. O tempo que esse embotamento vêm ocorrendo. Pode ser interessante um atendimento para ajudar a elaborar a forma como lida com a situação.
há formas de reconhecimento ao embotamento, pois pessoas podem ter características de personalidade diferentes e serem anti sociais ou introspectivas por exemplo podendo assim aparentar ou mesmo apresentar um embotamento afetivo em sua relação social diária, Bom estar em análise para uma perspectiva mais profunda desta característica ao seu dia a dia e definirmos se há dano em algum aspecto das suas relações diárias.
Olá. Sim, o embotamento pode ser um dos sinais do luto. Sugiro que você busque um profissional para poder trabalhar melhor sua perda e conseguir ter recursos para superá-la.
Olá. sim o embotamento afetivo pode estar relacionado com uma perda. Caso esteja com sintomas persistentes, busque uma avaliação com um profissional de saúde mental para evitar que o quadro se agrave. Boa sorte!
Certamente!
Uma perda, seja ela já esperada ou não, nos coloca frente ao desamparo. Por isso dizemos que toda perda, de alguma forma, é um luto a ser elaborado e resignificado. Desde um término de relacionamento amoroso, de uma amizade, uma demissão ou até o eventual falecimento de alguém.
É o momento para buscar uma ajuda profissional! Cuide-se!
Olá,
Sim! O embotamento pode ser um resultado frente a uma perda. O acompanhamento profissional pode te auxiliar a lidar com essa demanda, compartilhando os próprios sentimentos e buscando novas estratégias para seguir sua jornada com maior bem estar.
Oie! Pode sim! O embotamento afetivo pode ser desencadeado devido a uma perda afetiva ou diante de situações traumáticas ou extremas, como assaltos, catástrofes, violências físicas e psicológicas ou experiência de quase morte. A psicoterapia ajuda a analisar a origem do embotamento, quando se iniciou, e a melhor forma de lidar com essa questão.
Olá! O embotamento afetivo pode sim ser uma das manifestações do luto, o que já é um processo único por si só e diferente para cada pessoa. Um acompanhamento psicoterapêutico é importante diante do luto para que possamos elaborar e ressignificar a perda, além de investigar melhor o embotamento afetivo, mas é também importante notar que é algo que vemos bastante que acontece durante o processo do luto, não é algo incomum ou anormal, masa psicoterapia nos dá outros caminhos e mecanismos para lidar com isso! Abraços!
Olá. A causa do seu embotamento pode estar relacionada a diversos fatores. É difícil nomear sem conhecer você e saber da sua história. Mas, com certeza, perdas de afetos podem ser suficientemente potentes para fazer com que alguém se feche mais para o mundo e outras relações. Espero que fique bem.
Sim, situações traumáticas ou extremas podem acarretar o embotamento afetivo, porém, também pode ocorrer quando o indivíduo está sob intensa pressão, com sobrecarga ou oprimido por obrigações, culpas e contrariedade. O embotamento afetivo deve ser tratado com a psicoterapia tão logo percebido, ajudando o indivíduo a desenvolver e internalizar a importância das relações afetivas. Ela favorecerá a interação social e a expressão de sentimentos. Importante mencionar aqui que o embotamento afetivo não está relacionado com comportamentos reservados ou até antissociais, sendo o isolamento uma consequência do desejo de não relacionar-se ou interagir com outras pessoas. O mais importante é identificar esse problema, auxiliando a lidar com as causas do embotamento, que é muito penoso para o paciente e a família.
Sim, o embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao indivíduo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos. Procure ajuda de um profissional da área de Psicologia. Estou à disposição.
Bom dia! Sim, o embotamento emocional afetivo pode estar relacionado a uma perda recente. É normal sentir tristeza e falta de vontade de se relacionar, o importante é estar atento a esses sentimentos e se perdurarem podem indicar um quadro que precise de um cuidado mais próximo. De qualquer forma um acompanhamento profissional pode ser interessante para ajudar a elaborar a perda recente, Desejo melhoras para você
Abraço
Pessoas com embotamento afetivo têm dificuldade de expressar seus sentimentos. Pode acontecer depois que ela passa por situações que causam muita dor e sofrimento, como alguma perda afetiva, que leva o indivíduo a passar por um processo de luto. É importante observar o quanto isso está impactando na sua vida e procurar um psicólogo. O luto é um processo natural pelo qual passamos durante a vida, mas cuidar dele é fundamental para que não venha a se tornar um luto complicado. Melhoras!
As chances são significativas tendo em vista a dificuldade de demonstrar os sentimentos, emoções e afetividade.
Porém percebo a necessidade de investigar como um todo, outras variáveis para compreender, e tratar a questão. Pois cada caso possui sua singularidade, história etc...Precisando de ajuda, estou à disposição.
Olá. O embotamento afetivo pode acontecer durante um processo de luto patológico.
No luto saudável, as fases esperadas do processamento da perda são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Essas são conhecidas como as cinco fases do luto e não incluem embotamento afetivo.
Se esse processo de dificuldade de expressão e processamento das emoções está ocorrendo, é fundamental procurar um profissional de saúde, pois, como eu disse, a perda não está sendo processada adequadamente.
O que é processar uma perda adequadamente? O luto é o processo de aprender a viver sem o objeto amado. Isso significa que vamos voltar ao normal como se nada tivesse acontecido? Não. As pedras são sentidas por toda a vida quando são perdas de pessoas ou até mesmo de algo que era muito muito muito importante para nós. Mas há uma maneira de conviver com essa perda que nos permite honrar o objeto ou pessoa a quem tivemos que dizer adeus e uma forma que nos arrasta casa vez mais para o fundo do poço.
Oi
Sim, diante de uma perda de uma pessoa querida pode ocasionar o embotamento afetivo.
O ideal seria acompanhamento psicológico para que não haja um aumento gradativo dos sintomas.
Abraço e se cuide,
Olá!! É possível sim, em casos de uma perda muito significativa, aonde não consegue lidar com a perda de forma saudável. Uma perda pode ser diferente para cada pessoa, isso se deve ao fato de muitos sentimentos estarem envolvidos nesse momento.
O embotamento pode ocorrer tbém em situações traumáticas ou extremas, por exemplo catástrofes, assaltos, violências físicas e psicológicas ou experiência de quase morte.

em situações extrema
Pode sim! O embotamento afetivo pode ser desencadeado devido a uma perda afetiva ou diante de situações traumáticas ou extremas, como assaltos, catástrofes, violências físicas e psicológicas ou experiência de quase morte. Para esclarecer melhor: _ O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. Principais causas do embotamento afetivo: acomete pessoas que sofreram situações traumáticas ou extremas, como catástrofes, assaltos, violências físicas e psicológicas ou experiência de quase morte.
O embotamento afetivo também pode ocorrer quando se está sob intensa pressão, ou seja, o indivíduo que está sobrecarregado ou oprimido por obrigações, culpas e contrariedades. Até mesmo uma mãe, muito jovem, encarregada de tantas responsabilidades e cansaço crônico, pode passar por fases de dormência e incapacidade de sentir ou expressar emoções. Do mesmo modo, crianças que vivenciaram a rejeição dos pais, podem tornar-se difusas e superficiais.
O trauma provoca a internalização do desamor e da falta de afeto na relação com os pais. Assim, ela pode se perder em um mundo fantasioso e individual, evitando trocas afetivas e reproduzindo com reciprocidade, o distanciamento experimentado.
O embotamento afetivo tem efeitos gradativos, provocando o entorpecimento progressivo das emoções. Pode ou não estar associado a outras perturbações psicológicas. O acompanhamento psicológico é recomendado para o tratamento.
Olá, espero que esteja tudo bem. Espero que entenda, primeiramente, que o luto é um processo individual. Uma travessia, um percurso, e não um estado. Cada pessoa vivencia ele de uma forma diferente e o próprio contexto da perda pode influenciar nisso. É natural que exista uma sensação de irrealidade… descrença (especialmente quando foi uma situação repentina)... Então pode ser que a pessoa se sinta incrédula e reaja com algum embotamento afetivo. É importante, nesse momento, aceitar a nova realidade a trabalhar em cima disso. O que eu posso fazer a partir de agora com o que aconteceu comigo? Se isso é algo que tem lhe incomodado, sugiro buscar a ajuda de um profissional. Você não precisa passar por isso sozinho. Espero que tenha te esclarecido um pouco. Se precisar, estarei disponível para esse suporte.
Com certeza uma perda de alguém importante pode levar a um certo embotamento afetivo durante certo tempo. Se não está impedindo tua vida de seguir adiante, viva o teu luto, até completar tua despedida. Mas se você se percebe muito fechado, talvez a ajuda de um profissional possa ser importante pra você.
Um luto denota afeto. Acredito que deva ser respeitado, partilhado e, principalmente, vivido!! Não é algo a ser curado, pois não é uma doença, mas sim uma experiência. Se bem vivido, te acarretará crescimento pessoal, e o embotamento afetivo deve desaparecer. O papel de um psicólogo, nesta vivência, é principalmente ouvir. E sinalizar se algo estiver "fora da curva". Mas não espere ser rapidamente "curado". Luto demanda tempo.
Agora, quero ressaltar também que não é apenas o lutp que pode estar envolvido em um processo de embotamento afetivo... ele pode ser sinal de vários processos psíquicos, desde processos saudáveis (como o luto), até processos de adoecimento... e aí, para diferenciar isto, só consultando um profissional psicólogo...
Espero ter ajudado. Fico á disposição!
Perder alguém que amamos é sempre difícil, é normal e esperado que a tristeza esteja presente. Nesse momento é normal passar por algumas das 5 fases do luto: negação e isolamento; raiva; barganha; depressão (não a depressão clínica); aceitação.
Você pode passar por cada em momentos diferentes, juntas ou, não ter vivenciado alguma fase. Mas, entendemos como a fase da ACEITAÇÃO, o momento mais adequado a ser conquistado. Por isso é adequado contar com o apoio profissional, para que esse momento de tristeza seja melhor enfrentado e a aceitação acontece mais rápida.
Olá, bom dia, tudo bem?
O embotamento afetivo é um estado psicológico de constante apatia e desinteresse em relação a diversas situações da vida. Está bastante associada a transtornos de personalidade, no entanto, pode sim, surgir como uma reação emocional a eventos traumáticos, como uma perda ou um luto, por exemplo.
É importante buscar auxílio profissional de um psicólogo, pois causa muito sofrimento ao indivíduo.
Espero ter esclarecido.
Estou à disposição!
Vc não está sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Depressão é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação e sentimento de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em ais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 40
Olá. O embotamento afetivo acontece quando a pessoa perde “a força” – ou o desejo – de expressar as suas emoções e sentimentos. E são várias as causas, mas experiências traumáticas ao longo da vida, situações de intenso estresse ou vivências extremas, como acidentes graves,luto, pandemias, processos de adoecimentos, são os principais motivos para que a pessoa apresente a dificuldade de expressar o que sente. Pessoas com embotamento afetivo possui sofrimento psíquico importante e que afeta os vários segmentos da sua vida: família, relacionamentos sociais e o trabalho. Recomendo que procure um psicologo para lhe acompanhar, sessões de psicoterapia podem lhe ajudar a lidar com as emoções.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 120
Pode.
O embotamento pode ser ocasionado devido a uma perda afetiva?

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Oi! Pode sim. o EMBOTAMENTO Afetivo pode estra relacionado a um evento que causa muito dor, então é a forma que a psique encontra para lidar com eventos adversos, a fim de se proteger". Recomendo voce buscar ajdua profissional para passar por essa dificil e não sozinho.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Com certeza.
Sim meu bem, pois, quando perdemos alguém que gostamos é normal ficarmos mais fechados em nós é um processo, só não pode durar por muito tempo.

Um Abraço