O que podemos fazer quando descobrimos que o filho adolescente está fazendo cortes na pele a ponto de

8 respostas
O que podemos fazer quando descobrimos que o filho adolescente está fazendo cortes na pele a ponto de ficar se escondendo para que a mãe não perceber, mas, não tem jeito a gente acaba descobrindo. Será que ele está querendo se matar?
Olá!! Busque conversar com ele, sem brigar ou acusar de nada e sugira pra ele a possibilidade de conversar com uma psicóloga. Existem muitas coisas por trás de uma automutilação que precisam ser investigadas antes que se torne algo mais sério ainda. Boa sorte

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Esse é um sinal de alerta. A adolescência é um dos períodos mais difíceis de atravessar tanto para o adolescente quanto para os pais, e cada adolescente vai reagir de uma forma às mudanças, por isso nesse caso recomendo que você procure um acompanhamento psicológico para o seu filho o quanto antes, pois a prática de automutilação é um alerta, e muitas vezes um pedido de socorro, por mais que na percepção dos pais esteja tudo bem. Abs!
Olá! A automutilação é uma forma de aliviar emoções intensas que ele tem sentido e não sabe lidar de outra forma. Pode existir sim ideação suicida. Por isso é muito importante conversar com ele abertamente sobre seus problemas emocionais e colocar-se à disposição para ouvi-lo e ajudá-lo sempre que necessário. O segundo passo é procurar ajuda profissional (psiquiatra e/ou psicólogo) para iniciar o tratamento o quanto antes. É provável que os pais ou cuidadores também precisem de acompanhamento para lidar com a situação da melhor forma. Abraços!
Como as colegas acima já responderam muito bem, ele precisa de ajuda com urgência. Se você mora em Brasília ou entorno, procure o Adolescentro, centro de saúde do GDF, especializado em adolescentes, na L2 Sul, 405, ao lado do SEBRAE. Leve seus documentos e do seu filho e peça para que ele entre na fila para o acolhimento.Lá tem equipe completa de psiquiatra, neurologista, assistente social, outros médicos e psicólogos.
É muito importante nessas situações procurar ajuda o quanto antes, um profissional da saúde mental como o psicólogo assim como o psiquiatra vão saber o que fazer para ajudar, você mãe pode também ajudar em manter um dialogo aberto, mostrando pronta para as dúvidas e frustrações na qual eles estão começando a lidar, abraço!
Se machucar, sentindo uma dor real é também uma forma de lidar com a dor psíquica por mais paradoxo que possa parecer, expressando desta forma seus afetos. A adolescência é uma fase de conflitos aparentes e latentes. Procure ajuda profissional para o seu filho para que ele possa entender o que sente e aprenda a lidar com suas afecções.
Olá!
A automutilação é um sinal de alerta que não pode passar desapercebido. O sofrimento psíquico é tão grande que o adolescente prefere sentir a dor física do corte, do que a dor psíquica.
O primeiro passo é manter a calma e procurar estabelecer um diálogo respeitoso com o adolescente, ouvindo-o sem julgamentos,
Após esse diálogo é fundamental procurar a ajuda de um profissional qualificado que possa oferecer um acompanhamento psicoterápico ao seu filho.
Lembre-se, essa foi a única forma que ele encontrou para expressar os seus sentimentos, ele precisa de ajuda para aprender a lidar com suas dores e descobrir suas forças e potencialidades.
Abraco!
Olá, mãe , imagino a sua dor ao descobrir que seu filho esta sofrendo e por isso precisa se machucar para aliviar o sofrimento psíquico. Entendo!
Mas preciso que entenda que por ser um adolescente e ter uma das características a impulsividade, não vamos arriscar nem um minuto. Procure um profissional especializado em adolescentes e nessas questões. Psiquiatra e psicologo.
Contudo, penso que assim como ele , você também precisará de um acompanhamento profissional , para que assim possa se fortalecer e ajudar mais ainda seu filhote.
Força!

Especialistas

Caroline de Araújo

Caroline de Araújo

Psicólogo

Balneário Camboriú

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Karolina Bezerra

Karolina Bezerra

Psicólogo

Natal

Vanessa Jabour

Vanessa Jabour

Psicólogo

Petrópolis

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Automutilação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.