O que podemos fazer quando descobrimos que o filho adolescente está fazendo cortes na pele a ponto de

8 respostas
O que podemos fazer quando descobrimos que o filho adolescente está fazendo cortes na pele a ponto de ficar se escondendo para que a mãe não perceber, mas, não tem jeito a gente acaba descobrindo. Será que ele está querendo se matar?
Olá!! Busque conversar com ele, sem brigar ou acusar de nada e sugira pra ele a possibilidade de conversar com uma psicóloga. Existem muitas coisas por trás de uma automutilação que precisam ser investigadas antes que se torne algo mais sério ainda. Boa sorte

Olá! Esse é um sinal de alerta. A adolescência é um dos períodos mais difíceis de atravessar tanto para o adolescente quanto para os pais, e cada adolescente vai reagir de uma forma às mudanças, por isso nesse caso recomendo que você procure um acompanhamento psicológico para o seu filho o quanto antes, pois a prática de automutilação é um alerta, e muitas vezes um pedido de socorro, por mais que na percepção dos pais esteja tudo bem. Abs!
Olá! A automutilação é uma forma de aliviar emoções intensas que ele tem sentido e não sabe lidar de outra forma. Pode existir sim ideação suicida. Por isso é muito importante conversar com ele abertamente sobre seus problemas emocionais e colocar-se à disposição para ouvi-lo e ajudá-lo sempre que necessário. O segundo passo é procurar ajuda profissional (psiquiatra e/ou psicólogo) para iniciar o tratamento o quanto antes. É provável que os pais ou cuidadores também precisem de acompanhamento para lidar com a situação da melhor forma. Abraços!
Como as colegas acima já responderam muito bem, ele precisa de ajuda com urgência. Se você mora em Brasília ou entorno, procure o Adolescentro, centro de saúde do GDF, especializado em adolescentes, na L2 Sul, 405, ao lado do SEBRAE. Leve seus documentos e do seu filho e peça para que ele entre na fila para o acolhimento.Lá tem equipe completa de psiquiatra, neurologista, assistente social, outros médicos e psicólogos.
É muito importante nessas situações procurar ajuda o quanto antes, um profissional da saúde mental como o psicólogo assim como o psiquiatra vão saber o que fazer para ajudar, você mãe pode também ajudar em manter um dialogo aberto, mostrando pronta para as dúvidas e frustrações na qual eles estão começando a lidar, abraço!
Se machucar, sentindo uma dor real é também uma forma de lidar com a dor psíquica por mais paradoxo que possa parecer, expressando desta forma seus afetos. A adolescência é uma fase de conflitos aparentes e latentes. Procure ajuda profissional para o seu filho para que ele possa entender o que sente e aprenda a lidar com suas afecções.
Olá!
A automutilação é um sinal de alerta que não pode passar desapercebido. O sofrimento psíquico é tão grande que o adolescente prefere sentir a dor física do corte, do que a dor psíquica.
O primeiro passo é manter a calma e procurar estabelecer um diálogo respeitoso com o adolescente, ouvindo-o sem julgamentos,
Após esse diálogo é fundamental procurar a ajuda de um profissional qualificado que possa oferecer um acompanhamento psicoterápico ao seu filho.
Lembre-se, essa foi a única forma que ele encontrou para expressar os seus sentimentos, ele precisa de ajuda para aprender a lidar com suas dores e descobrir suas forças e potencialidades.
Abraco!
Olá, mãe , imagino a sua dor ao descobrir que seu filho esta sofrendo e por isso precisa se machucar para aliviar o sofrimento psíquico. Entendo!
Mas preciso que entenda que por ser um adolescente e ter uma das características a impulsividade, não vamos arriscar nem um minuto. Procure um profissional especializado em adolescentes e nessas questões. Psiquiatra e psicologo.
Contudo, penso que assim como ele , você também precisará de um acompanhamento profissional , para que assim possa se fortalecer e ajudar mais ainda seu filhote.
Força!