O TDAH pode ser diagnosticado no adulto? Tenho alguns sintomas caracteristicos desde a infancia, como

23 respostas
O TDAH pode ser diagnosticado no adulto? Tenho alguns sintomas caracteristicos desde a infancia, como posso buscar ajuda?
Pode sim. É recomendável que vc procure uma avaliação multiprofissional pois esse transtorno implica áreas diversas. O processo de avaliação envolve um neurologista, um psiquiatra e um psicólogo, e às vezes um fonoaudiólogo, pois pode haver DPAC (distúrbio do processamento auditivo central). Em muitos casos o DPAC gera um déficit de atenção pois o sujeito não compreende a mensagem e acaba não respondendo às demandas de maneira adequada. Enfim, o diagnóstico pode sim ser feito em adultos e o tratamento, em geral farmacológico e psicoterapêutico gera bons resultados.

Pode sim ser diagnosticado em adultos, e pode encontrar maior esclarecimento com psicólogo ou psiquiatra.
Geralmente os sintomas são a maneira com que você aprendeu a lidar com o mundo e que em muitos casos foram eficazes mas que em outros podem trazer prejuízos a sua vida social, afetiva ou profissional, recomendo que busque ajuda de um especialista.
Seguramente. O diagnóstico pode ser feito a qualquer tempo. A investigação através de testes e relato clínico pode ser realizada por neuropsicólogo ou psicólogo, que em algumas sessões, têm condições de positivar ou negar o quadro, com base nos resultados obtidos no resultado desses instrumentos.
Lembrando que o TDAH é uma condição neurológica, e portanto, existe desde a infância. Com técnicas comportamentais é possível amenizar o impacto da desatenção e hiperatividade na produtividade profissional e acadêmica, bem como nos relacionamentos.
Grande abraço
Sim. Trata-se de um diagnóstico médico. Procure um psiquiatra ou neurologista. Poderá haver prescrição de medicamento. Contudo, o tratamento é multidisciplinar. Um psicólogo ou psicanalista poderão ajudá-lo em muito na compreensão do transtorno em suas múltiplas vertentes: pessoal, profissional ou educacional. Invista na sua qualidade de vida.
Sim, pode ser identificada em adultos, não apenas em crianças, oque é mais comum, por ser início da alfabetização. Testes de avaliação neuropsicológicos são indicados. Visto que você considera como uma possibilidade, pode ser que não seja TDAH, mas sim sua forma de ser no mundo, portanto, psicoterapia para investigação mais aprofundada é aconselhada para que haja compreensão do todo.
Acho que você deveria consultar um psicanalista e conversar sobre essa sua hipótese. O desvio de atenção pode ocorrer em várias situações da vida do dia a dia, mas não é necessariamente um transtorno. Boa sorte!
Olá! Sim...o TDAH pode ser diagnosticado em adulto. Uma consulta ao psiquiatra ou neurologista poderá esclarecer a sua dúvida juntamente com a aplicação de uma avaliação neuropsicológica (aplicada por psicólogo). Esse quadro pode ser revertido com o acompanhamento necessário. Atenciosamente.
Sugiro um Neurologista ou um psiquiatra para uma avalição, que este o encaminhará a um (a) Neuropsicologo para investigar todas as funções cognitivas.
A avaliação é composta por várias Baterias para chegar a um diagnóstico preciso e outras comorbidades caso aparecerem.
Tem Baterias especificas e autorizadas pelo Conselho de Psicologia , para Crianças, Adultos e Idosos.
Atenciosamente!
Dependendo do resultado poderá ser encaminhado para uma reabilitação de qualquer função cognitiva prejudicada, sendo assim terá uma qualidade de vida melhor..
Mônica Araujo /Neuropsicóloga
Sim, pode ser diagnosticado em qualquer fase da vida. Inicialmente, é interessante a ajuda de um especialista para uma avaliação neuropsicológica e a partir de então, tratamento psicológico e se for o caso, psiquiátrico também, sempre com profissionais que se sinta à vontade, base esta de um bom trabalho.
Pode sim. É necessário, no entanto, que você passe por uma avaliação de um profissional. Para ter um diagnóstico melhor, é recomendável que você faça uma avaliação com um Neuropsicologo e passe por um psiquiatra também. Caso seja confirmado, é importante fazer psicoterapia e, em alguns casos, tomar alguma medicação.
Sim.
Para se fazer o diagnóstico de TDAH em adultos, é obrigatório demonstrar que o transtorno esteve presente desde criança.
O diagnóstico correto e preciso só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista).
Pode ser sim diagnosticado em adulto tardiamente, já que você diz que tem sintomas desde a infância. Procure um bom psiquiatra e tente fazer também uma psicoterapia. Espero ter ajudado.
Sim, existem muitos casos de pessoas que só são diagnosticados com TDAH na fase adulta, até porque hoje os recursos para chegar a um diagnóstico são maiores.
O ideal seria procurar por um Neuropsicólogo(a), para realizar uma avaliação neuropsicológica, que consegue identificar através de testes e observação se os seus sintomas se encaixam no quadro.
Atenciosamente.
O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode ser diagnosticado em crianças e em adultos. Aconselho, contudo, a não fazer prognósticos ou se estigmatizar. Antes de qualquer coisa, sugiro a realização de uma avaliação psicológica feita por um psicólogo especialista. A partir daí, se for o caso, você poderá ser encaminhado(a) para uma consulta com um psicoterapeuta e/ou médico psiquiatra. Um abraço.
Pode sim. Este transtorno, se não tratado, traz consequências para a vida inteira. Importante fazer uma avaliação e ver se o diagnóstico é mesmo esse e depois buscar e seguir o tratamento adequado pro seu caso.
Olá, pode sim ser diagnosticado na fase adulta, o ideal é que você busque um psiquiatra concomitantemente um neuropsicólogo (a) para que seja feita uma avaliação neuropsicológica e com isso você poderá fazer o seu tratamento de forma assertiva.
Esse tipo de transtorno pode ter muitas implicações, bem como pode ser causado por relacionamentos e situações vinculadas ao trabalho e outras. O caminho inicial seria a consulta a um psicólogo/psicanalista. Porém, como seu caso tem inicio na infancia existe a possibilidade de haver algum problema neurológico, e a partir da consulta a este profissional se pode dar inicio ao tratamento.
Olá! É possível ser diagnosticado no adulto também. O tratamento adequado é com fármaco (psiquiatra) e a psicoterapia. O movimento acelerado no paciente com TDAH pode trazer inúmeros desajustes na vida emocional e social. Abraço.
Quando lemos um depoimento como o seu tentamos acolher para ajudar da melhor maneira possível, com isso as informações parecem confusas pela quantidade.
Oriento a Terapia com psicólogo, nesse ambiente será acolhido e auxiliado a encontrar as respostas e encaminhamentos se necessário
Pode sim uma avaliação neuropsicológica pode verificar inclusive as comorbidades para que se faça intervenções mais assertiva.
Um abraço
Olá! primeiramente busque por um bom Neurologista e associado a um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Olá! Faça uma consulta com neurologista ou psiquiatra, ele provavelmente lhe pedirá uma Avaliação Neuropsicológica, que visa esclarecer o funcionamento cognitivo completo, incluindo as habilidades atencionais. Com isso, o médico poderá lhe dar o diagnóstico. Abc!
Pode ser diagnosticado em qualquer idade. Essa informação de ter sintomas desde a infância foram baseadas em que? Já fez alguma avaliação? O diagnóstico de TDAH é bastante delicado, pois alguns sintomas podem sugerir o transtorno e realmente não ser. A consequência disso é você tomar uma medicação forte que cria dependência indevidamente. Por isso, é muito importante procurar um médico especializado para fazer um diagnóstico sério, nesse caso um psiquiatra ou neurologista. Fatores emocionais e psicológicos, além de hábitos de vida, como dormir e se alimentar mal podem atrapalhar a atenção, e então nesse caso, a consulta a um psicólogo poderá lhe ajudar muito. Espero ter ajudado! Boa sorte!