Oi, eu tenho dúvidas sobre a minha sexualidade, eu sou um homem e desde a minha adolescência eu sint

19 respostas
Oi, eu tenho dúvidas sobre a minha sexualidade, eu sou um homem e desde a minha adolescência eu sinto atração sexual apenas pelo sexo feminino, mas a atração romântica acontece apenas para o sexo masculino. Quando eu me imagino em um relacionamento com uma mulher eu não consigo imaginar algo amoroso e romântico, apenas um significado sexual, já com os homens eu consigo ver carinho, romance, um amor de verdade e a única vez que eu me apaixonei foi por um homem. Além de que as vezes eu tenho o sentimento de que seria interessante ou melhor ser uma mulher. Eu sou gay ou bissexual?
Olá! A resposta para sua pergunta não é objetiva e tampouco pode ser dada por alguém que não você mesmo. Para entender melhor sua sexualidade e afetividade, antes de mais nada se faz necessário prestar atenção não só no que sente, mas nas representações que você tem em sua mente acerca do que é o feminino e do masculino. E de como se sente em relação a eles.
É perfeitamente possível sentir atração romântica e sexual de maneiras diferentes por gêneros diferentes. Mas o que, de fato, te preocupa na busca desta resposta hoje? Existe algum estranhamento, mal estar? Existe uma tentativa de autoconhecimento e compreensão de si?
O melhor caminho para o autoconhecimento nestes casos pode ser um processo de terapia. Um espaço seguro onde você possa partilhar seus pensamentos e sentimentos e compreender melhor, junto ao psicoterapeuta, como você se coloca no mundo, quais são suas maneiras de experimentar essa afetividade, o que é difícil para você. Desta maneira você se verá mais seguro para dar nome às coisas e poder compreender sua sexualidade no mundo.

Oi! A sexualidade humana é muito diversificada, rica e complexa. Algumas vezes, como você relatou, acontece esta separação entre a atração "romântica" e a atração "sexual". Seria interessante que você pudesse expressar o que pensa sobre cada uma delas, o que é cada uma delas para você. O trabalho com um profissional psicólogo é um lugar seguro, privilegiado e sem julgamentos onde expressar seu modo de se colocar no mundo. Você não disse, por exemplo, quando falou sobre imaginar um relacionamento com os homens, se você consegue ver a atração sexual por homens (você mencionou "carinho, romance, um amor de verdade", mas não mencionou sexo). Uma hipótese: isso talvez seja um indício de que um "amor de verdade" não englobe o sexo carnal, segundo o seu discurso e a forma como você enxerga o assunto. O que faria você não incluir o sexo carnal no âmbito do "amor de verdade"? Outro questionamento que você pode se fazer: o que é estar apaixonado? E: o que te faz sentir que seria interessante ser uma mulher, se não mencionou a atração sexual por homens? E também: talvez você consiga pensar a questão de uma nova forma, caso não se preocupe em responder de forma simplista à pergunta "sou gay ou bissexual?". Estes podem ser rótulos que não abarquem toda a dimensão da sexualidade humana.
Olá, falar sobre sexualidade é complexo, depende de como você se percebe, como você quer se relacionar com o outro, o que você entende sobre amor, Se está satisfeito com as suas relações sexuais e por aí vai. O autoconhecimento é importante, acredito que sua dúvida pode ser pertinente não quanto a sua orientação e a rotulação de gênero e da sexualidade, mas como você se conhece ? Procure um profissional que possa lhe ajudar, dentro do processo terapêutico se conhecer pode ser libertador.
Em quê o rótulo de Gay ou de Bissexual interfere nessa situação? Talvez fosse melhor você se perguntar o que você quer, sexo ou romance? E investir no que você quer e deixar os rótulos pra quem gosta de julgar as pessoas sem se julgar.
Olá, esta questão é primordial para ser respondida agora? Não acha que tem umas etapas antes para vc se autodescobrir e se autoconhecer? Reflita mais sobre o que é o amor para você, como que vc entende o significado desta palavra. Suspenda um pouco as expectativas dos outros em relação a você e não defina precocemente qual o gênero ideal para a pessoa que está ao seu lado… vc pode realmente ter um relacionamento maravilhoso, mas para isso precisa primeiro se compreender e se amar… invista na sua psicoterapia e encontrará respostas e caminhos. Abs
Boa noite . Pergunta difícil de ser respondida , porém como os colegas falaram , o mais importante é mergulhar na autoanálise , buscando seu autoconhecimento com plena aceitação e tranquilidade nas questões que você procurando entender . . Abraços , e a disposição .
Olá.
Quando falamos em sexualidade humana, particularmente na orientação sexual (gay, bi, etc...) ficamos muito imbuídos dos pré-conceitos da sociedade em que vivemos... mas a verdade é que a sexualidade humana é muito mais fluída do que parece, quando olhamos além do pré-conceito. Talvez você seja gay, ou bi... mas no que este rótulo te ajuda?
Gosto de trabalhar com meus pacientes a ideia de "sair do armário", mas não no sentido de assumir algum rótulo sexual, mas de tirar do armário quem você realmente é na tua integridade...
Se esta questão te traz dúvidas e sofrimento, te oriento a buscar um psicólogo habituado ao trabalho com público LGBTQIA+, pois provavelmente este psicólogo terá mais facilidade em aceitar e trabalhar a fluidez da tua própria sexualidade, livre de rótulos. Rótulo é algo que você não precisa neste momento. E sim a auto permissão de sentir tesão por mulheres e amor por homens...
Olá, a sexualidade humana é muito ampla e complexa para ser respondida com tão pouca informação, até mesmo com muitas informações seria complicado e antiético responder acerca de sua sexualidade. Contudo, por meio de analise, da fala, da sua abertura e de um melhor conhecimento acerca desses desejos é possível buscar uma resposta, ou diminuir as dúvidas sobre questão; seria possível você se ouvir, se dar conta do que diz e que muitas vezes você não se dá conta sobre você mesmo. Seria interessante buscar um acompanhamento psicológico para lidar com essas questões que estão te angustiando e até mesmo compreender melhor sobre sua sexualidade, identidade e até mesmo se há necessidade de nomear entre um ou outro. Espero ter ajudado. ;)
Olá! Tudo bem? Quando falamos de sexualidade entramos em um campo muito complexo e subjetivo. Buscamos nomear o que somos ou nos encaixar em algo pré-determinado, porém a forma como você se sente e se relaciona é única. Seria interessante buscar um acompanhamento psicológico onde você vai ter a possibilidade de entender e trabalhar melhor essas questões com você mesmo, pois entendo que pode ser angustiante ter todos esses pensamentos e sentimentos! Espero ter ajudado, abraços!
Olá!! A sexualidade é um assunto complexo, e está relacionada a sensações, sentimentos e emoções ligadas ao prazer, ou seja engloba a vida como um todo. Como envolve diversas dimensões da vida humanas, é um assunto difícil de ser falado e tratado e, por isso, permeado de dúvidas, preconceitos, estereótipos e tabus. Sugiro buscar ajuda de uma psicoterapia, a psicoterapia é um espaço de acolhimento e escuta sem qualquer tipo de julgamentos.
Olá, como estás?
Espero que estejas bem.
A sexualidade do ser humano é complexa, subjetiva e volátil. A partir dos fenômenos de expressão da sexualidade, a cultura criou nomenclaturas e definições de sexualidade e gênero a partir de uma padronização e repetição de comportamentos. Entendo que a conflitiva que se encontra promove bastante sofrimento e dúvidas. Diante disso, entendo que a criação de uma intimidade consigo se torna recomendável. Para isso, recomendo um processo de psicoterapia, onde assim, consiga se aproximar de seus desejos sexuais e românticos. A partir de um processo de intimidade com as expressões de sua psique e do seu corpo, você tende a conseguir se sentir mais confortável. Diante disso, abre-se a possibilidade de escolha de uma categoria onde você se sente mais satisfeito e representado. Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Seria interessante pensar a sexualidade como um espectro, não como papéis muito definidos e estanques que dificultam compreender o desejo sexual. Penso que um processo de análise ou terapia que lhe desse a oportunidade de interrogar quais os significados de mulher, sexo e romance lhe torne mais evidentes como a sua sexualidade funciona pra você.
Olá! A sexualidade é um conceito amplo e bastante complexo. Dito isto, você explora alguns aspectos deste conceito maior. Acerca de sua orientação sexual (por quem você se sente atraído), vale destacar que esta é definida enquanto uma atração afetivo/sexual e, dessa forma, é sim possível se interessar apenas afetivamente ou apenas sexualmente pelos gêneros. Se você é bissexual ou gay, depende de sua percepção, apesar de não haver necessidade alguma de que tais rótulos sejam fixados em sua vivência. O outro aspecto apontado é do interesse ou desejo de ser uma mulher. Diferente da orientação afetivo/sexual, tal aspecto se direciona à identidade de gênero, ou seja, quem você é, como você se percebe. Acerca de tal aspecto, o processo terapêutico pode lhe auxiliar a compreender melhor a forma como você se percebe e o que deseja ser.
A sexualidade humana é bastante complexa e toma vários rumos amplos e diversos. Eu vejo que você poderia se beneficiar bastante de um processo psicoterapêutico para se conhecer melhor e estar mais em paz com a sua orientação sexual.
Penso que a única pessoa que pode responder isso é você mesmo, se não está claro para você, psicoterapia vai te ajudar a encontrar essa resposta. Abraço
Sexualidade humana é uma coisa complexa e ainda mais na adolescência. Não dá para dizer com que idade está totalmente resolvida a orientação sexual de uma pessoa. Pesquisas indicam sujeitos que já se percebiam gays ou lésbicas ainda na infância e pessoas que foram se perceber assim quando idosos. Penso que na adolescência ainda pode haver certa confusão, pois pode ser um momento de crise, de decisões, e é interessante que se tenha um adulto de confiança (pais, professores, pastores, amigos) com quem se possa conversar e tirar algumas dúvidas. O importante é notar que se há sofrimento com relação à indefinição ou à escolha definitiva da orientação sexual, valeria a pena consultar um profissional de psicologia para ser apoiada nesse momento. Abraços
Olá! Você tem um questionamento muito importante sobre si e sua sexualidade. A psicoterapia poderá te proporcionar um autoconhecimento maior, onde poderá entender as representações do feminino e masculino que construiu, e o porquê existe essas diferenças vinculadas ao sexo da pessoa. As respostas aqui te ajurão a ter um norte, mas somente em terapia com um profissional capacitado conseguirá ter uma maior compreensão de si.
Suas experiências e sentimentos são únicos, e a exploração da sexualidade pode ser um processo complexo. Parece que você está descrevendo uma distinção entre sua atração sexual, predominantemente em relação às mulheres, e sua atração romântica, que está mais direcionada aos homens. A diversidade da orientação sexual é vasta, e se você se sente mais confortável identificando-se como gay, bissexual ou explorando a possibilidade de ser uma pessoa queer, isso dependerá de como você se identifica. O importante é permitir-se a liberdade de entender e abraçar sua própria jornada de descoberta. Se necessário, buscar o apoio de amigos, comunidades LGBTQ+ ou profissionais de saúde mental pode ser valioso enquanto você navega por essas questões pessoais. Se quiseres explorar tais questões comigo, fico a disposição. Grande abraço e um feliz 2024.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 220
Olá! Tudo bem?
Li sua pergunta, e acho que ela só poderá ser respondida por você mesmo. Entender como nossa sexualidade funciona e acontece são processos que demandam tempo, e cada um vivencia isso de uma forma diferente. Além de entender como nossa sexualidade acontece, também podemos, dentro de um processo terapêutico, enxergar de que maneira nos relacionamos com a nossa sexualidade, quais significados ela tem para nós e quais os efeitos disso em nossas vidas.
Posso te ajudar a compreender melhor essas questões!
@psialexsouza