Oi, eu tenho dúvidas sobre a minha sexualidade, eu sou um homem e desde a minha adolescência eu sint

19 respostas
Oi, eu tenho dúvidas sobre a minha sexualidade, eu sou um homem e desde a minha adolescência eu sinto atração sexual apenas pelo sexo feminino, mas a atração romântica acontece apenas para o sexo masculino. Quando eu me imagino em um relacionamento com uma mulher eu não consigo imaginar algo amoroso e romântico, apenas um significado sexual, já com os homens eu consigo ver carinho, romance, um amor de verdade e a única vez que eu me apaixonei foi por um homem. Além de que as vezes eu tenho o sentimento de que seria interessante ou melhor ser uma mulher. Eu sou gay ou bissexual?
Olá! A resposta para sua pergunta não é objetiva e tampouco pode ser dada por alguém que não você mesmo. Para entender melhor sua sexualidade e afetividade, antes de mais nada se faz necessário prestar atenção não só no que sente, mas nas representações que você tem em sua mente acerca do que é o feminino e do masculino. E de como se sente em relação a eles.
É perfeitamente possível sentir atração romântica e sexual de maneiras diferentes por gêneros diferentes. Mas o que, de fato, te preocupa na busca desta resposta hoje? Existe algum estranhamento, mal estar? Existe uma tentativa de autoconhecimento e compreensão de si?
O melhor caminho para o autoconhecimento nestes casos pode ser um processo de terapia. Um espaço seguro onde você possa partilhar seus pensamentos e sentimentos e compreender melhor, junto ao psicoterapeuta, como você se coloca no mundo, quais são suas maneiras de experimentar essa afetividade, o que é difícil para você. Desta maneira você se verá mais seguro para dar nome às coisas e poder compreender sua sexualidade no mundo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi! A sexualidade humana é muito diversificada, rica e complexa. Algumas vezes, como você relatou, acontece esta separação entre a atração "romântica" e a atração "sexual". Seria interessante que você pudesse expressar o que pensa sobre cada uma delas, o que é cada uma delas para você. O trabalho com um profissional psicólogo é um lugar seguro, privilegiado e sem julgamentos onde expressar seu modo de se colocar no mundo. Você não disse, por exemplo, quando falou sobre imaginar um relacionamento com os homens, se você consegue ver a atração sexual por homens (você mencionou "carinho, romance, um amor de verdade", mas não mencionou sexo). Uma hipótese: isso talvez seja um indício de que um "amor de verdade" não englobe o sexo carnal, segundo o seu discurso e a forma como você enxerga o assunto. O que faria você não incluir o sexo carnal no âmbito do "amor de verdade"? Outro questionamento que você pode se fazer: o que é estar apaixonado? E: o que te faz sentir que seria interessante ser uma mulher, se não mencionou a atração sexual por homens? E também: talvez você consiga pensar a questão de uma nova forma, caso não se preocupe em responder de forma simplista à pergunta "sou gay ou bissexual?". Estes podem ser rótulos que não abarquem toda a dimensão da sexualidade humana.
Olá, falar sobre sexualidade é complexo, depende de como você se percebe, como você quer se relacionar com o outro, o que você entende sobre amor, Se está satisfeito com as suas relações sexuais e por aí vai. O autoconhecimento é importante, acredito que sua dúvida pode ser pertinente não quanto a sua orientação e a rotulação de gênero e da sexualidade, mas como você se conhece ? Procure um profissional que possa lhe ajudar, dentro do processo terapêutico se conhecer pode ser libertador.
Em quê o rótulo de Gay ou de Bissexual interfere nessa situação? Talvez fosse melhor você se perguntar o que você quer, sexo ou romance? E investir no que você quer e deixar os rótulos pra quem gosta de julgar as pessoas sem se julgar.
Olá, esta questão é primordial para ser respondida agora? Não acha que tem umas etapas antes para vc se autodescobrir e se autoconhecer? Reflita mais sobre o que é o amor para você, como que vc entende o significado desta palavra. Suspenda um pouco as expectativas dos outros em relação a você e não defina precocemente qual o gênero ideal para a pessoa que está ao seu lado… vc pode realmente ter um relacionamento maravilhoso, mas para isso precisa primeiro se compreender e se amar… invista na sua psicoterapia e encontrará respostas e caminhos. Abs
Boa noite . Pergunta difícil de ser respondida , porém como os colegas falaram , o mais importante é mergulhar na autoanálise , buscando seu autoconhecimento com plena aceitação e tranquilidade nas questões que você procurando entender . . Abraços , e a disposição .
Olá.
Quando falamos em sexualidade humana, particularmente na orientação sexual (gay, bi, etc...) ficamos muito imbuídos dos pré-conceitos da sociedade em que vivemos... mas a verdade é que a sexualidade humana é muito mais fluída do que parece, quando olhamos além do pré-conceito. Talvez você seja gay, ou bi... mas no que este rótulo te ajuda?
Gosto de trabalhar com meus pacientes a ideia de "sair do armário", mas não no sentido de assumir algum rótulo sexual, mas de tirar do armário quem você realmente é na tua integridade...
Se esta questão te traz dúvidas e sofrimento, te oriento a buscar um psicólogo habituado ao trabalho com público LGBTQIA+, pois provavelmente este psicólogo terá mais facilidade em aceitar e trabalhar a fluidez da tua própria sexualidade, livre de rótulos. Rótulo é algo que você não precisa neste momento. E sim a auto permissão de sentir tesão por mulheres e amor por homens...
Olá, a sexualidade humana é muito ampla e complexa para ser respondida com tão pouca informação, até mesmo com muitas informações seria complicado e antiético responder acerca de sua sexualidade. Contudo, por meio de analise, da fala, da sua abertura e de um melhor conhecimento acerca desses desejos é possível buscar uma resposta, ou diminuir as dúvidas sobre questão; seria possível você se ouvir, se dar conta do que diz e que muitas vezes você não se dá conta sobre você mesmo. Seria interessante buscar um acompanhamento psicológico para lidar com essas questões que estão te angustiando e até mesmo compreender melhor sobre sua sexualidade, identidade e até mesmo se há necessidade de nomear entre um ou outro. Espero ter ajudado. ;)
Olá! Tudo bem? Quando falamos de sexualidade entramos em um campo muito complexo e subjetivo. Buscamos nomear o que somos ou nos encaixar em algo pré-determinado, porém a forma como você se sente e se relaciona é única. Seria interessante buscar um acompanhamento psicológico onde você vai ter a possibilidade de entender e trabalhar melhor essas questões com você mesmo, pois entendo que pode ser angustiante ter todos esses pensamentos e sentimentos! Espero ter ajudado, abraços!
Olá!! A sexualidade é um assunto complexo, e está relacionada a sensações, sentimentos e emoções ligadas ao prazer, ou seja engloba a vida como um todo. Como envolve diversas dimensões da vida humanas, é um assunto difícil de ser falado e tratado e, por isso, permeado de dúvidas, preconceitos, estereótipos e tabus. Sugiro buscar ajuda de uma psicoterapia, a psicoterapia é um espaço de acolhimento e escuta sem qualquer tipo de julgamentos.
Olá, como estás?
Espero que estejas bem.
A sexualidade do ser humano é complexa, subjetiva e volátil. A partir dos fenômenos de expressão da sexualidade, a cultura criou nomenclaturas e definições de sexualidade e gênero a partir de uma padronização e repetição de comportamentos. Entendo que a conflitiva que se encontra promove bastante sofrimento e dúvidas. Diante disso, entendo que a criação de uma intimidade consigo se torna recomendável. Para isso, recomendo um processo de psicoterapia, onde assim, consiga se aproximar de seus desejos sexuais e românticos. A partir de um processo de intimidade com as expressões de sua psique e do seu corpo, você tende a conseguir se sentir mais confortável. Diante disso, abre-se a possibilidade de escolha de uma categoria onde você se sente mais satisfeito e representado. Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Seria interessante pensar a sexualidade como um espectro, não como papéis muito definidos e estanques que dificultam compreender o desejo sexual. Penso que um processo de análise ou terapia que lhe desse a oportunidade de interrogar quais os significados de mulher, sexo e romance lhe torne mais evidentes como a sua sexualidade funciona pra você.
Olá! A sexualidade é um conceito amplo e bastante complexo. Dito isto, você explora alguns aspectos deste conceito maior. Acerca de sua orientação sexual (por quem você se sente atraído), vale destacar que esta é definida enquanto uma atração afetivo/sexual e, dessa forma, é sim possível se interessar apenas afetivamente ou apenas sexualmente pelos gêneros. Se você é bissexual ou gay, depende de sua percepção, apesar de não haver necessidade alguma de que tais rótulos sejam fixados em sua vivência. O outro aspecto apontado é do interesse ou desejo de ser uma mulher. Diferente da orientação afetivo/sexual, tal aspecto se direciona à identidade de gênero, ou seja, quem você é, como você se percebe. Acerca de tal aspecto, o processo terapêutico pode lhe auxiliar a compreender melhor a forma como você se percebe e o que deseja ser.
A sexualidade humana é bastante complexa e toma vários rumos amplos e diversos. Eu vejo que você poderia se beneficiar bastante de um processo psicoterapêutico para se conhecer melhor e estar mais em paz com a sua orientação sexual.
Penso que a única pessoa que pode responder isso é você mesmo, se não está claro para você, psicoterapia vai te ajudar a encontrar essa resposta. Abraço
Sexualidade humana é uma coisa complexa e ainda mais na adolescência. Não dá para dizer com que idade está totalmente resolvida a orientação sexual de uma pessoa. Pesquisas indicam sujeitos que já se percebiam gays ou lésbicas ainda na infância e pessoas que foram se perceber assim quando idosos. Penso que na adolescência ainda pode haver certa confusão, pois pode ser um momento de crise, de decisões, e é interessante que se tenha um adulto de confiança (pais, professores, pastores, amigos) com quem se possa conversar e tirar algumas dúvidas. O importante é notar que se há sofrimento com relação à indefinição ou à escolha definitiva da orientação sexual, valeria a pena consultar um profissional de psicologia para ser apoiada nesse momento. Abraços
Olá! Você tem um questionamento muito importante sobre si e sua sexualidade. A psicoterapia poderá te proporcionar um autoconhecimento maior, onde poderá entender as representações do feminino e masculino que construiu, e o porquê existe essas diferenças vinculadas ao sexo da pessoa. As respostas aqui te ajurão a ter um norte, mas somente em terapia com um profissional capacitado conseguirá ter uma maior compreensão de si.
Suas experiências e sentimentos são únicos, e a exploração da sexualidade pode ser um processo complexo. Parece que você está descrevendo uma distinção entre sua atração sexual, predominantemente em relação às mulheres, e sua atração romântica, que está mais direcionada aos homens. A diversidade da orientação sexual é vasta, e se você se sente mais confortável identificando-se como gay, bissexual ou explorando a possibilidade de ser uma pessoa queer, isso dependerá de como você se identifica. O importante é permitir-se a liberdade de entender e abraçar sua própria jornada de descoberta. Se necessário, buscar o apoio de amigos, comunidades LGBTQ+ ou profissionais de saúde mental pode ser valioso enquanto você navega por essas questões pessoais. Se quiseres explorar tais questões comigo, fico a disposição. Grande abraço e um feliz 2024.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 220
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Tudo bem?
Li sua pergunta, e acho que ela só poderá ser respondida por você mesmo. Entender como nossa sexualidade funciona e acontece são processos que demandam tempo, e cada um vivencia isso de uma forma diferente. Além de entender como nossa sexualidade acontece, também podemos, dentro de um processo terapêutico, enxergar de que maneira nos relacionamos com a nossa sexualidade, quais significados ela tem para nós e quais os efeitos disso em nossas vidas.
Posso te ajudar a compreender melhor essas questões!
@psialexsouza

Especialistas

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Leonardo Ribeiro

Leonardo Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Gustavo Ferreira

Gustavo Ferreira

Psicanalista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Incongruência de gênero
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.