Oi, tenho 14 anos e algum tempo tenho passado por umas situações chatas, elas devem ser normais na v

22 respostas
Oi, tenho 14 anos e algum tempo tenho passado por umas situações chatas, elas devem ser normais na vida de outras pessoas, e eu sempre penso o quão egoísta é da minha parte achar que tem algo de diferente no que eu sinto ou passo, tenho tido problemas pra dormir, odeio quando pessoas que não conheço estão na minha casa a ponto de ignorar ou ser rude pra que a pessoa pare de tentar falar comigo, tenho perdido o foco de aulas na escola muito fácil a ponto de ver uma vassoura no canto e viajar pra uma situação completamente diferente e esquecer completamente que estou em aula a ponto de não lembrar ou entender nada que o profissional falou, como se eu tivesse sumido dali, meus pais estão separados a um tempo, na minha visão nunca houve amor na relação deles, meu pai é alcoólatra e fica agressivo quando bebe, já acordei com ele xingando minha mãe, ele já a ameaçou bêbado por WhatsApp, e agora que estão separados, meu pai descobriu que não consegue viver sem ela e tá com uma obsessão nela, já falei que ele e minha mãe não tem mais nada mas ele insiste, minha mãe está namorando outra pessoa, ele não sabe, e eu tenho medo do que ele pode fazer com ele mesmo, eu tenho que resolver quando ele implora pra ela voltar ou quando ele pede pra dormir aqui porque minha mãe tem medo dele e minha irmã chora sempre, no meio de tudo isso me descobri gay, e eu já sofri bullying pelo meu jeito e quando eu finalmente contei pra ela sobre, ela não ficou brava sobre eu estar sofrendo com isso, ela ficou brava por estarem usando isso como ofensa contra mim, ela me ama muito mas acaba não me dando privacidade nenhuma, minha irmã tem um quarto mas eu não, então acaba que quando vou usar meu computador ou quando quero me deitar e descansar eu nunca estou sozinho, ela me ama muito e tem muito espectativa em eu ter uma namorada, eu nem sequer penso em contar pra ela sobre o que eu sou, nem pra minha irmã apesar dela ser muito compreensiva eu não me sinto nem um pouco bem em minha família saber sobre, eu era acima do peso e sempre me sentia mal por isso e a minha família parecia me ignorar por isso, então parei de comer como antes e agora eu estou muito magro e eles continuam julgando meu corpo, mas agora pelo oposto,eu sou sensível ao extremo, não consigo discutir com ninguém não importa se eu esteja defendendo alguém importante ou simplesmente dizendo que não consegui resolver uma questão pro professor, eu caio no choro e me desespero, minha mãe acha isso ruim, ela culpa a tecnologia por eu estar assim, estou percebendo algumas mudanças muito pesadas de humor que vão de abraçar e beijar até não querer nem olhar pra a cara, meu pai já me disse na minha frente que eu não sou doido de ser "boiola" porque ele mesmo diz ser preconceituoso, eu não gosto da ideia de falar com psicológo porque não gosto de me abrir, mas eu queria muito tentar, só que pra isso eu teria que pedir permissão pra minha mãe, ela deixaria até porque minha irmã faz, mas eu odeio a ideia dela saber sobre, eu não gosto do jeito que ela e minha irmã reagem com novidades e hábitos, elas reagem com animação e ficam empolgadas com qualquer coisa que elas descubram que eu quero fazer, e eu odeio isso, me deixa irritado mas eu nunca demonstro porque odeio deixar ela triste, eu tive minhas contas hackeadas nesse ano e com frequência tentam entrar de novo, então eu fico paranóico pela noite com medo de fazerem algo enquanto durmo, eu tenho sérios problemas com "espíritos" e "assombrações", morro de medo a ponto de não conseguir ficar só com uma janela aberta ou com alguma frecha na cortina por medo, ou tomar banho com o box fechado, odeio meu corpo, meu rosto, meu jeito basicamente tudo. Eu sempre penso em suicídio como uma opção tão fácil, mas eu penso em como minha mãe iria ficar, e no que minha irmã teria que lidar, e eu desisto, apesar de pensar que eu acho que eu odiaria ouvir " mas os outros se importam com você" ao invés de saber se eu me importo comigo mesmo, sempre sou animado e extrovertido porque odeio que tenham pena de mim, mas sempre têm e sempre vão ter pelo fato de eu sempre chorar, eu queria muito saber o que fazer, só consigo chorar escondido no quarto que durmo com minha mãe e minha irmã, me sinto inútil pra tudo, não sei o que faço, apesar de não gostar da ideia de me abrir com alguém que queira me ajudar com esses problemas, tenho medo de ter que tomar remédios e deixar minha mãe preocupada, ou de o psicólogo falar sobre meu pensamento suicida pra minha mãe, isso só estragaria o nada de privacidade que eu já não tenho, já conversei com minha mãe sobre meu corpo mas ela acha besteira, apesar de tentar me entender, não sei mesmo o que fazer, mesmo que ninguém leia isso, eu nunca desabafei sobre nada disso com ninguém
Poxa, são muitas coisas ... imagino que deve estar sendo muito dificil tudo isso. E também sei o quanto é dificil falar sobre essas coisas pra você. Sabe invariavelmente as mães se preocupam com a gente. Mesmo que aparentemente esteja tudo bem, o que n˜ é o caso, pois vc está sofrendo. O fato de você chorar nao faz de você digno de pena. Na verdade acho que você está sendo bem corajoso. Não é qualquer pessoa da sua idade que teria essa atitude. Você está se responsabilizando e se culpando por coisas que não são de sua responsabilidade. Você não é egoista por se importar com a sua dor. Quanto a essas coisas serem normais ou não. O que é normal? Tudo isso que você esta descrevendo parece ser sintoma de uma depressão e se você está pensando em suicidio, é um bom motivo para buscar realmente ajuda. Veja ninguem merece sofrer. Você esta se importando muito com a reação da sua mae e irma, mas esta se preocupando pouco com voce. E aí eu pergunto: Você se importa com voce? Se a resposta for não, bom, ta ai outro motivo pra buscar ajuda. Também vejo você muito preocupado com coisas do futuro que podem nem vir a acontecer e se acontecerem voce tera que lidar com elas. Quanto a sua aparencia, o que vou dizer é meio clichê mas se voce perguntar a todos os seus colegas e eles forem honestos, todos vao dizer que nao gostam da aparencia, mas diferente da sua mãe isso parece ser bem importante pra voce. Todos temos problemas, só porque voce acredita que outras pessoas tem problemas que sob seu ponto de vista são maiores que os seus, voce nao deve subestimar, diminuir a importancia dos seus proprios problemas. Acho que vc está infelizmente tendo que assumir problemas que não são para pessoas da sua idade. Você está com um peso muito grande sobre suas costas que n˜ estão ao seu alcance e não são sua culpa. Voce esta querendo poupar sua mae e irma, mas isso aliado as suas questões que são normais da idade, lhe trazem muito sofrimento. Quanto ao medo de seu pai fazer uma besteira, bom voce também nao tem responsabilidade sobre isso, infelizmente. Eu sei que vai ser bem dificil voce seguir o meu conselho, mas nesse momento, pare um pouco de pensar no que seu pai vai fazer, em se importar se sua mae vai se preocupar e com o que ela vai pensar. Voce vai ter que ser egoista e buscar ajuda porque pelo que estou vendo elas são frageis e dependem muito de voce e se voce nao estiver bem como vai ajuda-las? O fato de voce sempre ter que se mostrar forte também é um peso e sua familia nao esta podendo perceber que esta jogando uma responsabilidade sobre voce que não é sua. A questao da violencia por exemplo não é de sua responsabilidade. Sabe não da pra voce sozinho equilibrar todos os pratos dessa balança. Invariavelmente eles vao cair. Buscar ajuda é uma questão de maturidade. Parabens por ter dado esse primeiro passo. Se precisar de qualquer coisa pode entrar em contato comigo. Não tenho pena de você e acho você corajoso. Fique bem.

Olá, concordo com muito do que a colega acima respondeu. Quero acrescentar algo importante, você pode procurar um psicólogo e falar sobre qualquer coisa, nós jamais falaremos com seus pais, caso seja necessário, sem a sua permissão! Na terapia você será respeitado e escutado sem julgamentos e, tudo que disser ficará em sigilo. Sua dor é válida e tem muitos motivos para que você a esteja sentindo. Sua dor nunca será maior ou menor do que a dor de qualquer outra pessoa, será a sua dor, o seu sofrimento! A terapia poderá ajudar você a lidar com todos esses problemas e ajudar a atravessar essa fase de transição que é a adolescência. Estarei à sua disposição!
Olá!!
Eu sinto muito que você esteja passando por esse momento difícil! Mas posso se posso começar te pedindo pra refletir, pense que seu medo de se abrir com alguém, tá ligado ao medo de se sentir julgado. Na Psicoterapia isso não vai acontecer, é um espaço de acolhimento. Sim, você vai precisar pedir autorização aos seus pais e isso já pode ser meio caminho andado pra que eles percebam que você está em sofrimento, mas você só vai conseguir contar alguma coisa quando se sentir fortalecido o suficiente pra isso. Junto com seu Psicólogo(a) você vai encontrar o caminho para suas questões, começando por se entender, por encontrar o seu lugar nas suas relações.

Converse com sua mãe, seja franco com ela e dê início à sua caminhada.. se ficar muito difícil falar, experimente escrever.. bota todo seu sentimento no papel e entregue a ela... Tenho certeza que vai se sentir melhor!!

Você já fez isso aqui, vai conseguir fazer com ela também!

Estou torcendo por você! ;)
Como você afirma não gostar de se abrir, arrisco dizer que você acabou de dar um passo para melhorar esse ponto ao trazer esse relato de vários pontos que tem lhe deixado desconfortável e/ou em sofrimento. - É normal ter receio e resistência a começar uma terapia; raramente as pessoas chegam a um consultório de psicologia pela primeira vez totalmente confortável e aberto para falar sobre tudo. - Independentemente do que sua mãe ou irmã pensar e dizer a respeito de você querer fazer terapia, o que importa é o que você quer e o que é melhor para ti. - Então já tendo dado um passo, você pode dar um segundo passo e pedir a tua mãe sem precisar explicar os motivos ao qual precisa fazer terapia; pedir para que ela compreenda e respeite, deixar claro o limite que precisa neste assunto. - Você tem bastantes demandas que podem ser trabalhadas para elaborar melhor junto ao Psicólogo; você não precisa passar por nada disso sozinho. - Espero que consiga dar um 3º passo indo a sua primeira consulta ao psicólogo. ;)
Olá! Parece que você já está dando os primeiros passos para se ajudar sim. Você falou, escreveu, e ,pelo que percebi, você parece lúcido em muitos aspectos, mas está carregando um peso enorme que, naturalmente, está te confundindo sobre o que viria a ser um caminho para aliviar essa dor. PRIMEIRAMENTE, você importa, sua vida importa. Certamente, você vem vivenciando momentos difíceis, mas, ao ler seu relato, algo me diz que quem escreveu tudo isso é muito inteligente e sensível. Uma fase boa não tem como ser para sempre. Uma fase ruim também não dura para sempre. Ajuda, todas as pessoas precisam. Precisam ainda mais de ajuda quem acha que não precisa de ajuda. Este mundo é interdependente, dependemos uns dos outros, então ter ajuda psicoterápica não é motivo de vergonha, mas de força e lucidez. Você também demonstra preocupação com os outros, mas você precisa estar forte para ajudar. Bondade deve ser para consigo e para com os outros...algum caminho possível dentro disso. Então, está tudo bem se cuidar. Sua geração já tem uma interpretação muito melhor sobre a necessidade de cuidado com a saúde mental que outras, mais naturalizada, como deve ser. Então, vamos lá! Houve esta música, ofereço-a para você: "Titãs - Enquanto Houver Sol" . As coisas vão se acalmar, você ficará bem e haverá de compartilhar em muito breve certamente esse jovem cheio de qualidades que tem aí dentro. E lembre-se, ser gay não é um problema. Problema é fazer um problema do que nem é um problema. Um grande abraço. Consulte alguns psicólogos e psicólogas, seu coração dará a direção. ...houve esta também: "Lenine - Paciência". E sim, a força para ir além sempre vem do coração. Seja bondoso e generoso com você também.
Olá! Sinto muito toda essa dor, sofrimento.
Como foi para você escrever? Como se sentiu?
Um psicólogo é um profissional qualificado para te ajudar com as questões de sua vida, através da relação terapêutica, que vocês vão desenvolver ao longo do processo, os elos de confiança vão se estabelecendo e você pode gostar.
Tem o sigilo terapêutico que só é quebrado se você for por sua vida em risco ou de outra pessoa, fora isso, tudo que for dito a sua mãe será antes acordado com você, afinal você é o paciente, mas é menor, e sua mãe responde por você.
Se de uma chance de se conhecer, aceitar, trabalhar seus medos e angustia e ser feliz, você merece. Cuide-se. Abraço.
Que bom que conseguiu colocar tudo isso para fora! Continue escrevendo enquanto não procurar alguém para dividir isso tudo. Pode escrever num caderno, num blog só visto por você...
Pensei numa coisa muito boa e importante que acontece com você, tem muito afeto, amor, entre você, sua mãe e sua irmã. Sim, isso não basta, mas é muito bom. Toda mãe erra e sua mãe tenta acertar, querendo te empolgar com coisas pequenas.
Amor e ódio estão sempre juntos. Não se culpe por sentir raiva de vez em quando.
O desejo de privacidade faz você sonhar, "viajar" até com uma vassoura.
Penso que logo que começar a falar com alguém, vai se sentir mais leve.
Essa pandemia também aumentou a falta de privacidade, não é?
Pode me procurar, sem compromisso, para desabafar. Gostei de te "ouvir" e você já consegue identificar seus problemas com bastante clareza.
Força!

Li tudo, quantas questões pesadas para lidar com apenas 14 anos, infelizmente são coisas difíceis e que eu entendo que não tenha como ignorar, mas seria muito importante você fazer uma terapia, pois será nesse espaço, somente seu espaço, que terá condições de amenizar tudo que está passando, diminuindo essa responsabilidade toda, esse medo/receio em torno da questão e principalmente o como lidar com o alcoolismo de forma tão próxima.
Converse com sua mãe, explique a necessidade de buscar ajuda, pois sendo menor de idade, somente ela poderá resolver isso.
Espero que consiga o quanto antes iniciar e que fique o mais resiliente possível para lidar com tudo isso.

Abraço.
Olá!
Que bom que teve coragem de se abrir aqui. Tu és jovem e precisa de apoio. Importante tu saber que um profissional de psicologia manterá sigilo sobre o que você contar em sessões. Mesmo que pareça estranho falar da sua vida, parece que consegue, pois o fez aqui.
Outra questão é que ouvir teus pais possa ser importante ao profissional que te atender, mas ele não poderá revelar o que dizes a eles, mas sim , ter maior compreensão de como a família está funcionando para melhor te acompanhar.
Está na hora de confiar!
No seu caso, penso que sessões presenciais são bastante importante!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, é uma história triste, pesada e agressiva.

Os pensamentos suicidas são normais, mas muito raro acontecer algo.

Por favor, faça psicoterapia ao menos duas vezes por semana, existem lugares que atendem sem custo.

Boa sorte.
Olá!
Espero que você já tenha buscado um acompanhamento psicológico após tantas palavras de acolhimento dos meus colegas.
Apesar da tecnologia estar aqui a nossa disposição, diante do que você escreveu, não acho que online, seja um ambiente terapêutico em que você se sentira seguro, e isso é muito importante para alcanças bons resultados. Mas, caso você ainda não tenha um profissional de referência, entra lá na minha página e agenda um primeiro contato, se custo, gostaria de poder de ajudar de forma mais direta.
Como o colega acima comentou, existem sim, muitos locais com atendimento gratuito, ou a preço social. Mas acredito que em qualquer lugar vão solicitar autorização da sua mãe para dar sequencia ao processo terapêutico. Seria antiético qualquer postura contraria a isso. Assim como seria antiético passar a seus pais qualquer informação dita em sigilo terapêutica.
Fico à disposição, caso queria agendar, é só entrar em contato, te ajudo a encontrar alguém próximo a você.
Te convidamos para uma consulta: Consulta social
Oi. Sinta-se abraçado. Primeiro você tem 14 anos, muitas mudanças sociais, pessoais, hormonais estão acontecendo com você. Tem uma necessidade de reconfiguração das relações com você mesmo, com os pais, com os estudos, escola. E um psicólogo seria uma coisa muito boa. Entenda. Você é menor de idade, mas o psicólogo não conta tudo para sua mãe. Se dê a chance de tentar. Tenho certeza que te faria muito bem. Fique bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Vimos que você tem passado por um momento bem difícil em diversas areas , familiar, pessoal etc... Pelo que percebi sua mãe é proxima a você, já seu pai não...
Pelo seu longo relato noto a necessidade de uma conversa mais neutra , de um profissional que lhe ajude a compreender algumas questões ...
A adolescêncencia por si só já é uma fase muito difícil.
Att.Eduardo
Olá meu amigo!
Você é um adolescente de 14 anos, mas o adolescente não é mais uma criança, isto é, você já pode se considerar um adulto. Todos queremos viver e ser felizes. Você não é uma exceção. A sua vida íntima pertence a você. Por que a preocupação de comunicar sua vida íntima aos outros? O fato de você querer ir a um psicólogo e para isso ter que pedir apoio da sua mãe, não o obriga a dizer a ela que assuntos serão tratados. Recomendo a você um tratamento psicoterapêutico para que você assuma a sua vida de adulto e encontre o equilíbrio emocional necessário para uma vida feliz.
Estou à disposição.
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 1
Olá, tudo bem? Olha, a relação entre violência e o consumo de bebidas alcoólicas existe e é complexa, há indicadores que vão no sentido de concluir que o uso do álcool conduziria à violência. Uma reposta dada por homens autores de violência contra a mulher, quando questionados, é alegar ciúme, como se houvesse uma posse do homem sobre a mulher, colocando-a na posição de objeto de desejo, ou propriedade. Estes homens têm dificuldade de se relacionarem com as mulheres enquanto pessoas livres e donas da própria vida. Há violência acontecendo nos domicílios, entre membros das famílias e às vezes as pessoas se vêem forçadas a manter silêncio devido a convenções e pressões sociais. Sugiro você fazer psicoterapia para conseguir lidar melhor com todo o contexto que você narra. A psicoterapia também pode auxiliar sua mãe e irmã.

Seria aconselhável procurar a ajuda de psicólogo para ajudar a resolver todas essas questões. Resolver sozinha fica um pouco mais difícil.
Corajoso de sua parte compartilhar conosco tanta dor para um adolescente de 14 anos.
Concordo com os colegas, realmente você precisa procurar ajuda psicológica urgente on-line ou presencial. A terapia facilitara compreender e organizar suas emoções e comportamentos, proporcionando descobrir estrategias de enfrentamento de sentimentos negativos e do ambiente disfuncional. Está em desamparo emocional, inseguro e triste e com razão. Importante procurar ajuda psicológica, não fique sozinho com todos esses conflitos.
Confirmo a afirmativa da colega psicologa. A terapia com o psicologo pode ajudar sua mãe e sua irma também.
Que bom que conseguiu se expressar aqui!! Acredito que é como um grito preso na garganta! A terapia não será lugar para ser julgado ou invadido, por isso, você conseguirá achar alguém que consiga estabelecer um vínculo de confiança, através da relação terapêutica entre pessoas, entende?
Observo muita força interior em você, apesar da pouca idade. Muita coisa vivida já, não é mesmo? Essa intensidade é sua característica e deve ser aproveitada!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 100
Comovida com sua estória. Um adolescente que consegue, aos 14 anos, relatar aqui para nós, suas dores e dificuldades, está mostrando toda sua coragem, capacidade e crença de onde e como encontrar a ajuda necessária, para a solução dos seus conflitos. Todos os ditos pelos colegas acima são relevantes e sugiro que reflita sobre eles. Receba meu abraço afetuoso.
Olá. Para quem nunca se abre, você soltou uma boiada. A boa noticia é que tomar a iniciativa de conversar sobre ajuda e melhora a possibilidade de sair de situações controvertidas. A má notícia é que chegou na puberdade e os problemas de adultos começam a te atingir, sem você ter um repretório adequado de respostas para viver melhor. Se tiver alguma Clínica de Psicologia de faculdade em sua cidade, você pode procurar porque será atendido por pessoas jovens que vão te entender, mas com supervisão de psicologos veteranos. Pode ser que atendam online também.
Fico feliz que você tenha se permitido compartilhar suas angústias aqui, mesmo que isso signifique uma abertura que causa medo e ansiedade em você. É importante que você saiba que você não está sozinho e que existem profissionais que podem ajudá-lo a lidar com esses sentimentos e situações.

Sei que pode ser difícil tomar a iniciativa, mas buscar ajuda de um psicólogo ou terapeuta pode ser uma forma efetiva de ajudá-lo a se sentir melhor. É normal sentir medo e ansiedade sobre a divulgação de seus pensamentos e sentimentos, mas é importante lembrar que tudo que é falado em uma sessão é confidencial. As informações compartilhadas são protegidas por sigilo profissional, o que significa que o psicólogo está proibido de revelar qualquer coisa a outras pessoas, incluindo sua mãe ou irmã, sem o seu consentimento.

Lembre-se de que a busca por ajuda não é uma sinal de fraqueza, pelo contrário, é uma escolha corajosa e importante para cuidar de si mesmo e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, o profissional pode ajudá-lo a lidar com a ansiedade e o medo, de forma que você se sinta mais seguro e confortável com o processo.
Olá, sinto muito que esteja passando por isso. Converse com um adulto que você confia e peça para fazer psicoterapia, tenho confiança que vai te ajudar a lidar com todas essas questões. Abraço.