Ola ! Aparentemente não tenho motivos para me sentir triste e desanimada, mas tem alguns meses que a

33 respostas
Ola ! Aparentemente não tenho motivos para me sentir triste e desanimada, mas tem alguns meses que ando triste, insegura não sinto mais felicidade e isto vem afetando a minha vida matrimonial e até mesmo como mãe e também no social. Ando pegando birras de algumas pessoas talvez até sem motivo aparente . Gostaria de um feedback
Olá,
Sem descartar a importância de você procurar um Psiquiatra e até fazer exames físicos, que possam lhe dar explicações sobre o desânimo, também penso que é significativo você buscar conhecer um pouco mais o seu funcionamento emocional, para buscar entender se tem algum motivo, do ponto de vista psíquico, que está lhe causando esse sentimento de tristeza, essa indisposição com outras pessoas e a sensação de infelicidade.

Recomendo que procure um psiquiatra a fim de avaliar os sintomas apresentados, seja de ordem da saúde mental ou de outras esferas. A psicoterapia será importante no seu processo, mas recomendo que a faça na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental, a fim de reestruturar as cognições e desenvolva habilidades necessárias.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Olá! Pelo relato seria interessante uma bateria de exames médicos para investigar se esses sintomas tem causa física. Caso causa física seja descartada, é importante um trabalho psicoterapêutico para entendermos mais a fundo esses sintomas, essas birras, por que as vezes pensamos que os sintomas apareceram do nada mas o corpo tem uma maneira de nos alertar sobre o que se passa no nosso inconsciente, que não sabemos. Na psicoterapia essa tristeza pode ser entendida mais claramente para que possamos reestruturar essas relações e principalmente a relação com você mesma e, caso seja necessário, uma avaliação do psiquiatra. Abraços!
Como os colegas sugeriram acima, é importante investigar se esses sintomas têm origem física. No entanto, tendo ou não, uma vez que você observou essa mudança, pode ser interessante também buscar entender a origem da sua insegurança, quando sente que ela se manifesta, que é uma pista do que pode estar causando a tristeza e afetando os diversos aspectos da sua vida. O processo psicoterapêutico ajuda no aprofundamento do autoconhecimento e, a partir da tomada de consciência, você pode, com a ajuda do(a) profissional, desenvolver formas criativas para lidar com as suas questões. Espero ter ajudado e pode contar comigo se desejar trilhar esse caminho.
Desânimo e baixa disposição podem ser explicados por questões físicas (como alterações hormonais, deficiências vitamínicas e etc.), porém não costumam causar sentimento de insegurança, como você acrescentou. Tristeza sem motivo aparente, baixa motivação geral (falta de desejo de fazer coisas que antes te davam prazer) acrescido de prejuízo social (como a interferência no seu casamento e em outras relações) e outros, podem ser sinais de humor deprimido (não necessariamente de um Transtorno Depressivo, mas não dá pra descartar). Em resumo, é interessante que você busque um Psicólogo para avaliar sua queixa, mas não deixe de consultar também um médico para verificar se sua saúde física está em dias (afinal saúde mental e física se influenciam mutuamente).
Olá, é comum as pessoas, às vezes, não enxergarem um motivo "válido" para a tristeza que sentem. Você é mãe, é muito importante ter em mente que você é uma outra mulher pós maternidade, buscar o autoconhecimento, autocuidado materno, não "tentar" retornar a ser a mulher que era antes, e sim, conhecer essa nova mulher. A angústia vivida na maternidade, também podem ser questões da sua infância que você nem lembra que possui, e a maternidade te traz a luz sobre essas experiências vividas quando você era criança, te tira do automático e te dá a oportunidade de buscar o autoconhecimento. Seria muito importante você buscar a terapia e entender da onde podem estar vindo essas questões que te entristecem ou te deixam angustiadas, não necessariamente é uma depressão. Além disso, é interessante você fazer acompanhamento de um médico, ir ao endocrinologista, por exemplo, fazer um checkup, exame de sangue bem completo, pois pode simplesmente ser uma alteração hormonal ou carência de vitamina. Por isso é importante considerar ir ao médico e a um psicólogo. Me coloco a sua disposição, fique bem.
Pelo seu relato é importante que você investigue com um médico para descartar a hipótese de desequilíbrio hormonal, mas não só isso, um acompanhamento com psicólogo pode te ajudar a identificar questões da tua vida, do teu dia a dia que podem estar desencadeando esse mal-estar emocional, e é lógico, isso acaba se refletindo nos teus relacionamentos, diante de coisas que antes não te geravam estresse, de repente passam a te desestabilizar. Uma vez que você consegue entender o que está acontecendo e tem a compreensão da família, tudo fica mais claro e mais leve. Para isso procure um psicólogo.
Oi, como vai? Parece que as situações cotidianas estão te aturdindo! De fato o mundo é muito atribulado e se não nos precavermos, somos envolvidos em situações de estresse que acabam causando desavenças, justamente com as pessoas mais próximas a nós! Muitas das vezes, construímos sonhos e expectativas nas nossas vidas que foram se perdendo ou não se realizando ao longo dos anos, o que acarreta em desânimos que não nos damos conta ou não sabemos direito explicar as razões... não se preocupe pois não está sozinha nessa! Busque ajuda de um profissional de psicologia que possa ter uma escuta e uma atenção para a sua fala e creio que pode diluir bem estas sensações desagradáveis e também trabalhar outras questões que podem não estar muito claras agora. Portanto, invista em você, na sua saúde mental! Qualquer necessidade estou aqui para ouvi-la. Abraços
Olá! Sentir desânimo e tristeza, ou fazer birras, sem motivo aparente pode indicar uma fragilidade emocional e/ou orgânica. Mas para compreender em detalhes o que pode estar acontecendo com você recomendo que busque orientação profissional. A tristeza e a raiva são emoções importantes de serem sentidas e expressadas, de forma equilibrada e consciente quando possível. Não se cobre tanto, pois percebes que algo não vai bem com você. Cuide-se e conseguirás construir vínculos e afetos de forma assertiva consigo mesma e com as pessoas. Abraço!
Desânimo, tristeza e falta de motivação por si só não é um problema, mas quando duram por um tempo significativo e começa a afetar várias áreas da sua vida, é fundamental buscar a ajuda de um psicólogo e psiquiatra para que haja uma devia investigação das causas e o correto tratamento.
Olá boa tarde!
Pelo seu relato posso perceber que está passando por um momento bastante difícil, mas que pode melhorar muito com psicoterapia, onde o profissional irá junto com você entender melhor o que está acontecendo e poder desenvolver maneiras de lidar com esses sentimentos onde se sentirá melhor. Dependendo de como está se apresentando o seu quadro emocional , poderá ser necessário o acompanhamento médico ou não, mas é importantíssimo que você busque ajuda profissional nesse momento para que não haja um agravamento do seu quadro. Estrei à disposição, um forte abraço!
Olá, boa tarde. Primeiramente acho importante estar atenta para o momento presente que está vivenciando, muitas vezes, temos dificuldades de avaliar nossas vidas quando estamos imersos em outras coisas, dando a sensação de não estar acontecendo nada. E a psicoterapia pode te ajudar muito nesse ponto.

Também é interessante olhar para esse desanimo e tristeza, lembrando que são sentimentos normais, e que fazem parte da vida. Porém, quando se intensificam atrapalhando sua qualidade de vida, é o primeiro sinal da busca de ajuda profissional. Fico a disposição, abraço.
Olá! Sugiro que busque uma avaliação médica para descartar qualquer possibilidade, como problemas hormonais, etc. Procure um Psicólogo para trabalhar essas questões, mas saiba que é normal não nos sentirmos bem o tempo todo. O problema é quando esses sentimentos paralisam a nossa vida. Pense um pouco a respeito do seu cotidiano também. Será que você não se sente sobrecarregada? São inúmeras possibilidades. Só uma avaliação profissional pode ajudar. Se necessário, um Psiquiatra também pode auxiliar nessa avaliação. Um abraço! Fique bem.
Olá! Os sentimentos são uma mensagem de nós para nós mesmos. Mesmo que racionalmente você não esteja notando uma causa para isso ocorrer, os motivos podem ser inconscientes, o que pode necessitar uma investigação maior em um processo de psicoterapia com um psicólogo. Podem ter outras causas, variações hormonais, etc, que também podem ser investigadas. Fico a disposição se quiser falar mais sobre a psicoterapia. Abs!
Olá! No seu caso é importante investigar questões de cunho biológico (hormônios, vitaminas etc.) e também questões de cunho psíquico. Um médico psiquiatra poderá fazer seu primeiro acolhimento e te solicitar os exames, se for o caso. Se a sua questão for da ordem psíquica, para que o tratamento seja mais eficaz, é fundamental que procure ajuda psicológica também! Sigo à disposição para quaisquer esclarecimentos!
Fique bem!
Olá, tudo bem?
É importante você realizar uma consulta ao seu médico com o intuito de realizar exames para verificar se esse desânimo tem origem biológica. Procure também auxílio psicológico para conseguir identificar as variáveis do dia a dia que possam estar contribuindo para como você se sente atualmente. Um acompanhamento conjunto pode lhe auxiliar neste momento.
Abraço.
Olá, tristeza sem motivo aparente, anedonia (ausência de prazer em atividades que antes lhe agradavam) e irritabilidade podem ser sinais de um estado depressivo. Mas para fechar o diagnóstico um profissional (psiquiatra ou psicólogo) precisa realizar uma entrevista mais completa. Não deixe a situação piorar para buscar ajuda. Depressão tem tratamento e nem sempre precisa de auxílio medicamentoso nem de longos períodos de terapia para você voltar a ter prazer e alegrias na vida.
Olá. Pelo seu relato é necessário buscar um médico para que faça exames clínicos e entender se estes sintomas têm causa física. É importante também ter ajuda psicológica, pois está afetando o seu casamento, a sua vida matrimonial e a social. Se conhecer ajuda muito nestes casos.
Olá !
Através da sua fala é possível perceber que esse comportamento tem ocasionado sofrimento em seu dia a dia. A ajuda médica pode ser essencial para a realização de exames médicos e também a psicoterapia para te auxiliar nessa situação. Não naturalize esses sintomas, pois a remissão deles podem ocasionar a você significativa melhora em seu bem estar resultando em maior adaptação também em seu convívio social.
Olá. Como foi falado por alguns colegas, é importante fazer alguns exames médicos e além disso procurar ajuda psicológica, pois quando há uma mudança de comportamento, pode estar acontecendo algo na sua vida que precisa ser tratado com ajuda psicológica.
Boa tarde, agradeço por pedir ajuda e no meu ponto de vista os sentimentos que sentimos sejam bons ou ruins são resultado de interações que temos, talvez entendo que não consiga ainda identificar quais situações estão tendo como resultado esses sentimentos que está passando agora por isso um Psicólogo pode lhe ajudar a identificar quais são essas situações e pensar junto com você quais propostas poderiam ser pensadas para melhorar
Olá, recomendo você encontrar um novo propósito na sua vida (sozinha ou com a ajuda de um profissional). A felicidade e a energia virão naturalmente quando você identificar um sonho maior na sua vida (pode ser aprender uma nova língua, abrir uma loja, fazer uma viagem, etc.). Boa sorte
É importante passar por avaliações médicas e psicológicas para investigar a natureza desses sintomas. Após isso, você poderá ser encaminhada para um tratamento mais efetivo.
Há uma grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza pode ocorrer desencadeada por algum fato do cotidiano, em que a pessoa realmente sofre com aquilo até assimilar o que está acontecendo e geralmente não dura mais do que quinze a vinte dias. A depressão em nível leve geralmente pode ser controlada sem medicamentos, sendo tratada com terapia e exercícios físicos, por exemplo.
Já os níveis moderado e grave têm o auxílio de medicamentos para amenizar os sintomas da depressão, além da terapia e outras opções para melhorar a qualidade de vida do paciente, prescritas por psicólogos e psiquiatras. A ansiedade é uma sensação desagradável, inquietação, sensação de pressa, urgência. Ela pode ser um distúrbio quando ocorre em momentos que não se justificam ou quando é tão intensa ou duradoura que acaba interferindo com as atividades normais da pessoa.
Já depressão, por outro lado, é uma doença do organismo como um todo, comprometendo o físico, o humor e o pensamento, explica a especialista . Nessa condição forma de ver e sentir a realidade são alteradas, modificando as emoções, a disposição, a alimentação, sono, até mesmo como se sente em relação a si mesmo. Se houver dúvida, procure um especialista para ter um diagnóstico e tratamento corretos. Não tenha medo ou vergonha de expressar o que realmente está sentindo e vivenciando, pois esses profissionais irão se basear nestes dados para prescreverem o melhor tratamento e, a partir daí, você voltará a ter qualidade de vida, com alegria e bem-estar.
sentir-se triste, insegura e sem felicidade é o RESULTADO e não a CAUSA. É preciso investigar o que lhe causou esses sintomas e, quais características que as pessoas que você sente birra têm que se assemelham com a tua vida e os teus sintomas.
A febre é o resultado de uma doença, logo, o que deve ser investigado é o que causou a febre e não somente tratar o resultado. Com a nossa mente é a mesma coisa.
Olá! Existem sintomas que são muito semelhantes, mais a origem(causa) e a intensidade que eles se apresentam na vida de cada um vai ser muito diferente para cada pessoa. Posso te ajudar, mais só investigando as causas. Procure ajuda!!
Olá, bom dia, tudo bem?
Você aparenta estar bastante triste com essa situação, pois está afetando todos os âmbitos de sua vida... Tenho a dizer que, primeiro, não se sinta culpada por ter esses sentimentos, pois isso sinaliza que a sua saúde mental necessita de cuidados. Recomendo fortemente que procure ajuda médica para que qualquer doença física possa ser descartada, e então, busque um profissional da Psicologia ou até mesmo a Psiquiatria, pois não é normal estar com sentimentos de infelicidade e irritabilidade sem causas aparentes. Procure ajuda, para que as causas sejam investigadas, e elas sejam trabalhadas, e assim, haja uma melhora nesses sintomas.
Espero ter esclarecido!
Estou à disposição!
Olá, como vai? É muito importante que investigue todas as demandas da sua vida, procure por um medico clínico com o objetivo de realizar exames clínicos, além disso, procure também um médico psiquiatra e um psicólogo para que juntos possam avaliar melhor o que está acontecendo com você. Espero que fique bem, um abraço.
Olá, seria importante verificar se estes sintomas são de algo físico. Vá ao clinico geral e peça exames. Caso seja descartado, procure ajuda psicológica. Faça terapia para um diagnóstico e tratamento. Fique bem!
Pode ser angústia existencial ou algum outro motivo inconsciente, numa psicoterapia você vai desenvolver isso, boa sorte.
Olá! É importante reconhecer que a tristeza e a falta de motivação podem ser sintomas de um possível transtorno de saúde mental, mesmo que você não identifique motivos aparentes para se sentir dessa maneira. A depressão, por exemplo, é uma condição de saúde mental que pode causar sintomas como tristeza persistente, perda de interesse em atividades antes prazerosas, insegurança, irritabilidade, alterações no sono e no apetite, e dificuldade em se concentrar, entre outros.

É comum que a depressão e outros transtornos de saúde mental afetem diversos aspectos da vida, incluindo relacionamentos interpessoais, como o casamento e a parentalidade, e a habilidade de se relacionar socialmente. Mudanças comportamentais, emocionais e cognitivas podem ocorrer como resultado de um desequilíbrio químico no cérebro e outros fatores biopsicossociais.

É importante buscar ajuda profissional para uma avaliação adequada se você está enfrentando esses sintomas. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou um psiquiatra, pode avaliar a sua situação de forma abrangente e fornecer um diagnóstico correto, bem como um plano de tratamento apropriado. O tratamento pode incluir psicoterapia, medicação, mudanças no estilo de vida, e outras abordagens terapêuticas, dependendo da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais.

Lembrando que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de autocuidado. Cuidar da sua saúde mental é fundamental para o seu bem-estar geral e pode ter um impacto positivo em vários aspectos da sua vida. Não hesite em procurar apoio profissional se você estiver se sentindo triste, insegura e isso estiver afetando sua vida de forma significativa.
Olá. Sinto muito pelo que está passando. Você aparentar estar com sintomas depressivos, como desânimo, desesperança e falta de motivação.
Muitas vezes quando estamos assim temos a tendência a ver a vida com "as lentes depressivas" ou seja, tudo que vemos vai parecer mais ruim do que realmente é, tudo não vai parecer ter sentido, etc.
Mas não é porque está assim que vai ficar sempre assim ok? Só de você ter conseguido vir se expressar e buscar ajuda já demonstra um sinal importante de autocuidado e tentativa de melhorar. Vamos aproveitar isso?
Me coloco à disposição, busque um profissional que você se identifique para te ouvir mais e te ajudar.
Espero ter ajudado. Abraço afetuoso.
Olá. Nem sempre conseguimos ter clareza de porque sentimos o que sentimos, nesse caso é preciso investir seu tempo e sua atenção para investigar e entender o que está acontecendo. A psicoterapia é um ótimo espaço para entender melhor tudo isso. Abraço.