Olá boa ! Como posso saber o QI dos meu filhos? Tenho 1 de 10 anos que aprendeu a ler aos 3 anos e

19 respostas
Olá boa ! Como posso saber o QI dos meu filhos?
Tenho 1 de 10 anos que aprendeu a ler aos 3 anos e sempre teve muita facilidade para aprender.
Tenho outro de 4 anos autista e que também aprendeu a ler aos 3 anos, ele fala porém não forma frases, ama assistir em inglês e fala muitas palavras em inglês, conhece cores, formas geométricas, letras e números até o 100, tem hiperfoco em letras e números, escreve palavras ditadas e também copia.

A escola pediu para que eu fizesse um teste de QI neles pois ambos tem muitas facilidades no aprendizado.
Boa tarde! O ideal seria realizar uma avaliação com neuropsicólogo para verificar o QI e as áreas que possuem facilidades e dificuldades, bem como as habilidades deles.

Olá, nesse caso você pode buscar por profissionais da psicologia que realizem avaliação neuropsicológica, existem avaliações especificas para verificar QI através dessas avaliações também será possível identificar o desempenho dos mesmos em cada área, auxiliando a identificar onde estão suas facilidades de aprendizagem e dificuldades.
Olá mãe. Pode ser percebido que a capacidade de aprendizagem do seu filho, apresenta sinais de normalidade ou mesmo potencial acima. A avaliação de "QI", na verdade será uma avaliação feita de inteligência, funções executivas, dentre outras habilidades.

Será realizada por um neuropsicólogo (o mais indicado). A escola solicita exames, geralmente quem solicitou pode não ter a visão completa do caso, apenas sinais, a avaliação irá ajudar.
QI não é a melhor forma de se avaliar o desenvolvimento de uma criança. Venha ser atendida e faremos um teste de desenvolvimento em que vc mesmo responderá e poderemos rastrear como seus filhos estão seguindo e qual rastreio para a situação deles atualmente. A vida precisa muito mais da inteligencia emocional do que a racional (QI). Estima-se que 20 % da nossa inteligencia vem do QI e 80% da emocional. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Olá! O ideal seria fazer uma avaliação Neuropsicologica , ( realizada por neuropsicólogo) para avaliar habilidades, dificuldades , função executiva etc. A avaliação é bem completa, e pode direcionar melhor em como desenvolver todo potencial já existente, bem como adquirir . Abraços.
A avaliação neuropsicológica possibilita a investigação do desenvolvimento infantil, das funções cognitivas, inteligência (QI), aspectos afetivo-emocionais, estrutura e dinâmica da personalidade e outros domínios. A especialidade que realiza este trabalho é a neuropsicologia.
Olá, é recomendado fazer uma avaliação com profissional habilitado para checar se estão dentro do esperado ou muito acima do esperado para a idade deles. Nessa avaliação seria avaliação de diferentes aspectos do que chamamos de inteligência. O resultado de QI propriamente dito nem sempre é passado para o cliente, pois existem diferentes formas de verificar os resultados, sendo o mais importante entender como ele está de acordo com o que outras crianças da mesma idade estão. Tanto neuropsicólogos como psicólogos psicopedagogos podem realizar essa avaliação. Vale ressaltar que educação especial também inclui super dotação, uma vez que o ensino para essas crianças também precisa ser diferenciado.
Olá, para fazer o teste de QI, propriamente dito, você precisa buscar um psicólogo que trabalhe aplicação de testes e/ou avaliação neuropsicológica.
Olá! Ideal um atendimento com neuropsicologo para os devidos testes e observação pontual das relações entre o cérebro e o comportamento, e assim, traçar uma conduta assertiva que auxilie no desenvolvimento das crianças.
Abraço!
Olá!! Nesse caso o ideal é realizar uma avaliação neuropsicológica, onde não se aplica apenas teste de QI, mas sim, verifica-se todas as funções cognitivas, dentre outras coisas. Além de ser neuropsicóloga, trabalho com Pessoas Portadoras de Deficiência (PCDs) há 21 anos, principalmente com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Estou a disposição, caso deseje agendar uma consulta.
Bom dia!
Em uma avaliação neuropsicológica você pode obter o QI estimado, e também o que estiver deficitário em termos cognitivos. Avaliação de Altas Habilidades não é baseada somente nisso ok?! E também não basta somente saber se o QI está na média ou acima dela, e sim os encaminhamentos que serão feitos com essa informação. A avaliação neuropsicológica, neste sentido, seria um componente importante, mas não único.
Olá! Para a avaliação de QI é orientado a procura de psicólogos com capacitação em avaliação psicológica e/ou neuropsicologos. A avaliação é realizada a partir de um conjunto de exercícios e testes os quais os profissionais indicados possuem formação para a aplicação.
Olá, o ideal é que você os leve a um neuropsicólogo para efetuarem uma avaliação neuropsicológica; que além de avaliar o QI, também avalia a linguagem (fala); memória; capacidade atencional; comportamento e humor; podendo fechar um diagnóstico completo. Abraço
O QI é medido por meio de testes padronizados, que são realizados por Neuropsicólogos. Se a escola pediu para que você faça um teste de QI, é importante que você procure um profissional qualificado para realizar o teste.
Para avaliar o QI dos seus filhos, é recomendado que procure um profissional especializado em avaliação psicológica ou neuropsicológica, como um psicólogo ou neuropsicólogo. Eles podem realizar uma bateria de testes padronizados e avaliar o desempenho cognitivo dos seus filhos em diferentes áreas, incluindo linguagem, raciocínio, memória e outras habilidades cognitivas.

Esses testes podem fornecer uma pontuação de QI, que é uma medida da capacidade intelectual geral de uma pessoa em relação à média da população. É importante lembrar que o QI não é uma medida de inteligência completa, e existem muitas outras habilidades e fatores que contribuem para o sucesso acadêmico e profissional.

O documento gerado ao final do processo de avaliação psicológica pode incluir o CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) e servir para comprovar a condição de TEA, caso haja um diagnóstico positivo. É importante lembrar que o diagnóstico de TEA é feito com base em uma avaliação multidisciplinar, que inclui além da avaliação psicológica, a observação clínica, a história clínica e outros exames complementares.
Te convidamos para uma consulta: Avaliações para diagnostico tea (autismo) crianças; adolescentes e adultos - R$ 450
Bom dia, o indicado seria realizar uma avaliação neuropsicológica completa em cada um deles. A hiperlexia ( aprender a ler precocemente) é mais prevalente em pacientes com TEA ou em famílias que compartilham essa carga genética e nem sempre veem mesmo acompanhado da superdotação. A avaliação é necessária para confirmar ou não a superdotação e entender se existe alguma alteração que a acompanha. ( Alguns casos de hiperlexia por exemplo, podem levar a um perfil de desenvolvimento focado nos códigos e literalidade, mas com dificuldade em entender a subjetividade e conceitos mais complexos da linguagem. Todo cérebro que se desenvolve de um forma diferente pode trazer "vantagens" e "desvantagens" a avaliação completa ( não apenas do indice de QI) pode te ajudar a entender como potencializar os pontos fortes deles e auxiliar nas dificuldades.
Cabe perguntar para que a Escola precisa esta informação. E no caso porque não proporciona este proba e profissionais adequados. Someter as crianças a testes não é algo saudável, e menos para medir o que se constrói com vários processos de aprendizagem ..
Neste caso mãe e pai, família e escola precisam maior orientação Podem me consultar.
Através de uma avaliação psicólogica com psicólogos com esta especialidade.
O neuropsicólogo é o profissional mais indicado para avaliar o QI dos seus filhos, para o seu filho de 10 anos eu sugiro que a avaliação seja realizada com a escala WISC IV que vai mostrar, além do QI geral, as habilidades de QI verbal, QI não verbal, Memória Operacional e Velocidade de Processamento.

Para o seu filho de 4 anos, o instrumento padrão outro para avalia-lo é o SON-R