Olá, está correta a informação de comer de 3 em 3 horas, mesmo sem sentir fome?

4 respostas
Olá, está correta a informação de comer de 3 em 3 horas, mesmo sem sentir fome?
Essa é um informação muito disseminada porém incorreta.
O comer deve ser regulado pelos sinais do seu organismo, portanto, é importante comer quando sentir fome. Impor horários para se alimentar mesmo sem fome pode acabar desregulando os sinais de fome/saciedade que são tão importantes para o "comer normal".
Para mais orientações, contate um nutricionista comportamental.

Sabe-se que entre 3-4h após a última refeição o corpo começa a manifestar os primeiros sinais de fome. Não é necessário comer de 3-3h com tanta rigidez, mas é importante estar atento(a) para não se submeter com muita frequência à fome muito intensa, pois, ao comer com muita fome há uma tendência à fazer escolhas mais inconscientes e comer porções muito grandes, ultrapassando a saciedade e podendo até sentir desconforto gástrico pós refeição. Espero ter ajudado, estarei à disposição!
Olá! Embora amplamente divulgada, a orientação de comer de 3 em 3 horas não se aplica à todas pessoas, mesmo que possa fazer sentindo para parte da população, não é uma regra ou condição para ter uma alimentação saudável. O ato de comer é naturalmente regulado pelos nossos sinais internos de fome e saciedade, e é a percepção que temos desses sinais que irão comandar quando vamos iniciar uma refeição e quando vamos finalizá-la. Sendo assim, comer quando não sente fome pode trazer prejuízos à saúde, uma vez que não estaremos respeitando os sinais do nosso corpo, e possivelmente estaremos ingerindo mais alimentos que a nossa real necessidade. Porém, é interessante avaliar quanto tempo você passa sem se alimentar, e como se sente no momento em que faz a refeição.

Uma pessoa com histórico de prática de dietas pode ter seus sinais de fome e saciedade desregulados, também pode acontecer que alguém que esteja tão envolvido com as atividades do dia a dia que o sinal de fome não é percebido e acaba sendo ignorado. E no momento em que a fome é percebida, é tão grande que se perde a seletividade, ou seja, aumenta as chances de fazer escolhas alimentares sem tantos critérios, buscando comumente por opções industrializadas e que fornecem alto teor de energia de forma concentrada (produtos ricos em açúcar e gordura).
A recomendação de comer de 3 em 3 horas é comumente citada como uma estratégia para manter um metabolismo constante e evitar longos períodos de jejum. No entanto, a necessidade de comer de 3 em 3 horas pode variar de pessoa para pessoa, e não existe uma regra única que se aplique a todos.

Algumas pessoas se sentem melhor comendo pequenas refeições frequentes ao longo do dia, enquanto outras preferem fazer refeições maiores em intervalos mais espaçados. O importante é ouvir os sinais de fome e saciedade do seu corpo e adaptar sua alimentação de acordo.

O ideal é que você coma quando estiver com fome e pare de comer quando estiver satisfeito. Forçar-se a comer a cada 3 horas, mesmo sem sentir fome, pode levar a uma alimentação excessiva e desequilibrada. É essencial manter uma alimentação saudável e equilibrada, priorizando alimentos nutritivos em suas refeições.

Além disso, é importante considerar outros fatores, como sua rotina diária, preferências alimentares, nível de atividade física e necessidades individuais. Cada pessoa é única, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar da mesma forma para outra.

Portanto, ouvir o seu corpo e buscar um equilíbrio entre as necessidades nutricionais, a fome e a saciedade é fundamental para manter uma alimentação saudável e adequada às suas necessidades individuais. Se você tiver dúvidas específicas sobre sua alimentação, é recomendado consultar um nutricionista, que poderá fornecer orientações personalizadas com base na sua situação e objetivos de saúde

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!