Olá, estou passando por um período de crise pois tenho herpes genital. Sei que muita gente tem herpe

29 respostas
Olá, estou passando por um período de crise pois tenho herpes genital. Sei que muita gente tem herpes nos lábios e que é super normal. Gostaria de saber se é comum as pessoas irem ao psicólogo fazer terapia por conta de ter pego essa doença herpes genital? Sei que a pergunta é boba mas está me deixando muito triste e deprimida e quanto mais penso nisso mais crises tenho tido :(
Olá, bom dia. Sim, isso pode acontecer, principalmente por causa das consequências emocionais que isso gera. Como você falou que se sente triste e deprimida, então isso pode ser trabalhado na terapia e, consequentemente, melhorar as crises que você tem. Espero ter ajudado e busque ajuda caso precise.

Olá! Vale lembrar também que o stress pode baixar a sua imunidade e desencadear o quadro com mais frequência. A psicoterapia pode colaborar com a administração de fatores estressores, com as limitações em tempos de crise e com a autoestima. Não esquecendo que o acompanhamento médico preventivo é fundamental.
Se existe sofrimento emocional, angústia, ansiedade e sintomas depressivos, é muito importante sim que busque uma ajuda profissional psicológica. Acredito que irá se beneficiar em muitos aspectos da sua vida.
Espero que fique bem. Abraços.
Ola, geralmente não damos importância a certos sintomas que nos incomoda e por vezes paralisa, como você traz seu sintoma e suas angustias. e pode sim ocorrer até porque em processo depressivo pode haver baixa de imunidade e vir a ocorrer um processo de sintomas, dentre eles não descartado a herpes ou outros quadros. Se incomoda e a impede de transcrever o dia a dia, importante sim ir a uma consulta psicológica, para que possa entender melhor e tirar suas dúvidas.
a disposição
Olá. Acredito que a psicoterapia possa lhe ajudar a lidar com estas crises. A psicoterapia serve para tratar questões emocionais que incomodam cada pessoa.
Esses pequenos ou grande incômodos que afetam o nosso bem-estar e por vezes nos desequilibra nesse grande ciclo de transições que é a vida. E é para esses momentos diversos que a psicoterapia atua. Em uma sessão você poderá focar em olhar para si e para os seus sentimentos, compreender mais sobre si próprio e até administrar melhor as suas emoções diante desta questão que esta passando.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
A psicologia lida com as emoções, então tudo que traz algum tipo de transtorno afetivo, onde você deprimi, não se sente bem consigo mesma, não consegue lidar com seus sentimentos, a psicoterapia é recomendada sim.
Se existe sofrimento emocional a psicoterapia é recomendada em todos os casos.
Olá!
Sua pergunta não me parece boba, pois refere como um fato marcante está influenciando sua visão de si. O trabalho de análise também pode ajudar a redimensionar estes afetos e sentimentos em relação ao fato de ter se contaminado e outras questões relacionadas à sua sexualidade.
Então, parece uma boa oportunidade para um bom tratamento!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá. Uma escuta profissional lhe fará muito bem, o psicólogo é o profissional indicado para este tipo de demanda. Nenhuma angústia pode ser considerada como “boba”, e o espaço terapêutico é o lugar da escuta sem julgamento.
Procure ajuda!
Abraços!
Oi ... nenhuma pergunta é boba.
E tudo aquilo que te gera uma tristeza, um sofrimento é ideal sim procurar um psicólogo, ter alguém onde você possa desenvolver seu auto conhecimento, ser acolhida, entender um pouco mais sobre quais os momentos em que a crise aparece, entender sobre seus pensamentos, comportamentos e como influenciam no seu dia a dia.
Oi! Claro, é sim! A psicoterapia é um espaço de acolhimento e escuta para tudo aquilo que causa sofrimento, independente do que seja. De um modo geral, a herpes genital está inserida no grupo das IST's, tema que ainda gera tabu na sociedade, por exemplo. Assim, seria interessante buscar um psicólogo para poder falar sobre isso e lidar melhor com a situação.
Olá. Sinta-se livre para perguntar o que achar necessário. É importante que você possa se expressar e esclarecer suas dúvidas. Na sua pergunta, você já explicita que está se sentindo triste e deprimida, possivelmente diante dessa nova questão que se apresentou à sua vida. Diante disso, a psicoterapia pode vir a ser um espaço de acolhimento, onde você poderá se expressar e começar a cuidar das questões que te angustiam.
Primeiramente, não pense que sua pergunta é boba. Principalmente porque está te deixando triste e deprimida. Esta doença se manifesta quando baixa a imunidade e os fatores que podem levar a isto são a tristeza, o stress, entre outras, ou seja, o desequilíbrio das emoções. A psicoterapia pode te ajudar a compreender melhor as suas emoções.
Olá, se você tem se sentido triste e deprimida a psicoterapia é sim uma ótima escolha, pois irá te possibilitar um acolhimento das suas queixas, bem como ampliar as suas percepções sobre você e sobre todos os sentimentos que você está passando ou tem passado por esses dias. Espero ter ajudado!
Olá! Se você está se sentindo triste e deprimido por este motivo, sim é importante ter um aconselhamento psicológico. Não existe certo ou errado, existe a aceitação de seu momento. Se para você, você acredita que seria importante ir a um psicólogo, por que não ir? Pense nisso! Espero ter ajudado. Abraços!
Querida, esta pergunta não é nada boba! Super importante você estar fazendo o movimento de procurar apoio psicológico num momento difícil da sua vida. Só nós podemos mensurar as nossas dificuldades. E é mais importante ainda procurar psicoterapia durante o tratamento de doenças como herpes genital, já que ela está associada também a baixa imunidade, vulnerabilidade e estresse. Acredito que a terapia vai ser ótimo para que você possa encontrar acolhimento e um lugar seguro para conversar sobre essa e outras questões.
Olá! A herpes genital não traz apenas desconforto físico na maioria das vezes, também é afetado o psicológico. A autoestima pode ficar abalada e causar a tristeza que você se refere. Com o tratamento médico para controlar os sintomas e encurtamento da permanência e com a terapia, você conseguirá administrar este desconforto. Com o autoconhecimento nas sensações físicas e também entendimento de como lidar psicologicamente com a infecção, você terá uma vida com bem-estar equilibrado. Super indico a psicoterapia para ajudá-la neste processo.
Olá. Nenhuma pergunta é boba. Se você está tendo dificuldades em lidar com isso é muito importante ter acompanhamento psicológico. Não fique sofrendo sozinha. Atenciosamente
Bom dia!! A terapia poderá te ajudar a entender quais fatores emocionais e afetivos estão favorecendo a queda da imunidade e o aparecimento destes sintomas. Busque ajuda para aliviar sua ansiedade, angústia e tristeza.
Boa tarde!
Sabemos que a herpes é uma doença auto-imune e que está diretamente relacionada a baixa imunidade.
O Acompanhamento Psicológico torna-se essencial para poder trabalhar os motivos que possam estar causando esse stress e desencadeando a herpes.
Ola! Não é uma pergunta boba e sim, deves procurar por ajuda psicológica, visto a sua vulnerabilidade emocional nesse momento e outras coisas que podem estar envolvidas na mesma questão. Procure por ajuda, assim, se sentirá mais segura e em condições de resolver e ou minimizar suas questões.
Não, a pergunta não é boba. Se sentir triste e deprimida já da um indicativo de que algo está acontecendo e o efeito é "quanto mais penso nisso mais crises tenho tido". Você mesma já está trazendo a resposta. Outras perguntas precisam ser formuladas. Procure uma psicanalisa, com certeza vai te ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 250
Olá
Você deve sim procurar psicoterapia, mas por conta de você estar triste e insegura. Isso provavelmente está prejudicando a sua qualidade de vida.
Muitas vezes em nossa vida precisamos do suporte de um/a profissional. São fases que serão mais facilmente superadas com ajuda.
Boa sorte
Oi, sua pergunta é super pertinente, não é boba e se está te trazendo sofrimento é importante você conversar sobre isso e até buscar ajuda terapeutica. Isso é novo para você e está te trazendo medo e angustia. Esse sentimento precisa ser acolhido. Nada que faz a gente sofrer é bobo. Que bom que você criou coragem para perguntar. Boa sorte
A herpes genital deve ser tratada pelo ginecologista, porém a sua causa muitas vezes é emocional. Ai é o momento em que a terapia poderá te ajudar.
Olá! Veja, se a questão lhe traz incômodo, o ideal é conseguir lidar com ela e com as emoções que sucinta. É interessante que você se sinta bem e confortável com quem você.
Olá, existem vários estigmas sociais sobre as pessoas acometidas com IST, o que pode trazer implicações a saúde mental de suas portadoras também refletindo na livre manifestação de sua sexualidade. Caso seja uma questão sua, a psicoterapia pode auxiliar com a melhora de sua qualidade de vida e na saúde afetiva de suas relações.
Sou psicóloga há quase uma década com ampla experiência e formação, atendo on-line e presencial, pode me procurar.

Abraços
Olá! Sim, herpes genital é uma doença bem comum e de tratamento acessível. A questão que se coloca aqui é o quanto você se sente envergonhada por isso. Investigar de onde vem tamanha vergonha e incômodo por ter contraído herpes genital e entender o que está associado ao contágio, e que está lhe causando tamanho constrangimento. Investigar a ponte que liga questões genitais a tamanho incômodo e constrangimento vai te ajudar a entender e descobrir outras facetas sobre si mesma. Pude deduzir que ninguém de sua convivência sabe dessa sua questão médica, então o ponto aqui é descobrir quais associações inconscientes estão manifestas através de incômodo e vergonha de você mesma se tratando de uma doença no órgão sexual. Qual a ideia que você fez e faz de si mesma ao descobrir que contraiu uma doença ligada ao órgão sexual? Pense nisso.
Se está te deixando deprimida é importante procurar um psicólogo, boa sorte.
Olá. Sim, é comum. É importante buscar ajuda nesse caso. Abraço.