Olá. Sempre que entro em algum carro (uber, carona..) eu passo mal. A respiração fica fraca, a boca

33 respostas
Olá. Sempre que entro em algum carro (uber, carona..) eu passo mal. A respiração fica fraca, a boca fica seca, às vezes até sinto sensação de asfixia e membros formigando. Melhora assim que eu desço do carro. Tem chances de ser algo físico ou fisiológico ou é claramente emocional?
Olá, bom dia! Vamos nos atentar ao fato de que esses sintomas aparecem apenas quando você se encontra dentro do carro em que alguém (que não seja você) está no controle, dirigindo, e dura somente enquanto você está sob essa condição de passageiro. A psicoterapia poderia te ajudar a entender por que esse lugar (fora de controle) lhe remete a sensação de tanta vulnerabilidade e insegurança. Busque uma terapia. O psicólogo vai analisar e discutir com você sobre isso, e através de uma "investigação" será possível que vocês dois cheguem a algumas respostas, a um entendimento do porque isso acontece, lhe auxiliando a ter domínio sobre essa sensação e lhe ajudando a extingui-la.

Oi, Bom dia!

Uma boa terapia poderá em muito lhe ajudar a descobrir o que lhe ameaça nessas situações. De que tem medo? É preciso saber a que esse sintoma responde. Abraço
Saudações. Há sinais sim de que possa ser uma questão emocional.É indicado uma psicoterapia para investigar isso, e para que possa viver melhor. Abraço.
Importante analisar o contexto, a frequência e desde quando você tem estes sintomas. Verifique se há alguma questão fisiológica que esteja ligada à movimentação do carro. Por exemplo, se estas sensações têm a ver com pressão baixa e enjôos quando há muitas curvas.
Parece que há alguma questão disfuncional envolvida, ainda que precisaria levantar mais informações. A psicoterapia EMDR trata traumas ou fobias sem causa aparente. Passe comigo numa avaliação posso te ajudar.
Importante fazer uma análise de sua história de vida , se por exemplo aconteceu algo que te marcou emocionalmente em relação a esse evento . Sugiro sim que você procure um Psicoterapeuta , psicólogo para você tratar esse problema.
Um abraço Lúcia Pereira
Como você pode observar, é físico e psicológico. Você manifesta fisicamente sinais como se estivesse em perigo, especificamente em carros. Um psicólogo pode lhe ajudar a diminuir essa reação e possivelmente investigar a origem desse comportamento também.
Sua pergunta já vem com a resposta.
Sim tem questões fisiológicas, mas você mesmo percebe que tem questões emocionais envolvidas.
Sua pergunta já é o ponto inicial de um processo de investigação, cabe a você decidir se deseja investigar mais a fundo o que pode ser o fator(s) relacionado que pode desencadear esse quadro quando se vê nessa situação específica. Mas fique atento que, talvez haja outros contextos em que você também vivencia alterações físicas que têm motivações emocionais.
Sim, com certeza é uma resposta fisiológica de causa emocional. O processo psicanalítico seria muito bem indicado para ajuda-lo. “Descobrir” e “tratar as causas” poderá ser seu melhor caminho.
Olá!!
De fato mostra ter, aparentemente, ligação a questões emocionais.
Oriento a procura de um psicoterapeuta da sua confiança.
Oi! Pode ser algo relacionando ao labirinto (questão física), porém aqui nunca poderemos descartar a questão psicológica, que também sempre está relacionada aos sintomas físicos. Pelas suas descrições, você está com uma crise quando entra em veículos como passageiro(a), ou seja, não está no controle da situação e isto pode ser um gatilho para todos estes sintomas… pode ser alguma fobia de ambientes apertados ou fechados, também! Enfim, somente mesmo com a psicoterapia a gente pode desvendar isto. Abraços
Olá, pela sua descrição me parece que está tendo crises de ansiedade, quando exposta a eventos assim, procure identificar quais são os seus medos ,parece que estão sendo gatilho para a crise de ansiedade. Se avaliar necessário, busque uma avaliação profissional com um Psicólogo.

Boa sorte;)
Olá!
Primeiramente, sinto muito por vc passar por uma situação como essas. O que você passa é tanto fisiológico/físico como emocional, uma vez que sente isso no corpo e também vem sentimentos de ansiedade, medo, enfim. Mas, felizmente, essa sensação pode ser tratada em psicoterapia e você pode sim conseguir andar de carro sem passar por esse mal estar. Um abraço!
Olá, somos um ser integral portanto fisico e emocional estão totalmente ligados. É necessário olhar para ambos! Na terapia ao entendermos melhor sua história e os episódios poderemos compreender os detalhes deste padrão, o que você sente o que ele simboliza para você e que em outros momentos vc se sente desta forma porém não a ponto desta crise de ansiedade! Entrar em carros é algo que faz parte do dia a dia da sociedade, este padrão parece estar disfuncional para sua vida. Então não deixe de cuidar de você! Invista na sua terapia! Bom Caminho!
Olá! Sobre a sua dúvida referente à possibilidade de ter algo físico, é difícil responder de forma assertiva. Seria importante realizar uma avaliação médica. No entanto, os sintomas que você descreve parecem caracterizar um quando de ansiedade. As sensações ruins devem ter origem em algum evento traumático/alguma associação inconsciente entre ‘estar num carro’ e emoções como medo, insegurança, angústia. Para compreender melhor e buscar alternativas de melhoria, seria fundamental também ter uma avaliação de um profissional de psicologia. Espero ter ajudado a esclarecer e fico à disposição!
Olá! Sempre é importante fazer uma avaliação médica para descartar qualquer condição física. No entanto, como os sintomas acontecem sempre em uma situação especifica que é quando vc entra no carro, é grande a chance que seja de fundo emocional. Para compreender melhor é fundamental uma avaliação psicologica.
Olá. Parece se tratar de um quadro de fobia referente a uma situação específica. Mas para ter certeza, sugiro que busque um psicólogo para realizar o diagnóstico preciso do seu caso.
Olá! Seu relato indica que tais sensações estão relacionadas a questões de ordem emocional mas, antes de afirmar qualquer coisa, é importante que você faça uma avaliação médica para descartar outras hipóteses (condições físicas) e uma avaliação com um psicólogo para um melhor entendimento da demanda. Um acompanhamento psicológico com certeza vai lhe fazer muito bem. Abraços! Cuide-se bem!
Olá! Você passou por algum acidente de carro? Ou alguém próximo de você passou por algum acidente com carro? Muitas vezes revivemos situações e nos vemos amarrados (as), e agimos de forma irracional. Psicoterapia ajuda a compreender os motivos por trás e ajuda você a enfrentar. Medo se enfrenta, aos poucos e de forma planejada. Ou seja... vai dar muito frio na barriga. Mas um desafio enfrentado e vencido leva você a outros patamares de desafios! Topa? Até mais!
Olá! Você apresenta respostas fisiológicas a uma reação emocional. É preciso investigar a reação de medo/fobia que você apresenta ao estar em um veículo. Sugiro que procure atendimento psicológico para uma avaliação.
Olá!! É claro que existe uma situação de desconforto toda vez que se encontra nessa situação. É importante procurar um médico para descartar qualquer condição física e o psicólogo para olhar e cuidar da saúde mental, na psicoterapia será possível entender e identificar as causas dos seus sintomas e assim cuidar adequadamente.
Ambientes de fechados que causam asfixia parece ser agorafobia. Porém, nada melhor que obter um diagnóstico preciso e posterior tratamento. Procure um psicólogo especialista em transtornos de ansiedade.
As duas coisas! A ansiedade influencia na mente e no corpo. Não existe separação. Trate a causa desse medo.
Olá, boa noite. Me parece que os carros são grandes gatilhos emocionais para você. Quer dizer, você entra no carro e o seu emocional te leva para um outro momento da sua história que foi muito ameaçador, te fazendo sentir as mesmas emoções daquele momento. Sugiro que você busque uma psicoterapia para entender melhor esse momento e ressignificar as suas passagens pelos carros. Espero ter ajudado, fico a disposição.
Se for somente nessa situação, então, podemos dizer que é emocional. Seria interessante o acompanhamento psicológico para que você possa entender quais os gatinhos que estão relacionados a esse acontecimento.
Olá. Corpo e mente não são desconexos. O corpo pode expressar questões emocionais e psíquicas.
Pode ser interessante procurar por uma terapia, para que possa dar sentido para esses sintomas, compreender o que te causa isso quando está num carro e trabalhar essas questões.
Olá, boa tarde, tudo bem?
Esses sintomas são de ansiedade. Pode-se pensar em fobia específica, que seria apenas a ansiedade diante de um objeto ou situação específica, pois em outras situações você não relata que tem esses sintomas. É importante, porém, ver se não é algum distúrbio respiratório, que em ambientes extremamente fechados podem causar uma queda da pressão arterial. Recomendo que faça alguns exames físicos, e se estiver tudo normal, busque um profissional da Psicologia para compreender mais as causas relacionadas a esses sintomas e trabalhá-las.

Espero ter esclarecido.
Estou à disposição!
Olá, como vai? É necessário investigar o motivo pelo qual essa situação tem sido um gatilho. Oriento que busque psicoterapia para ter melhores respostas. Espero que fique bem. Um abraço.
É possível que seja algo físico ou fisiológico, mas também pode ser emocional. A psicanálise pode ajudar a descobrir a causa desses sintomas. O psicanalista pode ajudar a identificar quaisquer fatores emocionais que possam estar contribuindo para esses sintomas, como ansiedade, medo ou estresse. Além disso, o psicanalista pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com esses sintomas, como respiração profunda, relaxamento muscular e outras técnicas de autocuidado.
Os sintomas que você descreveu, como respiração fraca, boca seca, sensação de asfixia e formigamento nos membros, podem ser indicativos de uma resposta emocional e fisiológica à ansiedade ou ao estresse. É possível que você esteja experimentando uma resposta de ansiedade ou pânico ao entrar em um carro, o que pode estar desencadeando esses sintomas físicos.

A ansiedade pode se manifestar de diferentes formas em diferentes pessoas. Algumas pessoas podem experimentar sintomas físicos intensos, como os que você descreveu, em situações específicas, como entrar em um carro, enquanto outras podem ter sintomas mais emocionais, como preocupação excessiva, nervosismo, inquietação, entre outros.

No entanto, é sempre importante considerar a possibilidade de causas físicas ou fisiológicas para os sintomas que você está enfrentando. Algumas condições médicas, como problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos, podem apresentar sintomas semelhantes. Portanto, é recomendado que você consulte um médico para avaliação clínica adequada e descartar possíveis causas físicas subjacentes.

Se não houver uma causa física identificável, é possível que esses sintomas estejam relacionados à ansiedade ou ao estresse. Nesse caso, é recomendado buscar a avaliação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação e diagnóstico adequados. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, pode ser uma abordagem eficaz para ajudar a identificar e gerenciar a ansiedade ou o estresse relacionados a essa situação específica. O profissional de saúde mental poderá oferecer orientações e estratégias adequadas para lidar com essa situação específica de forma saudável e eficaz.
Oi! Como vc está hoje?
Pela sua narrativa esse seu sintoma parece ser ansioso e fóbico relacionado ao meio de transporte que voce anda, que parece ser o gatilho.

A ansiedade é uma reação física e emocional normal e esperada diante de situações que nos passe medo ou receio e desperta em nosso corpo reação de luta ou fuga, trazendo respostas físsicas em nosso corpo também, então a ansiedade seria para "Nos proteger" . Porém quando ela está demais e disparada em muitas situações, inclusive prejudicando nossa vida (como no caso de voce se locomover) ela precisa ser tratada e investigada urgentemente, pois ela torna nossa vida mais difícil. Mas quebom que vc esta aqui buscando ajuda, hein???
Recomendo voce buscar ajuda de um profissional, para junto de voce conseguir entender que ansiedade é essa? há quanto tempo? o que mais voce sente? oq voce pensa quando está em um veículo? acontece algum fato desconfortável com vc relacionado a veiculo, ou com alguém que vc conhece? assim vai fica menos difícil voce se entender. Compreendo que só de voce ter escrito aqui já demonstra uma preocupação com voce, não é mesmo? Vamos aproveitar isso e buscar ajuda? Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho. Sou a Letícia. Abraço afetuoso.
De acordo com seu relato, faz sentido pensar que se trata de um quadro emocional, porém, seu relato é apenas um recorte da situação. Se quiser ter certeza, faça consulta com um médico. Abraço.
Olá, bom dia. Procure uma psicóloga para que possa lhe auxiliar. Espero ter ajudado, @psimariajube.