Olá, tenho um grande problema que afeta demais no meu cotidiano, tenho 15 anos e quando alguém fala

31 respostas
Olá, tenho um grande problema que afeta demais no meu cotidiano, tenho 15 anos e quando alguém fala meu nome, quando tenho seminário, quando várias pessoas olham pra mim e esperam algo eu imediatamente fico vermelho, sei que é falta de confiança e medo do julgamento dos outros, mas o que fazer?
É ficar vermelha faz com que os outros percebam e falem: "ficou verlhelha", e isso causa mais vergonha ainda e mais vermelhidão, um saco, mas, numa Psicoterapia, pode se conhecer mais, ter consciência dos sentimentos que puxam essa vermelhidão, de onde eles vêm, quando se manifestam, e mais interessante se todo esse saber de si não acalmar os vermelhos mesmo assim, detectar os gatilhos antes dos vermelhões pra aprender a fazer algo antes de acontecer. Bj

Boa tarde,
Pelo seu relato acredito que ai possa existir uma ansiedade alem da conta. Precisa entender se isso acontece somente quando vc tem que falar em público, se está relacionado ao medo de ser avaliado de não ser suficientemente bom ou se está relacionado a outras questões também. A melhor maneira de entender essa questão mais a fundo seria marcando uma consulta com psicologo.
A psicoterapia vai fazer você refletir e entender o que tem por traz desse medo incontrolável. Vai te trazer autoconhecimento e segurança.
Marque uma consulta com psicologo.
Boa Sorte
Olá. Para desenvolver uma hipótese mais acertada seria interessante um acompanhamento em Psicoterapia para explorar o que poderia está manifestando essas ações. É possível perceber que existe uma expectativa em você sobre o que os outros podem está achando da sua desenvoltura em público. Para melhorar esse seu julgamento sobre si mesmo, seria desenvolver o autoconhecimento, quanto mais você souber de você mesmo, mas você terá subsídios para se sentir seguro e conseguir passar melhor em ocasiões como esta. A Psicoterapia pode ajudá-lo no autoconhecimento e consequentemente refletir em outros aspectos, como neste caso.
Olá! As fobias sociais ocorrem por fatos traumáticos ocorridos ao longo de sua vida que foram negligenciados, por parte dos responsáveis ou por você mesma. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Olá, a questão da insegurança é natural, ainda mais na sua idade. Contudo, para que você não tenha mais prejuízos, precisa ser trabalhada a sua autoestima, te fortalecendo e mudando as crenças. Através de terapia é possível trabalhar essas e outras questões. Saiba que, ao contrário do que muitos pensam quem procura por psicólogo, não é quem está desequilibrado, mas sim, quem tem discernimento para procurar ajuda para solucionar seus problemas, viver com mais qualidade de vida. Pessoas que estão com algum desequilíbrio, estão presas em seus vícios, muitas vezes não conseguem enxergar a realidade e procurar ajuda, se julgam autossuficientes, se fazem de vítimas, culpando os outros por suas dores e julgam-se incompreendidas. A psicoterapia ajuda no processo do autoconhecimento, autoaceitação e ajuda a pessoa a ser forte para lidar com suas dores e problemas. Espero ter te ajudado!
Olá , eu imagino o quanto deva estar sendo difícil para você, principalmente nessa fase da escola que sempre existe um trabalho em grupo e apresentações a fazer. Bom, para que essa questão seja bem resolvida é necessário realizar um boa avaliação psicológica, para que assim se entenda o porque você esta apresentando tais sintomas.E consequentemente se inicie intervenções adequadas ao caso. Procure um psicologo especialista em adolescentes , isto é importante.
Fique tranquilo, dará certo!
Terapia! Pensar em você sempre em primeiro lugar. Assim poderá estar confortável com quem quer que seja! Beijos Beijos
Olá. Procure um profissional de psicologia, assim você poderá entender melhor e lidar com as crenças e os comportamentos que causam isso, trabalhar as suas habilidades sociais e autoestima em terapia. A adolescência é um fase muito importante e complexa da nossa vida e que pode ser necessário e normal procurar a ajuda de um psicólogo.
Olá! a psicoterapia lhe ajudará a lidar com estas situações. Ansiedade é uma emoção ( todos possuímos), penas é necessário lidar com a mesma e regular quando ela nos atrapalha. Neste caso parece estar lhe incomodando e assim aprender a lidar com ela e com você mesmo é algo que te dará subsídios para viver melhor estas situações .
Meu jovem essa fase, adolescência, é um pouco complexa e confusa. Então VC está no caminho certo, chegou até aqui :) Eu fico feliz em saber da sua iniciativa de procurar suporte e por estar recebendo a orientação de todos esses profissionais. Parece que VC já tem uma boa noção do que te incomoda: estar no centro das atenções; falta de confiança; e o julgamento alheio. Acredite, são medos clássicos desse período da vida. Até os adultos passam por isso. Se VC puder, procure um bom Psicólogo(a), isso vai te ajudar muito e acelerar o seu desenvolvimento pessoal/social. Mas VC já pode fazer algo. Compartilhe seus receios com pessoas de confiança e você vai perceber que muitos também apresentam os mesmos receios. Observe quem consegue fazer aquilo que você julga não conseguir e vai perceber que é mais uma questão de prática do que talento. Procure por textos e vídeos encorajadores e, aos poucos no seu ritmo, desafie-se a se expor e a contrariar seus próprios medos. Funciona! Grande abraço!
Ola
Voce deve estar sofrendo com essa dificuldade de se expor. O lado bom é que voce desconfia de uma certa inseguranca medo de ser julgado .
Acredito que voce tambem possa estar cobrando muito de voce mesmo o que nao ajuda muito.A ajuda de um psicologo pode te ajudar a ter um autoconhecimeto e ensinar voce a reconhecer alguns lumites .
Nao precisamos sofrer .Procure ajuda e boa sorte!
Olá. Esses comportamentos e reações fisiológicas que você tem podem ser em decorrência de uma ansiedade social, conhecida também como fobia social. Você tem medo da avaliação negativa dos outros, bem como tem expectativas altas e rígias quanto ao seu desempenho em situações sociais. Vale muito a pena você fazer um processo de psicoterapia para ajudá-lo a superar essas questões.

Abraço!
Seria interessante que você buscasse ajuda de um profissional, o processo terapêutico irá te ajudar a entender e lidar com essa insegurança e também com todas as angustias, limitações, medos e frustrações que acontecem durante o período da adolescência. Boa sorte.
Olá! Sua desconfiança faz sentido e já é um ótimo passo ter consciência da situação e procurar soluciona-la.
E demonstra uma certa maturidade procurar ajuda, tendo em vista a sua idade.
Seria muito interessante que você já procurasse um profissional (psicóloga (o) clínica) que lhe transmita confiança para cuidar dessa situação que lhe aflige. Isso porque as situações de exposição não pararão por aí: continuarão na sua vida escolar, acadêmica e profissional. E caso você não dê atenção a isso o quanto antes, essas reações tenderão a continuar ou até a piorar.
Olá! Além da insegurança que é interior, acobtecem fatos (exteriores) que parece que fazem mesmo que ou outros olhem pra você. Como quando as pessoas ficam vermelhas parece que os outros notam e parece piorar a situação. Isso piora as coisas mesmo. Mas vamos lá, a insegurança é normal, especialmente na sua idade e nas situações que relatas. Mas se isso é vivido por você como algo angustiante, como pareceria ser, seria bom começar um processo com um psicólogo. Poderíamos estar diante de uma situação de ansiedade social e será importante que seja abordado com um profissional. Até mesmo pra você entender porque isso acontece com você e o que pode ser feito.
Espero poder ter ajudado.
Olá, muita coisa acontece desde que nascemos, e as vezes, precisamos aprender, a lidar com feridas (rejeição, abandono, humilhação, injustiça e traição) e diversas situações fazendo o enfrentamento, sem nos causar tanta dor e sofrimento. Mas para se conseguir, é necessário reconhecer que precisa de ajuda de um profissional psicólogo, para ser feito uma psicoterapia direcionada de acordo com a necessidade do paciente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. Seria interessante você passar por uma psicoterapia para avaliar melhor o seu caso, isso não quer dizer que você tenha um problema. A psicoterapia permite um autoconhecimento e costumam ajudar com a insegurança. Atenciosamente.
Uma vez que você identifica que sente um desconforto quando tem que se posicionar em público e isso lhe causa prejuízos, deveria procurar um psicólogo para trabalhar a sua segurança, timidez, medo, tudo isso relacionado com a sua autoestima. Uma boa dose de amor próprio é um bom remédio para curar esse "medo" do olhar do outro. Você precisa se sentir mais capaz. Porque você é capaz, mas talvez inseguro por traumas vividos, palavras negativas, etc.

Att.

Samantha
Olá! sei o quanto é desconfortante isso pq também fico vermelha, mas aprendi a lidar e quero te dizer que é super possível! Hoje isso não me incomoda, mas já incomodou assim como incomoda você. A orientação dos colegas acima são muito importante e nenhuma dica substitui terapia. Mas para que vc possa lidar com isso, vc precisa aprender que isso não seja o centro de tudo, focar em outras coisas mais importantes tipo sua apresentação, e tbm aprender a rir disso, vai tornar mais leve. Funciona fazer isso como uma maquiagem, tratamento mesmo somente em terapia.
Olá! O primeiro passo, que é perceber que algo não vai bem, você já deu. Fico contente por isso! Apesar da insegurança ser um sentimento normal na sua idade, se isso vem prejudicando a sua rotina e te causando sofrimento, está na hora de buscar ajuda psicológica especializada. Que bom que você chegou até aqui! Pelo seu relato, você parece estar sofrendo de um quadro intenso de ansiedade e isso pode ser muito bem tratado na Psicoterapia. Converse com o seu responsável sobre a necessidade de marcar uma consulta com Psicólogo e agende uma primeira sessão para dar inicio a avaliação. Além de favorecer o autoconhecimento, você também terá acesso a recursos que irão facilitar o seu dia a dia. O suporte de um profissional fará toda diferença em sua jornada. Cuide-se bem!
Bom dia! É importante fazeres uma avaliação e iniciar psicoterapia. É provável, pela sua descrição de como se sente, que tenhas um transtorno de aniedade que se mostra mais intensa quando tem contato com um maior número de pessoas e sente que estás exposto. A fobia social está no grupo dos transtornos de ansiedade que são uma desregulação do medo. É importante o tratamento para que consigas te expor sem esse mal estar e para que não passe a fazer uso de estratégias evitativas, como não apresentar trabalhos, não expressar sua opinião, etc. Qualquer dúvida que tenhas, fico à disposição para esclarecimentos!
Olá! A ansiedade frente a exposição ao novo é natural, todos nós podemos apresentar, porém é preciso analisar se isso tem lhe causado prejuízos de algum modo. A psicoterapia pode lhe auxiliar a lidar com tal situação. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Boa noite tudo bem? Vc é muito jovem e identificou bem, essa questão provavelmente tem haver com alguma insegurança que pode ser tratado por psicóloga (o). Busque ajuda quanto mais cedo se iniciar o tratamento mais vc terá eficácia no tratamento. Abraço
Olá! Terapia. Um dos benefícios da terapia é dar ao paciente a capacidade de compreender melhor a si mesmo. A terapia permite que o indivíduo possa dominar e administrar melhor os seus sentimentos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles. Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas no seu modo de pensar, e melhorar sua vida significativamente. Procure ajuda de um Psicólogo, a terapia é uma grande aliada para te ajudar nesse processo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Olá! Veja, a terapia pode lhe auxiliar a promover o desenvolvimento de habilidades sociais que fortaleçam sua segurança diante dos outros, com o intuito de melhorar os relacionamentos interpessoais. O tratamento é útil para as pessoas que têm dificuldades em se relacionar com outras pessoas, o que consequentemente evita o isolamento social. O tratamento terapêutico pode ser um meio para descobrir a fonte dos problemas do paciente e ajudá-lo a lidar melhor com aquilo que lhe gera desconforto, através dos seus próprios recursos internos.
Olá! Faça terapia. Na psicoterapia você vai se autoconhecer e a descobrir habilidades sociais para ser mais assertivo e a desenvolver autoconfiança. Um abraço!
Olá! Acredito que seria muito importante você buscar acompanhamento Psicológico, pois na terapia você terá espaço para compreender o que está por trás dessa falta de confiança e desenvolver recursos para enfrentar essa situação que tem lhe afetado tanto. Espero ter ajudado!
Olá! Esta experiência que você nos narra e seu interesse em resolvê-la pode ser um convite para o seu autoconhecimento. A psicoterapia pode te ajudar muito neste momento a lidar com esta e outras questões que possam estar te causando sofrimento. Um abraço.
Olá! No seu relato é possível identificar a vergonha, insegurança, ansiedade... A pessoa insegura não confia em si mesma, em suas habilidades e qualidades, ou seja, acredita não ser boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou até mesmo para ser amada, aceita e reconhecida pelos outros. Desencadeia um sentimento de incapacidade e de não merecimento, mesmo que os fatos mostrem o contrário. Essa pessoa se vê incapaz de ultrapassar determinado desafio, de realizar uma mudança em sua vida, de tomar uma decisão importante. Ela faz autocríticas severas e tem grande medo de fracassar, de errar, de ser rejeitada e de se frustrar. A insegurança pode ser tão forte que a impede de progredir ou até mesmo de realizar coisas normais na vida como trabalhar e estudar. Em todo esses sentimentos pode haver ansiedade. A psicoterapia poderá ajudar a supera, obtendo autoconhecimento, identificando os pensamentos distorcidos, aprimorando a autoestima, aprendendo técnicas de habilidades sociais e para o controle da ansiedade. Procure um psicólogo.
Oii, como você está?
Nossa, difícil essa situação hein? Mas a boa notícia é que vc veio até aqui pedir ajuda, e isso significa MUITO hein? significa que vc quer mudar e melhorar.
VOcê está tentando sair dessa forma de funcionamento, que parece estar te afetando de várias formas, inclusive suas relações pessoais, que é fundamental para nossa saúde mental.

Segundo, queria te falar que não há nenhum problema com você. Imagino que haja mais vários pensamentos que te joguem pra baixo. E que isso te deixe insegura e te impede de interagir com outras pessoas. Vou te contar um segredo: você não está sozinhao. Insegurança é algo que nos atinge até a vida adulta. As vezes tem-se a pensar que é algo apenas da adolescência. Mas, muitos tem insegurança. A grande questão é que no seu caso tem inclusive te dificultando de interagir com outras pessoas. E tem inclusive repercutido na questão da autoestima e da vergonha. A minha abordagem seria entender do que você tem tanto medo, e prezar por baby steps, pequenas vitórias. Para fortalecer sua autoestima aos pouquinhos e você se sentir mais corajosa e confiante e combatendo essa insegurança. A terapia seria um ótimo espaço para isso. ;) Espero ter oferecido algum insight. Fico à disposição se puder te ajudar!
Caso faça sentido, sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição, e te convido a vir conhecer meu trabalho. Trabalho om adolescentes. @leticiafernandespsi
Trabalhar sua confiança e medo de julgamento dos outros. Psicoterapia vai te ajudar nesse processo.Abraço