Para adultos com suspeita de TEA, ao fim da avaliação neuropsicológica há o diagnóstico definitivo?

19 respostas
Para adultos com suspeita de TEA, ao fim da avaliação neuropsicológica há o diagnóstico definitivo? Gostaria de saber se o documento gerado ao final do processo inclui o CID 10 e serve para comprovar a condição de pessoa com TEA.
Olá,
A avaliação serve justamente para sugerir (ou não) um diagnóstico. Ainda que nenhuma avaliação seja irrefutável, ou seja, outro profissional pode discordar, ela por si só já carrega sua importância diagnóstica. Caso a avaliação do paciente em questão sugira o TEA, deverá constar nela a classificação diagnóstica do CID ou do DSM. A melhor maneira de ter certeza sobre qual das duas será usada, seria perguntar ao profissional escolhido para realizar a avaliação.
Entretanto, deve-se ficar claro que tanto o CID quando o DSM são igualmente aceitos no Brasil e possuem o mesmo peso.

Olá! Desde janeiro de 2022 a nova CID 11 une os transtornos espectro num só diagnóstico alinhando-se ao mais atual DSM 5. Somente um médico poderá dar o código CID. Portanto, com o resultado da avaliação neuropsicológica busque a orientação médica e o tratamento adequado para o seu caso. Um abraço.
Olá!
A emissão de documento com sugestão diagnóstica pode ser feita por médico ou psicólogo.
Por lei, o diagnóstico pode ser dado SIM pelo profissional de psicologia. Segundo o Art. 13 da Lei nº 4.119/62, que regulamenta a profissão
de psicólogo, § 1º - Constitui função privativa(*) do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de diagnóstico psicológico.
Em síntese, médicos e psicólogos podem realizar diagnóstico, com base nos critérios do DSM-5 e CID-11.
No entanto, o diagnóstico de TEA é multidisciplinar e clínico. Por isso é fundamental que essa hipótese seja corroborada por avaliação de outros profissionais de saúde.
Avaliação Neuropsicológica não diagnostica. Ela sugere , serve de ferramenta para auxiliar o neurologista ou psiquiatra para diagnóstico final.
Olá, o diagnóstico de TEA é multidisciplinar. A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta fundamental para o auxílio do diagnóstico, mas quem fecha é sempre o médico e é o laudo do médico que conta para a comprovação. Existem alguns resultados que são abservados no perfil neuropsicológico de quem tem TEA que podem ou não aparecer na avaliação. Um bom neuropsicólogo pode sim sugerir o diagnóstico mas nao podemos esquecer que outros exames sao necessários pois podem haver outras condições além do autismo que não aparecem na avaliaçao. Cada caso é único e nos casos de autismo leve a avaliaçao é uma ferramente primordial. No Brasil os diagnósticos devem ser fechados pelo médico, cabendo ao neuropsicólogo demonstrar os aspectos cognitivos e comportamentais com uma sugestão diagnóstica. Ou seja, o médico necessita da avaliaçao para fechar o diagnóstico.
Uma equipe multiprofissional básica para diagnóstico de TEA é composta por psicólogo/ neuropsicólogo, neurologista, psiquiatra. Refutadas outras condições psicológicas e/ ou fisiológicas, a partir da avaliação clínica e em mãos de outros instrumentos específicos para avaliação diagnóstica, esses profissionais avaliarão os resultados chegando a um diagnóstico conclusivo ou não para TEA.
Assim sendo, ao final desse processo, o médico poderá emitir um laudo com as especificações correspondentes do CID 11 e DSM 5.
Espero ter ajudado de alguma forma.
A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta fundamental para o auxílio do diagnóstico, demonstrando os aspectos cognitivos e comportamentais. No laudo o neuropsicológico faz a sugestão diagnóstica baseado no CID 10 ( no Brasil ainda estamos em transição para a CID-11), mas é necessário ter um acompanhamento médico para que ele faça o seu relatório, baseado na avaliação, nos exames e seu olhar clínico, as especificações correspondentes do CID.
Olá. Como você está? Olha, sabemos que existe um número cada vez maior de adultos sendo diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Mas mesmo assim, ainda existem poucos estudos disponíveis sobre isso. Este é um dos motivos que faz com que pacientes mais velhos passem por dificuldades no acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. Infelizmente, muitas pessoas em sofrimento sequer imaginam que fazem parte do quadro de Transtorno do Espectro Autista. Esta discussão sobre o transtorno do espectro autista na fase adulta é ainda muito pequena. Sabemos que o autismo é para a vida toda, e compreender seu funcionamento em cada fase da vida é fundamental para garantir qualidade de vida e inclusão social das pessoas autistas. Sugiro que você busque avaliação em equipe multiprofisional composta por psicólogo especializado em TEA, psiquiatra especializado em TEA e neurologista especializado em TEA. Abraços!
Olá! A avaliação neuropsicológica é fundamental na avaliação diagnóstica para TEA. A avaliação diagnóstica deve ser multidisciplinar, contando com médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros. Não se pode contar apenas com a avaliação neuropsicológica, pois esta não produz resultado definitivo.
Avaliação Neuropsicológica avalia todas as funções cognitivas que todos nós temos, dentre elas: memória, atenção, linguagem, funções executivas, entre outras. Se faz um mapeamento cognitivo de cada paciente para identificar padrões específicos das funções que estão preservadas ou prejudicadas, como no caso do TEA, no entanto, a Avaliação Neuropsicológica não diagnostica, mas é muito necessária pra sugerir, servir de ferramenta para auxiliar à equipe multidisciplinar, esses resultados serão avaliados chegando à uma conclusão positiva ou não para o transtorno, assim sendo, o médico poderá fazer o diagnóstico correspondente ao CID 11 e DSM 5. Espero ter te ajudado!

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
A avaliação neuropsicológica é um suporte essencial para diagnóstico de TEA, mas ainda sim é necessário que o médico avalie de forma multidisciplinar para fechar o diagnóstico. Temos que levar em consideração que os critérios neuropsicológicos são imprescindíveis, mas dependendo da demanda outros exames também são necessários.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta que auxiliará o médico no diagnóstico. A avaliação para diagnóstico do TEA é multidisciplinar, sendo a avaliação neuropsicológica, um dos recursos, o médico ainda poderá solicitar avaliação fonoaudiológica, exames de imagem, para descartar outros quadros diagnósticos. Porém os resultados da avaliação neuropsicológica, são de suma importância para confirmar, ou não, a hipótese clínica do médico. A avaliação neuropsicológica é realizado pelo neuropsicólogo e o diagnóstico para comprovação da condição é dado pelo médico, sempre.

Não, o diagnóstico definitivo de Transtorno do Espectro Autista (TEA) só pode ser feito por um profissional de saúde qualificado, como um médico ou psicólogo. O documento gerado ao final da avaliação neuropsicológica não inclui o CID 10 e não serve para comprovar a condição de pessoa com TEA. O diagnóstico definitivo de TEA é feito com base em critérios clínicos, que são descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).
O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é feito através da avaliação clínica realizada por um profissional de saúde qualificado, que pode incluir uma avaliação neuropsicológica. A avaliação neuropsicológica é uma parte importante do processo diagnóstico, pois pode ajudar a identificar sinais e sintomas do TEA, além de avaliar outras funções cognitivas e comportamentais que possam estar afetando o indivíduo.

Ao final da avaliação, o profissional deve fornecer um relatório com o resultado da avaliação, que pode incluir o diagnóstico de TEA, caso seja identificado. O diagnóstico é feito com base nos critérios estabelecidos pelo DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) ou pela CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

O relatório gerado ao final do processo pode incluir informações sobre o diagnóstico de TEA, incluindo a classificação do transtorno (por exemplo, TEA leve, moderado ou grave), além de outras informações relevantes sobre as dificuldades e necessidades do indivíduo. O relatório pode ser usado para comprovar a condição de pessoa com TEA e pode ser necessário para o acesso a serviços e apoios específicos.
Te convidamos para uma consulta: Avaliações para diagnostico tea (autismo) crianças; adolescentes e adultos - R$ 450
Olá, o diagnóstico para TEA deve atender a critérios clínicos, seja da CID10 ou DSM-5. É a partir desses requisitos e por vias de uma investigação concisa do histórico de vida do paciente, que é possível conduzir uma perspectiva da presença ou ausência do transtorno.

A avaliação neuropsicológica tende a colaborar com indicadores de alterações do funcionamento neurocognitivo (linguagem, atenção, funções executivas etc.), que podem ou não estar envolvidos na intensificação de possíveis sintomas. Contudo, o psicólogo pode utilizar outros instrumentos para facilitar com o diagnóstico clínico.

Quanto ao diagnóstico ser definitivo, por se tratar de uma condição que necessita de avaliação multidisciplinar, ele não tem essa função conclusiva, mas o psicólogo pode indicar tendências ao transtorno, facultado de inclusão de códigos CID ou DSM em laudos e atestados pela Resolução 06/2019 do CFP. Abraços!
Bom dia, a avaliação neuropsicológica é um passo importante para a busca do diagnóstico já que ela auxilia o médico ao avaliar o seu padrão cognitivo de forma geral, verificar se o QI está preservado e entender se existe alguma característica de alto ou baixo desempenho em alguma área. Ela também ajuda a excluir outros quadros que pudessem simular os mesmos sintomas do TEA e a sintetizar em um relatório todo um processo investigativo de sintomas, capacidades cognitivas, psicológicas , sociais e de personalidade. Ao final, o psicólogo pode realizar o diagnóstico PSICOLÓGICO (não médico) e pode sugerir o diagnóstico médico, inclusive incluindo o CID/ DSM, mas por lei , para que vc possa buscar os direitos devidos aos portadores de TEA, vc necessita que algum médico ratifique esse diagnóstico e escreva ele próprio uma declaração falando que vc tem TEA e colocando o CID. De qualquer forma, o diagnóstico de TEA é multidisciplinar e raramente um médico fecha o diagnóstico sem pedir antes a avaliação neuropsicológica, por isso muitos pacientes, especialmente aqueles com suspeita de autismo leve e já adolescentes ou adultos, buscam primeiro a avaliação neuropsicológica e depois vão ao médico já amparados pelo resultado da avaliação.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Indicada no diagnóstico diferencial de transtornos do neurodesenvolvimento, auxilia na identificação precoce de alterações cognitivas nos quadros de Alzheimer, Trantornos Atencionais, Depressivos, Traumas Crânio Encefálicos e em uma diversidade de condições que afetam as funções cognitivas e psicomotoras, como no TDA e no TEA.

O diagnóstico neuropsicológico é função privativa do psicólogo. De acordo com as regulamentações que regem seu exercício profissional, é obrigatório que o psicólogo possua qualificação específica para elaborar diagnósticos neuropsicológicos.

Para a avaliação são necessárias de 06 a 08 sessões, onde além da avaliação clínica, são utilizados testes Neuropsicológicos específicos para a elaboração do laudo diagnóstico.

O laudo neuropsicológico é um documento que serve para comprovação diagnóstica, mas vai ser necessário também a avaliação do médico psiquiatra ou neurologista. Sobre incluir ou não o CID vai depender do profissional que você fizer a avaliação. Via de regra, após a avaliação nós sugerimos a hipótese diagnóstica e colocamos a classificação da mesma e encaminhamos para avaliação com o médico (psiquiatra ou neurologista).
A avaliação neuropsicológica é parte de um processo multidisciplinar. Como disseram os colegas, ao final existe uma hipótese diagnóstica.
Que será considerada junto à outras observações clínicas e avaliações.