Percebi que me identifico com muitos sintomas da depressão, e gostaria de saber com que especialista

18 respostas
Percebi que me identifico com muitos sintomas da depressão, e gostaria de saber com que especialista poderia conversar?
Como você já afirmou se percebe com características Depressivas. Isso pode significar que você passa por um momento de crise Depressiva ou está sofrendo de Depressão. Seria muito importante poder passar por uma entrevista de avaliação psicológica pra que pudéssemos ter a melhor resposta. Estou à disposição! Obrigada!

Uma consulta psicológica pode ser altamente eficaz à princípio. Nesse caso o profissional poderá avaliar se é uma tristeza transitória, depressão, luto ou melancolia. Em qualquer das hipóteses o tratamento psicológico se coloca como essencial. Identificar-se com sintomas não representa dizer que a pessoa tenha a patologia.
Um bom profissional para você conversar sobre o assunto seria com um psicólogo para diagnosticar e caso haja realmente os sintomas te orientar no melhor procedimento a ser realizado.
Ao contrário do que se pensa e do que a mídia faz questão de enfatizar, nem sempre se identificar com sintomas de depressão quer dizer que esteja atravessando, efetivamente, um quadro clínico deste tipo... Você pode estar experimentando, por exemplo, um momento de grande tristeza por conta de uma perda significativa ou de uma situação que possa trazer esse tipo de resposta emocional. Neste caso, seria interessante que pudesse conversar com um profissional especializado nestes quadros, como um psicanalista, para que, ao longo de algumas sessões, pudesse ter uma idéia mais clara do que está atravessando e de qual a abordagem mais adequada para o tratamento deste quadro... Espero ter ajudado
Abraços
Olá! Reconhecer a necessidade de procurar a ajuda e se interessar por seu diagnóstico e tratamento é um primeiro e importante passo. Os profissionais que você precisaria agendar uma consulta são o psicólogo e,conforme haja necessidade, o psiquiatra.

Fico a sua disposição.
Há que se pensar que sintomas são esses e por quanto tempo persistem. Tristeza, angústia e desânimo são comuns a todos nós, em certos momentos, mas hoje esses sentimentos são mal vistos. O otimismo e a vitalidade são quase uma obrigação, reforçados nas redes sociais e por algumas linhas terapêuticas. Isso gera culpa e aumenta a baixo auto estima de quem está passando por uma fase introspectiva ou mesmo mais desanimada. Claro que se a angústia é persistente, paralisa o sujeito ou gera sofrimento em demasia, é necessário um olhar mais profundo para as causas dessa dor. Viver triste não deve ser a regra. Se for esse o caso, a busca por um psicólogo clínico ou psicanalista é uma alternativa para tratar essa angústia e, dependendo da sua intensidade, um psiquiatra será indicado por esses profissionais.
Olá! Procurar por um psicólogo é a recomendação, porém caso a depressão seja persistente ou duradoura é necessário também ajuda de um psiquiatra para orientação medicamentosa.Coloco-me a disposição !
Olá. Ter alguns sintomas não implicam em ter o Transtorno Depressivo, por isso sua pergunta é muito pertinente, uma vez que busca identificar se realmente os sintomas são característicos da patologia. Um psiquiatra e um psicólogo podem lhe auxiliar no diagnóstico e tratamento. Abraços.
Olá, A melhor indicação é você procurar um Psicólogo. Fazer psicoterapia, irá te ajudar a ter um autoconhecimento das suas emoções e dos seus comportamentos. Assim você descobrirá a causa dos sintomas relacionados a depressão. Coloco-me a disposição! Psicóloga Táila Menegate.
Olá, tudo bom?

Um psicólogo poderá fazer uma escuta atenta dos seus sintomas e ajudar você a entendê-los de forma mais ampla. Em alguns casos pode ser importante o uso de medicamentos. Psicólogos não podem prescrever remédios, mas são profissionais capacitados para avaliar junto a você essa necessidade e, caso necessário, indicar um médico para um tratamento conjunto, que como mostram as pesquisas científicas é o mais eficaz nesses casos.

Não tenha medo ou vergonha de procurar um psicólogo, certamente será de grande valia para você!

Espero ter ajudado. Forte abraço!
Olá!
Acredito que o primeiro passo é procurar um psicólogo para ele te auxiliar na compreensão do seu cenário emocional e também contexto de vida atual.
Depressão pode ser confundida com tristeza, é importante entender melhor o que está acontecendo com você nesse momento, para assim, auxiliar de forma efetiva na condução do caso.
De qualquer forma, entendo que você não está se sentindo bem, logo, acredito que o psicologo seja o melhor profissional nesse primeiro momento
Olá,
um Psicólogo poderá ajuda-la a entender melhor seus sintomas. A terapia é um local onde você vai ter um autoconhecimento das suas emoções e dos seus comportamentos. Nesse caso ele irá avaliar se é uma tristeza, depressão ou melancolia.
Fique bem e faça terapia, tenho certeza que irá ajuda-la.
Beijos, Juliana Cozzolino.
Procure um psicólogo para você poder falar do que se tratam esses "sintomas de depressão". Hoje em dia fala-se de depressão quase como se fosse uma sinusite, um resfriado, ou qualquer outra doença orgânica em que se sente o mal estar no corpo e se corre para o médico para ele te encher de remédio. Nem todos os médicos, é claro, sem generalizações, mas o fato é poder se questionar o que se produz quando se iguala tristeza, desânimo, instrospecção, que fazem parte da vida, com doenças do corpo. Não estou dizendo que não se trata de um sofrimento e que não precise de atenção, pelo contrário, acho que é necessário sim um cuidado com isso, e até um tratamento se for o caso, mas um tratamento que tenha esses pressupostos que aqui trago, ou seja, que não negue que o sofrimento, a tristeza, a ansiedade fazem parte da experiência humana, e assim sendo estão sempre relacionadas ao sentido que cada um dá para elas, ou pelo menos deveria.
Olá, amigo(a)!
Procure, primeiramente, um(a) psicólogo(a), pois é o (a) profissional que terá condições de avaliar se se trata mesmo de um quadro depressivo ou não, podendo lhe ajudar a sair dessa situação sem medicamentos. Somente em casos crônicos é que o encaminhará à um psiquiatra.
Estou a disposição! Um abraço!
Olá!
A Depressão pode ser tratada Psicólogo e, em alguns casos pode ser necessário consultar um Psiquiatra.
Olá,
é muito importante identificar esses sintomas, mas para avaliação é necessário que consulte um psicólogo e psiquiatra, no caso da necessidade de medicação. A avaliação será necessária para investigar o seu quadro e o principalmente o que gerou para que esses sintomas tenham surgido.

Espero que tenha esclarecido sua dúvida.
Um abraço,
Leilane
Deve fazer avaliação com psicólogo. Caso seja pertinente vai te indicar também um psiquiatra para tratamento medicamentoso.
Olá, boa tarde
Procure um psicólogo, este irá te avaliar para saber se você está realmente deprimido. Além disso, ele vai te acolher, te respeitar, te ouvir, não irá te julgar e poderá te ajudar a passar por esse momento difícil de uma forma mais leve. Vocês irão trabalhar para descobrir quais são as causas emocionais que estão gerando esses sintomas de tristeza.