Pessoas com TEPT podem ter dificuldade em demonstrar sentimentos por conta do desapego emocional?

25 respostas
Pessoas com TEPT podem ter dificuldade em demonstrar sentimentos por conta do desapego emocional?
NÃO, pois indivíduos com TEPT que é o estresse pós traumático não apresentam desapego emocional, mas apresentam um distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar após vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador trazendo de volta memórias do trauma acompanhada por intensas reações emocionais e físicas.

Encontramos um conjunto de sintomas para determinados transtornos. Infelizmente a cormobidade pode acontecer. Isto significa que o ser humano cria sintomas não comuns a sua patologia. Um grande problema é achar que uma característica pessoa aconteça por conta de um problema. Por isso o especialista deve ser consultado.
Pessoas com TEPT não costumam apresentar dificuldade em demonstrar seus sentimentos. O que costuma acontecer é a pessoa relembrar o episódio traumático pode reviver o trauma com fortes reações físicas e emocionais
Olá boa tarde, muito depende da ou das experiencias traumaticas que contribuiram a desenvolver o TEPT, quanto mais antigas e vivenciadas nos primeiros anos de vida podem gerar uma forma de desapego para evitar certo sofrimento que não se consegue suportar e/ou compreender. O que considero importante é se deixar ajudar de algum profissional da area da psicologia para te ajudar a entender o que acontece com voce quando precisa expressar algum sentimento e chegar juntos a raiz do problema que pode ser emocional, por carencias afetivas e ou traumatico mesmo. A terapia do EMDR ou Brainspotting podem ajudar muito a encontrar respostas. Espero ter ajudado.
Olá.
Segundo critérios diagnósticos do DSM (Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais), indivíduos com TEPT podem apresentar emocional negativo como medo, pavor, raiva, culpa ou vergonha.

Pode haver sentimentos de distanciamento em relação as outras pessoas, além de incapacidade de sentir emoções positivas como felicidade, satisfação ou amor.

Espero ter ajudado. Me coloco À disposição!
O TEPT dependendo do agravamento, se houve comprometimento na função memoria, pode ser que a afetividade por individuos que ja mantinha relações anteior ao fenomeno, se a função memoria sofreu danos sim. Mas isso só é percebido no dia-a-dia do sujeito. Isso depende do dano causado na esfera global do sujeito com TEPT. Obs: se a memoria foi comprometida, como o sujeito irá demonstrar afeto por alguém q ele nao lembra? Mas independente disso, ele pode construir novos vinculos afetivos.
Quando uma pessoa é exposta a um evento que ameaça a integridade física, violência sexual, lesão grave, etc; ele passa a apresentar alguns sintomas de sofrimento psicológico e evitação como: estados emocionais negativos com certa constância (medo, culpa, raiva, pavor, ou vergonha) e também incapacidade constantes para sentir emoções positivas (felicidade, satisfação ou amor); conforme o DSM-5 ( Manual Diagnóstico de transtornos Mentais). Um TEPT sim, pode estar ligado a um desapego emocional, que seria uma evitação a um evento traumático. Mas o importante procurar um profissional de psicologia da sua confiança que investigue a causa do problema. Espero ter te ajudado. Grande Abraço.
Olá, como você está?
O TEPT é um distúrbio emocional bastante complexo, em termos de subjetividade. Não há como afirmar que uma pessoa que sofre de TEPT terá dificuldades de expressar emoções, nem o contrário, afinal os modelos de respostas pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas irão fazer o possível para evitar emoções, enquanto outras podem hipercompensar abusando de drogas, por exemplo. É necessário uma avaliação mais aprofundada para entender o que é sintoma relacionado ao TEPT e o que é comorbidade.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Sim a pessoa com stress pós traumático pode sim apresentar desapego, principalmente logo após o evento traumático. Essa dificuldades de demonstrar sentimento é uma defesa para se proteger emocionalmente e não sofrer mais. Porém, precisa ser muito bem avaliado se essa característica ja não existia antes... mas independente se veio de antes ou após o transtorno, é uma característica que pode ser trabalhada e melhorada com ajuda do psicólogo! Se vc ou a pessoa precisam de ajuda busque, mesmo que não seja presencial, hoje temos a psicoterapia on line! Abraços
A vivência catastrófica experienciada durante uma reação aguda ao Estresse é única para cada pessoa. Na dependência das adaptações de personalidade entre 0 a 6 anos de idade, e da intensidade e extensão do trauma, pode levar o indivíduo a passar por um período de anestesia afetiva, como defesa egóica. Ao sentir cada revivenciamento do episódio traumático (flashbacks) pode ocorrer um dos maiores sofrimentos no TEPT. Isso leva a pessoa a alternância dessas duas sintomatologias. Isso requer, além do tratamento psiquiátrico, uma abordagem especial, como é feita por profissionais praticantes de técnicas específicas da Análise Transacional(AT), objetivando a volta à homeostase psíquica original. Um dos maiores problemas é quando ocorre um retrauma, que pode causar a cronificação do TEPT
Sim, por ter sofrido anteriormente a pessoa pode ficar com receio em se aproximar das pessoas, mas com o tempo a tendencia é passar e tudo volta ao normal.
Faça terapia e se sentirá bem melhor.
Olá! O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) pode ter como uma de suas consequências, de acordo com o trauma sofrido, esquiva ou desapego emocional, com a intenção de se proteger de emoções negativas. O trauma pode levar a pessoa a ter dificuldade em manifestar sentimento e emoções. É possível tratar este transtorno e não buscar ajuda pode levar ao desenvolvimento de comorbidades, ou seja, a pessoa pode ter outros transtornos, como ansiedade generalizada e depressão, a partir deste. Fico à disposição! Abraço
Olá! Uma das estratégias no TEPT é a evitação de tudo o que relembre o trauma. A pessoa pode sim ter alguma dificuldade em expressar sentimentos relacionados à situações que para ela tenham alguma conexão com o evento traumático. De qualquer forma, isso não quer dizer que existe um desapego emocional, mas uma evitação à algumas situações e emoções que podem trazer uma sensação de vulnerabilidade.
Olá!
Não há essa questão de desapego emocional. O que acontece em portadores do TEPT, fazendo parte da sintomatologia, é a evitação das lembranças traumáticas. São estratégias do portador do TEPT. Talvez, assim, dê a ideia de uma postura desinteressada, de um entorpecimento emocional. A revivescência intrusiva é bastante penosa para os portadores do TEPT. Desse modo, a proximidade exige cuidados para não abordar temas que produzam mais sofrimento.

Espero ter ajudado.
Abraços
Fiquei refletindo sobre a sua pergunta e me indaguei sobre se é dificuldade de demonstrar sentimentos ou se é dificuldade de falar sobre eles com receio de não ser compreendida(o). Isto porque apresenta sintomas e medos que, para os outros, não são claramente relacionados com a realidade atual, mas que só você reconhece esta relação e por medida de proteção se isola para evitar complicações maiores do que os que já tem.
Olá! Desapego emocional ou defesa inconsciente para o envolvimento emocional? Claro, se for a segunda opção, isso não será exatamente claro para você. TEPT pode ser tratada com Terapia EMDR. Os conteúdos emocionais podem se confundir com uma facilidade incrível. Autoconhecimento é algo útil. Uma das possibilidades para tanto é a terapia EMDR. Abraço!
Olá, é muito difícil responder sua pergunta sem entender seu histórico e como se deu o TEPT. Um bloqueio emocional pode sim existir após um trauma, mas precisamos saber qual origem do mesmo. Você está em tratamento do TEPT com um psicólogo? Se sim, vale a pena levantar essa questão para ser trabalhada. Se a resposta for não, a melhor forma de entender esta dúvida é a psicoterapia. Assim será respeitada a sua individualidade e poderá conectar essa dificuldade ao TEPT ou não.
Olá.
O transtorno de estresse pós traumático ( TEPT) causa grande sofrimento psíquico e é comum pessoa que sofrem desse transtorno utilizar estratégias de esquiva e evitação para se protegerem do incómodo de situações que a fazem lembrar do trauma, e pode levar pessoas que convivem com ela a pensar que não está nem aí para o que está acontecendo a sua volta.
Podendo prejudicar suas relações. Por meio de um terapeuta cognitivo comportamental a pessoa pode resigniificar o trauma e voltar a vivenciar sua emoções de uma forma mais saudável .
Aconselho a procurar um terapeuta da TCC
Oi, como estão as coisas ai? O TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) além de ser um distúrbio bem complexo atravessa a subjetividade humana, cada pessoa reage de forma distinta, ou seja, as reações variam de pessoa para pessoa, devido a nossa singularidade e subjetividade. Logo, afirmar ou não, que uma pessoa que sofre de TEPT tem dificuldade de expressar emoções é impraticável. Me deixou curiosa essa tua afirmação sobre o desapego emocional. No mais, é aconselhável um acompanhamento com um Psicólogo Clínico. Esperto ter auxiliado. Me ponho ao seu dispor. Abraços!
Bom dia. Pessoas com TEPT podem ter dificuldades em demonstrar os sentimentos pela própria razão do trauma. Sugiro que você faça uma acompanhamento com um psicólogo para que ele a ajude a saber entender e lidar com seus sentimentos. Abçs!
Sim, há essa possibilidade. O TEPT pode se apresentar de várias maneiras e uma delas é o afastamento de emoções negativas (raiva, medo, pavor), que acaba afetando as positivas também (alegria, afeto). Por isso, a pessoa pode aparentar dificuldade de demonstrar sentimentos, mas na verdade ela está, inconscientemente, tentando escapar de sentimentos que trazem sofrimento e a lembram do trauma vivido.
Recomendo buscar um psicólogo para trabalhar como o trauma marcou a pessoa, pois o TEPT é um transtorno sério que pode piorar e ocasionar outros transtornos, como depressão.
Fico a disposição!
Olá! A pessoa que está vivenciando o transtorno de estresse pós-traumático pode apresentar comportamentos atípicos, tentando racionalizar o evento de forma a evitar "sentir". Infelizmente, a longo prazo, estes sentimentos podem emergir em forma de outros sintomas, como apatia, ansiedade, depressão, por não ter trabalhado o evento traumático. O sofrimento está lá e dificilmente desaparece sem auxílio psicológico. Busque o apoio de seus familiares, amigos e também de um psicólogo para voltares a ter uma vida plena! Fico à disposição! Um abraço, Psicóloga Natália Kowalczuk
Olá! O transtorno de estresse pós-traumático é muito complexo, mas é possível sim. Procure o auxílio de um psicólogo. É importante saber que depressão e outros transtornos de ansiedade também são comuns em pessoas com TEPT, portanto busque ajuda de um profissional para ter um diagnóstico e tratamento adequados. Um abraço!
Olá, o transtorno de estresses pós traumatico não necessariamente deixa as pessoas com redução de expressar sentimentos. Não expressar muito os sentimentos pode ser um caracteristica da personalidade da pessoa, como também ela pode ter outros transtornos como TDAH, Traços Autista, dentre outros. Para entender isso somente com uma avaliação psicológica ou psiquiátrica. O importante é não rotular.
Olá, como você está?

Pessoas que enfrentam TEPT, têm seu estado de regulação emocional, cognição e o comportamentos afetados. Essas Pessoas podem apresentar emoções negativas como medo, pavor, raiva, culpa ou vergonha. Podem haver sentimentos de distanciamento em relação às outras pessoas, além de incapacidade de sentir emoções positivas como felicidade, satisfação ou amor.

No entanto, é importante esclarecer que o desapego emocional não é um sintoma comum do TEPT, essas pessoas podem ter dificuldade em se recuperar após vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador, trazendo de volta memórias do trauma acompanhadas por intensas reações emocionais e físicas.

Portanto, embora as pessoas com TEPT possam ter dificuldades emocionais, isso não necessariamente se traduz em desapego emocional. Cada indivíduo é único e a maneira como o TEPT se manifesta pode variar muito de pessoa para pessoa. É sempre recomendável procurar a orientação de um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e um plano de tratamento personalizado. Espero que isso ajude a esclarecer sua pergunta!

Abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 280