Pode ocorrer mais de um transtorno de personalidade em uma pessoa?

9 respostas
Pode ocorrer mais de um transtorno de personalidade em uma pessoa?
O que é mais comum de ver é um transtorno de humor em comorbidade com um de personalidade. Acredito que seja possível a pessoa ter um transtorno principal com traços de outro, sem fechar o diagnóstico pra outro transtorno

Sim, é possivel ter mais de um transtorno concomitantes, bem como existe o Transtorno Misto de Personalidade, onde a pessoa tem traços de diferentes distúrbios, mas não reúne critérios para um específico. Importante fazer bem o diagnóstico diferencial (comparar/excluir), já que alguns queixas podem ser parecidas em vários transtornos. É comum confundir diagnósticos, o que favorece tratamentos inadequados e respostas insatisfatórias. A avaliação psicodiagnóstico tem esta função, ajudar a fazer o diagnóstico diferencial e apontar o diagnóstico correto.
Sim´, é possível! Muitos transtornos de personalidade têm traços semelhantes. O profissional terá que analisar a cada sessão o comportamento e o relato deste paciente, avaliando e comparando características de um transtorno e de outro. Através do DSM-V Manual diagnostico de transtornos mentais, o profissional corrobora a sua e fecha o seu diagnóstico de forma eficiente.
Sim é possível, q muitos sintomas parecidos podem aparecer em cariosa transtornos. O diagnóstico diferencial deve ser feito com muito cuidado e na maioria das vezes leva mais do que uma consulta. Em geral prevalecem sintomas de um com corrobora-se de outros. É muito importante diagnosticar com cuidado porque deste diagnóstico é que será indicada a melhor medicação que muitas vezes devera ser ajustada.
Sim, mas possivelmente um dos transtornos tende a sobressair mais que os outros. Pode haver um transtorno de personalidade com traços de outros transtornos de personalidade e ainda comorbidade com outros transtornos mentais. Ex: Transtorno de Personalidade Borderline, com traços de transtorno histriônico e transtorno de ansiedade.
Sim, é possível. Também pode acontecer de uma pessoa atender a critérios de diferentes transtornos de personalidade. Por isso o atendimento com um profissional adequado vai te ajudar a ter o diagnóstico correto.
É possível sim. Chama-se comorbidade, que é a existência de duas ou mais doenças na mesma pessoa. Ela pode mesmo dificultar o diagnóstico, por isso um profissional experiente pode fazer a diferença.
A resposta para esta pergunta é mais complexa do que parece, prefiro inicialmente explicar o que é uma personalidade e um transtorno de personalidade. Uma personalidade normal ou patológica é formada pela junção de um desenvolvimento físico, psíquico, cultural, etc. A minha personalidade vai dizer muito a respeito da minha história e das minhas vivências. Neste sentido, ela é constituída por muitos fatores, sendo os principais, as relações que se estabelecem com os cuidadores (pais, familiares, etc) e com o mundo. Nos transtornos de personalidade observamos traços emocionais e comportamentais de um indivíduo que podem ser definidos como severamente inflexíveis e mal ajustados. Isso gera grande dificuldade do sujeito se adaptar a vida de forma funcional e prazerosa em todos os seus campos. Esses distúrbios comprometem a qualidade de vida dos pacientes e dos que estão por perto. Acredita-se que muitos fatores genéticos e ambientais estejam envolvidos na origem desta desadaptação da percepção de vida e de si, que geram este transtorno. Além disso, para cada tipo de transtorno de personalidade, pode haver uma causa diferente. Neste sentido, os diagnósticos que vemos hoje, como por exemplo, "transtorno de personalidade narcisista" contempla um olhar médico classificatório e voltado para o tratamento medicamentoso. Como sabemos, o ser humano é complexo e a compreensão geral de uma personalidade precisa ir muito além de um olhar classificador e reducionista. Sendo assim, é possível sim que uma mesma pessoa possua traços de caráter predominante de um diagnóstico porém, apresente muitas outras características importantes de outra estrutura de personalidade.
A personalidade é um contexto de situações que mostram como coce é, certo, transtornos de personalidade e´quando você acaba apresentando disturbios diversos pode ser estar de bom humor e do nada esta de mal humor .
Procure um bom psicanalista que vai ajudar muito você.