Pode-se treinar (ritmo moderado) 6 dias na semana, descansando 1 dia ? Ou pode gerar overtraining ? Obs:

5 respostas
Pode-se treinar (ritmo moderado) 6 dias na semana, descansando 1 dia ? Ou pode gerar overtraining ? Obs: homem ectomorfo.
Excelente pergunta. Muito negligenciado é uma condição chamada overtraining que é uma condição onde o excesso de treinamento começa a tornar contraproducente os resultados do praticante de musculação. A resposta a sua pergunta é : depende. Analisar somente o número de dias para dizer se um praticante está em overtraining seria muito pobre. Há diversas outras variáveis envolvidas inclusive analisadas em exames laboratoriais. Busque ajuda profissional para atingir seus objetivos. E parabéns pela dúvida. Raridade por aqui.

Pode sim, agora deve-se avaliar e planejar como está a divisão do seu treino em relação a volume, intensidade e pausas de recuperação. O overtraining ocorre quando você esta treinando de forma inadequada e nao respeitando essa sequencia e os intervalos e tempo de recuperação para cada grupamento muscular. Abraço,
A síndrome do overtraining é muito comum em atletas, devido a rotina de treinos com alta intensidade e frequência. A frequência não é a única variável a ser analisada. É preciso considerar os aspectos com intensidade do treino, a recuperação pós-treino, é preciso analisar o paciente com um todo. Por isso, não é possível afirmar que você terá a síndrome do overtraining por está treinando 6 vezes na semana. Vale ressaltar a importância de uma alimentação equilibrada para a recuperação muscular e reposição de nutrientes perdidos nos treinos.
Pela minha prática com atletas de alto rendimento, onde o treino, muitas vezes é dividido em 2 períodos com média de 120 minutos cada, a preocupação com o excesso de treinamento e a recuperação do atleta é muito grande.

No entanto, em um contexto menor, como parece ser o seu caso, acho muito improvável ocorrer overtraining por treinar 6 dias e descansar 1.
Se o seu ritmo é moderado, como disse, muito provavelmente você está treinando bem abaixo da sua capacidade máxima de esforço e muito mais distante ainda do overtraining.

Procure se informar sobre a Escala de Borg. Ela pode ser uma luz aí pra você em relação ao seu nível de treinamento e intensidade que é capaz de atingir.

Boa sorte.
Boa tarde. Overtraining é uma condição bastante específica que algumas pessoas conseguem chegar (geralmente são atletas que conseguem se desgastar até tal situação com mais de uma sessão de treinamento no dia...).
- O que grande parte dos indivíduos que estão muito bem engajados com o treinamento de alguma modalidade esportiva experienciam, é o overreaching (funcional ou não funcional).
- A chegada nessa condição depende especialmente da intensidade e/ou volume de treinamento, além do suporte nutricional e o adequado descanso. Quem dá o feedback nesse caso é você para saber se estão no caminho certo.
- O treinador elabora o treinamento dentro da sua disponibilidade e condicionamento físico e o nutricionista trabalha em conjunto para justamente dar suporte aos seus possíveis 6 treinos na semana. Se a recuperação estiver adequada com a sua adesão ao que é proposto pelos profissionais, tudo certo. Se não, será necessário o ajuste em alguma das partes.
- Busque profissionais que sejam bastante colaborativos e que entendam bem o seu caso. Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Nutrição esportiva - R$ 200