Qual a diferença entre anamnese psicológica e anamnese psquiátrica?

20 respostas
Qual a diferença entre anamnese psicológica e anamnese psquiátrica?
A anamnese é uma entrevista para conhecer a História Atual da Doença e avaliar o estado mental. Esta entrevista pode ser adaptada para se adequar melhor ao tipo de investigação que está sendo feita, não havendo uma delimitação precisa do que seria psiquiátrico e psicológico. Pois tanto os fatores biológicos, como comportamentais e culturais influenciam o comportamento humano e podem predispor a certas psicopatologias. A experiência do profissional em identificar os sinais e sintomas e correlacioná-los a síndromes, transtornos, ou fatores ambientais é mais importante do que a estrutura padronizada de uma entrevista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Anamnese é a investigação para verificar a origem e causa do estado atual do indivíduo. Não somos produtos de nós mesmos, somos ligados por um emaranhado de raízes que exercem influência sobre a nossa forma de proceder, escolher e decidir. A anamnese dá um norte para um tratamento mas sempre deve ser correlacionado com a vontade do indivíduo.

A partir de uma postura afetiva, reflexiva e empática, a anamnese psicológica e/ou psiquiátrica é o momento em que inicia-se a formação do vínculo terapêutico, são colhidos dados para esclarecer a queixa do paciente e auxilia na da hipótese diagnóstica.
Para isso investiga-se a história, desenvolvimento, existência de doenças psíquicas anteriores, questões psicossociais, uso de substâncias, antecedentes familiares e dinâmica familiar.
Esse contato é importante pois o profissional, deve estar atento ao estado mental, as funções psíquicas, aos dados objetivos e subjetivos fornecidos pelo paciente e/ou familiares.
Em caso de suspeita de doença física, neurológica, ou neuropsiquiátrica, a avaliação deve ser mais detalhada. Nesse caso, testes psicológicos, cognitivos e de personalidade podem ser solicitados e a aplicação pode ser feita psicólogos. Já os exames laboratoriais, de imagem e neurofisiológicos também podem ser necessários, porém devem ser solicitados por um médico.

A anamnese consiste em uma ou mais entrevistas com o paciente com o objetivo de especificar qual o diagnóstico e prognóstico da patologia ou sintomatologia em questão, qual é a sua origem e evolução para direcionar o tratamento da melhor forma.
A anamnese psicológica busca os aspectos emocionais que estão em jogo,e a psiquiátrica busca determinar causas organicas. Tanto o psicólogo como o psiquiatra estão habilitados a fazer um diagnóstico diferencial e encaminhar o paciente para o tratamento mais indicado. Algumas vezes se faz necessária a intervenção médica e medicamentosa.

A entrevista (ou anamnese) é um momento extremamente importante para conhecermos as principais questões do paciente. Para o paciente não existe esta diferença, pois ele apenas está ali para buscar ajuda. A grande diferença está no manejo e na condução do tratamento. O psiquiatra, por exemplo, irá procurar sintomas e passar uma medicação adequada. O psicólogo por outro lado, o ouvirá, não com o intuito de procurar sintomas, e sim em aceitar seu sofrimento e buscar ajudá-lo em suas dificuldades.

A anamnese (entrevista), tanto psicológica quanto psiquiátrica, tem o intuito de conhecer o paciente que ali se apresenta. Cada uma tem suas especificidades, visto que a ferramenta de trabalho de cada área é diferente. Digamos que, essa entrevista é o ponto de partida para o início de ambos o tratamento. Por exemplo, a anamnese ajudará o profissional a conhecer todo modo de ser da pessoa e como ele se comportar diante de sua vida relacional. A partir daí, ambos as áreas irão tomar decisões importantes a cercado do tratamento a ser seguido, mediante ao olhar clínico de cada um. No geral, Psicólogo a nível comportamental e emocional e Psiquiátrico biológico e orgânico. Vale ressaltar que um não exclui o outro e ambos, Psicólogo e Psiquiatra podem trabalhar juntos em prol do seu paciente.

Anamnese psicológica, é realizada por psicólogos normalmente no primeiro atendimento para entender sobre a queixa que levou a pessoa a buscar pelo serviço psicológico, aspectos de sua vida e rotina, já a anamnese psiquiatra, é realizado por um médico especialista em psiquiatria que visa entender melhor os sintomas apresentados pelo paciente.

A anamnese para ambos profissionais, é uma ferramenta, que auxilia conhecer o paciente. Onde oque diferencia é que na psiquiatria a busca de informações quanto aos sintomas e na psicologia tem uma busca da causa do adoecimento, utilizando desta ferramento para conhecer de uma forma aprofundada da vida do paciente.

A anamnese é uma entrevista utilizada com o objetivo de conhecer o individuo que ali se apresenta. O que muda da anamnese psicológica para a psiquiátrica é o olhar dado as questões trazidas por aquele humano. O psicólogo(a), dotado de uma escuta empática e questionamentos reflexivos, buscará compreender os aspectos afetivos e cognitivos. Já a psiquiátrica busca compreender causas orgânicas e aspectos farmacológicos. Contudo, os dois profissionais são habilitados para realização de diagnósticos diferenciais e possíveis encaminhamentos para o tratamento mais adequado.

Basicamente a diferença está na forma de como se "escuta".
O foco principal entre o psicólogo e o paciente é o acolhimento e fazer a elaboração das questões que o levaram a buscar ajuda. Para a psicologia, saber ouvir é uma arte.
Para a psiquiatria o foco são os sintomas e sua rotina de vida que devem ser investigados.
Abraço

Anamnese é uma entrevista com objetivo de levantamento de dados sobre um paciente para auxiliar no diagnóstico diferencial . Este tipo de técnica pode ser feita pelo médico ou psicólogo. Alguns objetivos principais poderão divergir para ambos, sendo que o médico fará perguntas objetivando detalhamentos a cerca dos familiares e do paciente a fim de diagnosticar e prescrever medicamentos apropriados ao caso , e o psicólogo fará perguntas para entender a história e antecedentes familiares para esclarecer o funcionamento psíquico do paciente.

São áreas diferentes. Um é da medicina e outro da psicologia. A medicina se importa com a parte biológica , psíquica química do corpo cerebral, correlações, buscando integrar sintomas com desequilíbrios funcionais. O tratamento pode seguir integrando medicamento e conversa apartir da visão médica a que se fundamenta. A psicologia avalia e identifica sintomas, patologias psíquicas através de entrevista clínica apartir do curso que se fundamenta, diagnóstica e trata equilibrando químicos pela regulação das emoções, de forma longitudinal, na medida que vai acompanhando e auxiliando o paciente a entender seu psiquismo e elaborar, na medida do possível, seus conflitos. Também diagnóstica e trata, porém em casos mais severos, o tratamento íntegra com o acompanhamento medicamentoso o qual, deve ser realizado pelo médico psiquiatra.
O psicólogo trata preventivamente auxiliando no equilíbrio dos conflitos, emoções e remissão de sintomas a curto, médio e longo prazo. O psiquiatra identifica e trabalha a remissão dos sintomas equilibrando químicos com ênfase nas terapias medicamentosas e entrevista medica na sua especialidade. Pela avaliação psicológica é possível identificar se há ou não necessidade do tratamento psiquiátrico integrado.
A conversa sobre este assunto é possível ser mais detalhada e completa de acordo com as especialidades.

A anamnese tanto para o psicologo como para o psiquiatra é uma ferramenta, que nos ajuda a conhecer melhor o histórico de vida e clínico do paciente. A diferencia é que o psiquiatra busca informações quanto aos sintomas e o psicologo faz uma busca mais ampla para entender a causa do adoecimento. Espero ter ajudado. Abraços.

A anamnese psicológica como chamamos nada mais é que uma entrevista para conhecer o indivíduo; saber como ele foi criado, em que contexto vive e porque está procurando terapia. O psiquiatra também irá conhecer um pouco da história do paciente mas estará mais atento a conhecer os sintomas corporais para se houver necessidade passar uma medicação que melhore tais sintomas.

Na anamnese o psicólogo vai querer saber o que está acontecendo com o cliente, quando começou, o que aconteceu antes disso... várias perguntas serão feitas para se entender o que está acontecendo naquele momento. São questões que precisam ser feitas para que possamos saber como aliviar os sintomas.

Anamnese é uma entrevista, é a primeira consulta, serve para coletar informações do paciente e o profissional ter noção do que está acontecendo, ambas farão a busca identificando sintomas, mas o psicólogo precisa também saber de todo o histórico do paciente, antes mesmo dos sintomas aparecerem.

Ambas são realizadas a princípio, nas primeiras entrevistas, a Anamnese Psicológica, realizada por um psicólogo, busca informações sobre seus sintomas e sua vida no que se refere a aspectos de suas relações interpessoais, sua base sociocultural, seus pontos fortes pessoais, além de levar em consideração suas experiências de vida, seu desenvolvimento, genética, fatores biológicos e das doenças médicas, para que tenhamos informações para levantarmos um possível diagnóstico e nos dê base para o tratamento psicológico. A Anamnese Psiquiátrica, é realizada por um médico psiquiatra, o qual irá fazer uma análise geral muito parecida com a anamnese psicológico, entretanto, irá focar os sintomas fisiológicos e comportamentais, para se chegar a um diagnóstico e identificar a melhor ação a se fazer, além dos medicamentos indicados.

Anamnese psicológica envolve um histórico do paciente com um psicólogo, já a anamnese psiquiátrica é para se ter a história clínica do paciente feita por um psiquiatra.

A anamnese psicológica é feita por um psicólogo e a psiquiátrica é feita por um médico psiquiatra. Vale lembrar que ambos os profissionais têm formação diferente, sendo o primeiro tendo realizado curso de psicologia e o segundo, curso de medicina.

Anamnese psicológica é a entrevista onde eu terei a oportunidade de compreender quais questões estão te trazendo até aqui, que você quer resolver, para poder elaborar um plano de trabalho para a solução dessas questões. Cuidarei de suas emoções, seus sentimentos e comportamentos.
Anamnese psiquiátrica é com olhar fisiológico e com tratamento medicamentoso.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Anamnese Psicológica

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.