Qual a diferença entre terapeuta e psicólogo no tratamento da depressão?

10 respostas
Qual a diferença entre terapeuta e psicólogo no tratamento da depressão?
Olá. O psicólogo se torna habilitado após cursar os 05 anos de psicologia e realizar o estágio obrigatório. No caso do terapeuta, a formação dele pode ser médica e depois passar a fazer a especialização em terapia, com cursos voltados para a devida área. Nos dois casos , o importante é conhecer a linha de trabalho do profissional e avaliar sua experiência , assim como a empatia que precisa existir na relação paciente e profissional.

Olá!
No caso específico de tratamento de depressão, o terapeuta é um psicólogo. Mas entendo sua pergunta, pode ficar confuso mesmo. Vamos esclarecer!
O psicólogo faz a faculdade de psicologia durante 5 anos, com estágio na área, mas sai sem nenhuma especialização. As terapias são formas de especializações na área clínica, que podem ser dentro da psicologia, como a Gestat terapia, a terapia cognitiva, a psicanálise, entre outras abordagens. Existem também as terapias fora da psicologia, como cromoterapia, musicoterapia, aromoterapia, etc... Nesse caso são somente terapeutas e não psicoterapeutas como no caso dos psicólogos. Espero ter ajudado!
:)
Excelente a pergunta.
O profissional psicólogo ele também pode ser terapeuta. Porém, uma pessoa intitulada terapeuta não necessariamente cursou psicologia ou alguma área da saúde. Por exemplo, é possível ser psicólogo e terapeuta cognitivo-comportamental. Esse indivíduo estudou 5 anos de psicologia e cursou uma especialização em terapia cognitiva. Outro caso, é por exemplo uma pessoa que cursou engenharia e pode ser terapeuta também, cursando algum curso que não tenha exigência ter formação médica ou psicológica.

Espero ter ajudado,
Abraço
O terapeuta tem formação em qualquer outra área e oferece tratamento ou presta cuidados a uma pessoa com sofrimento psíquico. Já psicologo tem formação especifica, pois curso graduação em curso de psicologia e portanto tem tal titulação (diploma). Dentre os serviços que pode oferecer esta a psicoterapia que é o tratamento de doenças psíquicas através dos princípios e recursos da Psicologia.
Bem, o psicólogo clínico é o profissional da saúde mental que estuda 5 anos de formação em faculdade de psicologia mais especializações. O terapeuta, não entendi, terapeuta de psicoterapia? Se for é o psicoterapeuta, psicólogo que faz psicoterapia ou terapias em varias linhas , e por isso se chama terapeuta. Eu não gosto de chamar só terapeuta porque dá essa confusão . O psicólogo que faz psicoterapia é que é o “ terapeuta”.
Como colocado pelos colegas um psicólogo pode ser um terapeuta mas o terapeuta pode ter outra graduação. Sou especialista em Saúde Mental e experiência em tratamento de depressão e ansiedade. Fico à disposição para conversarmos.
Psicólogo é o terapeuta formado na faculdade no curso de psicologia. Naterapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o consciente do paciente. Psicanalista é o terapeuta que fez curso depsicanálise. ... Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o inconsciente do paciente.
Concordo com minhas colegas que responderam anteriormente.
Entendo que o importante para o acompanhamento de depressão, seja buscar um profissional qualificado e que você sinta-se segura e confiante para realizar o acompanhamento.
A depressão gera sofrimentos e consecutivamente, prejuízos na vida como um todo, por isso a importância do tratamento com um profissional habilitado.

Estou a disposição.
Att,
Caroline (psicóloga, especialista em psicopatologia/RJ)
Fora o que corretamente foi dito, existem graduações em que o profissional tem esse título de terapeuta, sem aplicar psicoterapia. Existe a terapia ocupacional, e tantas outras, que não são indicadas para todas as enfermidades psíquicas.
Psicólogo é um profissional formado em Psicologia, que após 5 anos na Universidade está apto a tratar de problemas e questões emocionais e psicológicas e a ajudar na resolução dos conflitos, obstáculos e dificuldades que muitas vezes temos em nossas vidas.
O terapeuta não é necessariamente um psicólogo, é alguém que através de um curso de formação em uma técnica terapêutica específica se torna apto a exercer aquela técnica.