Quando estou com crise de ansiedade eu fico com muita dor de cabeça intensa coriza e nervossimo pode

43 respostas
Quando estou com crise de ansiedade eu fico com muita dor de cabeça intensa coriza e nervossimo pode aconttecer isso?
Dra. Luciana Barbosa
Psicólogo
Natal
Sim. Isso se chama somatização.O adoecer não é visto como um acontecimento casual na vida da pessoa, mas algo, muitas vezes, revelador de sofrimento nas inter-relações estabelecidas consigo mesma e com outras pessoas. Nas doenças existem aspectos psicossomáticos, bioquímicos e fisiológicos. As doenças dizem respeito (enunciam) a dificuldades do organismo em se ajustar a mudanças do ambiente interno e/ou externo das pessoas. O STRESS E A ANSIEDADE são os principais fatores que acabam por INFLUENCIAR NO APARECIMENTO, NA MANUTENÇÃO OU REPETIÇÃO DE UMA DOENÇA física, porque eles alteram o funcionamento de vários sistemas do nosso organismo.Quando a doença vem da emoção a somatização tem de ser tratada, pois pode enfraquecer as defesas do organismo. A psicoterapia, com o enfoque Psicossomático é uma das possibilidades de tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Primeiramente, sugiro que procure um médico para avaliar se não há nenhuma problema físico que possa estar ocasionando tais sintomas. Descartada a possibilidade física, deve-se focar na emocional. A ansiedade pode ocasionar tais sintomas. Por isso, procure um psicólogo da linha da terapia cognitiva comportamental para ajudar identificar as causas, os gatilhos de sua ansiedade e ensinar as técnicas para controlá-la.
 Eduardo Carvalho
Psicólogo
Rio de Janeiro
Oi. Pode sim. O importante é que vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível ansiedade que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Tatiana Passos
Psicólogo
Belo Horizonte
As crises de ansiedade são sentidas diretamente pelo nosso organismo como um todo. É o corpo reagindo fisicamente com falta de ar, coração acelerado, suor, dor de cabeça, tremores, dentre outros sintomas, aos sentimentos de nervosismo, irritabilidade, medo, pavor, pânico... Aconselho a procurar ajuda de profissionais, uma boa terapia auxilia no entendimento desses sentimentos, para entender o por quê dessas crises, assim como para descobrir formas para amenizá-las. Estou a disposição para te ajudar.
 Gabriela Nunes Malosso
Psicólogo
Ribeirão Preto
Olá. Espero que esteja bem.
Num primeiro momento é válido que seja realizada uma avalição médica para descartar qualquer possibilidade de problemas físicos. Caso não seja diagnosticado nada referente a isso, podemos entender sim que esses sintomas podem ser decorrentes da sua crise de ansiedade.
Nas sessões de psicoterapia temos como objetivo compreender essas crises, o que acarretam as mesmas, quais crenças relacionadas e a partir disso elaborar um plano de tratamento.
 Alexandre Belchor
Psicólogo, Sexólogo
Rio de Janeiro
A ansiedade é parte integrante da nossa existência, entretanto, quando se apresenta de forma extremada, pode se manifestar através de diversos sintomas somáticos. Por apresentar sintomas físicos, é importante avaliar junto ao médico, podendo ser um clínico, para se descartar qualquer possibilidade de alteração de ordem biológica. Após a avaliação clínica, não havendo a constatação de nenhuma alteração orgânica, então pode-se tratar como uma ansiedade. Nesta ocasião, basta marcar uma consulta com um Psicólogo para iniciar o seu processo terapêutico. Ressalto que, nada o impede de iniciar com a terapia. Espero ter contribuído de alguma maneira e estimo melhoras.
Sim, pode porque seu corpo está somatizando o que é de ordem psicológica.
Acolha sua ansiedade, respire fundo e priorize sua saúde mental.
Busque a psicoterapia!
Olá. A ansiedade pode se manifestar de diferentes formas em cada indivíduo. Mas, independente disso, eu sugiro que você procure um médico para descartar questões fisiológicas. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda! .
Sim, a ansiedade gera muitos sintomas físicos e comorbidades associadas.
É muito comum a associação de nervosismo e dor na cabeça com ansiedade, já que é liberado muito cortisol (responsável pelo estresse) na sua corrente sanguínea.
Quando você está ansioso, especialmente se ocorrer frequentemente ou por períodos prolongados, o seu sistema de alerta fica muito ativo, achando que algo negativo virá a qualquer momento, o que sobrecarrega seu organismo, gerando estresse e dores de cabeça.
 Paula Maia
Psicólogo
Goiânia
Sim, a ansiedade pode causar uma variedade de sintomas físicos e mentais, incluindo dor de cabeça, coriza e nervosismo. A ansiedade é uma resposta normal do corpo a situações estressantes, mas em algumas pessoas ela pode se tornar excessiva e causar sintomas que afetam a qualidade de vida. Se você está experimentando sintomas de ansiedade que são graves ou que afetam sua capacidade de realizar suas atividades diárias, é importante procurar ajuda médica. O tratamento pode incluir terapia, medicamentos ou uma combinação de ambos.
Sim, os sintomas de ansiedade também podem aparecer da maneira física. Se isso está prejudicando sua qualidade de vida, busque ajuda profissional, fico a disposição, abraço!!!
 Rafaella Amata
Psicólogo
Rio de Janeiro
Pode sim. A ansiedade, quando excessiva, pode causar muitos sintomas, tanto mentais quanto físicos. É importante a avaliação de um médico para descartar qualquer problema físico e também tratar a ansiedade com um psicólogo ok? Espero ter ajudado.
 Carolina Disegna
Psicanalista, Psicólogo
Porto Alegre
É importante relatar todos estes sintomas a profissional que te atende a fim de entender se são efeitos colaterais da medicação. Caso ainda não esteja fazendo um acompanhamento psicológico ou psicanalítico, sugiro testar essa abordagem de tratamento também.
Dra. Gabriela Gomes
Psicólogo
São Paulo
Boa noite! Sim, pode ocorrer. Desconsiderando que você possa ter algum problema de saúde física, isso é possível devido a somarizacao. O ser humano se cobra a todo momento a agir ou a pensar de determinada forma, trazendo a ansiedade a tona. Quando se menos espera aqueles pensamentos automáticos viraram uma grande bola de neve que juntando ao stress da vida diária, trabalho, estudo, filhos, família, fica aparentando a impossibilidade de sair daquele cenário. Recomendo qhe você busque um psicólogo que se identifique, para que juntos possam vasculhar questões que estão trazendo esse seu estado de exaustão mental pela ansiedade. Qualquer coisa se quiser me conhecer e conversar, estou a disposição. Fique bem e busque ajuda ok?
 Laís Henrique da Cruz
Psicólogo
Lagoa Santa
Olá !
As crises de ansiedade podem desencadear diversos tipos de reações físicas sim, mas também é necessário que seja desconsiderado qualquer condição física que possa ter ocasionado esses sintomas.
Procure um médico!
E também faça terapia para que você entenda essa experiência da crise de ansiedade.
Fique bem e se precisar, estarei aqui para te acompanhar no seu processo.
Abraço.

@laishenriquepsi
Bom dia,
Sim isso pode acontecer devido à somatização. Ou seja, a sua ansiedade extrema ocasiona sintomas físicos. Seria interessante você entender através da terapia o que tem causado essas crises de ansiedade e de que forma você pode lidar com elas. Na terapia, junto com o psicólogo, é possível descobrir estratégias para melhorar as crises de ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 110
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Os sintomas físicos e psicológicos das crises de ansiedade variam de pessoa para pessoa. Apresento a seguir uma lista dos principais sintomas.

Sintomas Físicos: 1) Palpitações ou aceleração do batimento cardíaco; 2) Sudorese; 3) Tremores ou espasmos musculares; 4) Dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar; 5) Náusea ou dor abdominal; 6) Dores de cabeça; 7) Insônia; 8) Fadiga; 9) Formigamento ou dormência nas mãos e nos pés.

Sintomas Psicológicos: 1) Medo intenso ou pânico; 2) Preocupação excessiva ou ansiedade; 3) Incapacidade de se concentrar; 4) Irritabilidade ou raiva; 5) Sensação de despersonalização ou desrealização; 6) Medo de perder o controle ou enlouquecer; 7) Medo de morrer; 8) Evitação de situações que possam desencadear uma crise de ansiedade.

É importante notar que esses sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa e os sintomas físicos e psicológicos podem variar de intensidade durante uma crise. Além disso, os sintomas podem ser diferentes dependendo do tipo de transtorno de ansiedade que a pessoa tenha. É recomendado buscar auxilio médico e psicológico para avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção de crises de ansiedade.
 Débora Ribeiro
Psicólogo
Maceió
Nosso corpo é a base de quem somos, e quando sentimos ansiedade, nós na totalidade passamos por ela. Se tratando de crises de ansiedade, muita coisa acontece no nosso corpo, fazendo também com que sintomas físicos apareçam. Existem os sintomas mais gerais e que quase todo mundo sente, mas também os sintomas específicos de cada pessoa que varia justamente conforme o significado daquilo para cada um e o contexto de cada indivíduo. É interessante que você procure ajuda psicológica para lidar com essa ansiedade.
Olá! Espero que esteja bem.
Para você entender o que é a ansiedade pode pensar nela como sensações parecidas com o medo. Nas duas situações o corpo tem reações diante de algo que considera ameaçador e se prepara automaticamente para atacar ou fugir. Essas reações podem ser de nível leve, médio ou forte. É importante ressaltar que muitas vezes é difícil identificar o que gera a ansiedade.
Para melhorar a explicação lembre-se se você já viu algum filme de terror e teve reações; ficar alerta e assustada(o), perder o sono, aumentar a tensão muscular, o coração batendo mais rápido? Se você nunca ficou apreensiva diante de um filme de terror possivelmente conhece alguém que já se sentiu assim. A ansiedade ocorre de forma similar. Você lembra de algo negativo / ameaçador, forma imagens mentais que provocam as reações da ansiedade no seu corpo.
Respondendo a sua pergunta: uma crise de ansiedade pode causar dor de cabeça! Há vários motivos que podem favorecer isso: por exemplo, durante uma crise dessa a tensão nas musculaturas e principalmente nas costas e trapézio pode ocasionar dores que em parte vão ser sentidas no cérebro. Ou seja, as dores do corpo também são sentidas na cabeça.
Outra situação que pode gerar dor de cabeça em algumas pessoas é a alteração da pressão arterial durante uma crise de ansiedade.
O nervosismo geralmente faz parte dos sintomas de ansiedade, mas para falar sobre nervosismo precisaria que você definisse o que é nervosismo para você...
Um abraço e desejo melhoras.
 Sandra Campos
Psicólogo
Salto
Olá, é possível sim que a ansiedade cause sintomas físicos, como dor de cabeça intensa, coriza e nervosismo. Isso ocorre porque a ansiedade afeta o sistema nervoso, causando reações físicas em nosso corpo. É importante lembrar que cada pessoa pode ter uma experiência diferente com a ansiedade e seus sintomas, mas se você está passando por isso, é recomendável buscar ajuda profissional para aprender técnicas de controle da ansiedade e encontrar formas de lidar com esses sintomas.
 Julia Batista
Psicólogo
Salvador
Olá! Sim, há a possibilidade de que tais sintomas sejam por conta da crise de ansiedade. Mas há também outras possibilidades, então o melhor é que você busque ajuda médica em primeiro lugar. Além disso, há também a necessidade de buscar um profissional da saúde mental para poder avaliar como acontecem as suas crises, a frequencia, e compreender o que está acontecendo para desencadear estes sintomas. O seu corpo irá se manifestar, para ser ouvido, de diversas formas e por diversos motivos. Por várias vezes, um problema psíquico vai se manifestar no físico e vice-versa. Busque ajuda!
Sim, a crise de ansiedade gera sintomas físicos, o ideal seria fazer um acompanhamento medico, para tratar essas questões físicas, e um psicólogo para trabalhar as questões emocionais.
 Evelin Rodrigues
Psicólogo
Goiânia
Sim, durante uma crise de ansiedade, é comum que a pessoa experimente sintomas físicos intensos, como dor de cabeça, coriza e nervosismo. Esses sintomas são desencadeados pelo sistema nervoso simpático, que é ativado durante a resposta de luta ou fuga, comum em situações de ansiedade. Além disso, a ansiedade também pode causar tensão muscular, o que pode levar a dores de cabeça e outros desconfortos físicos. É importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental para aprender a lidar com a ansiedade e minimizar seus efeitos sobre o corpo e a mente.
 Marcos Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
Sim, isso pode acontecer. A ansiedade pode causar sintomas físicos, como dor de cabeça, coriza e nervosismo. Se você está sentindo esses sintomas, é importante procurar ajuda médica para tratar a ansiedade.
 Marcela Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Na ansiedade podemos ter sintomas físicos. Essa forma do nosso corpo reagir, se chama somatização. Quando as nossas emoções falam através do nosso próprio corpo.
 Anne Beatriz Carvalho Aguemi
Psicólogo
São Paulo
Olá,
Há sintomas mais tradicionais que geralmente são associados a crises de ansiedade e são elencados afim de diagnóstico. No entanto, a ansiedade por si só, é uma manifestação física de um sistema de luta e fuga diante de uma situação considerada aversiva/ameaçadora ou que você sente que precisa de mais atenção, por exemplo. A ansiedade por si só não é má e nem vilã, e pode acabar tendo diferentes manifestações, a variar da pessoa. Todos temos um limiar de ansiedade que pode ser maior ou menor. A partir do momento que a ansiedade lhe causa sofrimento, precisamos entender o motivo de ela estar exacerbada. Inclusive, se tem manifestações físicas e implicações no seu dia a dia. A psicoterapia pode ser um espaço de análise e investigação para tal. Espero ter oferecido algum insight ;)
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
oi! Espero que você esteja melhor.
A a ansiedade se manifesta por diversos sintomas somáticos, o que pode incluir dor de cabeça e nervosismo. Esses sintomas causam desconforto e afetam a qualidade de vida. É necessário investigar em quais situações ou contextos isto ocorre, assim como frequência e intensidade dos sintomas. Um profissional de saúde mental pode ajudar a avaliar os sintomas e desenvolver um plano de tratamento adequado junto com você. Me coloco à disposição. Espero ter te ajudado. Abraço!
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, como está?
Em momentos de crises muito intensas de ansiedade é comum sim ter a manifestação de alguns sintomas físicos como dores de cabeça, tremores, salivação intensa, tremor nos olhos, entre outros.
Uma coisa interessante seria procurar saber mais sobre os motivos que estão em torno e que causam essas crises de ansiedade intensas assim, falar mais sobre eles com algum profissional especializado para te ouvir sobre essas questões e auxiliar nesse processo para vocês conseguirem diminuir e resolver essas questões que estão por trás desses sintomas físicos.
Espero ter ajudado, abraço.
 Elias Paes
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Sim, durante uma crise de ansiedade, é possível experimentar uma variedade de sintomas físicos. Ela pode afetar o corpo de diversas maneiras, e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Pode acontecer sim, como uma somatização da ansiedade.
Dra. Alyane Audibert Silveira
Psicólogo
Porto Alegre
Sim, podem acontecer todos esses sintomas.

Dores de cabeça são comuns em ansiosos pelo fato de que o cérebro interpreta o momento de tensão como se fosse uma lesão física. Com isso, ocorre o aumento do ritmo cardíaco e do fluxo de sangue. Essas alterações explicam o surgimento do sintoma, que pode vir acompanhando de enjoo, náuseas e coriza.

Durante a crise de ansiedade, o corpo entra em estado de alerta, provocando uma descarga anormal de noradrenalina e adrenalina. Assim, o medo, a insegurança, nervosismo e a inquietude tomam conta do indivíduo.
Dra. Fernanda Ataide
Psicólogo
São Paulo
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Ola, como vai? Espero que esteja melhor. Respondendo sua pergunta: sim é possível sentir estes sintomas na ansiedade. Acontece devido a descarga em excesso dos hormônios de cortisol, adrenalina e noradrenalina, e que faz com que haja alterações corporais como aumento do ritmo cardíaco e circulação sanguínea, pressão ou dor de cabeça, e até mesmo a coriza. Mas sugiro que além de um acompanhamento psicológico para entender causas da ansiedade e te ajudar a ter estratégias e habilidades para lidar com a mesma, importante uma avaliação médica para descartar causas orgânicas/fisiológicas.
Dr. Elton Alexandre
Psicólogo
São Paulo
Sim, crises de ansiedade podem causar dores de cabeça intensas, coriza e nervosismo. Na perspectiva junguiana, esses sintomas refletem conflitos internos ou desequilíbrios psíquicos. Dores de cabeça podem simbolizar sobrecarga mental, e coriza pode indicar a liberação de emoções reprimidas. Explorar esses sinais com práticas como análise de sonhos e imaginação ativa pode ajudar. Buscar terapia junguiana também pode promover a integração desses aspectos inconscientes, aliviando os sintomas e promovendo equilíbrio.
Sim, durante uma crise de ansiedade, é comum sentir dor de cabeça intensa, coriza e nervosismo extremo. Esses sintomas são uma resposta do corpo ao estresse e à tensão emocional que a ansiedade provoca. Se você está passando por isso, é um sinal claro de que sua ansiedade está afetando sua saúde de forma significativa. Buscar psicoterapia é uma maneira eficaz de entender e gerenciar esses sintomas, ajudando você a recuperar o controle e o bem-estar. Agendar uma consulta comigo permitirá que juntos exploremos as causas da sua ansiedade e trabalhemos para reduzir esses desconfortos. Cuidar da sua saúde mental é o primeiro passo para aliviar esses sintomas e melhorar sua qualidade de vida.
Pode sim. Inclusive pode sentir falta de ar, palpitações, visão turva, sudorese, calafrios, perca do controle, entre outros sintomas. Isso causa muito sofrimento. Recomendo que procure ajuda de um psicólogo para melhorar sua qualidade de vida.
 Fernanda Felix
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sim, crises de ansiedade podem desencadear sintomas físicos intensos, como dores de cabeça, coriza e nervosismo. Durante uma crise, o corpo entra em estado de alerta, liberando hormônios como o cortisol e a adrenalina, o que pode causar tensões musculares (incluindo na cabeça), alterações respiratórias e outros sintomas desconfortáveis. A coriza pode surgir como uma reação secundária ao estresse, já que ele pode afetar o sistema imunológico e aumentar a sensibilidade do corpo. Procure um psicólogo para ajudá-lo a entender e gerenciar sua ansiedade. Caso queira, estou à disposição para auxiliá-lo nesse processo!
 Cristina Pinho
Psicólogo
São Paulo
sim,boa tarde, com certeza ,a isso chamamos de somatização,quando o emocional transcende o fisico e ocasiona consequencias fisicas.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Sim, é possível que você experimente dor de cabeça intensa, coriza e nervosismo durante uma crise de ansiedade. Esses sintomas são frequentemente associados a reações físicas que ocorrem quando o corpo está sob estresse emocional.
Sintomas Comuns de Crises de Ansiedade
Durante uma crise de ansiedade, o corpo pode reagir de várias maneiras, incluindo:
Dor de Cabeça: Muitas pessoas relatam dores de cabeça tensionais ou enxaquecas como resultado do estresse e da tensão muscular acumulada.
Coriza: Embora a coriza seja mais comumente associada a resfriados ou alergias, a ansiedade pode causar sintomas semelhantes, como congestão nasal ou aumento da produção de muco devido à hiperventilação e à resposta do corpo ao estresse.
Nervosismo: Sentir-se nervoso é um dos principais sintomas da ansiedade. Isso pode incluir agitação, inquietação e dificuldade em relaxar.
Outros Sintomas Associados
Além dos sintomas que você mencionou, as crises de ansiedade podem incluir:
Palpitações e dor no peito
Falta de ar ou respiração acelerada
Tontura e sensação de desmaio
Tremores e sudorese
Náuseas e desconforto abdominal
Esses sintomas são resultado do aumento da adrenalina no corpo, que prepara o organismo para uma resposta de "luta ou fuga".
Considerações Finais
Se você está enfrentando crises frequentes de ansiedade e esses sintomas estão afetando sua qualidade de vida, é importante buscar apoio profissional. Um terapeuta ou psiquiatra pode ajudar a identificar as causas subjacentes da sua ansiedade e desenvolver estratégias eficazes para gerenciá-la. Além disso, técnicas de relaxamento e autocuidado podem ser úteis para aliviar os sintomas físicos associados à ansiedade.
Sim, é possível que esses sintomas aconteçam durante uma crise de ansiedade. A ansiedade pode se manifestar de diversas formas no nosso organismo, incluindo dor de cabeça intensa, coriza, sensação de nervosismo e outros sinais físicos.

É importante, no entanto, realizar exames de rotina para verificar se há alguma causa física para esses sintomas antes de partirmos para o aspecto emocional. Isso ajuda a ter uma visão mais completa da situação e garantir que estamos cuidando de todas as possibilidades.

Se precisar de ajuda para entender melhor a relação entre esses sintomas e a ansiedade, ou para buscar o apoio adequado, estou à disposição!
Sim, isso pode acontecer. A ansiedade não afeta apenas os pensamentos e emoções, mas também o corpo, ativando respostas físicas intensas. Dor de cabeça, coriza, tensão muscular, nervosismo e até desconfortos gastrointestinais são reações que algumas pessoas apresentam durante uma crise.

Os sintomas físicos podem ser tão fortes quanto os emocionais. Com o tratamento, é possível identificar quais gatilhos despertam essa reação, aprender técnicas para acalmar o corpo no momento da crise e trabalhar, de forma mais profunda, as causas emocionais que mantêm esse ciclo.
Sim. Durante uma crise de ansiedade, o corpo entra em um estado de tensão e ativação intensa do sistema nervoso, o que pode causar dor de cabeça, coriza, tremores, nervosismo e outros sintomas físicos.

A dor de cabeça costuma vir da tensão muscular (principalmente na região do pescoço e ombros) e do aumento da pressão interna, enquanto a coriza pode aparecer por causa da hiperventilação e da liberação de adrenalina, que alteram o funcionamento do corpo temporariamente.

Esses sintomas passam depois que a crise diminui, mas se forem frequentes, é importante buscar acompanhamento psicológico e, se necessário, avaliação médica. O tratamento ajuda a identificar os gatilhos das crises e a desenvolver formas mais saudáveis de lidar com elas, evitando que o corpo precise reagir de forma tão intensa.
Sim. Durante crises de ansiedade é comum ocorrer dor de cabeça intensa, nervosismo e até coriza. A ansiedade ativa o sistema nervoso, provoca tensão muscular (especialmente na cabeça e pescoço) e pode estimular respostas físicas semelhantes a quadros alérgicos ou gripais.
Esses sintomas costumam melhorar quando a ansiedade é controlada. Se forem frequentes ou muito intensos, é indicado acompanhamento psicológico e, se necessário, avaliação médica para descartar outras causas.

Especialistas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Larissa Rios

Larissa Rios

Psiquiatra

Porto Alegre

Marcy Harrouche

Marcy Harrouche

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1128 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.