Quando eu estou feliz, logo penso em coisas tristes, é como se eu não pudesse ter momentos de felici

29 respostas
Quando eu estou feliz, logo penso em coisas tristes, é como se eu não pudesse ter momentos de felicidade, minha cabeça logo puxa pra pensar coisas ruins. Não consigo controlar isso.
Olá! Espero que esteja bem.
É comum, às vezes, logo que ficamos bem na maioria das nossas áreas de vidas, termos pensamentos automáticos de problemas, coisas ruins que nem aconteceram ainda ou pensamentos muito negativos. Com isso, temos de forma leve, emoções como ansiedade, tristeza ou desânimo. O ideal, é que se isso acontece com frequência, fazer uma avaliação com profissional de psicologia, pois estes pensamentos que disparam estas emoções podem ser persistentes. Compreendo, como uma avaliação, o que os mantêm e de onde eles vêm, você consegue lidar com ele de forma mais eficaz, é o que chamamos, em Terapia Cognitiva Comportamental, de flexibilidade cognitiva.

Ola, como você esta? Imagino que deve ser bem desgastamte para você essa situação.
Sugiro, que você pense há quanto tempo se sente assim, se teve um momento "marco" onde começou a se sentir dessa forma, ou se isso ocorre "desde sempre". As vezes, passamos por tantas situações da vida que nos impactam de diversas formas (as vezes, mais do que a gente percebe) e que podem contribuir para sentirmos de forma diferente da que gostaríamos. Com terapia, é possível que você entenda tudo isso que está sentindo e aproximar um pouco o que você sente da situação que você está vivendo. Me coloco à disposição (:
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Entendo como pode ser frustrante sentir que momentos de felicidade são rapidamente obscurecidos por pensamentos tristes ou negativos. Isso é algo que muitas pessoas experimentam em algum momento da vida, e pode ser resultado de diversos fatores, incluindo o estresse, ansiedade ou até mesmo padrões de pensamento enraizados.

Recomenda-se a conscientização e aceitação dos pensamentos, a prática de mindfulness e meditação, a consideração da terapia, a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo exercícios físicos e alimentação equilibrada, a prática da gratidão e a autocompaixão. Também é enfatizada a importância de buscar ajuda profissional se esses pensamentos persistentes estiverem causando sofrimento significativo.
Pensamentos intrusivos assim podem ser difíceis de serem controlados e costumam ser obsessivos e/ou compulsivos. Um profissional da psicologia pode te ajudar a identificar as raízes desses pensamentos negativos surgirem, principalmente quando você se sente feliz, e a elaborar o motivo de achar que não pode ou não merece ter momentos de felicidade, identificando, possivelmente, um padrão rígido de pensamento, a ser trabalhado em psicoterapia.
Isso acontece quando sua mente vicia em pensamentos negativos sobre si e sobre o mundo, a vida e as pessoas. O cérebro memoriza comportamentos. Da mesma forma que treinamos para ficar bons em algo, em um conteúdo estudado ou esporte, quando se mantém um mesmo padrão de pensamento por muito tempo, o cérebro repete ele, mesmo que você não tenha motivos para pensar assim.

Por isso, pode acontecer de você se sentir mal sobre si mesmo sabendo que não faz sentido, ou sentir tristeza sem ter acontecido nada de ruim.

Para mudar isso, é precisa treinar novos padrões de pensamento. A Terapia Cognitivo Comportamental é uma vertente da psicologia que trabalha com esse tipo de treinamento. Se isso é frequente, recomendo que faça uma avaliação com um psicólogo da TCC e peça ajuda para treinar uma mudança de pensamentos.
Essa experiência de pensamentos tristes invadindo momentos de felicidade pode ser desafiadora. É importante lembrar que nossos pensamentos são naturais e podem ser influenciados por várias razões, incluindo o contexto pessoal e emocional. A terapia pode ajudá-lo a explorar esses padrões de pensamento e desenvolver estratégias para controlar melhor seus pensamentos e emoções, permitindo que você desfrute de momentos de felicidade com mais plenitude. Recomendo procurar um psicólogo para uma avaliação e apoio adequados neste processo.
Para te esclarecer gostaria de usar sua própria frase : " Eu não consigo controlar". Essa frase já te limitou, bloqueou o cérebro para não encontrar uma saída para a sua situação. Experimente falar a frase " Eu ainda não consigo controlar", ou ainda " O que posso fazer para que eu consiga controlar esses pensamentos intrusivos?". Perceba, sinta a diferença. Essas perguntas fazem ativar seu cérebro em busca de uma resposta. Essa frases são exemplos, mas de maneira geral, o que queria te elucidar é que você precisa tomar consciência dos seus pensamentos, compreender o que te faz manter esses pensamentos negativos e aprender a mudar esse padrão. Hoje com o avanço dos estudos sobre saúde mental, temos na psicoterapia, muitos recursos e técnicas que podem te ajudar, como por exemplo na psicologia positiva e na neurociência . Toda psicoterapia tem sua importância, mas a terapia cognitiva comportamental no seu caso me parece ser a mais aconselhável. Procure um profissional, e busque seu equilibrio.....se precisar tirar alguma dúvida, pode me procurar. Boa sorte!
Olá. Desejo que esteja melhor! Quando você relata sobre sua dificuldade, chega até mim uma questão de permissão. Parece que de alguma forma você foi internalizando que não pode sentir felicidade, que não pode ficar bem, que não tem permissão para isso. Fica subtendido um sentimento de culpa. Não posso ser feliz! É muito importante você conversar sobre esses sentimentos, essas emoções. No movimento de falar e de se escutar, pode-se descobrir concepções e crenças construídas ao longo das experiencias. A psicoterapia pode te ajudar muito nesse processo. Cuide de sua saúde mental!
Olá! Compreender de onde vêm esses impedimentos de se sentir bem pode te ajudar a criar recursos para viver de forma mais leve!
Existe um certo tipo de "vicio" em sofrer... na psicoterapia você aprenderá a entender o que te acontece e então você poderá se transformar
Olá, boa tarde !
Entendo como isso pode ser frustrante. É importante lembrar que todos têm pensamentos negativos de vez em quando, mesmo quando estão felizes. Isso faz parte da natureza humana. No entanto, se esses pensamentos estão causando desconforto ou interferindo em sua felicidade, considerar conversar com um psicólogo, pode ser útil para aprender estratégias de enfrentamento e controle dos pensamentos negativos. Eles podem ajudar a identificar as causas subjacentes e trabalhar com você para melhorar sua qualidade de vida emocional.
Conte comigo neste processo,
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Um processo de autoconhecimento pode fazer toda a diferença nesse momento. Muitas vezes nos habituamos com vivencias difíceis, sentimentos ruins e de desconforto, ao nos depararmos com momentos de calmaria e felicidade não nos permitimos receber e experienciar esse sentimento. Somos marcados pela nossa história, por nossos traumas e bagagem, por isso é interessante buscar um acompanhamento terapêutico a fim de olhar para esse "mecanismo" e aos poucos poder romper com o mesmo.
Olá! Sustentar a felicidade não é algo trivial. Isso se apoia, intimamente, na relação que desenvolvemos com nós mesmos. O que significa, por vezes, de maneira não consciente, que acreditamos não merecer a felicidade e, caso ela chegue, talvez tenha hora marcada para acabar. O desenvolvimento e fortalecimento da autoestima, do autoamor e do autoconceito pode auxiliar muito nesse sentido, minimizando ideais introjetados que se repetem e abrindo espaço para a construção de novas relações consigo. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Espero ter ajudado!
Olá. Para poder entender melhor o que está acontecendo é preciso investigar, certamente há questões emocionais a serem trabalhadas. Minha orientação é iniciar processo de terapia. Abraço.
Parece que você está passando por um momento difícil e isso pode ser muito desafiador. Uma opção é buscar ajuda profissional, como um psicólogo, que pode ajudá-lo a entender e gerenciar melhor esses sentimentos. Lembre-se de que é possível superar esses pensamentos e encontrar o sentido disso na sua vida.
Olá! Espero que você esteja bem! É importante perceber que, caso você esteja passando por um momento difícil, a ajuda de um profissional psicólogo (a) pode ser indicada. Este profissional vai ajudar a "organizar a bagunça" e gerenciar melhor o que você sente.
Oi! Seria muito interessante você investigar o que te remete essas "coisas ruins" que te impedem de aproveitar seus momentos de felicidade, muito provavelmente existe algo relacionado com o sentimento de culpa, como se você não pudesse se sentir bem por conta de alguma questão pessoal que você tenha. Nesse ponto, a análise pode ser muito interessante, para que você consiga entrar em contato com essa culpa que te impede de viver momentos de felicidade.
Olá, espero que esteja bem! Complicado, mas a psicoterapia pode te ajudar nesse momento, pois poderá mostrar o sentido dos pensamentos ruins quando coisas boas estão acontecendo. Porque será que sua mente age dessa forma? Será que você não se permite, de uma maneira inconsciente, ser feliz?
Procure um psicólogo(a), converse com ele e junto entenderão o que está por trás desses pensamentos!
Espero ter ajudado!
Oi, entenda por que um sentimento bom vem sempre com um pensamento negativo em seguida, sem motivo aparente.... o que te faz acreditar que não pode estar bem? Será que não se permite ser feliz?
Olá, é importante que busque o conhecimento de si para compreender o porquê não se permite ou não acredita ter direito a esses momentos felizes. A Psicoterapia pode ser uma aliada importante nessa busca.
É compreensível que você esteja enfrentando dificuldades em manter pensamentos positivos e momentos de felicidade quando pensamentos tristes ou negativos surgem com frequência. Se esses pensamentos intrusivos persistirem e te afetarem significativamente, é aconselhável buscar ajuda psicológica para lidar com eles.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. Pensamentos intrusivos, como estes que voce citou, podem surgir por diversos motivos: desregulação do humor, ansiedade elevada, distorção dos pensamentos, eventos estressores, rituais mentais, incapacidade de relaxar, crença de desvalor e muitas outras possibilidades. Na Terapia Cognitivo-comportamental voce poderá entender a origem deste problema e ter ferramentas para melhorar sua qualidade de vida!
Eu acredito que ter a experiência de pensamentos relacionados a tristeza invadindo os momentos que você se sente alegre, pode gerar um desconforto, bem como ser desafiados. Mas, acredito que uma coisa seja importante para este momento, lembrar que nossos pensamentos são apenas os nossos pensamentos e eles podem sofrer diversas influências do nosso contexto. O processo de psicoterapia poderá te ajudar a compreender e explorar esses pensamentos e com isso, desenvolver estratégias e habilidades para lidar com seus pensamentos e emoções, permitindo assim que você possa aproveitar de momentos felizes com maior tranquilidade. Neste momento, recomendo que possa buscar ajuda de um profissional da psicologia para uma avaliação, bem como todo o suporte emocional adequado para este processo.
Certa vez ouvi uma frase que me deixou muito intrigada: a felicidade dói, devido a sua intensidade. Algumas vezes somos educados para estarmos sempre alerta, com eminências de algo pode dar errado, desta forma parece que temos maior controle. Traumas passados pode hiperdimensionar os eventos presentes, inclusive os felizes. Um forte abraço
Olá! Espero que tudo esteja bem! Parece que você está vivenciando uma experiência desafiadora, na qual a felicidade é seguida por pensamentos tristes e difíceis de controlar. Isso pode ser um sinal de que há aspectos emocionais mais profundos que merecem atenção. Há uma complexidade em nossas emoções e pensamentos, e entender qual é o nosso padrão e se têm raízes em diferentes aspectos da sua vida nos ajuda a superar os desafios emocionais. A terapia pode ser um espaço seguro e valioso para explorarmos esses sentimentos, compreender as origens desses padrões de pensamento e desenvolver estratégias para lidar com eles de uma maneira mais saudável.
Se tiver interesse, considere marcar uma sessão para discutirmos essas questões com mais profundidade. Estou aqui para ajudar e fornecer o suporte necessário para o seu bem-estar emocional através de um tratamento por meio da psicoterapia. Aguardo seu contato para que possamos começar essa jornada de bem estar emocional! Até breve!
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Você está enfrentando um padrão de pensamento intrusivo que interfere em seus momentos de felicidade com pensamentos negativos. Algumas estratégias para lidar com isso incluem: praticar a atenção plena para reconhecer e aceitar seus pensamentos, reestruturar cognitivamente os padrões negativos, distrair-se com atividades prazerosas, considerar a terapia para aprender estratégias de enfrentamento, e praticar a auto-compassão, lembrando-se de ser gentil consigo mesmo. Essas abordagens podem ajudar a interromper o ciclo de pensamentos negativos e permitir que você aproveite mais seus momentos de felicidade. Se necessário, buscar ajuda profissional é uma opção válida.
Espero ter ajudado
Abraços
Olá tudo bem? Oara aqui,
essa tendência de pensar em coisas tristes ou negativas quando se está feliz pode estar relacionada a um fenômeno conhecido como viés de negatividade. De acordo com estudos em psicologia cognitiva, nosso cérebro tem uma tendência natural a dar mais importância e reter mais informações negativas do que positivas.

Isso pode ser uma forma de proteção evolutiva, já que nossa mente está constantemente tentando nos alertar sobre possíveis perigos ou ameaças. No entanto, em alguns casos, esse viés de negatividade pode se tornar mais intenso, levando a pensamentos intrusivos e repetitivos sobre situações tristes ou ruins, mesmo quando estamos em um estado de felicidade.

Para lidar com esse padrão de pensamento, pode ser útil praticar técnicas.

É importante ressaltar que, se esses pensamentos negativos estão causando sofrimento significativo ou interferindo na sua qualidade de vida, é recomendável buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para avaliação e tratamento adequado.
Me coloco a disposição!
Oara Milametto Mendonça
@oaramendonca
Olá!

Uma abordagem eficaz é desenvolver habilidades de conscientização e autocompaixão. Ao perceber quando esses pensamentos surgem, você pode tentar praticar a aceitação sem julgamento. Em vez de lutar contra esses pensamentos, tente observá-los como se fossem nuvens passando no céu, sem se prender a eles. Além disso, praticar gratidão e focar sua atenção no presente pode ajudar a interromper o ciclo de pensamentos negativos.

Buscar a ajuda de um terapeuta também pode ser benéfico. Um terapeuta pode trabalhar com você para identificar padrões de pensamento prejudiciais e desenvolver estratégias personalizadas para lidar com eles. Terapia cognitivo-comportamental (TCC) e técnicas de mindfulness são abordagens comuns que podem ser úteis para interromper a ruminação e promover uma maior capacidade de desfrutar de momentos de felicidade. Lembre-se de que é possível encontrar alívio e aprender a controlar esses padrões de pensamento com o tempo e prática.

Conta comigo <3
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá; os colegas deram inumeras razões pelas quais isso pode estar ocorrendo, mas para entender ao certo e te ajudar é preciso fazer uma avaliação um pouco mais minuciosa. Como já foi dito pode se tratar de um pensamento intrusivo; um pensamento obsessivo; sintoma de ansiedade ou depressão; pode estar ligado a situações ou eventos passados que estao refletindo no agora. Mas você pode sim sentir-se feliz. Aconselho que você busque um profissional da linha Cognitivo comportamental. Abraço.