Quantas sessões são necessárias para que haja uma mudança em se tratando de pcrise de pânico ?

10 respostas
Quantas sessões são necessárias para que haja uma mudança em se tratando de pcrise de pânico ?
Olá, o número de sessões pode variar muito, não temos essa resposta pronta. E por quê? Tudo vai depender do seu caso em especial, da forma que você irá aderir ao tratamento e também, talvez o mais importante, o que pra você é uma mudança/melhora?
Tudo isso você deve levar em consideração.
Seria interessante que você marcar um consulta com um psicólogo e iniciar o tratamento com a intenção de alcançar essa mudança. Já é um primeiro e importante passo. Obrigada

Para o transtorno de pânico o objetivo da TCC (Terapia Cognitivo- Comportamental) é a reestruturação do pensamento que induz a pessoa a interpretar de maneira catastrófica os sintomas físicos da ansiedade. Para isso, conforme citou o colega acima, são necessárias entre 12 e 25 sessões dependendo da evolução da terapia.
Concordo com a colega acima. O número de sessões depende de uma série de variáveis como: sua assiduidade nas sessões, ritmo pessoal para incorporar em seu dia a dia as técnicas comportamentais indicadas, adesão às tarefas passadas, nível de satisfação com a melhora apresentada entre outros... Mas, no geral, a TCC é uma técnica mais rápida por ter como objetivo o foco em sua demanda.
A Terapia Cognitivo-Comportamental trata-se de sessões focada na resolução dos problemas, sessões são estruturadas, levando ao paciente a conscientização profunda do problema e instrumentalizando o mesmo para desenvolver autonomia necessária e eficaz, através da descoberta guiada, alcançando a mudança progressivamente e um entendimento dos pensamentos que são desencadeadores (Disfuncionais) de como desenvolveu Transtorno de Pânico, O caminho rumo a alta significa estar com um terapeuta experiente em Terapia Cognitivo-Comportamental que o instrumentaliza para caminhar rumo a pensamentos (Funcionais). Uma vez entendido e desenvolvido técnicas de enfrentamento e melhor entendimento do caso, paciente pode se considerar de alta! Estimado(a) que você encontre psicólogo especialista TCC e Saúde Mental da sua região que atenda a sua demanda!Estimo Melhoras e certa que terapia cognitivo-comportamental poderá ajudá-lo não só na compreensão mas no manejo em lidar em situações difíceis! Abraço
Existe um protocolo validado na população brasileira de dez sessões. Tive o prazer de colaborar com a pesquisa de validação e pude comprovar que os resultados já são bastante consistentes ao fim deste tempo, para pacientes que não possuem comorbidades (outras questões psicológicas significativas)
Olá. Concordo com os colegas. Acrescento que entendo que, quando alguém está passando por algo tão assustador como crises de pânico, deseje que o se eu problema se resolva o mais rápido possível. Como os colegas bem colocaram, existem protocolos que vão proporcionar um alívio rápido das crises. E isso é muito bom. Acontece que cada pessoa é única e sugiro que não pare por aí. Investigue a origem dessas crises e a ataque com garra e determinação, pois geralmente essas crises são apenas a ponta do iceberg. Com a ajuda de um psicólogo congnitivo-comportamental descobra quais as crenças limitantes o elevaram até aqui e quais são os pensamentos automáticos que deflagram as crises. Há vários estudos que comprovam o sucesso dessas técnicas no caso de crises de pânico. Procure um psicólogo cognitivo-comportamental perto de você. Força! Espero ter ajudado um pouco. Um abraço
Bom depende muito de paciente para paciente, lembrando que um bom acompanhamento psicológico é essencial, o tratamento junto a equipes multidisciplinar como o psiquiatra tb auxiliará o caso.Como ja foi dito em algumas respostas aqui acredito que o importante não seria o numero de sessões o foco em si tem que ser feito em relação a melhora do problema... Boa sorte me deixo a disposição.
Em se tratando de quantas sessões é difícil responder, porque depende do teu caminhar. Depende da terapia , da empatia, da confiança que você tem no profissional, mas é necessário e urgente tratar.
Um abraço. Espero que tenha ajudado.
É difícil prever quantas sessões exatamente, mas já estive com paciente que à partir da quarta sessão relatou redução do tempo de crise e maior percepção dos momentos que antecedem a crise. Uma paciente atual de 72 anos, com 02 meses de terapia relata que a intensidade da crise diminuiu e que se sente mais confiante. Alguns exercícios são feitos e ensinados no consultório e ajudam o paciente a ter maior controle e entender melhor o pânico. Um abraço,
Olá!
Realmente é muito difícil saber quantas sessões são necessárias, pois cada pessoa é única e pode ter um grau de dificuldade diferente com relação a lidar com o transtorno. O mais provável é que com uma terapia de frequência pelo menos semanal, seja possível que uma mudança ocorra relativamente rápido. Talvez em poucas semanas. Porém, não há como garantir que isso irá acontecer. Por outro lado, o melhor é buscar ajuda para que uma melhora consistente ocorra em algum momento, já que o transtorno costuma melhorar apenas se for tratado. A terapia cognitivo-comportamental é bastante indicada no tratamento do transtorno de pânico.