Quem tem transtorno de ansiedade tem que procurar um psicólogo ou psiquiatra?

20 respostas
Quem tem transtorno de ansiedade tem que procurar um psicólogo ou psiquiatra?
Isso varia de cada caso. O psicólogo ira realizar um tratamento psicoterápico sem medicações, já o psiquiatra se for necessário poderá prescrever medicamentos.
Minha opinião pessoal é que o melhor seria passar primeiramente com um psiquiatra, ele avaliará se há a necessidade de um tratamento farmacológico ou não e se for o caso irá indicar que o paciente faça um acompanhamento psicoterápico também.

A principal diferença entre psicólogo e psiquiatra, é que o primeiro trabalha com psicoterapia (um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas que não incluem medicação), já o segundo, com farmacologia (medicamentos). O tratamento em conjunto costuma proporcionar resultados mais eficazes.
Qualquer um destes dois profissionais pode ser procurado para uma avaliação e se necessário, encaminhará o paciente para um tratamento em conjunto.
No meu entendimento, a pessoa que suspeita que possa sofrer do que é chamado de Transtorno de Ansiedade pode procurar tanto um psicólogo como um psiquiatra e ambos deveriam ajudá-lo no entendimento da sua questão e dos possíveis tratamentos, se fosse o caso. E se fosse o caso e os sintomas mais intensos e perdas na qualidade de vida, um tratamento medicamentoso através do médico psiquiatra seria muito recomendado, entretanto a conjugação com a psicoterapia poderia ajudar muito principalmente na recuperação de médio e longo prazo. Agora, se os sintomas são mais leves e suportáveis pela possa sem maiores perdas, a psicoterapia poderia ser suficiente para o restabelecimento do bem-estar e da saúde esperável.
As terapêuticas de apoio ao paciente e ao sofrimento devem ser em principio multidisciplinares.

Existem ansiedades que são causadas por conflitos emocionais e que fazem surgir sintomas no organismo.
A sudorese, o estreitamento da consciência, as pontas dos dedos geladas e o coração apertado são alguns do indicadores somático avisando que as coisas não estão bem e os afetos precisam ser regulados. Esta é a visão da psicoterapia breve focal.
Abçs,
Tanto faz, porque se procurar um psicólogo e for um caso mto severo, com uma intensidade mto grande, o mesmo encaminhara a um psiquiatra para que seja feita uma intervenção medicamentosa. Caso contrário, um psicólogo com um bom conhecimento e atualizado, conseguirá tratar e acompanhar o paciente em questão
Num primeiro momento ambos os profissionais - Psicólogo ou Psiquiatra - são capazes de avaliar a intensidade dos sintomas e o grau de interferência na vida do paciente, caso o paciente esteja manifestando reações somáticas advindas dos fatores ansiogênicos a conduta mais apropriada é avaliar a necessidade do uso do ansiolítico, isso em grau intenso de sofrimento. Somente estes profissionais poderão fazer esta análise, nem sempre indica-se a terapêutica medicamentosa, muitas vezes o trabalho do Psicólogo Clínico é capaz de reverter tais sintomas com a responsabilização subjetiva aplicada, por exemplo.
O trabalho deve ser em conjunto, Psiquiatra regula o uso do psicotrópico enquanto Psicólogo trabalha na origem dos sintomas que estão desencadeando os quadros de ansiedade, objetivando levar o paciente à elaboração e alteração daquilo que está prejudicando sua saúde mental. Mas cada caso é um caso.
Transtornos de ansiedade pode ser tratado com o psiquiatra, psicologo e tambem com a homeopatia e fitoterapia.
sao dois tratamentos distintos, Psiquiatria com o farmacológico, que age reacao neuroquimica biologicamente, aliviando os sintomas . E o Psicológico agevna causa e mantenedores relacionado a modo de funcionar mental, seja ex:s crencas que o modo como se ver, mas grosseiramente seria definida com aquelas frases repetidas nos , "eu sempre estou só" ninguem me ajuda" ou imagem de si mesmo etc. T esseTransforma um tipo de comando mental, que prepara que se tranforma ou em adrenalina, cortizol, ocitocina, pois é assim que nosso corpo funciona, nos preparando para reagir. Entao a Psicoterapia age quimicamente atraves do autoconhecimento tecnicas afim de aja uma homeostase funcional. Pois nosso organismo sempre procura o equilibro através das menssagem enviada, reais ou nao, seja de seguranca ou perigo. O tratamento ideal seria o combinado Psicoterapia e Psiquiatria.
A busca por um Psicólogo ou Psiquiatra é para recuperar a autonomia em sua decisões e ações.
Ambos podem conduzir a esta recuperação, basta que mantenha o livre arbítrio sobre um ou sobre o outro.
Os transtornos de Ansiedade devem primeiro ser diagnosticados.
É preciso que um Médico avalie quais outras condições médicas gerais podem estar proporcionando sintomas ansiosos.
Por isso o Médico é diferente de um Psicólogo ou outros grandes profissionais da àrea.
Existem alterações hormonais que pode simular uma doença psiquiátrica.
O melhor é buscar uma avaliação realmente médica.

Abraço
Com certeza o cliente se beneficiará com ambos. Na maioria das vezes é necessário o uso de medicamentos, que só o psiquiatra poderá indicar.
São os profissionais especializados que melhor poderão ajudar.
Uma equipe multidisciplinar é sempre bem vinda! A ansiedade com sintomas exacerbados, como taquicardia frequente, sudorese, irritabilidade e perturbação do sono, precisam ser medicados. O profissional habilitado para o tratamento medicamentoso é o psiquiatra. A psicoterapia, com o psicólogo dará conta das questões emocionais, buscando junto com o paciente possíveis causas para o desenvolvimento da ansiedade e elaborar estratégias para os sintomas e os conflitos sejam melhor elaborados, visando uma qualidade de vida melhor. Os dois profissionais são capacitados para o tratamento da ansiedade. Abraço, Daniela.
Depende. Psiquiatra é médico, e deve avaliar o transtorno de ansiedade (T.A.) do ponto de vista médico, numa visão mais organicista, tendendo a tratar basicamente com medicação. O psicólogo - assim como o psicanalista e outros psicoterapeutas (nem todo bom psicoterapeuta é psicólogo) - avalia o transtorno numa perspectiva mais emocional e comportamental, tratando o caso com psicoterapia. O ideal, portanto, seria começar consultando simultaneamente um psiquiatra e um psicoterapeuta. Importante considerar que o T.A. pode ou não precisar de intervenção medicamentosa, mas SEMPRE exigirá intervenção psicoterápica. A medicação, muitas vezes necessária, ajuda a aliviar sintomas, mas não proporciona uma solução definitiva para o problema; já a psicoterapia, especialmente as mais modernas (interventivas), e melhor ainda com apoio de técnicas como bio/neurofeedback, mindfulness ou mesmo hipnose, produz resultados extraordinários. Nas situações adequadas, o ideal é usar medicação e psicoterapia.
Todo transtorno, síndrome, ou qualquer condição clínica envolvendo a situação psíquica da pessoa, tem um aspecto fisiológico e um psicológico. O primeiro se refere à parte física, orgânica da pessoa, o funcionamento do organismo, enquanto a segunda se refere aos pensamentos, sentimentos, aspectos sociais do sujeito. Assim sendo, tanto o Psiquiatra quanto o Psicólogo são importantes no tratamento do referido transtorno de ansiedade. Recomendo procurar um profissional médico de sua confiança, para que este faça o encaminhamento apropriado.
Essa pergunta é muito frequente. Costumo responder o seguinte: Procure a psicoterapia, se for necessário intervenção medicamentosa, o profissional psicólogo encaminhará o paciente a um psiquiatra com recomendação ética pertinente.

Existem casos em que a psicoterapia, independente da abordagem utilizada, acaba suprindo sem o uso de psicofármacos. Se isso não ocorrer, o encaminhamento ocorrerá e haverá um equilíbrio entre os dois tipos de comportamento.
Precisamos saber o quanto o transtorno de ansiedade interfere na sua vida profissional, familiar, social e afetivo relacional.

Por isso é fundamental uma avaliação com um profissional da sua confiança.

Com essa avaliação poderá definir se será necessário o tratamento medicamentoso ou somente Psicoterapia.

Abraços
Os dois tratamentos são possiveis e complementares. Para casos leves cabe um dos 2 profissionais, Psicologa ou Psiquiatra. Para casos graves os dois são mandatórios.
Psicólogo sem sombra de dúvidas, e psiquiatra se seu transtorno estiver te tornando disfuncional pro que fazia antes e que seria bom continuar fazendo, e isso pode ser decidido junto com o psicólogo.
Sim, o quanto antes.Com os dois profissionais você poderá ser avaliada com segurança e posteriormente tratada com psicoterapia, e se necessário medicamentos.
Pode acreditar que será um alívio.

Um abraço,

Dra Lilian