Sofro d depressão severa há anos, mesmo com bons médicos e ajuda da família. Já tentei suicídio

10 respostas
Sofro d depressão severa há anos, mesmo com bons médicos e ajuda da família. Já tentei suicídio e tomo lítio além do antidepressivo. Mas continuo sem motivação alguma. Não tenho ânimo pra nada. Tomar banho é uma atividade homérica. Desisti d planos, sonhos, trab, não quero sair da cama. O que fazer?
Olá, pelo que falou já procurou ajuda médica e sei que não é fácil nesse momento continuar procurando ajuda, mas a psicoterapia pode te ajudar bastante, para sair desse quadro, procure um psicólogo. A psicoterapia junto com o tratamento psiquiátrico pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida, seu bem estar.

O tratamento psiquiátrico sozinho não resolve por si só a depressão. Que bom que você tem acesso a bons médicos e que sua família lhe ajuda. Oriento que procure um bom psicólogo ou psicóloga para fazer o tratamento em conjunto ao uso de medicamentos. Trabalhar as questões emocionais, vivências difíceis ao longo da vida, questões psicológicas em geral é muito importante para se alcançar melhora na depressão. Conte novamente com sua família para iniciar um novo tratamento. Lembre-se que agora você vai procurar mais uma forma de se tratar e aos poucos os resultados irão aparecendo.
É plausível o apoio familiar e o acompanhamento medico. Porem saliento que paralelo ao tratamento medicamentoso é recomendável a intervenção psicoterápica. Ambos precisam caminhar juntos, pois só assim obterá sucesso!
Aliado a seu tratamento medicamentoso é importante fazer terapia com Psicólogo para que você possa identificar as causas de sua depressão. O medicamento ajuda nos seus sintomas físicos, porem a depressão tem cunho emocional envolvido. Abraços Camila
Conforme já foi dito anteriormente será fundamental um apoio conjunto. Família, ajuste correto da medicação e psicoterapia. Com certeza é um grande passo do paciente ter a vontade de sair desse quadro. Tenha em mente que o processo de melhora requer tempo e paciência. É um passo por dia em favor da melhora. Fique em paz.
Depressão grave tem se mostrado eficaz quando há um tratamento combinado de psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico.
Caso você já esteja realizando ambos os acompanhamentos e continue com muitos pensamentos depressivos, as técnicas de Mindfulness ou o próprio curso de 8 semanas de Mindfulness tem mostrado bons resultados como uma abordagem COMPLEMENTAR.

A disposição Pedro Sater
Olá! A depressão é realmente angustiante e, por vezes, incapacitante. Algo você já está fazendo, questionando-se. E conta com uma rede importante: seus familiares e seu médico. No entanto, como já falaram meus colegas, somente o tratamento com medicamentos não é o suficiente. É imprescindível que você procure um profissional de psicologia e divida com ele seu questionamento. Pode ter certeza, um grande passo foi dado, questionar-se! Abraços.
Corroboro com as respostas acima. Uma boa psicoterapia te ajudaria a lidar com essa situação.
Apenas para complementar o que meus colegas acima já mencionaram, gostaria de lhe falar sobre algo que é pouco compreendido pelos familiares. As pessoas próximas tentam mostrar que a pessoa em quadro depressivo não tem motivo objetivo para se sentir daquela forma. Essa é a principal armadilha que dificulta a busca de um tratamento adequado, ou seja, pensar que um psicólogo será mais uma pessoa que tentará mostrar que não há motivos para estar deprimido. Na verdade todas as pessoas que se encontram em depressão tem razões para isso. A questão é que eles muitas vezes não são evidentes. Eu imagino como deve ser duro para você ter desistido de tanta coisa. Costumo dizer aos meus pacientes em quadros similares que o primeiro passo é ter paciência consigo mesmo.
Olá, que bom que faz tratamento medicamentoso, pense na possibilidade de associar a esse tratamento a psicoterapia comportamental cognitiva. Não desista! espero ter ajudado.