Sou casado ha muitos anos, sou heterosexual, gosto muito de mulher mas gosto e tenho prazer em usar

26 respostas
Sou casado ha muitos anos, sou heterosexual, gosto muito de mulher mas gosto e tenho prazer em usar calcinha, se eu pudesse só usaria elas todos os dias, minha esposa nao gosta mas aceita.
Por que este desejo de usar calcinha?
Me traz bem estar, prazer, gosto de me ver de calcinha.
 Mara Guardia Hernandes
Psicólogo
São Paulo
Penso que sua explicação dada ao fato de usar calcinha é mto clara, afinal "bem estar, prazer e gostar de se ver com elas" são motivos bastante suficientes para tal hábito. Enfim, se este fato não implica dificuldades, problemas na sua vida, nas suas relações e angústias a você, não há, me parece, de um modo geral e de pronto, um transtorno a ser tratado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Laura Martins Cunha de Mello
Psicólogo
Rio de Janeiro
orientação sexual (heterossexual, bissexual, homossexual e etc.) não tem necessariamente a ver com as roupas que usamos.
As pessoas insistem na ideai de que existem roupas femininas e masculinas, mas todas as roupas servem para o mesmo proposito.
Usar calcinha tem a ver com a forma como você gosta de se vestir e esta tudo bem! Não há nada de errado.
Se isso não tem prejudicado as suas relações, seu trabalho e sua vida de um modo geral, não precisa ficar preocupado.
 Pedro Grisi Galvão Barban
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
A sexualidade é um animal estranho. Por mais que se tente "contê-la" através de rótulos ou definições identificatórias (que cumprem um papel importante, por sinal), ela insiste em romper com uma suposta normatividade e se expressar através das mais peculiares maneiras. Dona de si, muitas vezes não responde a uma escolha - ela quem escolhe aonde vai se "grudar" para pedir e proporcionar prazer. Se você gosta de usar calcinha, talvez a calcinha tenha assumido um sentido muito particular que, ao mesmo tempo que te traz uma satisfação, te incumbe uma pergunta impertinente. Fetiches são muito comuns e, se bem conversado entre os envolvidos, não representam risco à união e nem são definidores de uma orientação sexual (que é de uma outra ordem). Quanto a sua pergunta, acredito que só mediante uma análise poderia se tentar respondê-la.
 Giovanna Borba
Psicólogo
Curitiba
Olá.
Que legal sua pergunta, é muito pertinente.
Gostos, desejos, fetiches não tem nada a ver com orientação sexual.
Tenho pacientes que sentem prazer em se vestir como mulher, mas são casados e heterossexual, como você descreveu.
Existe um nome para isso "crossdresser".
Ter esse desejo, não lhe torna uma pessoa pior ou com algum "problema". E quando você pergunta o por que, a resposta que vêm é
apenas, porque não?!
Claro que podem existir questão que você sinta a necessidade de trabalhar e entender.
Mas não tenha medo de experimentar e vivenciar seus desejos.
Abraços.
 Mérope Vedana
Psicólogo
Florianópolis
Olá!
Concordo com as questões apontadas pelas respostas dos colegas. Se você se sente bem assim, não há porque se preocupar. Mas se você deseja aprofundar mais este ponto, sugiro a você fazer psicoterapia.
Um abraço!
Realmente há calcinhas muito confortáveis... Bem, não ficou claro quais são os aspectos interpretados por você em relação a “este pedaço de pano” que te faz se sentir tão bem. Podemos pensar em muitas coisas, dentre elas: fetiche. E todo fetiche também traz histórias sobre você. Então, talvez esse seja um bom gatilho para exercitar algo realmente útil, o autoconhecimento. Abraço!
 Laissa Sobrinho
Psicólogo
Caxias Do Sul
Olá...
O prazer em se fantasiar ou se vestir para o sexo ou no dia a dia, chamamos de cisvestismo, tem em uma de suas formas mais comuns no fetichismo transvéstico.
Homens que usam calcinha podem ter esta prática como uma "terapia" contra ansiedade e depressão, uma vez que ao usarem a peça, ela proporciona prazer a eles, mas acredito que nem todos se dão conta desse movimento "terapêutico", apenas agem de maneira inconsciente.
O benefício é que estas roupas podem ser usadas no dia-a-dia sem levantar suspeitas. Homens que usam calcinha, ou outras peças íntimas feminina não
deixam de ser heterossexuais, mais tem esse fetiche. Se você está bem, sua esposa respeita, está tudo bem.
Caso queira entender melhor sobre a sua relação com o fetichismo, te oriento procurar uma análise.

Espero ter ajudado.
Abraço.
 José Antonio Reis
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
A sexualidade humana é muito complexa. Como você já percebeu, é possível ser heterossexual e ter fetiche em usar calcinha, sem que isso afete sua sexualidade. No senso comum tem-se uma visão bem menos flexível a respeito desses hábitos sociais. A princípio não há nenhum problema, já que você falou que se sente bem e que te dá prazer. Porém se algum dia você desejar ter um maior autoconhecimento pode vir a procurar um psicólogo.
Olá, percebo que sua angustia vem do fato da sua esposa não aceitar muito bem o seu comportamento, mas isso é algo que pertence a ela, talvez com conhecimento adequado ela possa ressignificar seu preconceito e aceitar que o fato de você ter o desejo, ou fetiche, em usar calcinha não deve ser um problema para vocês (casal). Espero ter ajudado.
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá! como disse um colega acima; as roupas que vestimos, nada tem a ver com nossa sexualidade. E acima de tudo, se esse fato não te afeta, não te angustia e te da prazer não tem com que se preocupar. Por outro lado, se te traz algum desconforto, procure entender com ajuda de um psicanalista/psicólogo!
 Lucia Gomes
Psicólogo
Porto Alegre
Olá! Se o seu desejo de usar calcinhas não prejudica ou causa maior desconforto para você ou para as pessoas com quem você se relaciona, fique tranquilo. O importante é fazermos o que nos faz bem, desde que não nos machuque ou machuque quem está a nossa volta. Abraços!
 Joel Lerner Amato
Psicólogo
São Paulo
Olá, boa tarde. Não existe uma resposta pronta para todas as pessoas em uma situação assim, isso teria de ser investigado, para se entender a sua relação com a sexualidade, com o prazer, etc. Abs!
 Maria de Fátima M. Recacho
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Não há problemas em realizar suas fantasias desde que isso ocorra de comum acordo entre o casal. Se esse não for o caso te aconselho a fazer um trabalho psicanalítico, para ir mais a fundo nesse desejo.
Boa sorte!
 Lucas Avelar de Oliveira
Psicólogo
Londrina
Você me fez lembrar do conto "O nariz" do Luís Fernando Veríssimo. Nele, um pai de família e profissional bem sucedido, adota um óculos com bigode e narigão, aqueles de brinquedos mesmo. Com o tempo, mesmo que nada mudasse em sua maneira de ser pai, esposo ou profissional, ele perdeu todas as relações. Quando eu li sua pergunta, lembrei desse conto. Há semelhanças e pelo que você disse não parece haver qualquer disfunção ou prejuízo na sua vida. Logo, por mais estranho que pareça, não é errado ou anormal. As pessoas tem histórias, identidades e maneiras diferentes de viver a própria sexualidade sem que isso sinalize um problema maior. Felizmente, sua esposa é compreensiva e nenhum malefício do conto que mencionei parece que irá ocorrer. Só seria um problema caso isso interferisse em sua vida sexual ou se seus interesses (desejos) ficassem muito restritos às situações em que você usa calcinha, por exemplo. De qualquer forma, fique tranquilo! Abraço.
Dr. Paulo S. Designe
Psicólogo
Santo André, SP
Relacionamento conjugal é muito melhor quando é recíproco o interesse de um agradar ao outro.
 Márcia Alencar
Psicólogo
Jaboatão Dos Guararapes
Olá boa tarde!
Como já expressado aqui pelos colegas não há nenhuma preocupação maior na ação de usar a peça íntima, porém você e sua esposa estão inseridos em uma cultura que diz o contrário e por mais que nos blindemos ela nos atravessará, sugiro buscar um ( a) psicólogo (a) de base psicanalista para sua analise e posteriormente o casal entrar em um processo terapêutico para promoção de saúde mental para ambos.
Muito boa sorte!
Abraço.
 Amanda Morais
Psicólogo
Piumhi
Olá! Os colegas trouxeram muitos comentários pertinentes, e senti de contribuir no sentido de que você está trazendo um questionamento importante para você mesmo: "Por que este desejo de usar calcinha?" Por mais que já se tenha um entendimento da sua parte e também de sua esposa, e que a relação dá abertura para Ser quem sente que é, sua pergunta me toca no sentido de que ainda existem questões que poderiam ser aprofundadas, proporcionando maior conhecimento e logo, enriquecimento a respeito de si mesmo e que pode se refletir na relação do casal. A psicoterapia é um espaço que pode acolher seus questionamentos e aliviar as angústias diante do não saber de si que eles promovem. Espero ter contribuído de alguma forma. Abraço!
 Priscilla Vogt
Psicólogo
Florianópolis
Querido, atendi um paciente com um caso muito parecido com o seu. O fato de você gostar de usar calcinha não quer dizer que tenha a ver com sua orientação sexual (hetero ou homoafetivo). Não quer dizer que você gosta de homem por isso. É um comportamento que foge ao "esperado" porque talvez você não tenha tido a oportunidade de conhecer outras pessoas que também passam por isso, a diferença é que elas não saem por aí falando isso para as pessoas. Enfim, se você quiser conversar mais, vou adorar. Conte comigo!
Boa noite!! Não há nada de errado na sua vontade de usar calcinhas. Se isso faz você se sentir bem, é isso que importa. Não se preocupe com rótulos. Estou de acordo com as respostas dos outros especialistas.
No entanto, se isso traz algum incomodo ou preocupação para você, sugiro que faça psicoterapia. Um abraço!
Gostos, desejos, fetiches não tem nada a ver com orientação sexual. O que importa é você se sentir bem.
Todos nós crescemos em um cultura que prega que certas vestimentas são direcionadas e exclusivas a um determinado gênero. Contudo, é importante desconstruir esse pensamento de que roupas tem sexo. Se usar calcinhas te dá prazer e bem estar, não machuca a ti e a ninguém mais, qual o problema de usar?
Quanto a sua pergunta, sobre a razão de ter desejo de usá-las, apenas você pode respondê-la. Para responder e compreender mais a si mesmo, você pode procurar um psicólogo, para ter autoconhecimento. Em meu ponto de vista, não há nada de errado no seu desejo, mas conhecer a si mesmo sempre te dará mais poder sobre a sua vida.
Olá!! A situação relatada por vc não tem haver com a definição de gênero, o que vc deve observar é se esse tipo de comportamento tem te trazido algum tipo de prejuízo e se te incomodar aí sim vc deve procurar ajuda de um profissional para chegar a um entendimento mais profundo a respeito desse tipo de comportamento.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
É praticamente impossível responder sua questão sem fazer uma investigação em psicoterapia, pois as hipóteses são amplas. Minha orientação é iniciar psicoterapia para entender melhor. Abraço
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
Recomendo fazer psicoterapia para vc entender e lidar melhor com a situação.Estou disponibilizando breve consulta gratuitamente
Olá! É muito válido que você esteja explorando e compartilhando seus sentimentos e desejos, pois isso é um passo importante para a compreensão de si mesmo. O prazer que você sente ao usar calcinhas pode estar relacionado a diferentes fatores, incluindo aspectos de identidade e expressão pessoal.

O desejo de usar roupas que tradicionalmente não são associadas ao seu gênero pode ser uma forma de se conectar com sua própria essência e explorar a sua identidade de maneira mais ampla. Muitas pessoas encontram conforto e satisfação em expressar sua individualidade através da roupa, independentemente das normas sociais. Isso pode trazer um sentimento de bem-estar e até mesmo de liberdade emocional.

É compreensível que essa prática possa gerar um certo desconforto na sua esposa, mas é positivo que ela aceite sua escolha. A comunicação aberta entre vocês é fundamental para que ambos possam compreender as necessidades um do outro. Conversar sobre como você se sente ao usar calcinhas pode ajudar a fortalecer o entendimento e a aceitação mútua.

Além disso, é importante lembrar que não há um "certo" ou "errado" quando se trata de preferências pessoais. O que importa é como essas escolhas impactam sua vida e seu bem-estar emocional. Se você sentir que esses desejos estão causando confusão ou conflito interno, a terapia pode ser um espaço seguro para explorar esses sentimentos de forma mais profunda. A psicoterapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar a entender a origem desses desejos e a forma como eles se relacionam com sua identidade e experiências passadas.

Se você sentir que precisa de suporte adicional, estou à disposição para ajudar. A busca por um profissional pode fazer uma grande diferença na sua jornada de autocompreensão e aceitação. Para mais informações, você pode acessar meu perfil na Doctoralia aqui ou visitar meu site Humanamente Falando.

Fique bem! Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.
O desejo de usar calcinha pode ter várias origens e significados, e é importante entender que isso, por si só, não significa que há algo de errado com você. Muitas pessoas relatam prazer, conforto ou excitação ao vestir roupas tradicionalmente associadas a outro gênero, e isso pode estar ligado a questões de identidade, autoexpressão, sensações táteis ou mesmo ao simbolismo que essas peças representam para você.

O mais importante aqui é perceber que esse desejo faz parte de quem você é e que ele te proporciona bem-estar. Se isso não causa sofrimento e não prejudica sua relação com sua esposa, então não há problema algum. No entanto, como você mencionou que sua esposa não gosta, mas aceita, pode ser interessante conversar com ela abertamente sobre seus sentimentos e buscar um equilíbrio na relação, para que ambos se sintam confortáveis. Se em algum momento esse desejo gerar angústia ou confusão, uma abordagem terapêutica pode te ajudar a compreender melhor os significados que isso tem para você e como integrá-los de maneira saudável à sua vida. Você sente algum conflito interno em relação a isso, ou é mais uma questão da aceitação dentro do relacionamento?

Especialistas

Vanya Bayon Dodeles

Vanya Bayon Dodeles

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Luiz Ricardo Mesquita

Luiz Ricardo Mesquita

Psicanalista

Natal

Márcio Rocha Damasceno

Márcio Rocha Damasceno

Psicanalista

Manhuaçu

Maria Gorét Nunes

Maria Gorét Nunes

Psicanalista, Psicólogo

Goiânia

Irene Conde

Irene Conde

Psicólogo

Rio de Janeiro

Dayane Oliveira

Dayane Oliveira

Psicólogo, Psicanalista

Telêmaco Borba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Incongruência de gênero
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.