sou muito impulsiva,e nenhum relacionamento meu vai adiante por conta disso, nao consigo me sentir segura,

10 respostas
sou muito impulsiva,e nenhum relacionamento meu vai adiante por conta disso, nao consigo me sentir segura, cobro demais, falo tudo que me vem a cabeça, sempre acho que esta me traindo, ou nao me quer mais.
Como posso melhorar? isso tem tratamento?
 Eduardo Peres
Psicólogo, Psicanalista
Campinas
Antes de tudo, fique tranquila. Não se cobre por mais uma tensão que está vivendo. Isso não é doença, mas sim uma forma de existir nesse mundo cheio de pessoas diferentes.
Essa é a maneira que você encontrou para lidar com certas situações. Nós somos constituídos das experiências que vivenciamos durante nossa existência, e isso nos leva a algumas ações que as vezes não gostamos, e nós fazem mal.
Mas justamente por isso que é possível descobrir como podemos mudar ou até mesmo aceitar como somos, entender o motivo de nossas ações. E assim, cuidando delas.
Recomendo que procure alguém que possa te ajudar nesse processo, para além de um profissional, ou seja, familiares, amigos, alguém em que você confie e possa compartilhar esses incômodos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Leandro Winter
Psicanalista
Curitiba
Olá!

Sim, isso pode ser trabalhado em psicoterapia. Explorar o quanto existe de concreto nessas duas dúvidas, se na relação existem pontos em que o par lhe mostra realmente que possa estar lhe traindo e o quando é apenas umas ilusão. E se isso tem relações com a insegurança de estar só. Existem vários pontos a serem explorados, na verdade. Ainda mais pelo que você descreveu de haver uma repetição nas relações das mesmas atitudes. Recomendo explorar na psicoterapia sobre isso. A psicanálise tem bastante a lhe oferecer.
Att, Leandro Winter.
Como o colega ja descreveu, somos diferentes, e nos desenvolvemos em ambiente diferentes, onde pode reforçar nossos pontos positivos e tbm os negativos , mas o legal é que podemos reaprender um modo mais eficaz, a partir qdo entender as motivações e motivos de tal comportamento. Então, procure ajuda as vezes nao damos conta sozinhos e venha ter mais qualidade de vida.
Abrc
Maria
 Alexandro Paiva
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Olá! Sim, a psicoterapia é o tratamento mais indicado para esse tipo de problema. Sugiro que você procure um psicoterapeuta para fazer uma avaliação inicial e identificar os pontos que precisam ser modificados. Após a avaliação, um plano de tratamento poderá ser elaborado, com o objetivo de ajudá-la a resolver o seu problema. Espero ter ajudado! Boa sorte!
Caríssimo(a)
Está no caminho certo, desde que esteja lhe incomodando em sua vida diária e lhe causando prejuízos. Trata-se de insegurança consigo mesma e ansiedade, a terapia lhe facilitará na sua busca e ajudará na condução, seja qual for a demanda e a abordagem.
Abraços!
 Natalia Marques Antunes
Psicólogo
São Paulo
O autoconhecimento através da Psicoterapia pode ajudar no entendimento da sua forma de ser e agir.

Abraços
Dr. Decio Deforme da Cunha
Psicanalista, Psiquiatra
Rio de Janeiro
Os nossos "complexos", definidos como idéias emocionalmente investidas e reprimidas e por este motivo com poder de "nos possuir", invariavelmente interferem em nossos relacionamentos.
As psicanálises visam a identificação destas instâncias psíquicas que funcionam como verdadeiros "inimigos internos"aguardando a tão desejada redenção para promoção da indispensável reforma íntima, saneadora do problema.
Olá!
É importante a procura de um psicoterapeuta para que este possa fazer um trabalho junto às distorções de pensamentos, e identificação de crenças que possam estar causando este comportamento.

À disposição.
Olá, a escolha por um processo terapêutico pode ser útil para que você consiga elaborar e ultrapassar a forma pela qual você se coloca perante os outros e si mesma. Parece-me que há certa dificuldade em lidar com seus próprios sentimentos e desejos bem como a suposição de que o outro não lhe quer bem de fato, por isso a ideia recorrente da traição e a necessidade de controle ("cobro demais"). É possível sim melhorar, ou seja, criar novas maneiras mais prazerosas de se relacionar consigo mesma e com os outros. A psicoterapia e a psicanálise são meios que possibilitam esse fim. No entanto, é algo que requer algum tempo já que não há uma fórmula mágica ou uma receita pronta a ser aplicada.
 Luciana Gurjão Santos
Psicólogo
Fortaleza
É preciso compreender como é a dinâmica dos seus relacionamentos, como reage e se sente diante de diferentes contextos e quais as consequências das suas ações. A psicoterapia poderá te ajudar neste processo, fazendo com que compreenda como é o seu funcionamento e o que pode fazer para se sentir melhor consigo mesma e com os outros, sem carregar o peso da culpa. Espero ter lhe ajudado. Boa sorte!

Especialistas

Carla Ribeiro de Queiroz

Carla Ribeiro de Queiroz

Psicólogo, Psicanalista

São José dos Campos

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.