Tenho 35 anos de idade e estou tendo dificuldades em me relacionar, pois estou tendo sintomas de impotência

12 respostas
Tenho 35 anos de idade e estou tendo dificuldades em me relacionar, pois estou tendo sintomas de impotência sexual, desencadeados por ansiedade e receio de falhar. De que maneira a psicoterapia pode me ajudar? Existe algum perfil de profissional mais indicado?
A psicoterapia é um trabalho que lhe oferece a possibilidade de entender como sua mente sente o mundo, as pessoas, ascorosas que acontecem ... na psicoterapia vamos tentar entender como sua mente funciona ... penso que é o local perfeito para de falar dessas situações que vem passando, fazer terapia é uma maneira de conhecer nossos potenciais e nossas limitações ... RECOMENDO!!!

Prezado paciente, a causa da sua impotência foi diagnosticada por um médico, ou seja, após exames clínicos e laboratoriais? É importante ter certeza de que não existem problemas orgânicos. A psicoterapia, independente da existência de problemas orgânicos, é fundamental para auxiliá-lo na identificação das causas dos seus sentimentos de insegurança e ansiedade.
Mediante as sessões você encontrará os "gatilhos" provocadores de seu atual distúrbio. Atualmente, conforme você descreveu, já existem gatilhos que foram ativados, prejudicando assim, o estabelecimento de uma relação íntima saudável. Quanto ao tipo de profissional, fica a seu critério, mas o ideal é um psicólogo.
Para que o Ciclo de resposta sexual inicie, precisamos estar em uma situação de "conforto sexual", assim o estímulo, a excitação e o desejo iniciam, há a ereção que é seguida pelo orgasmo e resolução (repouso). De acordo com o seu relato, pode-se observar que seus pensamentos começam a interferir no seu ciclo sexual antes mesmo dele iniciar, diminuindo então o seu "conforto sexual" que é fundamental para o ciclo se desenvolver.

A disfunção ocorre quando esse ciclo sexual não pode ser cumprido em todas as suas etapas...

A ereção ocorre quando há excitação, há a retenção de sangue nos corpos cavernosos do pênis que funcionam como uma "esponja" e as válvulas retém por determinado tempo para que torne possível o coito.

No jogo sexual a ereção pode ocorrer ou não e o que estamos pensando e sentindo nesse momento sexual influência diretamente nesse mecanismo.

A Psicoterapia irá lhe conscientizar dos seus pensamentos e ensinará estratégias para lidar com a ansiedade antecipatória.
A ansiedade é, especialmente, caracterizada por uma preocupação excessiva (que pode ser fundamentada ou não) a respeito de um determinado evento.

A psicoterapia pode te ajudar a entender melhor a origem dessa ansiedade, bem como, compreender se a sua relação atual contribui para a produção desse sintoma ou se ele tem origem no passado. Para além disso; o processo psicoterapeutico pode te ajudar a ressignificar as razões da sua ansiedade e desse receio, fazendo com que ele não mais se apresente dessa forma ou traga tamanha consequência negativa.

Para isso, sugiro que busque em sua cidade, um psicólogo com especialidade em sexologia.
Olá, a psicoterapia poderá lhe trazer benefícios quando há real entrega do paciente no processo terapêutico. Descartada questões orgânicas (exames clínicos indicados por urologistas), a impotência está diretamente atrelada a questões emocionais que podem ser trabalhadas na psicoterapia. Procure ajuda profissional. Abraços.
Olá. Imagine uma viagem de carro onde você ansioso deseja acelerar o tempo, onde quer chegar mais rápido ao destino. Essa viagem certamente será uma viagem onde você anda rápido, mas aproveita pouco. De fato sob efeito dessa ansiedade estará sempre querendo apressar, acelerar. Com essa ansiedade sentirá menos ou nada. A psicoterapia é a principal linha de tratamento para qualquer ponto. Espera-se que, através da relação com o psicoterapeuta, o cliente consiga tomar consciência de sua forma de estar no mundo: Como faz suas escolhas? De que forma se relaciona com as pessoas? Como expressa seus sentimentos? O passo seguinte a tomada de consciência é trilhar um caminho de maior equilíbrio entre suas sensações, emoções, seus pensamentos e suas ações na relação com o meio. Bem vindo a psicoterapia!
Bom dia! A psicoterapia ajuda a investigar com você, o fundo da sua ansiedade. Não há sintoma sem causa, algo vem acontecendo que você não está dando conta. Procure ajuda perto de você e esclareça mais sobre si mesmo. Se precisar conte comigo.
Não sxiste perfil de profissional, existem sim diferentes correntes de terapia e, você vai precisar procurar uma que tenha sentido para a sua pessoa.
Realmente na maioria das vezes o problema é a ansiedade. Aqui temos dois tipos de ansiedade que são: 01- Ansiedade condicionada que é gerada pelo hábito de sempre o sexo estar ligado a sentimentos de ansiedade e 02- Ansiedade de desempenho que é gerada pela incerteza de se ter um bom desempenho sexual.
Existem outros fatores tais como excesso de masturbação, estresse, Baixa auto-estima, mas o principal é a ansiedade. Procure um bom psicólogo ou um sexólogo pra te ajudar.
Tudo de bom!
Há muitos fatores que podem interferir na sua vida sexual, os quais poderiam ser a causa de sua impotência psicológica. Os mais comuns são estresse, fadiga, nervosismo, ansiedade e cobrança do desempenho sexual o que pode lhe causar este quadro. Sugiro acompanhamento com psicólogo que lhe permita desenvolver autoconhecimento em relação ao seus desejos sexuais e sentimentos.
Olá,
Antes de mais nada, é necessário se fazer uma bateria de exames clínicos, para verificação se se trata de problemas orgânicos.
Afora isto e ao problema em si, juntamente com um terapeuta, serão investigadas as possíveis causas, procurando entender onde está o gatilho para o desenvolvimento deste comportamento.
Fazer terapia, é um ato de busca, seja para qual comportamento for.
O apoio profissional, é decisivo para que chegue a resoluções de comportamentos e angústias.
Precisa, peça ajuda? Procure. Não se furte de encontrar seu equilíbrio, a paz interior, seu caminho e felicidade.
Acho que você já teve resposta de vários profissionais para sua questão, mas pontuo que "dificuldades de se relacionar" diz muito sobre você. Os "sintomas" de impotência são sim, sintomas da ansiedade e receio de falhar.
Mais importante do que perfil profissional é você procurar ajuda de uma profissional que possa te escutar e seja sensível às suas questões. Veja os perfis, leia sobre as competências e experiências dos profissionais e então agende entrevistas, experimente e, a partir daí faça sua escolha.
Não espere! Ficar assim, ninguém merece!
Se quiser, me procure. Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Primeira entrevista psicológica - R$ 200