Tenho dificuldade em me concentrar, memória ruim, agitação das pernas e as vezes da mão, devo ir num

27 respostas
Tenho dificuldade em me concentrar, memória ruim, agitação das pernas e as vezes da mão, devo ir num psicólogo primeiro ou psiquiatra?
Olá,

quem buscar primeiro não é tão importante.

O importante é buscar um profissional de saúde, pode ser um enfermeiro ou médico generalista que ja poderão o auxiliar na busca de auxílio.

Então busque num primeiro momento o profissional que for mais fácil de acessar e ele poderá o encaminhar de maneira mais assertiva ou até mesmo diagnosticar e construir estratégias de cuidado com você.

É importante buscar ajuda sempre que sintomas que não estamos conseguindo lidar nos gerem sofrimento e/ou perdas.

Espero ter ajudado.

Olá, somente acerca dos sintomas não é possível validar um diagnóstico, mas geralmente os citados são causados por estresse e/ou ansiedade. Como o colega disse, qualquer profissional da área de saúde pode te encaminhar a partir das informaçoes mais completas que ele colherá.
Pelo seu relato, percebi sintomas de ansiedade, mas o ideal é que você seja avaliado por profissional. Normalmente os psicólogos encaminham o paciente para psiquiatra quando somente a terapia não está sendo suficiente. Os psiquiatras também encaminham os pacientes para que eles possam aprender a lidar com os sintomas da ansiedade pois a medicação não é eficaz nisso. Entendo que você já deu o primeiro passo em buscar ajuda por aqui. Agora, é só dar continuidade na busca por seu tratamento. Boa sorte!
Olá! O importante é buscar algum profissional da área da saúde mental para fazer uma boa avaliação do seu caso. Em alguns casos, o trabalho é feito em conjunto com o psiquiatra e com o psicólogo. O psiquiatra irá prescrever a medicação de acordo com o diagnóstico, caso necessário, e o psicólogo fará o acompanhamento para auxiliar a lidar com as dificuldades e possíveis questões relacionadas ao diagnóstico.
Olá!

Pelos sintomas que você descreveu parece estar relacionado com um quadro de ansiedade ou de estresse, mas para garantir uma boa avaliação e um tratamento adequado, sugiro que busque um psicólogo ou psiquiatra para que façam uma anamnese avaliativa e boa condução do seu caso clínico.
Olá! Espero que esteja bem! Os sintomas que você descreve parecem estar relacionados a problemas de atenção e possivelmente hiperatividade. Para obter um diagnóstico preciso, é recomendável consultar um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo, para realizar uma avaliação adequada.

Se for diagnosticado com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), o tratamento pode incluir uma combinação de medicamentos, terapia cognitivo-comportamental (TCC). Os medicamentos prescritos para TDAH geralmente incluem estimulantes que ajudam a melhorar a concentração e reduzir a hiperatividade. A TCC pode ajudar a desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo e organização, bem como estratégias para lidar com impulsividade e distrações.

Além disso, outras medidas podem ser adotadas para ajudar a melhorar a capacidade de concentração e reduzir a agitação, como a prática regular de exercícios físicos, uma dieta saudável e equilibrada, e técnicas de relaxamento, como meditação ou yoga. É importante lembrar que cada caso é único e que o tratamento adequado dependerá do diagnóstico individual e das necessidades específicas do paciente.
Abraço!
Bom, primeiramente uma ida ao psicólogo/a possa num primeiro momento ser o suficiente uma vez que a partir dai será possível discutir a necessidade baseada no seu caso de se é necessário ou não entrar com uma medicação.
O investimento em saúde mental quando bem feito, traz logros pra toda a vida. Logo, se isso lhe atrapalha, certamente será de grande valia buscar um auxílio profissional.
Oi! O importante no momento é buscar por um profissional qualificado de saúde, pois ao fazer a consulta - seja psicólogo ou psiquiatra - ele saberá te encaminhar a partir daquilo que você relatar. Por isso, é importante que você detalhe para o profissional onde, com qual frequência, desde quando esses sintomas aparecem. Se houver um diagnóstico, o mais recomendado, provavelmente, será o acompanhamento com ambos profissionais. Espero que você fique bem, abraços!
Através do seu relato, podemos encontrar variáveis diagnosticos e não ser nenhum deles. É preciso analisar quando isso ocorre, com que frequência, quantas vezes ao dia por exemplo. Ambos especialistas atuam em conjunto, veja o que você pode ir de imediato para uma avaliação prévia, se acaso for necessário a ajuda de outro profissional, vai ser sinalizado. Boa sorte!
Olá. Caso seja possível, vá as dois para que cada um faça sua avaliação. Mas caso possa ir somente a um, recomendaria que vá ao Psiquiatra para que ele descarte causas orgânicas (como doenças e patologias) e se necessário encaminhará a um psicólogo para fazer o tratamento casa seja algo dentro da especialidade da psicologia, ou encaminhará para outras especialidades caso seja algo fora da psicologia.
Quando a ansiedade se apresenta de forma extremada, pode se manifestar através de diversos sintomas somáticos, incluindo o que foi descrito por você. Ambos os profissionais são importantes para lidar com esse processo, independente da ordem. Porém, juntos, acabam contribuindo de forma bem significativa. Espero ter ajudado de alguma forma e estimo melhoras.
Olá! Olha, não existe uma opção certa ou errada para um primeiro contato com um profissional de saúde. Eu aconselharia que, primeiramente, você buscasse um psicólogo, pois de forma geral é onde você terá um espaço para fala e um acompanhamento próximo e de forma regular. De qualquer forma, os dois profissionais trabalham de forma conjunta. Espero ter ajudado!
Mais importante do que ir primeiro a um ou outro, é buscar o entendimento e o aprofundamento das suas queixas.. os sintomas que relatou podem indicar um transtorno de ansiedade, tanto quanto uma dificuldade de concentração, como um TDAH.

É importante um acompanhamento com Psicoterapia e, se for o caso, será encaminhado para o Psiquiatra se for verificada a necessidade

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá! Recomendo que visite um médico/a clínico/a e também, um psicólogo/a. As descrições que você fez podem muito bem encaixar num quadro de sofrimento emocional que já vem acontecendo há tempos. Fazendo os dois tipos de consulta, você pode passar a entender melhor como funciona a saúde de forma geral, e por que no teu caso, pode estar precisando de cuidados.
Boa sorte!
Faça uma análise do seu dia a dia e perceba se está consumindo muito cafeína ou alimentos que costumam te deixar mais agitada, se está praticando atividade física regularmente, se tem algum momento do seu dia que está sendo gatilho dessa agitação, se tem algum pensamento persistente que te faz sentir ansiedade, ou seja, monitore durante uma semana, de preferência por escrito, tudo o que está consumindo, fazendo e pensando.
Diante dessas informações pense em formas de resolver esse problema, como por exemplo, evitar café ou bebidas estimulantes após 15h, conversar com a pessoa X que está evitando, etc.
Após esse monitoramento, se perceber que não consegue pensar ou resolver essas questões que identificou sozinha(o) chegou a hora de procurar um terapeuta cognitivo comportamental. Após avaliação ele saberá indicar, se julgar necessário, acompanhamento do psiquiatra.
Espero ter ajudado e me coloco à disposição para outras dúvidas.
Olá! Os dois profissionais podem ajudar. Lembrando que, o tratamento em conjunto de ambos profissionais torna-se mais eficiente o processo. O psiquiatra poderá prescrever medicação para atuar nos sintomas, enquanto que o psicólogo ajudar a solucionar a causa, promovendo o autoconhecimento e técnicas para controlar os sintomas.
Se você está com esses sintomas, a melhor opção seria procurar um profissional de saúde mental para avaliação e diagnóstico adequado. Tanto um psicólogo quanto um psiquiatra podem ajudar, mas cada um tem uma abordagem diferente.

O psicólogo pode ajudar no tratamento de dificuldades cognitivas e comportamentais, utilizando terapias como a cognitivo-comportamental ou a terapia ocupacional para ajudar a desenvolver estratégias para melhorar sua concentração e memória. Já o psiquiatra pode avaliar se há a necessidade de intervenção medicamentosa, prescrevendo medicamentos para ajudar a tratar os sintomas.

De qualquer forma, o mais indicado é marcar uma consulta com um profissional e conversar sobre seus sintomas para que possa receber o melhor tratamento possível.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Marque os dois, se precisar do remédio, ele ajudará na psicoterapia, que certamente você precisa, tudo de bom.
Olá, seu relato é bem característico de sintomas, que podem ser do Transtono de Ansiedade ou de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade). No entanto, sugiro que busque um Psicólogo (a), para melhor avaliar seu caso dentro do contexto da escuta terapêutica, assim você poderá ter um diagnóstico mais assertivo. Espero ter ajudado.
Olá, seja bem-vindo (a) a plataforma. O que você me comenta pode ser algo relacionado a ansiedade, é muito comum que fatores do seu dia-a-dia possam estar contribuindo com cada sintoma que você relata! Então se faz necessário primeiro buscar ajuda psicológica por meio de psicólogo antes, o profissional irá te atender e fará uma avaliação mais precisa e detalhada, se for algo que seja realmente necessário será feito o encaminhamento ao psiquiatra, caso deseje eu estou a disposição! Me procura no instagram eu sempre tenho falado muito sobre ansiedade, depressão e alguns dicas podem ser úteis @psilas_moises
Bom dia,
O que apresenta, de acordo com sua descrição, chama-se: síndrome das pernas inquietas. Natural em pessoas que sofrem de algum transtorno de ansiedade. Sugiro agendar com psicólogo especialista em transtornos de ansiedade.
Olá! Eu recomendaria que você buscasse inicialmente um psicólogo, pois a psicoterapia sempre será indicada e a medicação é indicada em alguns casos. Então caso seja necessário utilizar medicação, o psicólogo poderá te avaliar e te encaminhar para um psiquiatra.
Olá. Se for possível, seria interessante poder ir nos nos profissionais para um melhor diagnóstico e tratamento!
Sugiro que você va inicialmente a um psicólogo, pois nem sempre é preciso uma intervenção medicamentosa. Caso seja necessário uma avaliação psiquiátrica, o psicólogo te encaminhará.
Se você tem dificuldade em se concentrar, memória ruim, agitação nas pernas e também nas mãos, pode ser indicado procurar inicialmente um psiquiatra ou um clínico geral. Esses profissionais podem fazer uma avaliação inicial para entender melhor os seus sintomas e verificar se é necessário encaminhamento para um psicólogo ou outros especialistas.

O psiquiatra é capacitado para prescrever medicamentos, caso necessário, e pode ser indicado principalmente para casos em que os sintomas do TDAH estão prejudicando significativamente a vida da pessoa. Já o psicólogo é um profissional que tem como foco a psicoterapia e pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades e desafios do TDAH.

De qualquer forma, é importante lembrar que o tratamento do TDAH é multidisciplinar e pode envolver outros profissionais, como psicopedagogos e terapeutas ocupacionais. Por isso, é fundamental buscar um profissional de confiança para obter um diagnóstico correto e um tratamento efetivo.
Minha orientação é agendar um consulta com os dois, sem ordem de prioridade. Abraço
Olá; um pouco diferente do que os colegas falaram sugiro que você procure um neuropsicologo para fazer uma avaliação neuropsicologica. A avaliação neuropsicológica utiliza-se da aplicação de técnicas de entrevista, exames quantitativos e qualitativos das funções cognitivas, abrangendo as funções como a atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio; auxília no diagnóstico diferencial e detecção precoce de sintomas de diferentes manifestações clínicas; investiga de modo detalhado o grau e a natureza das alterações cognitivas e comportamentais qualitativa e quantitativamente, monitora a evolução dos quadros neurológicos e psiquiátricos, executa a avaliação e reavaliação para acompanhamento de procedimentos neurocirúrgicos, tratamentos medicamentosos e planejamento de tratamentos de reabilitação. A avaliação identifica as potencialidades e dificuldades do paciente do ponto de vista cognitivo, funcional, emocional e comportamental. Muito provavelmente se você for ao psiquiatra é provavel que ele peça uma avaliação neuropsicologica para confirmar o diagnóstico.