Tenho muita dificuldade em expor meu ponto de vista a estranhos, tenho muito medo de arriscar e isso

13 respostas
Tenho muita dificuldade em expor meu ponto de vista a estranhos, tenho muito medo de arriscar e isso me paralisa, muitas vezes não faço o que é necessário por medo de me expor, qual a terapia mais adequada para este problema?
A dificuldade em expressar pontos de vista diferentes, e até mesmo manifestar suas opiniões está associado a um déficit em habilidades sociais. As habilidades sociais são classes de comportamentos adotadas em um meio social e que estão relacionados a um repertório socialmente competente. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem que é referência no desenvolvimento das habilidades sociais. Nela são utilizadas intervenções eficazes, com resultados cientificamente comprovados.

A Psicoterapia Cognitiva Comportamental é indicada para conflitos dessa natureza, vale lembrar que a forma e os pensamentos automáticos podem ser alterados possibilitando um novo tipo de percepção do evento ou conflito.

Att
Olá !
Acredito que seria interessante procurar psicoterapeuta para você aprender a lidar com seus limites. A sua questão no momento é aprender lidar com suas habilidades sociais , a partir daí poderá construir situações que facilitará sua integração social.
A Psicanálise poderia de grande ajuda para o entendimento de seu quadro de uma forma mais abrangente, tentando entender sua história, experiências pessoais e relacionamentos (familiares, amigos, colégio etc) que são elementos fundadores do psiquismo humano. Desta forma, um processo psicanalítico poderia ajudá-lo a lidar com vários conteúdos que estão provavelmente reprimidos no inconsciente por representarem alguma possibilidade possibilidade de incômodo, insuportabilidade ou sofrimento psíquico, de maneira a poder revivê-los, de forma segura dentro do ambiente psicanalítico, ressignifica-los e construir uma relação mais saudável com estas questões e com sua própria história pessoal como um todo.
Espero ter ajudado
Pelo descrito você sofre de timidez que pode ser situacional (que se apresenta de forma mais pontual em algumas situações específicas) ou crônica. A abordagem terapêutica mais indicada é aquela com qual você se identificar mais, pois assim irá aderir melhor ao tratamento. Leia um pouco (mesmo que seja na wikipedia) sobre as principais abordagens e procure um profissional que trabalhe com a abordagem que fizer mais sentido para você.
Que tipo de terapia? Pegunta difícil essa. Todo tipo de terapia tem sua eficácia, todo bom terapêuta tem suas habilidades. Eu, porém, acredito que podemos eferecer uma outra coisa, que é a análise. Um processo que se caracteriza por proporcionar ao sujeito um espaço de escuta. Escuta essa que nos possibilita uma análise com intervenções na linguagem que permiterm o sujeito amplicar sua cadeia de significantes, permitindo-lhe maior repertório diante situações angustiantes, o que talvez também confira uma dimensão terapêutica na psicanálise.
O fato de você estar buscando uma terapia para entender o que se passa com você já é um grande passo. É preciso investigar quando os julgamentos das outras pessoas passaram a ser tão temidos por você. De onde vem essa insegurança que te aprisiona e te paralisa. Acredito que o processo terapêutico com as abordagens psicodinâmicas pode ser um grande aliado para compreender como se deu a formação desse sintoma e a possibilidade de construir saídas que lhe causem menos sofrimento.
Que tipo de terapia? Todos os terapeutas possuem cada qual suas técnicas de abordagem específicas, mas todas podem te ajudar no processo de psicoterapia. O importante é você se sentir confiável e confortável com aquela que for de sua escolha.
Um abraço
Muita boa sorte e sucesso na sua escolha.
Lucinda Costa
Cada profissional que segue uma abordagem pode dizer que a sua é a mais indicada mas a verdade é que o psicólogo indicado é aquele que se sentirá a vontade. Fique tranquilo quanto a isso, o importante aqui é você querer ultrapassar essa barreira.
Olá,

me parece que você está descrevendo um medo muito grande que sente de se expor, de se colocar diante do outro. Esse medo te deixa sem condições de fazer nada e tem te causado muito sofrimento…

Quer muito buscar uma terapia que te ajude, mas não sabe qual te ajudaria da melhor forma… Acredito que um bom psicoterapeuta, capaz de te acolher, compreender e te acompanhar numa exploração mais aprofundada da experiência desse medo e dessa paralisia poderá ser encontrado em qualquer linha de terapia. Pessoalmente, sou muito parcial ao psicólogos que atendem pela Psicologia Humanista (Abordagem Centrada na Pessoa), que trabalha justamente da maneira que descrevi.

Um abraço e desejo muito sucesso na sua busca por autoconhecimento. Estou inteiramente disponível para ajudar da forma que for possível.

Diogo Monte-Mór
O medo de se expor normalmente reflete um alto grau de cobrança, como se o outro fosse a priori melhor, mais qualificado, mais competente, etc. Frente à angústia de se ver diminuído, o sujeito prefere calar-se, daí a sensação de ficar paralisado(a). Para a psicanálise, trata-se de operar um giro nesse posicionamento, ou seja, de abrir mão de um sofrimento que lhe garante uma certa paz (justamente por não haver exposição) para arriscar-se a perceber que o outro não é tudo isso que se imagina. Apenas ao lidar com a idealização e com o desejo (normalmente implícito) de alcançar a perfeição que se pode atravessar essa barreira. A psicanálise ao permitir a análise e a reconstrução simbólica desse posicionamento subjetivo pode levar a um processo de transformação profunda. Mais do que ser capaz de falar em público, o que parece estar em jogo é o modo como isso pode ser feito: com confiança, com auto-estima, com auto-valorização e isso como o prefixo "auto" indica vem de dentro.
Concordo com um dos meus amigos psicólogos,a terapia Comportamental ela trás bons resultados sobre o seu tema, como o medo de se expressar, falar em público,fobias diversas.
A Gestalt Terapia e uma boa opção, trabalha o aqui e
agora ou seja a abordagem ira fazer você, se auto- analisar, e verificar, o que pode estar causando esse sintomas de medo, insegurança, fobia. tudo e uma questão de escolha do cliente e consequentemente você se identificar com que abordagem terapêutica no momento em que você optar por uma..
Boa Sorte no sua procura.
Olá!

Em uma exposição pública ou em um relacionamento, o outro sempre nos traz consciência. Consciência de nossa conduta, de nossas falhas, da imagem idealizada que temos de nós mesmos, por isso mesmo sempre tentamos evitar esse contato para fugir dessa consciência, pois a vemos como prejudicial (se eu a vejo ela se torna real). No entanto, a qualidade de vida do ser humano depende do seu grau de consciência, portanto a má qualidade de vida se deve em grande parte à alienação em que queremos nos manter.
A psicoterapia trata da resistência do ser humano em ver seus problemas, conduz o indivíduo a um processo em que este se torna mais consciente das coisas que faz, pensa e sente no seu dia-a-dia e busca proporcionar a ele a percepção de novos comportamentos para lidar com suas dificuldades e aumentar seu potencial de realização. É a percepção do erro que leva ao desenvolvimento.

"A idealização é uma forma de corromper o conhecimento, desde que evita saber como é realmente o ser humano." - N. Keppe

Se tiver interesse em ajudar a si mesmo, estou à disposição.

Espero ter ajudado. Boa sorte!