Tenho um filho de 4 anos, ocorreu um fato na escola em que os coleguinhas falaram que o desenho dele

13 respostas
Tenho um filho de 4 anos, ocorreu um fato na escola em que os coleguinhas falaram que o desenho dele estava feio errado. Agora ele não quer ir de jeito nenhum pra escola, se desespera, chora, se treme todo, não quer de forma alguma fazer a atividade escolar. Preciso passar ele em psicologo?
Sim, importante buscar ajuda psicológica, já que a situação acabou gerando um trauma no seu filho, e o tratamento psicoterapico infantil trabalhando de forma lúdica o ajudará a elaborar essa situação e o fortalecerá para outras que poderão vir. Lembrando que a criança como não consegue expressar seus sentimentos, em situações traumáticas ela apresenta alterações de comportamentos na qual pode prejudicá-la em varias áreas de sua vida, caso não seja tratado.

Olá. Caso você veja que á uma resistência grande em seu filho e que através de conversas você não vai conseguir reverter isso, é importante sim procurar o quanto antes a ajuda de um psicólogo, pois quanto mais demorar, mais esse comportamento pode fortalecer. Além de trabalhar a questão de retornar a escola, o psicólogo vai também ensinar seu filho a lidar com frustração e a resolver problemas do dia a dia, para que isso não gere esse comportamento de fuga ou ansiedade frente a situações nas quais ele seja "julgado"ou faça algo que não é o melhor para o momento.
Olá! Sim é necessário um psicólogo. Pois é no processo de psicoterapia que a criança encontrará um espaço potencial para a expressão das vivências e sentimentos causadores dos sintomas. O brincar é realizada como técnica facilitadora de manifestação das fantasias e sentimentos do seu filho. É através dessa técnica que o psicólogo que a criança encontrará recursos de enfrentamento e superação dos problemas emocionais e comportamentais, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da criança, promovendo bem estar psíquico e emocional para um desenvolvimento saudável e uma infância feliz.
Um abraço!
Sem dúvida. Há vários casos de sucesso de dessensibilização de trauma a partir da Terapia EMDR. Estamos preparados para a utilização desta ferramenta em crianças também.
Sim, com certeza eu recomendo! Receber críticas faz parte do cotidiano e é normal as crianças não lidarem bem com frustrações. No entanto a atitude do seu filho me parece desproporcional ao evento, deve haver outras coisas que o incomodam. Procure um psicólogo especialista em atendimento infantil. Vá também a escola e esclareça o que de fato aconteceu; acolha seu filho e valide os sentimentos de rejeição dele, dizendo que o compreende. Não o force a ir à escola. Com a psicoterapia ele vai aos poucos ganhando segurança e voltará a frequentar. Um abraço!
Com certeza este comportamento não esta relacionado somente ao desenho, deve ter ocorrido outras situações que ele construiu crenças de insegurança e incapacidade.Um processo Psicoterápico seria essencial para fortalecer sua identidade como também orientação a escola e toda a família.
Boa sorte
Procure um psicólogo sim, ele vai poder avaliar melhor o que está acontecendo com seu filho. Siga acompanhando a evolução do desenvolvimento emocional dele sem força-lo, propondo o retorno à escola pelo caminho do brincar.
Sim, o psicólogo ajudara essas disfunções das emoções, pensamentos e comportamento que interfere no processo de mudança e aprendizagem. Possa tbm trabalhar com seu filho sobre bullying, pq o desenho foi o gatilho dessas emoções alteradas.
Olá. Sugiro levar ele ao psicólogo sim. Além disso, sugiro conversar bastante com ele em casa. Buscar avaliar como se sente sobre esse episódio do desenho e sobre a escola e amigos de forma geral, tentando perceber também se há outras situações além dessa mencionada. Será fundamental também conversar com professores, equipe pedagógica da escola e o psicólogo dessa instituição. Eles serão fundamentais para entender a situação assim como para buscarem juntos uma solução.
Prezada Bom Dia!
A minha pergunta é se foi exatamente após este fato é que a criança começou a apresentar este comportamento?
A busca da psicoterapia é importante sim, mas na idade dessa criança é importante que os pais também possam estar sendo acompanhados , pois ela está expressando algo que não necessariamente possa ser o fato relatado e sim desencadeado.O olhar de um terapeuta de família ajuda muito!
Muito importante a sua observação mãe!
Sucesso!
Maria Consolata Pappacena
Seria bom levá-lo ao psicólogo para fortalece-lo emocionalmente e aprender a lidar com frustração. Além disso trabalhar a auto estima dele para que esses comentários não o atentem mais. Uma conversa na escola amplia o olhar para situação Tb. . Boa sorte!
Creio que seu filho , sofreu um trauma inesperado, e com isto ele se assustou muito. Com certeza um psicologo ajudaria muito vencer este trauma ,ajuda lo para entender como lidar com a frustraçao.
Olá querida!

Sugiro que vc procure a escola, relate o fato, para que esta, organize novas situações de grupo envolvendo atividades tb com desenho, para que o resultado seja contrário ao ocorrido (lamentável que a professora não tenha contornado o fato no momento que ocorreu...) enfim... Converse com o seu filho, desenvolva atividades de desenho em casa, envolvendo irmãos, pais, coleguinhas e o elogie bastante, valorize o seu desenho e o dos demais. Mas, mesmo que ele chore não deixe de levá-lo para a escola. Minimize o ocorrido. Ok?
Um psicopedagogo irá resolver, se não for nada além disso. Uma avaliação psicopedagógica seria ótimo para levantar qualquer outra dificuldade encontrada e assim, orientá-la (os pais) qual o profissional que vc deverá levar seu filho, bem como, orientar a escola como proceder nesses casos. Ok?
Não fique aflita, essas coisas acontecem e nem sempre tem a extensão que pensamos. Certo?
Fique tranquila, assim será mais fácil resolver.