Tenho uma leve fobia social e tenho problemas de lidar com dois traumas de meu passado (uma traição

29 respostas
Tenho uma leve fobia social e tenho problemas de lidar com dois traumas de meu passado (uma traição ha 7 anos e episódios de assalto/sequestro ha 5 anos).Normalmente estas coisas ficam dormentes em meu consciente mas em algumas épocas elas se tornam agudas. Qual tipo de terapia eu deveria procurar?
Olá tudo bem? A Regressão Erickssoniana seria muito indicada nesse caso. O trauma precisa se curado para não continuar sendo ativado. Espero ter ajudado. Abraço

Olá, tudo que vc descreveu mostram o impacto que esses acontecimentos tiveram em sua vida e das marcas que deixaram, influenciando inclusive seus momentos atuais. O ideal seria vc procurar um psicologo para que possa seguir com sua vida sem que esses acontecimentos do passado te tomem de assalto e te façam sofrer mantendo você isolada.
Não se preocupe qualto ao tipo de terapia, todas são eficazes. O mais importante é você conhecer o Psicólogo que irá direcionar seu tratamento, como ele conduz e como você se sentirá com ele. De qualquer maneira, um tipo de terapia interessante para essas casos é a terapia cognitiva comportamental. Nela serão trabalhados o aprofundamento dos seus pensamentos, emoções, comportamentos e crenças, além de muitas outras coisas. Além desse trabalho, o paciente aprende técnicas de relaxamento, de habilidades sociais, de controle emocional, entre outras. A ideia é que o paciente consiga se tornar o seu próprio terapeuta. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida fico a disposição.
Gosto muito da Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Mas sinceramente, acho que você deve procurar aquela que você se identificar melhor....para que você fique mais aberta a enfrentar suas angústias. Boa sorte em seu auto enfrentamento!!!????
Olá!!! Num primeiro momento, gostaria de validar sua vontade em procurar uma ajuda profissional. Em casos como este, é fundamental que você procure um tipo de terapia e profissional que você se identifique, para entender que tipo de circunstâncias favorecem o ativamento dessas lembranças e trabalhá-las na psicoterapia.
Olá. Diante da sua descrição, psicoterapia é imprescindível e acredito que valha a pena avaliação médica psiquiátrica caso você observe que nesses momentos de crise a sua rotina diária básica fique muito comprometida (trabalho, família etc). Quando passamos por situações muito aversivas, há tendência de que nosso organismo (biológico/emocional) continue reagindo de alguma forma como se ainda estivéssemos naquela situação aversiva, a psicoterapia pode auxiliar a lidar com essa ferida de modo que os efeitos sejam amenizados.
...as duas agressões, traição e assalto, possivelmente tenham uma conexão psíquica, que por sua vez, se ligue a algum outro episódio bloqueado ou, como nomeamos, recalcado. Um processo psicanalítico pode auxiliar na descoberta da origem de toda essa dor. Boa sorte.
Olá. Procure um psicólogo com o qual vc se identifique e comece o tratamento. Vc vai precisar de ajuda para rever a forma como vc enfrentou essas situações traumatizantes.
Como você mesmo relata, esses dois episódios em sua vida deixaram, possivelmente, alguns traumas. Procure um psicanalista de sua confiança para que possa falar a respeito. Você precisa elaborar essas questões para que possa seguir sua vida com menor sofrimento.
olá o.primeiro passa já deu ,reconhecer que algo não está bem e quer mudança.
já mencionei aqui da Cognitivo comportamental que é bem estruturada , vem sendo uma das mais recomendadas mas o importante é você se identificar ,existir uma transferência com o profissional .
Desejando estou a sua disposição.
Abraços
A psicologia clínica tem muitas abordagens incríveis e a Psicoterapia Cognitiva Comportamental é uma delas. Atua diretamente no foco e naquilo que o cliente deseja melhorar.
Suas técnicas e estratégias são muito eficientes e trazem resultados rápidos. As sessões são semanais e geralmente duram de quatro a seis meses, podendo se estender caso necessário. Suas técnicas são comprovadas cientificamente e entende que as situações modelam nossos pensamentos os quais afloram nossas emoções e assim agimos da maneira que nos comportamos.
É importante escolher uma abordagem que você se identifica, porém, mais importante ainda, é você gostar e se sentir bem com a especialista que vai ajudar você.
Procure um psicólogo clínico. Não se preocupe tanto com as abordagens, todas elas são capazes de lhe ajudar.
Sugiro acompanhamento de um psicólogo, independente da linha teórica. Escolha um profissional do qual se sinta bem em falar sobre.
Olá, minha sugestão é que procure um psicanalista. Procure alguém que você se sinta a vontade e acolhida. A análise é um processo é só você poderá descobrir as causas do que acontece contigo.
Espero ter ajudado!
Psicoterapia, com um bom psicólogo que te passe confiança e que você forme um vínculo. Verifique se o mesmo tem registro profissional, se tem experiência na ênfase clínica. Espero ter ajudado.
Prezado(a),
Em situações onde ocorrem acessos emocionais no presente muito intensos em relação aos acontecimentos que foram o gatilho para que eles ocorressem, a Psicologia Científica Existencialista compreende que experiências do passado devem estar potencializando essa emoção. Ou seja, a pessoa passou por experiências ruins e marcantes no passado e agora, toda vez que vive situações semelhantes aquelas, com elementos atuais que fazem correlação com o episódio do passado, isso mexe emocionalmente com ela, trazendo
para o presente experiências ruins anteriores. O psicológico funciona de modo tal que a pessoa não consegue espontaneamente separar as duas situações emocionais vividas em épocas diferentes de sua vida. O trabalho da
psicoterapia busca mediar o paciente para que ele se localize frente a situação presente e do que são das situações do passado, de forma a conseguir tomar distância do que lhe ocorreu e constatar-se em outra materialidade e contando com outro conjunto de relações no momento atual. Lá ela era uma criança ou adolescente que tinha pouco recurso para lidar com o que viveu, e hoje é uma adulta que tem possibilidades de resolver as coisas de outro modo. Assim conhecem e trabalham os profissionais do Consultório Relações, integrantes
atuais do quadro de associados ao NUCA: Estudos e Atividades em Existencialismo (nuca.org.br).
Olá. Você deve procurar um psicólogo de sua confiança para trabalhar esses traumas com você. Atenciosamente.
Olá! Você pode procurar a Terapia Cognitivo Comportamental ou o EMDR, que são abordagens que possuem evidências científicas que comprovam a eficácia no tratamento de fobias e traumas.
De qualquer maneira, todas as abordagens psicológicas são eficazes, porém vou indicar duas técnicas terapêuticas bem interessantes para esses casos uma delas seria a terapia cognitiva comportamental e a outra técnica de constelação sistêmica, as duas possuem métodos breve, mas a Sistêmica pode te ajudar com uma, duas ou três aplicação você vai sentir o resultado, deixando claro, a constelação não é nem um milagre e nem espiritual, assim como vai depender de você também querer ajuda e estar aberta para receber o tratamento e seu auto conhecimento, é muito importante, fica a dica. O que aconteceu com você faz sofrer mantendo você isolada. ... Quando passamos por situações muito aversivas, há tendência de que ... esses dois episódios em sua vida deixaram, possivelmente, alguns traumas. Espero ter ajudado...
Olá! O mais importante é você procurar por um psicólogo que sinta afinidade! Esse quesito é primordial para o tratamento terapêutico funcionar. É necessário que haja empatia e confiança entre paciente e psicólogo. O paciente precisa se sentir totalmente à vontade para expressar os seus pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos, pois a terapia só será efetiva se o psicólogo puder acessar todas as áreas da vida do paciente em busca do melhor resultado para o tratamento. No geral, as demandas são atendidas por todos os psicólogos e proporcionam melhora na qualidade de vida dos pacientes, independentemente do modelo que adotam. Será um prazer te ajudar! Fico à disposição para possíveis dúvidas. Abraço!

Tente procurar por um psicólogo especialista em Terapia pós traumática.
Espero ter ajudado.
Boa sorte e fico a disposição.
Um Abraço
Bom dia ! Acredito que todas as teorias são boas e todas possuem ferramentas adequadas para o tratamento dos mais diversos sintomas ou traumas. O importante é vc buscar um profissional que vc confie e se sinta a vontade para tratar seus sofrimentos. Um grande abraço
Olá!
Qualquer tipo de terapia será funcional pra você. O mais importante é uma boa relação terapêutica entre você e o psicólogo. Um abraço
Olá! Muito interessante a sua interpretação sobre como essas lembranças se manifestam no momento presente. Independente da abordagem, recomendo que você busque ajuda profissional o quanto antes. O vínculo que você vai criar com o profissional que te atenderá é mais importante que a abordagem. Desejo melhoras. Abraço. Esther Araújo
Olá.. Recomendo que procure um psicologo para iniciar sessões de psicoterapia.
A psicoterapia serve para tratar questões emocionais, sejam elas de grande impacto ou até mesmo menores. Ou seja, você pode tratar o luto com a perda de alguém querido, um desconforto emocional no trabalho ou até mesmo uma briga com seu parceiro. Muitas vezes, a motivação da tristeza ou desconforto não é nada aparente. Vale lembrar que a terapia é um espaço seguro que você pode procurar sempre que sentir a necessidade. Esses pequenos ou grandes incômodos afetam o nosso bem-estar e também nosso dia a dia. E é nesses momentos onde a psicoterapia atua e nos ajuda a seguir.
Por isso, em uma sessão de terapia você pode olhar para si e para os seus sentimentos, buscando entender melhor as suas emoções. Além disso, a terapia é um lugar seguro para trabalhar e exercitar o autoconhecimento, facilitando processos como entender as causas de inseguranças, medos, definir objetivos de vida e carreira, entre outros aspectos.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 120
Olá! A terapia Cognitiva Comportamental tem demonstrado maiores resultados e eficiência comprovados cientificamente.
Há diferentes tratamentos e metodologias sendo estudados no campo. No entanto, não há uma resposta unânime sobre qual é o melhor de todos os tratamentos. É de comum acordo que um acompanhamento tanto psiquiátrico quanto psicoterapêutico demonstram melhoras significativas. Um psicólogo com experiência em Psicologia Clínica e Psicopatologia seria interessante. Além da psicoterapia individual, há pesquisas promissoras com grupos de psicoterapia, em que o indivíduo pode praticar a exposição e interação com os demais em ambientes controlados com o auxílio de terapeutas. Caso tenha interesse em saber mais, fico à disposição :)
Boa tarde. Independente de abordagem psicológica, é muito importante buscar a terapia para lidar com seus traumas. Pois, quando atrapalha nossa qualidade de vida, se torna um problema e parece ser seu caso. Se necessário um psiquiatra, o psicólogo irá te encaminhar. Me coloco a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Psicoterapia.