Terminei um namoro pela segunda vez e não consigo lidar com o sentimento de culpa. Estou fazendo psicoterapia

14 respostas
Terminei um namoro pela segunda vez e não consigo lidar com o sentimento de culpa. Estou fazendo psicoterapia e mesmo assim não melhoro. Minha companheira me agredia verbal e fisicamente, eu nunca revidei. O que posso fazer? Medicamentos podem me ajudar?
Vai melhorar! É só uma questão de tempo. O resultado com a psicoterapia requer tempo para que você possa trabalhar essas questões e elaborá-las. A direção do trabalho deve caminhar para que você possa identificar o que está por trás dessa culpa. Continue com o tratamento!

Medicamentos só devem ser usados se houver um diagnóstico psiquiátrico. Psiquiatria é uma especialidade médica e, como em outras especialidades, há critérios para se dizer se há um transtorno.

O sofrimento por si só não justifica o uso de medicações, nem por períodos curtos. A vida tem períodos difíceis e, quando não conseguimos superá-los sozinhos, geralmente está indicada uma psicoterapia.

ENTRETANTO, é interessante fazer uma avaliação psiquiátrica, porque você pode estar passando por uma depressão ou um transtorno ansioso e, aí, sim, uma medicação pode trazer alívio. O(a) psiquiatra vai fazer uma entrevista cuidadosa e, se for feito um diagnóstico, vai prescrever uma medicação.

Medicações são excelentes e, como médico, sou totalmente a favor delas. Mas, seria bom consultar um(a) psiquiatra para distinguir o que é transtorno psiquiátrico do que é uma crise interpessoal e/ou existencial. Nestes casos, não se deve tomar remédios nem por períodos curtos - não é este o caminho.
É importante que você continue com a psicoterapia e sugiro q você busque aprofundar mais na sua história de vida. Muitas vezes somos acometidos por sofrimentos/culpas que podem estar diretamente ligados a nossa experiência do passado. Converse com o seu psicologo e busque juntos a origem dessa culpa.
Que tal falar disto com seu psicoterapeuta? O comprometimento com a causa analítica está nas mãos dos dois, você e o analista: procure discutir esta relação também. Sim, o medicamento pode ajudar a interromper o ciclo de pensamentos de raiva e culpa quando obsessivos e atrapalham a vida no dia a dia, porém sugiro a busca pelo medicamento quando não é mais possível resolver somente com a análise. Se estiver insuportável procure ajuda de um psiquiatra, de preferência indicado por seu psicoterapeuta.
O processo psicoterápico não é um comprometimento fácil, muitas vezes é doloroso e demorado, e além disso é imprescindível que o paciente esteja disposto a fazer sua parte no tratamento. Em alguns casos também pode ser a relação paciente - terapeuta, vínculo, rapport, transferência que não se estabeleceu bem, por motivos que não se relacionam com a competência do terapeuta mas algo da contingência, acontece.
Sugiro conversar com seu terapeuta e se for o caso, medicamentos, bem prescritos, podem ajudar sim.
Olá amiga (o)!
Recomendo que procure um outro psicólogo, caso o atual psicólogo que frequenta tenha esgotado suas possibilidades. No tratamento psicoterápico 70% do sucesso está atrelado à empatia. O seu problema é de cunho psicólogico e um psicólogo deve poder te ajudar, com certeza. Coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá

A hipnoterapia pode ser uma boa alternativa de tratamento. Ela pode ser feita em paralelo com o processo de psicoterapia.
Todo término de relacionamento pode ocasionar sentimentos confusos, se tratando de um relacionamento em que havia abuso verbal e físico, isso provavelmente torna a superação um tanto mais complexa. Dê tempo para si, continue trabalhando em terapia essas questões que te incomodam, respeite seu tempo e permita conhecer seus sentimentos. Em todo caso, agende uma consulta com um psiquiatra que poderá avaliar seus sintomas e diagnosticar se há necessidade de uso de medicação neste momento. Receba meu abraço e torço por você.
Meu caro, medicamentos devem ser utilizado Zaida no caso de algum trabstor
Boa tarde,

Acredito que seja interessante conversar com o seu terapeuta atual sobre seu pensamento de que as coisas não melhoram mesmo com a psicoterapia.

Talvez, em última instância, se não for suficiente, repensar se vale a pena continuar com este terapeuta e abordagem.

Abraço
Você parece relatar duas questões distintas. Em primeiro lugar, a culpa de ter terminado o relacionamento. Em segundo lugar, um sentimento que não foi expresso - uma manifestação que não aconteceu. Ambas as questões são possíveis de serem cuidadas na psicoterapia. Se o acompanhamento não está sendo produtivo, então é o caso de discutir isso com seu psicoterapeuta atual ou até mesmo considerar a possibilidade de buscar outro. É muito importante se identificar com o profissional que está em trabalho com você e sentir que o processo está provocando transformações. Quanto à medicação, um bom psiquiatra poderá dizer se é o caso.
Medicamentos podem ajudar mas, culpa é algo que é como fazendo parte da Natureza humana e, nesse aspecto, não vamos ficar livre dela. Podemos aprender a não ficarmos submetidos a ela e, se ter mais liberdafe com nós próprios para vivermos a nossa vida.
Oi. Eu sinto muito por você estar mal assim. Os medicamentos podem te ajudar sim. Converse com a psicóloga que te acompanha sobre isso e decidam em conjunto. Ao mesmo tempo que o remédio pode ajudar (e muitas vezes ajuda muito), ele não te cura da sua história de vida. Você carrega marcas muito fortes dessa vivência e vai levar um tempo pra encontrar um lugar seguro para essas marcas. Quanto tempo? Não sabemos. Será o tempo que você precisar, no seu ritmo. Muito cuidado e carinho consigo no meio desse processo.
Olá, imagino que a situação esteja muito angustiante, imagino que o remédio só poderá ajudar se você tiver indicação para isso. Caso não tiver o ideal é prosseguir com a psicoterapia que com o tempo as coisas vão se ajeitando.