Cortei relações com duas irmãs, eram relações tóxicas, agastou-me, no entanto o que realmente me

30 respostas
Cortei relações com duas irmãs, eram relações tóxicas, agastou-me, no entanto o que realmente me incomoda é não me deixarem ver os meus sobrinhos...tenho pena, mas voltar a falar com elas para os puder ver é demasiado para mim...como se lida com isso?
Recomendo que você inicie uma Psicoterapia para autoconhecimento.
Desvendar seus aspectos psico emocionais, para depois entender como lidar de uma forma saudável com as relações familiares.
Entenda que nada é para sempre, ciclos se iniciam e outros terminam, por isso tudo pode mudar ao longo do tempo e da vida.
Boas festas.
Abraços

Olá! Lidar com relações familiares desgastantes é algo difícil, e não existe uma "forma" correta de se lidar com isso. A sua ida a um psicoterapeuta pode ajudar você a perceber melhor a forma como você se porta ao redor delas e o que pode estar envolvido nesse desgaste entre vocês. Em ultima instância, se tratando de uma psicoterapia individual, haverá uma limitação natural do fato de só você estar em processo psicoterápico e que terá de partir de você ações para melhorar a relação com elas. Caso elas topem fazer uma psicoterapia familiar, elas também podem participar do processo e será mais efetivo, nesse caso. Boa sorte e boas Festas! Abraço!
Olá colega,
A psicoterapia poderá te ajudar bastante . Se você resolver essas emoções negativas consigo mesmo, a presença de qualquer outra pessoa não te incomodará.
busque auxílio.
Sugiro buscar ajuda especializada. Busca um (a) Psicólogo (a) na área de sistêmica famíliar.

Att,
Desentendimentos e brigas na família são realmente desgastantes e desagradáveis. Você relata que rompeu pela toxidade dessas relações. Muito difícil realmente. Mas seu amor pelos sobrinhos e o desejo de vê-los tbm é grande. Se impõe então um embate interno, reatar relações para poder viver o amor pelos sobrinhos ou manter-se longe dessa relação tóxica, e não ver o objeto de amor?
Um Psicologo pode ajudar a vc ponderar essa questão, ajudá-la a entender melhor os seus sentimentos e até onde vc está disposta a ir por amor a seus sobrinhos.
Um ótimo final de ano.
Espero ter ajudado vc!
Muitas vezes temos que assumir certas atitudes que provocarão resultados não esperados, por mais que tenhamos pensando sobre as consequências. ter que se afastar dos sobrinhos foi o preço pago pela sua decisão. aconselho você procurar uma constelação sistêmica com a intenção de entender o motivo da relação sua com suas irmãs serem tão toxicas. A Constelação poderá, não só mostrar o porque da energia ser toxica, como ajudar a reconciliação familiar. Espero ter contribuído na sua decisão.
Olá! Vc está dizendo que falar com suas irmãs é demasiado e ficar sem ver ou falar com o seus sobrinhos por conta delas também não é bom. Situação como essa, que envolve família não é fácil resolver. Inicialmente sugiro que busque um profissional da psicologia para buscar com ele (a) estratégias que possivelmente você sozinha não está conseguindo perceber como lidar ou resolver. Quando estamos envolvidos emocionalmente as nossas possibilidades de respostas satisfatórias ficam restritas, por isso pense na minha sugestão. Espero ter pelo ao menos clariado um pouco essa nuvem negra que está rondando sua cabeça.
Obrigada pela atenção e confiança.
Olá, lidar com relaçóes familiares muitas vezes é muito desgastante, estão em jogo processos internos de cada um que fazem com que o relacionamento às vezes não seja muito saudável e brigas podem levar a consequências desagradáveis como no teu caso a distância dos teus sobrinhos queridos,Um psicólogo pode te ajudar a entender o que acontece com tuas irmãs e achar uma forma mais saudável de convivência que não te traga sofrimento .
Olá!! A conciliação será mais satisfatória se ambos propusessem essa mudança, com o apoio de um psicoterapeuta familiar. A constelação sistêmica também! E não necessariamente tem que haver a participação de ambas as partes. Há muitos problemas nesse aspecto sendo trabalhado e com bons resultados!
Querida, relacionamentos não são fáceis e sempre exigem dedicação e cuidado para que se mantenham e se desenvolvam de forma saudável. Se você me permitir duas sugestões, lá vão: desenvolvimento da conscientização de seus próprios atos para que você se conecte com seus valores e se respeite e se cuide sempre; e o desenvolvimento de empatia para que você consiga ver a situação pelo outro lado. Essas são duas habilidades que vão exigir tempo e treinamento. Mas não se preocupe pois você não precisa trilhar isso sozinha, tá bem? Procure ajuda com um psicoterapeuta de sua confiança e boa sorte!
Olá, imagino que a situação seja muito chata para você. Mas não existe fórmula mágica para ajudar a lidar com isso. O ideal é tentar entender toda essa configuração para assim você achar a sua maneira de lidar com isso. O psicólogo poderá te ajudar com isso.
Situações familiares a serem resolvidas fazem parte de nosso aprendizado e desenvolvimento,Assim vamos enfrentando e ultrapassando os obstáculos .Se nao conseguimos sozinhos ,como acontece em situações mais difíceis,ficamos por um grande período paralisados .A diferença de procurar ajuda de um profissional especializado , seria conseguir avançar mais rapidamente , aprender novas estrategias e viver mais feliz. Fazer dar certo.
RELAÇÕES TOXICAS. Todas as respostas dos colegas trazem aspectos importantes para lidar com a situação. Observe que a relação se torna toxica quando os envolvidos têm dificuldades afetivas e de impor limites. Um trabalho de fortalecimento e autoconhecimento poderá te ajudar a restabelecer uma relação saudável com essas pessoas. Talvez não se torne um relação de profundidade afetiva, mas sim respeitosa. Espero ter ajudado, um abraço!
Andressa Guedes
Nós é que perguntamos. Como se lida com isso ? É tão particular, é tão seu que mais ninguém poderia dizer como guiar sua própria vida. Como você gostaria de lidar com isso ? Se isso está te trazendo sofrimento, uma terapia pode ajudá-la, inclusive a entender porque isso te trás sofrimento.
Compreendo que o fato de você ter cortado relações com pessoas tóxicas foi uma boa escolha para sua saúde emocional,porém toda escolha pressupoe ganhos e perdas.Todavia relações familiares são complexas e você pode se beneficiar de um acompanhamento psicológico para lidar com esse afastamento e entender o que está no seu alcance ou não nessa situação.
Muitas vezes relações familiares não são fáceis. Em um processo de psicoterapia você poderá refletir sobre todas as questões que mexem contigo. Buscar entender o por que retomar o contato é demasiado para você e pensar em outras formas diferentes de lidar com essa situação que não gere tanto sofrimento são assuntos que podem ser trabalhados em sessão. Você não precisa passar por isso sozinha, conte a ajuda de um psicólogo!
Para algumas pessoas fugir, ou reprimir os conteúdos indesejados causa raiz de problemas de relacionamento no inconsciente na tentativa de esquecê-los seria a primeira ou única opção. Afinal, enfrentá-los seria uma possibilidade de dar uma solução que consumiria muito esforço e energia, com a hipótese de dar tudo errado. Nem sempre o indivíduo enxerga uma solução. O ego procura redirecionar sua energia, buscando realizar outros desejos compensatórios para afagar esse sofrimento ou reduzir a ansiedade. Entretanto, os complexos surgem para dominar o ego e para sabotar, unilateralizando a consciência. Nesta ocasião, o indivíduo extravasa as suas emoções, expondo-se cada um a sua maneira e com uma intensidade energética bem concentrada neste complexo.

Por outro lado, os conteúdos recalcados podem manifestar-se na forma de projeção em outras pessoas. Talvez não perceba, mas aqueles conteúdos ocultos que foram reprimido na sua inconsciência, por não serem aceitos pela consciência, passam de uma forma explícita a ser associados a imagem de terceiros, causando um desconforto ou irritação. Ou seja, aquilo que você não aceita em suas irmãs pode ser algo que não aceita em você, porém está recalcado no inconsciente. Um lado oculto e sombrio que precisa ser identificado, ouvido e conciliado.

Assim, surgem os conflitos que afetam as relações interpessoais e intrapessoais, causando sofrimento.

Por meio da prática da terapia junguiana, os conteúdos do inconsciente podem ser revelados de forma simbólicas ou metafóricas, seja por meio da análise ou interpretações: de sonhos, ou de expressões artísticas, ou até mesmo, do significado simbólico que trazem os sintomas ou as doenças que manifestam-se tanto na psique como no corpo.

A terapia amplia o seu estado de consciência, estimula o auto-conhecimento e colabora para o seu crescimento intelectual. Ela também possibilita ao indivíduo movimentar ou fluir a energia para resignificar tais conteúdos nocivos à saúde e eliminar os conflitos, proporcionando o seu desenvolvimento pessoal e coletivo

Ao dissolver os completos, confrontar a sombra, fortalecer o seu ego e aceitar a si-mesmo, abrirá caminho para refazer o vínculo com seus familiares, gerando atitude na consciência para renascer uma nova versão de si-mesmo.
Olá, relações tóxicas existem também no âmbito familiar e precisamos nos resguardar para cuidar da saúde mental, da autoestima e do bem-estar. Por mais que este rompimento de contato com suas irmãs esteja te fazendo bem, a falta de contato com os sobrinhos te entristece. Para entender o melhor processo nesta situação, nada melhor que a psicoterapia.
As relações familiares podem envolver momentos agradáveis e momentos desagradáveis. Importante que você identifique quais os sentimentos que surgem ao lidar com esse tipo de conflito com suas irmãs. Quando nos conhecemos melhor, conseguimos lidar com esses sentimentos e principalmente com essas relações que você chama de tóxicas. Busque ajuda para que você possa se fortalecer e aprender a lidar com essas e outras situações que possam vir a surgir.
Olá!
O que me parece é que esse distanciamento não está te causando nenhum sofrimento, então, tudo bem. No caso dos seus sobrinhos, não teria o que fazer, elas são as mães e até que eles venham a ser independentes, você dependerá delas para conviver, isso é relacionamento familiar. A relação de tronca existe em todos os campos da nossa vida, e dentro do contesto familiar é ainda mais forte. Avalie quanto vale o "sacrifício" para que você possa participar do desenvolvimento dos seus sobrinhos, não precisa ser carne e unha de suas irmãs, apenas ter um relacionamento sem maiores conflitos, para estar de alguma forma você fique perto deles.
Olá
Não deve ter sido fácil essa decisão mas você deve ter tido os seus motivos.
Se seus sobrinhos são menores de idade, eles provavelmente não têm ainda uma autonomia para tomar determinadas decisões. E aí vale a aquele velho ditado: não tem como fazer um omelete sem quebrar os ovos.
Se estiver sofrendo muito, procure uma psicoterapia, com certeza vai te ajudar.
Boa sorte
Olá.
Pelo seu relato em romper relações com irmãs, nao deve ter sido fácil. Porem toda escolha requer uma renuncia. E é aqui que começa o impasse, um conflito interno, pois tem os seus sobrinhos.
Dentro de uma espaço terapêutico e junto do seu psicólogo você começa a trabalhar suas questões emocionais, a trabalhar e entender contextos de toxidade o que pode te ajudar a contornar a situação e ter pelo menos os seus sobrinhos por perto.
Romper com a família é uma decisão drástica que traz muitas consequências negativas para você mesma. Quem sabe você possa resolver esses conflitos numa conversa com o psicólogo. A psicoterapia vai lhe ajudar a entender melhor suas irmãs e a você mesma. E reconsiderar essa decisão. Se não for um mar de flores seu relacionamento com as irmãs (provavelmente por mágoas infantis antigas), passe por cima disso, não exija tanto de si e também delas, e continue a ter contato com os sobrinhos, que você adora.
Olá! Tá bem?
É legal que você faça terapia para conseguir lidar com essa questão, o corte de vínculo com suas irmãs, o desgaste emocional que você deve ter vivido, a separação dos sobrinhos, a chantagem emocional (se não tem relação conosco -irmãs- não verá nossos filhos...). Enfim, tudo isso impacta bastante e o processo de psicoterapia consegue lhe auxiliar a compreender melhor você dentro de todo esse contexto.
Olá! Tem relações que necessitam de um certo distanciamento mesmo, pois nos machucam. E que bom que se posicionou a seu favor, não permitindo que prejudiquem ainda mais o seu psicológico. E toda decisão tem um impacto, não é mesmo? A Psicoterapia pode te auxiliar a lidar com as emoções desagradáveis e privações que surgem a partir dessa escolha. Espero ter ajudado e fico à disposição.
Vejo muita importância em investigar o que você considera tóxico em sua relação com suas irmãs para que, em terapia, possa praticar o autoconhecimento e se perceber dentro dessas relações familiares. Fico pensando o que lhe faz se sentir tão incomodada e o que te move a se colocar em uma posição de tanta defensiva em relação a suas irmãs; o quanto isso lhe magoa e quanto há sofrimento internalizado. A terapia individual lhe proporciona oportunidade de entender o caminho que escolhemos trilhar, mas lembrando que podemos refazer essa rota quantas vezes quiser. Faça terapia, busque autoconhecimento. Isso vai lhe ajudar a lidar com as relações familiares.
Olá! Compreendo como se sente. Os afetos no contexto das relações familiares podem ser difíceis, e uma saída possível para a sua realidade foi romper relação com sua irmã. Mas diante da falta e do que sente na relação com os seus sobrinhos, gostaria de recomendar um processo de psicoterapia individual, no qual poderá possibilitar um espaço de cuidado emocional para você neste momento difícil. Espero ter ajudado. Abraço.
1) reatar com as irmãs ou 2) aceitar que não verá mais vê-los.
Olá, como está?
Sua pergunta demanda algumas possibilidades mais complexas do que parece, é possível no seu caso procurar uma psicoterapia? Se sim, seria interessante trabalhar aquilo que te entristece e angustia. Não é do meu direito falar o que você tem, mas talvez trabalhar como foram essas relações tóxicas, como estão suas relações com seus sobrinhos, como pode encontrar novas formas de manter ou sustentar de outros jeitos sabe? Como é pesado demais, até mesmo falar sobre a possibilidade de suspender, mesmo que temporariamente, esses laços.
Espero ter ajudado em algo.
Olá. Investindo em autoconhecimento para lidar com as questões que surgem ao não aceitar os comportamentos da suas irmãs em relação aos seus sobrinhos e você.