Tomo Sertralina para a depressão e fobia social. Posso tomar Clonazepam? Tem algum problema

8 respostas
Tomo Sertralina para a depressão e fobia social. Posso tomar Clonazepam? Tem algum problema
O Clonazepam, e todos os medicamentos de sua classe, devem ser usados com cautela, pois causam dependência, o ideal é não fazer o uso contínuo. Por exemplo, quando você estiver em uma crise de ansiedade ou com medo de enfrentar alguma situação social que lhe cause fobia, o uso de Clonazepam é indicado. Também é indicado o uso quando o antidepressivo ainda não chegou em dose ideal, como terapia de curto prazo.O uso diário para dormir é contraindicado. Lembrando que em idosos aumenta muito o risco de quedas, fraturas ósseas em geral, destaco a de fêmur pela gravidade. Também pode trazer prejuízos cognitivos, levar a quadros de delirium .O uso em idosos é ainda mais restrito.
Espero ter ajudado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento da fobia social pode incluir inibidores seletivos de recaptura da serotonina, como é o caso da sertralina.

O clonazepam não deve ser utilizado. Inclusive, não deve ser utilizado para enfrentar as situações difíceis, pois é justamente este um dos contextos que pode levar a dependência: a pessoa usa para enfrentar o medo e, depois, não o consegue enfrentar sem o tranquilizante. Assim, o clonazepam não constitui uma indicação para o tratamento da fobia social.

A fobia social costuma melhorar muito com a terapia cognitivo-comportamental, frequentemente até não necessitando de medicações.

Além da dependência, drogas como o clonazepam, os "tarja preta" (benzodiazepínicos) podem levar a incoordenação motora e quedas (principalmente em pessoas acima de 40 anos, de modo que em pessoas acima de 60 anos são até contra-indicadas). Os problemas de memória também são frequentes com estas drogas.

E sempre só tome remédios quando orientados pessoalmente por seu médico.
É de extrema importância consultar um médico, só ele pode avaliar a sua necessidade. Lembro que o tratamento conjunto com TERAPIA será mais eficaz do que muitos medicamentos associados, busque um profissional da Psicologia e terá um resultado eficiente! A depressão é uma dor da alma e não tem cura só com medicamentos. Desejo melhoras, espero ter ajudado! Forte abraço
O clonazepam só deve ser tomado mediante prescrição médica e é um medicamento que pode causar dependência, devendo ser usado somente com prescrição e por curto prazo. Mas é muito utilizado como coadjuvante ao tratamento da depressão e fobia social, quando há comorbidade com ansiedade e insônia.
Boa tarde!

Acredito que é necessário consultar o médico que lhe acompanha e prescreveu a medicação sertralina. É importante usar esse medicamento apenas com indicação médica, pois seus efeitos colaterais são significativos e o uso prolongado é danoso à saúde física e mental.
Acho importante entender primeiramente porque pretende tomar o clonazepan. O uso da sertralina não está sendo satisfatório? Converse com seu médico. Só ele pode dizer qual medicação é mais adequada para seu caso. Tanto para a depressão quanto para a fobia social, a psicoterapia pode ser de grande ajuda, uma vez que vai avaliar os motivos que o levaram a tais transtornos. Um abraço.
Sugiro que você converse com seu médico sobre essa possibilidade pra ver se seria adequado ao seu caso tomar um benzodiazepinico, pois eles podem gerar dependência a longo prazo. Seria legal fazer terapia também, caso ainda não faça.
Como já alertado anteriormente pelos colegas acerca da dependência associada ao clonazepam, seu uso deve ser feito com cautela para que o uso não se torne como uma fuga a desconfortos comuns.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1128 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.