Um indivíduo adulto com TEA (que era conhecido como ASPERGER) pode ter imensa dificuldade em matemát

23 respostas
Um indivíduo adulto com TEA (que era conhecido como ASPERGER) pode ter imensa dificuldade em matemática, que é uma área que não possui interesse, de modo que o faça não conseguir fazer cálculos básicos, mas ao mesmo tempo ter um vocabulário acima da média para a sua idade e habilidades notórias em artes?
Já vi algumas pessoas falando que asperger tem facilidade com matemática, em detrimento de outras áreas, isso é verdade?
Obrigado pela atenção.
Olá! interessante a sua pergunta, normalmente o Asperger tem uma área de conhecimento mais desenvolvida podendo ser a parte de exatas ou a parte de humanas como é o caso que citasse. Relacionamos muito com a matemática muito pelos filmes que abordam o assunto.

Boa noite! Cada autista tem suas limitações e seus potenciais, como qualquer outra pessoa. Normalmente os Aspegers têm uma área de domínio, mas ela não é necessariamente da área de exatas. Espero ter conseguido esclarecer a sua dúvida.
No mesmo teor que os colegas falaram, em cima: Se você compreende o Asperger como um problema relacional (que se cristalizou como se fosse uma condição do indivíduo só), explica-se que a pessoa evita matérias nas quais ela teme (inconsciente) ser exposta como fraca. Assim, desenvolve áreas onde está forte, mais são poucas, e bastante fortes, as vezes. Não se pode dizer geralmente, quê tipo de área ela topa ou evita. Também não se pode excluir que ela mude de área, e por exemplo comece a apreender matemática. Mas provavelmente não pelos métodos comuns, mas por abordagem própria.
Olá! O diagnóstico de TEA pode ser acompanhado de habilidades impressionantes, como facilidade para aprender visualmente, muita atenção aos detalhes e à exatidão; capacidade de memória acima da média e grande concentração em uma área de interesse específica durante um longo período de tempo.
Cada indivíduo dentro do espectro vai desenvolver o seu conjunto de sintomas variados e características bastante particulares. Tudo isso vai influenciar como cada pessoa se relaciona, se expressa e se comporta.
A psicoterapia é importante aliada para o reconhecimento e fortalecimentos das habilidades de cada individuo. Espero ter ajudado, à disposição!

Olá,
Bom é importante entender como foi feito o diagnóstico de TEA, pois toda pessoa que possui o transtorno deve ser avaliada também suas funções cognitivas para entender suas facilidades e fraquezas nestes aspectos, e assim ter uma respostas e esta questão que você está perguntando.
Não é verdade que todo autista tem facilidade em matemática, o autismo está relacionado ao que chamamos de hiperfoco, ou seja pode ser que tenha muitas facilidades em algumas áreas especificas de seu interesse e muitas dificuldades em outras áreas que não são de seu interesse.
Por este motivo ao avaliar um prognostico de TEA fazemos uma avaliação neuropsicológica completa observando os aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais, e assim poder fazer as intervenções adequadas nas áreas que precisam ser melhoradas através de atividades específicas.
Espero ter respondido sua pergunta.
Abçs
Olá!! A queixa que você relata acima tem nome, chama-se DISCALCULIA; termo usado quando se há dificuldade de compreensão e manipulação dos números e matemática. É preciso uma investigação mais apurada sobre essa queixa, pois existem diferentes tipos de Discalculia, assim como as causas envolvidas. Geralmente observamos em nossos consultórios pessoas com autismo terem uma queda no QI verbal por conta da dificuldade na interação social, a qual o aprendizado se dá. Você mencionou que tem vocabulário acima da média para a sua idade, mas nao disse a sua idade. Possivelmente seja um adulto e sendo TEA é possível pensar que adquiriu um bom vocabulário por influência de familiares ou pela leitura assídua e solitária. Pessoas com bom vocabulário geralmente o adquirem no contato social. Acredito que seu caso requer uma investigação mais profunda, sugiro uma avaliação neuropsicologia com um bom profissonal para um diagnóstico diferencial. Se ja realizou essa avaliação antes, repita, pois é sempre indicado que a refaça depois de dois anos para ver sua evolução e desenvolvimento pessoal. Abraços e boa sorte.
Olá, o autismo pode vir acompanhado de comorbidades (outras condições que podem se manifestar junto ao TEA), ao que foi descrito, percebe-se que o indivíduo provavelmente possui QI verbal preservado, no entanto, precisa-se avaliar outras condições clínicas para entendimento da queixa, sugiro buscar por uma avaliação neuropsicólogica. Espero ter ajudado!
Indivíduos no TEA diagnosticados até o DSM IV como "Asperger" possuem uma espécie de "ilha de habilidades" em determinada área, que no caso parece ser vocabulário/linguagem e prejuízos /dificuldades em diversas outras. Pode haver ainda algumas características que explicariam o seu relato: rigidez quanto a realizar algumas tarefas desagradáveis ou que ocasionem frustração, além de comorbidades com transtornos de aprendizagem (como a discalculia, dislexia) cabendo uma avaliação mais detalhada e acompanhamento multiprofissional (psicólogo, psicopedagogo, pedagogo).
Olá, o Asperger foi incluído no nível leve do Transtorno do Espectro Autista conforme você mesmo descreve.
O fato de uma pessoa ser autista e ter uma ou algumas habilidades para alguma disciplina ou tarefa não o impede de também não ter habilidades para outras.
Vejo que cabe verificar com o profissional de psicologia que te acompanha se essa questão da dificuldade matemática não seja uma condição aprendida, ou
seja ocasionado por ter interesse rígidos e preferência específicas comuns no TEA ou seja ocasionado por uma condição neurológica que cause prejuízo na aprendizagem matemática que incluem a realização de tarefas que envolvam conceitos matemáticos, tarefas com números, conhecida como discalculia. Neste caso o profissional que poderá ajudar na reabilitação é o pedagogo.
Espero ter ajudado.
Olá!
É necessário você fazer um acompanhamento com um psicólogo, pois Asperger foi incluído no nível leve do Transtorno do Espectro e no acompanhamento terapêutico você pode descobrir suas habilidade e fazer suas escolhas pra seguir seu caminho pessoal e profissional de forma mais segura.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Assim, como todo ser humano neurotípico ou autista, todos são únicos, com habilidades e dificuldades, bem como com características próprias. O Asperger pode ter uma área de interesse onde se sai muito bem, até porque tende a ter hiperfoco A dificuldade se concentra na comunicação e interação social, mas sempre levando em conta as particularidades de cada pessoa .O autoconhecimento é um bom aliado para que cada um possa se entender como um todo.
Não é incomum no espectro autista bom vocabulário. Normalmente as dificuldades não são aí, mas sim na pragmática, por exemplo, compreensão de expressões do idioma, de coisas ditas nas entrelinhas...

Também não é incomum existir dificuldade na matemática.

O que você descreveu não exclui o diagnóstico de TEA de forma alguma.
Como alguém colocou, é um perfil com ilhas de habilidades. Pode ter algumas muito boas e outras bastante comprometidas.
Olá!
O que ocorre no caso do autista e que faz parte do sintoma do transtorno é uma preferência por determinada temática que o torna expert naquilo, desta forma ele adquire habilidades e capacidades relacionadas a esta escolha que são acima da média da população. Um exemplo que não é incomum é a alta capacidade de memorizar palavras e seus significados. Já atendi autista que possuía uma riqueza de vocabulário muito acima da média de sua faixa etária, e isso se dava pelo alto interesse na leitura e na busca do significado das palavras até então desconhecidas. Se o interesse for em cálculos, logicamente as habilidades serão desenvolvidas nesta área. O interesse em assuntos específicos e consequente hiperfoco é que determinarão o desenvolvimento destas habilidades. Não se trata de uma inteligência acima da média ou um talento fora do comum, um dom, como muitas vezes ouvimos falar. Isto é uma crença. Penso que é interessante aproveitar da singularidade desta escolha como uma forma para criar laços sociais com o sujeito autista, algo tão prejudicado neste quadro clínico.
Olá!
Em estudos atualizados o Asperger foi incluído no Espectro do Autismo (Autismo leve), sempre vejo o sujeito diante da sua singularidade e colocado diante da sua condição biopsicossocial, nesta perspectiva o seu possível diagnóstico não lhe impõe obrigatoriedade com aquisições cognitivas dessa ou daquela esfera.
O que diferencia as aquisições cognitivas são de fato o tempo e foco que você investe em cada assunto.
O que você traz poderá estar vinculado a preferências de ordem pessoal ou mesmo a Discalculia ( ligado a má formação neurológica ) que poderá ser atenuado com técnicas específicas.
Busque o autoconhecimento através do processo terapêutico e descobrirá que um possível diagnóstico não te define, ele sim é ferramenta impulsionadora para suas demandas conscientes e Inconscientes.
Boa sorte!
Abraço.
Olá, tudo bem? Sim, é possível que um indivíduo adulto com TEA tenha imensa dificuldade em matemática, principalmente se tratando de uma área na qual não possui interesse e ao mesmo tempo ter um vocabulário acima da média para a sua idade e habilidades notórias em artes.

As pessoas dentro do espectro autista, assim como aquelas que não se enquadram no espectro, são plurais. Ainda que compartilhem de um mesmo diagnóstico, seus gostos, personalidades e áreas de interesse não vão ser necessariamente os mesmos. Muitas vezes, as pessoas dentro do espectro desenvolvem hiperfocos, isto é, se interessam por alguns assuntos e se fixam naquele tema. Embora o hiperfoco seja muito comum entre pessoas ASPERGER, o tema de interesse não vai ser necessariamente o mesmo.

Espero ter ajudado. :)
Não existe relação direta. O Asperger, atualmente conhecido como autismo de alto funcionamento, pode sim desenvolver maior eficiência em habilidades específicas, mas isso não é uma condição invariável, ou seja, um indivíduo TEA de alto funcionamento não obrigatoriamente deverá desenvolver super habilidades em áreas específicas. Isso depende de uma série de outros fatores. Da mesma forma, se o paciente apresenta altas habilidades em uma área, isso não invalida a possibilidade de desenvolvimento em outras, e por isso o acompanhamento é muito importante.
Oi, o autista, assim como o normotipico tem suas peculiaridades e interesses. É dificil para ele, assim como o TDAH por exemplo se engajar em coisas que não tem interesse. O Asperger enxerga o mundo de um modo particular dele. A pessoa que tem Asperger não é o Asperger. Agora se o QI verbal é muito mais alto que o de execuçao, existem problemas de coordenaçao motora e somente uma dificuldade nas habilidades sociais e nao outros déficits de autimos e a dificuldade em aritmética for muito grande pode se tratar de um transtorno de aprendizagem nao verbal (apesar de ser um transtorno que nao é muito reconhecido no meio médico) . Enfim, voltando a sua pergunta é possivel sim. Abraço
Olá tudo bem. A antiga terminologia Asperger, hoje denominada por alguns profissionais como Autismos de Auto funcionamento, sem prejuízo na fala ou no intelecto, pode sim ter um hiperfoco em alguma área que não necessariamente matemática. Muitas vezes acontece isso por uma "logica" que a matemática em, mas não é "lei" que isso aconteça. O importante é entender qual hiperfoco que esse paciente tem e estimular cada vez mais para que possa desenvolver bem essa área.

Abraços Diego Raizi
Olá, minha colocação para si seria no sentido do que pode ser mais importante nessa caminhada toda de diagnóstico, o que realmente pode acrescentar na construção de SER e EXISTIR dessa pessoa, alem do diagnóstico. Claro que sempre quanto mais entendermos as limitiações, mais reais podemos caminhar. Mas tambem podemos sermos livres e pensarmos em caminhar além do diagnosticado, procurando espaços criativos e significativos de sermos nesse mundo.
Uma vez que já tem um diagnóstico, é muito importante investir no autoconhecimento, conhecer suas habilidades e pontos a melhorar. Sabemos que conhecimento é tudo e com certeza saber cada vez mais sobre seu diagnóstico te ajudará até mesmo a levar você a se identificar ou não com ele. Porém o mais importante é saber que ele não te limita, e sim deve abrir portas para se conhecer e se desenvolver naquilo que lhe for melhor sempre.
Olá! Entendo a tua dúvida, infelizmente as mídias sociais divulgam mitos ou generalizações, que levam-nos a crer que os problemas e dificuldades se manifestam de maneira igual para todos. Mas cada caso é um caso! Um bom processo avaliativo e acompanhamento psicológico/psicopedagógico pode auxiliar no desenvolvimento das habilidades de quem tem TEA. Fico à disposição! Um abraço! Psicóloga Natália K.
Sim, é possível que um indivíduo adulto com TEA (que era conhecido como Asperger) tenha dificuldade em matemática, mas ao mesmo tempo possa ter um vocabulário acima da média para a sua idade e habilidades notórias em artes. É importante notar que as pessoas com TEA têm habilidades e interesses variados, e não todos têm facilidade com matemática. Algumas pessoas com TEA podem ter habilidades excepcionais em matemática, mas outras podem ter dificuldades com ela.
A habilidade superdesenvolvida não precisa ser necessariamente em matemática e também pode mudar. Abraço