Hepatite b - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é hepatite B?

A hepatite é uma palavra latina que significa inflamação do fígado. A hepatite tipo B é causada por um vírus chamado hepatite B. Outros tipos de inflamação do fígado incluem a hepatite A e hepatite C.

Como a hepatite B?

Vírus da Hepatite tipo B pode ser transmitido das seguintes formas:

  • Contato com o sangue de uma pessoa infectada, transfusão de sangue ou produtos sanguíneos infectados, o uso de agulhas contaminadas por usuários de drogas ou de instrumentos contaminados para a acupuntura, tatuagem, ou "piercings".
  • Por ter relações sexuais com uma pessoa infectada.
  • Da mãe infectada para o filho durante o parto.
  • A hepatite tipo B é altamente contagiosa e, em casos raros pode se espalhar para outros membros da família sem nenhum contato sexual com sangue infectado. Nestes casos, o vírus é transmitido provavelmente através de escovas de dente.
  • O vírus também pode infectar pessoas, a maioria trabalhadores da saúde que acidentalmente se picam por uma agulha contaminada.

A hepatite tipo B muitas vezes afeta os usuários de drogas, os imigrantes de países asiáticos, especialmente o Sudeste Asiático, onde esta hepatite é muito comum, e em seus parceiros sexuais.

Quais são os sintomas da hepatite tipo B?

O período de incubação, que é o período compreendido entre o momento da infecção pelo vírus até o aparecimento da doença dura de dois a seis meses. Os sintomas iniciais são diminuição do apetite e desinteresse pelo alimento, náuseas e dores articulares e febre baixa.

Mais tarde, icterícia, que é um amarelamento da pele, membranas mucosas e esclera (parte branca dos olhos), poucas fezes de cor e urina escura.

A infecção se torna crônica em 5% dos pacientes. Pacientes com hepatite crônica do tipo B pode notar apenas sintomas leves, como fadiga muscular e dor nas articulações e sentimentos ocasionais de pressão sob as costelas inferiores do lado direito do corpo, devido ao aumento do fígado. Aproximadamente um quinto desses pacientes desenvolve cirrose dentro de alguns anos e é uma doença degenerativa do fígado, que pode causar falência do fígado e outras complicações graves. Em média, a cirrose leva 15 anos para aparecer após a infecção.

Recém-nascidos que contraem a doença no momento do nascimento não têm sintomas de hepatite aguda. No entanto, cerca de 90% dos casos se tornam crônicos. Se a transmissão ocorre na infância passam a crônica em 30% dos casos.

Como a hepatite B pode ser prevenida?

  • Não compartilhe agulhas ou seringas outros.
  • Não compartilhe lâminas de barbear de qualquer tipo ou escovas de dentes com pessoas infectadas.
  • Usar um preservativo durante a relação sexual de risco.
  • Existe uma vacina altamente eficaz contra a hepatite tipo B. Três doses são dadas, os dois primeiros separados por um mês de intervalo, e a terceira cinco meses após a segunda.
  • Em quase todas as regiões do médico de família pode prescrever a vacina, que é gratuito.

A vacina é recomendada para os seguintes grupos claramente:

  • Parentes de pessoas com hepatite crônica B.
  • Pessoas envolvidas em práticas sexuais de risco, incluindo parceiros sexuais de pessoas com hepatite tipo B.
  • Recém-nascidos cujas mães estão infectadas com a hepatite B.
  • Pessoas que usam drogas.
  • Trabalhadores de saúde que têm contato freqüente com sangue ou doente.

Que pode ser feito em casa?

  • Tentar proteger sua família e parceiros sexuais de HIV.
  • Abster-se completamente de bebidas alcoólicas, se a doença está ativa. Não beba bebidas alcoólicas se você tem hepatite crônica B.
  • Se você tem hepatite crônica deve ser submetido a exames médicos regulares.
  • Fazer uma dieta variada e equilibrada.

Como é diagnosticado tipo de hepatite B?

O diagnóstico é baseado em um exame de sangue que detecta vários componentes do vírus da hepatite B e anticorpos contra eles no sangue do paciente. O exame de sangue pode identificar diferentes componentes do vírus que têm significados diferentes. Todos os pacientes com infecção crônica no sangue têm um componente viral chamado HBsAg (antígeno de superfície da hepatite B). Quando HBsAg está presente, o grau de contágio da doença pode ser alto e no longo prazo, estes pacientes têm um risco aumentado de complicações. No entanto, nem todos os pacientes com HBsAg persistente no sangue estão na mesma situação, é necessário investigar a existência de outros componentes do vírus no sangue de definir com precisão o estágio da doença em que o paciente está. Exames de sangue que avaliam a função hepática pode revelar a gravidade da doença, ou seja, o grau de lesão hepática causada pelo vírus.

Em casos de hepatite crônica B, a gravidade da doença pode ser estabelecida através da análise ao microscópio uma amostra de tecido hepático obtido por biópsia.

Previsão

A maioria dos pacientes com hepatite aguda do tipo B se recuperam completamente dentro de quatro a seis semanas.

Poucos pacientes (cerca de um em 300) desenvolvem insuficiência hepática devido a hepatite aguda e estão, portanto em risco de morte.

A infecção se torna crônica em 1 em cada 20 pacientes adultos. No entanto, essa proporção é muito maior em recém-nascidos que tenham contraído o vírus de suas mães durante o parto.

As complicações mais graves de hepatite B incluem cirrose e, raramente, câncer do fígado.

Como a hepatite B é tratada?

Nenhum tratamento médico específico de hepatite aguda tipo B. A hepatite B crônica pode ser tratada com injeções de interferon, desde que tenha confirmado a atividade da doença através de exames de sangue ou biópsia do fígado. Estes tratamentos devem ser realizados e controlados por especialistas, de preferência no contexto de unidades especializadas, como são complexas e não livre de efeitos colaterais. Também é necessário adaptar o tratamento (dose e duração) ao tipo ou cepa do vírus responsável.

Aproximadamente um terço dos pacientes se beneficiam do tratamento. Atualmente estão sendo testado longos períodos de tratamento com drogas antivirais, com resultados animadores. Lamivudina é um medicamento antiviral que é eficaz em alguns pacientes.

Usado atualmente quando a lamivudina não interferon ou se isso é contra-indicada ou produziu a intolerância. Em alguns casos, a infecção em pacientes com HBV ou HIV, pode ser a droga de primeira escolha.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - hepatite b

Camilla de Almeida Martins

Camilla de Almeida Martins

Gastroenterologista, Internista

São Paulo

Josiane Corrêa

Josiane Corrêa

Médico clínico geral

Muriaé

Soraia Vianna

Soraia Vianna

Gastroenterologista

Brasília

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Infectologista

São Paulo

Marcelo Sander

Marcelo Sander

Gastroenterologista

Teófilo Otoni

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Gastroenterologista

Curitiba

Perguntas sobre Hepatite b

Nossos especialistas responderam a 369 perguntas sobre Hepatite b

No caso, com Anti-Hbs positivo, não.

Olá,
O antiHBs pode cair com o passar do tempo e se o HBsAG deu não reagente seu bebê não deve ter se infectado, mas o ideal é passar em consulta e avaliar com o médico que o assiste. Se…

Sim é possivel. Até ter o anti-HBs positivo é possível transmitir Hepatite b por sangue ou relação sexual.

Quais profissionais tratam Hepatite b?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.