A ansiedade pode causar a sensação constante de bolo na garganta? Pois sinto um bolo na garganta, at

40 respostas
A ansiedade pode causar a sensação constante de bolo na garganta? Pois sinto um bolo na garganta, ataca mais na hora de dormir, e as vezes até sai uma baba branca, bem grossa mesmo, sinto como se fosse sufocar e fico tonta e parece que vou desmaiar, minha respiração fica forçada, tambem não consigo respirar bem pelo nariz, me ajude por favor! Obrigada.
 Ana Helena Elias Alvim
Psicólogo
Campinas
A ansiedade se manifesta de diferentes formas, isso varia de pessoa para pessoa. Mas sim, ela também causa sintomas físicos e esse "bolo" na garganta é algo que muitas pessoas relatam.

Mas é super importante que você vá a um médico para descartar que não tenha nenhum problema físico causando esses sintomas. Ao mesmo tempo, procurar psicoterapia te ajudaria muito a entender e lidar com essa situação, que é muito angustiante.

Espero ter ajudado! Fico a disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Patrícia Vieira Araujo
Psicólogo
São Paulo
Num primeiro momento é bom você fazer um check-up médico para descartar problemas orgânicos, por exemplo, podes procurar um endocrinologista para avaliar sua tireoide ou um clínico geral. Caso não tenha nenhum diagnóstico o ideal é você começar a falar com um psicólogo sobre as coisas que hoje te incomodam fazendo você tentar engolir
 Viviane Braga Leite B.
Psicólogo
São José dos Campos
Que prazer em te responder! Como já foi falado pelas colegas, a primeira orientação é ir ao especialista, pra descartar qualquer problema orgânico. Após esta consulta, descartando qualquer problema biológico, procure um psicólogo e marque uma consulta. A ansiedade todos nós temos, a ansiedade faz parte de nós. O que não dá é viver ansioso o tempo todo e vivendo sempre o futuro, com preocupações que nem se quer aconteceram. São muitos os sintomas, inclusive o "bolo" na garganta. Procure ajuda! Agradeço a oportunidade em responder sua pergunta. Um abraço.
Olá, a ansiedade faz parte da vida de todos nós, mas não pode nos dominar e nos paralisar de forma a nos prejudicar. Ela se apresenta de varias formas.
Concordo com os colegas sobre a busca de um médico clínico. Ele poderá te direcionar ao especialista, seja ele um gastro (refluxo, hérnia de hiato) ou Endocrino.
Não sendo conclusivo os exames físicos, ou seja, se não aparecer nada fisiológico que possa causar esses sintomas, procure sim um psicólogo.
Espero ter ajudado vc é respondido sua pergunta.
A ansiedade pode sim dar essa sensação que você descreveu como “bolo na garganta”. Porém, você citou sintomas que fazem pensar em uma obstrução física na taqueia e esôfago, como salivação, dificuldade para respirar e piora dos sintomas ao deitar. Antes de procurar tratamento para a ansiedade, procure um otorrinolaringologista para descartar outras patologias que podem estar causando esses sintomas. Espero ter ajudado. Um abraço.
 Adriana Penna
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Sim, a ansiedade pode causar esses sintomas físicos. O que está lhe deixando ansiosa? Essa é a questão principal. Uma avaliação médica pode lhe ajudar a saber sobre alguma causa orgânica além da ansiedade, mas seria importante que você pudesse consultar um psicólogo para falar, e associar esses sintomas a outras questões da sua vida.
Sugiro Terapia EMDR para o tratamento da ansiedade, bem como um check up com o gastroenterologista.
A ansiedade se mostra de várias formas, isso varia de pessoa para pessoa. Ela também causa sintomas físicos como esse "bolo" na garganta que é algo peculiar da ansiedade e que muitas pessoas relatam. Mas é importante que você vá a um médico para descartar que não Tenha nenhuma causa orgânica que esteja resultando nesses sintomas. É simultaneamente procurar psicoterapia da TCC que te ajudarrá muito a entender e lidar com essa sensação angustiante e tais sintomas.Espero ter ajudado! Fico a disposição desde já.
Gratidão
 Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. Sim, ansiedade pode causar esses sintomas mas é necessário que sejam descartadas outras causas pra eles antes de ser confirmado que se trata "apenas" de ansiedade
Prezada!
Procure fazer uma psicoterapia pelos sintomas manifestos e até mesmo para ver em que grau de ansiedade se encontra. Colocar para fora o que você não está dando conta de resolver.
Grande abraço
Especialista em transtornos de Ansiedade
Dra. Adna Rabelo
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, muitos colegas já comentaram que o bolo na garganta é um dos sintomas que podem surgir em um quadro de ansiedade. Também percebo por aí. No entanto, como também foi dito é que é preciso descartar se há alguma condição física causando este sintoma. Procure um médico para descartar, se for o caso, esta questão e, ao mesmo tempo, procure um psicólogo especialista em Transtornos de Ansiedade que possa ajudá-lo a lidar melhor com o que está ocorrendo. Um abraço e cuide de você.
 Taciane Motta Marconato
Psicólogo, Psicanalista
São José do Rio Preto
Boa noite!

Depois de descartadas as possibilidades de disfunção orgânica (de ser algo físico), é possível, sim, que seja manifestação de uma questão emocional. Sugiro que busque um médico e investigue se há algo orgânico. Em caso negativo, busque ajuda psicológica para que possa cuidar das questões emocionais.

Um abraço!
 Fábio Henrique Paulino
Psicólogo
Bariri
Olá,

Recomendo que, além de procurar por apoio psicológico, realize exames médicos para exclusão de diagnóstico. Apesar da ansiedade ser manifestada fisicamente (a sensação de sufocamento é comumente relatada), é importante ter certeza de sua origem.

Saúde deve ser tratada de maneira ampla. Corpo e mente possuem uma interação íntima, não esqueça disso.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa tarde nesse caso é importante ir ao medico para tirar todas as duvidas se isso é causado por problema fisico ou emocional; se é fisico procurar o especialista adequado ao seu problema se é emocional procurar um psicologo/a que possa te ajudar a entender as causas emocionais de tais sintoma e procurar fazer tudo que for necessario para entrar mais em equilibrio psico-fisico e emocional. Bom trabalho.
Olá! Eu concordo com os colegas, a primeira providência a tomar é descartar alguma causa orgânica; para isto, procure um médico. Este irá solicitar alguns exames e caso esteja tudo ok com você e seja tudo da sua "mente", solicitará uma avaliação psicológica. Sucesso nesta jornada!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 220
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Cláudia Guimarães Fernandes
Psicólogo
São Paulo
Olá!! São vários os sintomas que a ansiedade apresenta. Esses sintomas são característicos da ansiedade. Mas o ideal é passar no clínico, explicar os sintomas. Ele pedirá exames e após os resultados desses exames, é que saberá qual o caminho a se tomar, em relação aos sintomas.
Olá. É interessante você buscar ajuda especializada para entender o que está acontecendo. Um psicólogo e um psiquiatra. Atenciosamente.
A ansiedade pode causar muitos sintomas, mas é importante procurar ajuda médica para avaliar se é ansiedade ou outro problema físico.

Abçs
 Lucas Nunes
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Como os meus colegas já falaram, pelo que você relatou, inicialmente seria indicado procurar um médico para uma avaliação e buscar possíveis causas orgânicas. Posteriormente seria importante também iniciar um acompanhamento psicológico para lidar com a ansiedade.
Olá, bom dia. A ansiedade possui diversos sintomas físicos, cada pessoa vive de uma forma diferente. A sensação de bolo na garganta acontece sim dentro do quadro ansioso. Indico que busque um médico para que possa entender se há alguma questão fisiológica. Caso contrario, busque um psicólogo para tratar desta ansiedade. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!
 Pricila Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! A ansiedade apresenta vários sintomas físicos e psicológicos. Ela se manifesta de diferentes formas, isso varia de pessoa para pessoa. Mas sim, ela também causa sintomas físicos e esse bolo na garganta é algo que muitas pessoas relatam. Sugiro que procure um psicólogo para fazer terapia e te ajudar a aprender a lidar com sua ansiedade. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Procure ainda um médico para uma avaliação.Estou à disposição para possíveis dúvidas. Abraço!
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Os sintomas de ansiedade podem ser aparecer de diferentes maneiras em cada indivíduo, esse é um sintoma no qual alguns pacientes que tem ansiedade se queixam, dessa forma seria interessante encontrar um espaço de fala para falar sobre seus sintomas, emoções e enfrentamento dessa ansiedade, a psicoterapia pode lhe auxiliar infinitamente, desde que você se permita perceber o que é importante cuidar em você! Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá, como já falado pelos colegas acima, seria importante você descartar as causas orgânicas procurando um gastro ou um otorrino. Em seguida, procure um psicólogo(a) para iniciar o processo de psicoterapia. Um abraço. Fico à disposição. Letícia de Paulo
 Johnson Ferreira
Psicólogo
Teresina
Sim, a ansiedade pode gerar a sensação de entalo, engasgo ou "bolo na garganta", como você descreveu. Entretanto é interessante investigar com um médico gastroenterologista as possíveis causa físicas como refluxo gástrico e outros ou consultar um otorrino. Descartando essas suspeitas físicas, a indicação é de realizar acompanhamento psicológico. Conte comigo!
A ansiedade pode causar sintomas físicos, a sensação de “bolo na garganta" pode ser um sintoma de ansiedade, entretanto são necessárias mais informações para qualquer tipo de confirmação. Indico que procure um médico para que sejam descartadas questões de origem fisiológica. Também recomendo que procure um psicólogo, pois independentemente desta sensação ser ou não ansiedade, me parece que está te causando um desconforto em lidar com a situação e a psicoterapia poderia te auxiliar neste processo.
Primeiramente é importante ir ao médico para descartar as hipóteses fisiológicas para posteriormente investigar questões voltadas a ansiedade, pois estes sintomas são bem frequentes em caso de ansiedade.
Dr. Luiz Flávio Pimenta Vieira
Psicólogo
Belo Horizonte
A ansiedade acarreta uma série de transtornos que são difíceis até de se relacionar. Se após uma consulta médica não for diagnosticado nenhum problema físico, se faz necessário uma visita ao psicólogo para podermos buscar a causa destes problemas. Conviver com estes sintomas é extremamente desagradável.
 Ricardo Alexandre Ribeiro
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! É recomendável que você faça uma avaliação médica primeiramente. Após esta avaliação é possível pensar em algo relacionado a ansiedade. Um abraço.
 Léa Olímpio de Moura
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Apesar de os transtornos da ansiedade apresentarem sintomas físicos também é importante como a maioria de meus colegas comentaram a avaliação médica,para descartar quaisquer outras causas. E fiquei pensando,você disse que ataca mais na hora de dormir. Pode existir alguma associação com esse momento, com o sono ou com o ambiente do sono? É importante fazer um apanhado geral para entender causas, talvez gatilhos e outros fatores desencadeadores desses sintomas.
Se cuide!
Olá, como você está?

É muito comum, na prática clínica, surgirem casos de pacientes com ansiedade, e queixas de sensação de "bolo" na garganta. Os transtornos de ansiedade podem se apresentar sob diversos sintomas, e, por isso, é importante serem investigados.
É essencial buscar realizar exames físicos também, que possam descartar alguma alteração, e além de tudo isso, trabalhar os sintomas da possível ansiedade, por meio de psicoterapias, com um profissional psicólogo. Ele te ajudará com seus comportamentos, emoções e sentimentos, te oferecendo ferramentas para lidar da melhor maneira, com os sintomas que surgem.

Procure ajuda.

Espero ter ajudado, estou à disposição.

Abraço.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro

Olá! Pode ser um sintoma de ansiedade sim. Porém, é interessante que vc procure o seu médico para que ele possa lhe examinar e verificar se há algo de origem orgânica. Caso essa hipótese seja descartada, podemos pensar na possibilidade de que o seu psicológico esteja sim, afetando o seu corpo. Mas penso que: se vc associou essa sensação à ansiedade, é pq vc vem se sentindo ansioso(a) além do normal, certo? Então, se vc sente ansiedade além do que é aceito como saudável, recomendo buscar ajuda profissional para que vc possa falar sobre isso que está lhe causando tanta ansiedade a ponto de afetar o seu corpo. Lembrando que o emocional também afeta a imunidade do sujeito. Se desejar, podemos agendar uma primeira sessão para que vc possa falar sobre o que tem lhe deixado ansioso
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim, pode estar relacionado a ansiedade, mas como você relata sintomas físicos é importante checar com exames médicos se está tudo certo com seu corpo. Se você reconhece que está ansiosa e sofrendo com isso, é importante buscar profissionais para lidar com essa questão, tenho confiança que terapia irá te ajudar.
 Jucemara Bellincanta Gomes
Psicólogo
São Paulo
Olá
Sim, a ansiedade pode realmente causar a sensação de "bolo na garganta" conhecida como "globo faringeo". Esse é um sintoma comum em casos de ansiedade, especialmente em momentos de estresse elevado. Essa sensação de aporto na garganta pode ser acompanhada por aumento da salivação (como a baba branca ) e uma respiração mais dificil e forçada. Isso ocorre porque a ansiedade ativa o sistema nervoso autônomo, que prepara o corpo para um estado de alerta, afetando a respiração, a musculatura e até mesmo a produção de saliva.
A tontura e a sensação de desmaio estáo frequenbtemente ligadas à huperventilação.
 André Luiz Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Sim, a ansiedade pode causar a sensação de "bolo na garganta", também chamada de globus faringeus. Esse sintoma ocorre devido à tensão nos músculos da garganta, gerando a sensação de que há algo preso. Além disso, a ansiedade pode afetar a respiração, tornando-a superficial ou dificultosa, o que pode gerar sensações de sufocamento, tontura e respiração forçada. A psicoterapia pode ser muito útil para lidar com esses sintomas, ajudando a identificar as causas emocionais por trás deles e oferecendo estratégias para controlá-los de maneira mais eficaz, proporcionando maior bem-estar no dia a dia.
 Ludmila Nogueira
Psicólogo
Curitiba
Sim, a ansiedade pode, sim, causar a sensação de bolo na garganta, também conhecida como globus faringeus. Essa sensação de algo "preso" ou "aperto" na garganta é bastante comum entre pessoas que sofrem de ansiedade e pode ocorrer tanto de forma contínua quanto em episódios mais intensos, como você descreveu, especialmente à noite, quando o corpo tende a relaxar mais, mas a mente ainda está cheia de tensão.

Como a Ansiedade Pode Causar Sensação de Bolo na Garganta?
O fenômeno que você está descrevendo está relacionado com a resposta do corpo ao estresse e à ansiedade. Quando estamos ansiosos, o corpo ativa o sistema nervoso simpático (resposta de "luta ou fuga"), o que pode gerar uma série de sintomas físicos, incluindo tensão muscular na garganta e na região cervical. Isso pode dar a sensação de um “bolo” ou aperto na garganta.

Além disso, a hiperventilação, que é uma respiração rápida e superficial comumente associada à ansiedade, pode piorar a sensação de sufocamento, tonteira e dificuldade para respirar. A salivação excessiva ou a formação de uma baba branca grossa também pode estar relacionada com a tensão na garganta, já que o estresse pode afetar as glândulas salivares. A dificuldade para respirar pelo nariz também pode ser um reflexo da hiperventilação ou de um aumento do stress, que afeta a forma como o corpo regula a respiração.

Sintomas Comuns Relacionados à Ansiedade:
Sensação de bolo na garganta (globus): Como já mencionei, esse sintoma é muito comum em pessoas com ansiedade e estresse, e ocorre devido à tensão muscular na região da faringe.
Tontura e sensação de desmaio: Isso geralmente é causado pela hiperventilação e pela falta de oxigênio suficiente nos tecidos devido à respiração superficial.
Dificuldade para respirar: Durante episódios de ansiedade, muitas pessoas sentem como se estivessem sufocando, especialmente à noite, quando a mente está mais livre para ruminar pensamentos angustiantes.
Salivação excessiva e baba grossa: O estresse pode aumentar a produção de saliva, especialmente se você está tensionando muito a área da garganta e da boca.
O que Você Pode Fazer Para Aliviar Esses Sintomas?
Controle da Respiração:

Respiração diafragmática: Tente focar em respirar profundamente usando o diafragma. Inspire lentamente pelo nariz, deixando o abdômen se expandir, e depois expire de forma controlada pela boca. Isso ajuda a acalmar o sistema nervoso e pode aliviar a sensação de sufocamento e tontura.
Respiração quadrada: Inspire por 4 segundos, segure o ar por 4 segundos, expire por 4 segundos e segure novamente por 4 segundos. Isso ajuda a controlar a respiração e reduzir a hiperventilação.
Reduzindo a Ansiedade:

Mindfulness: Técnicas de mindfulness (atenção plena) ajudam a controlar os pensamentos ansiosos e a focar no momento presente, o que pode reduzir os sintomas físicos da ansiedade. Tente praticar a meditação ou prestar atenção nos seus sentidos (o que vê, ouve, sente) para se ancorar no momento e diminuir o pânico.
Exercícios físicos: A prática regular de exercícios aeróbicos (como caminhadas, corrida ou natação) pode ajudar a reduzir o nível de estresse e ansiedade, além de melhorar a respiração e a circulação.
Técnicas de Relaxamento:

Relaxamento muscular progressivo: Essa técnica envolve tensionar e relaxar diferentes grupos musculares, o que pode ajudar a aliviar a tensão na garganta. Comece pelos pés e vá subindo até a cabeça, relaxando cada parte do corpo enquanto respira profundamente.
Banho quente: Um banho relaxante antes de dormir pode ajudar a aliviar a tensão muscular e a ansiedade.
Mudanças no Ambiente de Dormir:

Criar uma rotina relaxante antes de dormir: Evite estímulos que podem aumentar a ansiedade, como eletrônicos, filmes intensos ou leituras agitadas. Em vez disso, tente uma leitura leve, música calma ou meditação para ajudar a acalmar a mente.
Ambiente silencioso e confortável: Garanta que seu quarto seja um lugar tranquilo e confortável, onde você possa descansar sem interrupções.
Quando Procurar Ajuda Profissional?
Se esses sintomas persistirem ou se intensificarem, pode ser necessário buscar ajuda profissional. Algumas opções incluem:

Psicoterapia (TCC): A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é eficaz no tratamento de sintomas de ansiedade. Ela pode ajudá-la a identificar e reestruturar os pensamentos que estão contribuindo para o aumento da ansiedade e melhorar a forma como você lida com os sintomas físicos (como a sensação de sufocamento e tontura).

Psiquiatra: Se os sintomas de ansiedade estiverem fora de controle, um psiquiatra pode ajudar a ajustar o tratamento medicamentoso, prescrevendo medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos que podem ajudar a aliviar os sintomas físicos e emocionais da ansiedade.

Fonoaudiologia: Caso você continue com dificuldades respiratórias ou sinta que está forçando muito a garganta, um fonoaudiólogo pode ajudá-la a aprender técnicas de respiração e relaxamento da garganta, além de trabalhar em questões respiratórias.

Considerações Finais:
A ansiedade pode realmente gerar uma série de sintomas físicos desconfortáveis, como o bolo na garganta, dificuldade para respirar e tontura. Essas sensações são geralmente tratáveis com técnicas de relaxamento, controle da respiração e, em alguns casos, tratamento psicológico ou psiquiátrico.

Recomendo que você continue com acompanhamento terapêutico, especialmente se sentir que os sintomas estão afetando sua qualidade de vida. Um psicoterapeuta ou psiquiatra pode ajudá-la a lidar com a ansiedade e a reduzir os sintomas físicos.

Se precisar de mais ajuda ou quiser conversar mais sobre como implementar algumas dessas estratégias, estou à disposição para ajudar!
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, como tem passado? Algumas situações traumáticas da vida podem se associar em um quadro de ansiedade e manifestar a partir disso sintomas físicos, um deles o bolo na garganta. Para além disso pode ser recomendado procurar um psicólogo para começar uma terapia e falar sobre essa ansiedade, contar mais sobre como ela surge, em quais momentos se manifesta, com o que ela tem relação. A partir daí um psicólogo poderá verificar se um tratamento medicamentoso é recomendável e lhe encaminhar para o psiquiatra. Espero ter ajudado, fico à disposição.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
A sensação de "bolo na garganta", também conhecida como globus faringeo, é um sintoma comum associado à ansiedade. Essa sensação pode ocorrer especialmente em momentos de estresse ou durante crises de ansiedade, e muitas pessoas relatam que ela se intensifica à noite, quando estão mais relaxadas ou prestes a dormir.
Como a Ansiedade Causa Sensação de Bolo na Garganta
Quando estamos ansiosos, o corpo passa por uma série de reações automáticas. Isso inclui a tensão muscular, que pode afetar a área da garganta, resultando na sensação desconfortável de que algo está preso. A ansiedade também pode levar a alterações na respiração, como hiperventilação, que podem contribuir para essa sensação de sufocamento e dificuldade em bocejar.
Além disso, a produção excessiva de saliva ou a sensação de uma secreção espessa na garganta, como você mencionou, pode ser uma resposta ao estresse. A combinação desses fatores pode resultar em sintomas físicos que se manifestam como desconforto na garganta.
Outros Sintomas Associados
Os sintomas que você descreveu, como tontura e sensação de desmaio, também são comuns durante crises de ansiedade. A respiração forçada e a dificuldade em respirar pelo nariz podem intensificar esses sentimentos de desconforto e pânico.
O Que Fazer
Técnicas de Relaxamento: Práticas como respiração profunda, meditação ou yoga podem ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e aliviar os sintomas físicos.
Evitar Estímulos Estressantes: Tente identificar situações que aumentam sua ansiedade e busque maneiras de minimizá-las.
Consulta com Profissional: É importante considerar buscar ajuda profissional. Um psicólogo pode ajudá-la a entender melhor suas emoções e desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade.
Avaliação Médica: Se os sintomas persistirem ou se tornarem mais intensos, é aconselhável consultar um médico para descartar outras causas físicas para os seus sintomas.
Considerações Finais
A sensação de bolo na garganta é uma manifestação comum da ansiedade e pode ser tratada com intervenções adequadas. Lidar com a ansiedade pode levar tempo e requer paciência, mas existem recursos disponíveis para ajudá-la nesse processo.
Estou à disposição para consultas ou esclarecimentos adicionais sobre como lidar com esses sintomas relacionados à ansiedade.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O que você descreve pode estar relacionado à ansiedade, sim. A sensação de bolo na garganta, conhecida como globo faríngeo, é um sintoma frequente em estados ansiosos, especialmente quando há tensão muscular na região do pescoço e da garganta. Isso pode ser intensificado no momento de dormir, pois o corpo tende a diminuir a atividade, mas a mente pode continuar em alerta, amplificando a percepção dos sintomas. A respiração forçada, tontura e a sensação de sufocamento podem estar conectadas a um padrão de hiperventilação, comum em momentos de ansiedade.

Do ponto de vista da neurociência, a ansiedade ativa o sistema de luta ou fuga, o que pode causar alterações na respiração, produção de muco e até mesmo tensão muscular na garganta. Seu cérebro, ao interpretar algum sinal de perigo (mesmo que não haja um perigo real), pode desencadear essas reações fisiológicas. Isso explica por que, quanto mais você foca nos sintomas, mais intensos eles parecem ficar.

Uma pergunta que pode te ajudar a refletir é: você percebe se esses sintomas aparecem ou pioram em momentos de maior estresse ou preocupação? Como seu corpo responde quando você tenta relaxar ou desviar a atenção desses sintomas? Você já experimentou alguma técnica de respiração ou relaxamento para ver se há alguma mudança na intensidade dessas sensações?

Se isso está te causando muito desconforto e interferindo na sua qualidade de vida, pode ser um sinal de que vale a pena buscar um acompanhamento psicológico. Na terapia, podemos trabalhar estratégias para entender melhor esses sintomas e reduzir o impacto deles no seu dia a dia. Caso precise, estou à disposição.
 Rafaela Grzywacz Goodman
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim a ansiedade pode causar reações físicas no corpo. Posso te ajudar com tratamento psicoterápico.
Sim, a ansiedade pode causar essa sensação de “bolo na garganta”, conhecida como globus faríngeo. Ela acontece porque, em momentos de tensão, os músculos do pescoço e da garganta ficam contraídos, dificultando a deglutição e dando a sensação de que algo está preso.

A respiração forçada e a tontura também são comuns em crises de ansiedade, quando o corpo entra em estado de alerta e altera o ritmo respiratório. Mesmo assim, é importante fazer uma avaliação médica (com otorrino ou clínico) para descartar causas físicas, como refluxo ou congestão nasal.

Se estiver tudo bem fisicamente, o acompanhamento com um psicólogo ou psicanalista é essencial. O tratamento ajuda a entender o que está por trás dessa tensão e a ensinar o corpo a sair do modo de alerta. Com o tempo, a sensação de sufoco tende a desaparecer.

Especialistas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Marcy Harrouche

Marcy Harrouche

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Fabrício Carlo Bellei

Fabrício Carlo Bellei

Psicanalista, Psicólogo

Caxias Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1115 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.