A maioria dos psiquiatras insistem pra pessoa além do tratamento medicamentoso ir atrás de um psicólogo

10 respostas
A maioria dos psiquiatras insistem pra pessoa além do tratamento medicamentoso ir atrás de um psicólogo pra fazer psicoterapia. Mas quando a pessoa é humilde? Nesses hospitais públicos o tal psicológo só faz conversar isso é psicoterapia? Nao faz nada se cognitivo comportamental e ai????
A psicoterapia junto do tratamento psiquiátrico é importante porque a medicação vai tirar ou diminuir os sintomas mas somente através da terapia você poderá entender o porque se sente dessa forma e assim desenvolver habilidades para se curar e assim não precisar mais da medicação.
Além dos hospitais públicos, existem psicólogos em postos de saúde e, muitas universidades tem clinicas escolas onde alunos de psicologia, sob supervisão de professores, atendem de graça ou por um valor simbólico.
A psicoterapia sempre terá essa conversa que é muito importante pois é com o conhecimento que o profissional vai adquirindo de você e do seu problema que ele vai fazer alguns questionamentos, sugerir um outro olhar que pode te ajudar a refletir sobre sua visão de si mesmo e do ambiente a sua volta e assim gerar uma mudança.
Sobre as intervenções comportamentais, cognitivas, e tantas outras, irá depender da formação desse profissional, especialização, e se essas técnicas serão uteis para seu caso.

Olá! À indicação de medicamentos e psicoterapia é uma junção muito eficaz no tratamento. O psicólogo trabalha com a escuta, mas a fala também faz parte desse momento. A conversa no contexto hospitalar é necessária principalmente porque possibilita o psicólogo conduzir a conversa, uma vez que nos hospitais públicos a possibilidade de privacidade pode ser mínima. O terapeuta cognitivo-comportamental interagem bastante, e essa interação depende também do momento, do contexto e da demanda do seu paciente. Quando a pessoa é humilde, seja intelectualmente ou financeiramente não a diferença no trabalho. Se a dificuldade for financeira existe locais que faz esse atendimento gratuitamente, como igrejas, universidades e órgãos públicos é só buscar saber quais os lugares mais próximo. Espero ter ajudado.
Realmente, isso só comprova que estamos vivendo em um país que precisa melhorar e muito seu sistema de saúde física e mental.
Mesmo assim, há alguns centros de atendimentos muito bons que cobram uma taxa simbólica ou são 100% gratuitos, na prestação de serviços terapêuticos.
Ha ainda profissionais que cobram valores bem acessíveis para poder ajudar outros que não possuem tanta facilidade financeira.
O medicamento por si só apenas ameniza os sintomas. A psicoterapia é fundamental para uma mudança mais efetiva. Quando se tem dificuldades financeiras em buscar este tipo de ajuda, procure universidades, algumas igrejas e outros locais que fazem atendimentos gratuitos ou mais em conta. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição.
O cognitivo comportamental é uma das abordagem que um psicólogo pode trabalhar, mas existe varias outras que possam ajudar.
Há vários locais que o paciente buscar ajuda profissional, muitos apenas com um valor simbólico - hospitais, centros sociais, igrejas, universidades. :)
A Rede Básica do SUS conta com assistência psicológica, quando você é referenciado aquela unidade, ingressa pelo atendimento clínico, psicológico e psiquiátrico quando necessário e a terapia é definida de acordo com a referência e contrareferência profissional. Concordo que seria mais rápido o atendimento particular, porém na impossibilidade do mesmo basta acessar a rede básica de saúde.
Posso lhe indicar que em todas as universidades com cursos de psicologia ou pós-graduação em clínica psicanalítica dispõem de serviços de atendimento, com supervisão de um profissional experiente, com valores simbólicos. Não deixe de ligar para estas universidades e verificar como pode se inscrever. Além disto, terá acesso a um grande número de abordagens, além da psicanálise.
A insistência dos psiquiatras em os pacientes também fazerem psicoterapia é porque os remédios servem para amenizar os sintomas. Com o tempo os remédios podem deixar de fazer os efeitos esperados seja por questões medicamentosas ou psicológicas; seja como for, o problema que trouxe o adoecimento continuará lá, a menos que uma intervenção por algum tipo de psicoterapia ajude a pessoa a descobrir, compreender e a lidar com o que houve e está havendo.
A abordagem não é necessariamente um problema, desde que conduzida por um profissional bem disposto e que consiga acolher devidamente a demanda. Há serviços acessíveis para pessoas mais humildes, como junto às clínicas escola, onde elas ainda poderão indicar para recém-formados ou outras pessoas que cobram valores simbólicos ou têm vagas gratuitas.
Existem redes municipais e estaduais que oferecem esses serviços de psicoterapia. Onde o profissional de psicologia vai atender a pessoa no que for preciso. Existem também clínicas nas faculdades onde tem a graduação de psicologia que fazem esses serviços de forma gratuita.
O tratamento medicamentoso vai agir nos sintomas e a psicoterapia vai te ajudar a buscar as causas e uma melhor forma de lidar com as questões. Toda psicoterapia tem como instrumento principal a conversa, o profissional tem uma escuta diferenciada, baseada em seu estudos e capacitação. Realmente, muitas vezes o tratamento particular não é acessível a todos, mas existem diversas clinicas sociais, principalmente em faculdades.