Até que ponto o ambiente influência no aparecimento de algum transtorno mental? Em especial a esq

12 respostas
Até que ponto o ambiente influência no aparecimento de algum transtorno mental? Em especial a esquizofrenia.
Olá, a relação do humano com o ambiente é de duas mãos, eles se influenciam e se interferem mutuamente. Portanto, o ambiente pode facilitar ou ativar o gatilho para alguma possível patologia da pessoa, como a esquizofrenia que, se fosse em outro ambiente, poderia não ocorrer. Contudo, não é algo que é exclusivo do ambiente ou exclusivo da individualidade da pessoa, mas sempre um misto, pois, por mais que o ambiente possa parecer ótimo/saudável socialmente ou até mesmo para muitos profissionais de saúde mental, a forma como a pessoa compreende e lida com aquele ambiente é totalmente particular, que pode ser positivo ou negativo; estatisticamente, estes ambientes mais positivos tendem a não estimular o surgimento de patologias, mas não impede. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição.

Qualquer ambiente em desarmonia afeta a saúde mental do indivíduo. Isso, você pode comprovar com sua própria experiência. Quando você está em um lugar em que se sente bem vindo, respeitado e ouvido, você se sente muito bem. Quando você está num ambiente cheio de hostilidade, rejeição e confusão emocional, isso afeta o seu bem estar imediatamente, e você pode desenvolver qualquer tipo de mal estar ou transtorno emocional. Pois bem, no caso da esquizofrenia temos vários pesquisadores se ocupando justamente de tentar determinar o quanto ela é uma doença genética e o quanto ela é uma doença relacional. Segundo essas pesquisas feitas com gêmeos, pessoas que tem casos na família tem mais chances de desenvolver a doença do que as que não tem. Por isso, um ambiente amoroso, de diálogo e respeito é a melhor maneira de prevenir ou lidar com qualquer doença que apareça. Se há casos na família, o cuidado deve ser maior. Para mais esclarecimentos, procure um Psicologo ou Psiquiatra. Faça terapia.
A esquizofrenia é um transtorno genético, todavia se o ambiente não está bem a pessoa pode adoecer. Mas pessoas que não tem o fator genético da esquizofrenia, não sofrem desse mal
Esquizofrenia pode ter predisposição genética. É um tipo de extrutura de funcionamento cerebral. O diagnóstico deve ser dado pelo especialista em psiquiatria geralmente. Existem crises por doenças psiquiátricas agravadas em que a pessoa pode funcional como esquizofrênico com surto, temporariamente. Assim como também pode ocorrer nos casos de ingesta química em overdose por adictos.
Todos nós seres humanos somos diretamente influenciados pelo ambiente e pelos fatores genéticos.
O ambiente significa tanto os familiares como o meio ambiente. Se algo não estiver adequado, como a saúde da mãe por exemplo, quem estiver à sua volta também sofrerá.
As crianças que dependem diretamente dos pais , e pincipalmente da mãe no primeiro ano de vida, se nao estiver recebendo cuidados minimamente adequados de conforto, alimentação e segurança, poderá vir a sofrer emocionalmente.
A esquizofrenia só se manifestará se houver predisposição genética associado a ambiente familiar patológico. Muitas vezes o individuo está manifestando a doença familiar, sendo o "paciente identificado "ou" bode expiatório" sendo necessário o tratamento psiquiátrico do sujeito e psicoterápico incluindo a família.
A esquizofrenia, segundo pesquisas, vai se apresentar a partir de fatores pluricausais. Como transtorno mental, apresenta normalmente a condição da predisposição genética, embora isso não seja fator uni-determinante. O ambiente (físico e social) também pode ser fator gatilho pois, não sendo saudável, pode levar o indivíduo a rupturas ou surtos. O uso de drogas, p.ex. a cannabis, pode estartar surtos psicóticos que podem gerar quadros com sintomas severos como delírios, alucinações entre outros.
O ambiente pode dar o famoso "gatilho" e estudos já mostram isso... mas a surtos psicóticos que nem sempre estão relacionados a esquizofrenia... por isso avaliar é fundamental.
Nao há uma causa para a esquizofrenia. O que se sabe lhoje, e que tal transtorno de desenvolve a partir da associação de fatores externos, ambientais, relacionais,emocionais, genético e biológicos. A epigenética
Nos ajuda a compressender tal fenômeno.
Tomando o meio como ponto
De partida, o que se sabe é que crianças que viveram em lares em que as relações interpessoais eram claras e previsíveis, receberam investimento afetivo de seus pais, foram capazes de formar relações com outros pares e, brincar e simbolizar, na primeira infância, terão menos riscos de desenvolver quadros mentais graves do que crianças que encontram-se em meio a disputas familiares, têm seu papel pouco claro dentro da família e sua identidade pouco constituiu. Essas crianças apresentam maiores risco para Trantornos mentais graves no futuro. Mas esses risco não determinam a patologia. A capacidade da criança de enfrentar as adversidades, outros fatores externos ,entretanto, como listado assina, diversos são
Olá! Embora a esquizofrenia em muitos casos tenha um componente genético, o ambiente também tem um papel fundamental na vida do indivíduo, enquanto fonte de cuidado e suporte, especialmente nos primeiros anos de vida. A criança que não pode contar com um ambiente de cuidado no início da vida pode ter o seu desenvolvimento maturacional comprometido e ao se deparar com uma crise em fazes críticas da vida como: a adolescência, experiências de extremo sofrimento, para as quais o sujeito não tem recursos para lidar , tais circunstâncias acabam sendo um disparador para um quadro de esquizofrenia.
Existe tanto a predisposição genética, cujo o indivíduo pode passar a vida sem manifestar o quadro, quanto a relação dele com o ambiente. Ambientes que geram muito estresse separações, luto.. várias são as questões que podem estar o impedindo de superar sozinho e que pode levar o indivíduo ao primeiro surto psicótico bem como outras doenças psicossomáticas . Sugiro que procure um psicólogo que, com certeza, nesses casos (específicos da esquizofrenia) encaminhará também ao psiquiatra e juntos eles conseguirão melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
Olá
Como os colegas acima colocaram, o ambiente pode proporcionar o aparecimento da doença, no entanto, não é ele que causa a esquizofrenia.
No entanto, se a pessoa apresenta esse tipo de 'fragilidade psíquica', é nocivo permanecer num ambiente que lhe cause estresse.
boa sorte