Boa Noite! O ser humano pode viver sem o carboidrato?

5 respostas
O ser humano pode viver sem o carboidrato?
Bom dia, o ser humano pode viver totalmente sem carboidrato por um curto período de tempo, porém, irá se sentir fraco, com tontura e poderá apresentar hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). Para viver completamente sem carboidratos a dieta deve ser extremamente restrita, pois a maioria dos alimentos (frutas, legumes, etc) contém carboidratos que são essenciais para a manutenção do nosso corpo e da nossa saúde. Você também pode ter uma baixa no desempenho físico, bem como fadiga mental e física, podendo até agravar quadros de compulsão alimentar ou outros transtornos alimentares. Para manter uma dieta saudável procure um nutricionista ou nutrólogo, e se estiver com dificuldades em manter a dieta, poderá procurar um Psicólogo, pois ele irá te ajudar a entender melhor a sua relação com a comida e buscar estratégias para ter uma vida mais saudável e leve. A maneira como nos relacionamos com a alimentação começa pela cabeça!

As recomendações mundiais é de que cerca de 50% da ingestão calórica seja dos carboidratos, pois os carboidratos são as principais fontes de energia. Parar de consumir carboidratos faz com o que o corpo produza energia de outras fontes, como por exemplo, as proteínas dos músculos, mas isso acontece às custas de muito estresse metabólico. Excluir grupos alimentares pode desencadear outros comportamentos inadequados e é um fator de risco para Transtornos Alimentares. O ideal é manter uma alimentação equilibrada, dando ao corpo os nutrientes necessários para uma boa saúde.
Poder pode, mas qual seria a qualidade da sua vida? Os mesmos alimentos que têm carboidratos também são fontes de polifenóis, carotenóides, terpenóides, fibras, vitaminas, minerais... quando você elimina completamente os carboidratos, você também elimina milhares de compostos bioativos promotores da saúde. Eles fazem falta. Além de que como será sua vida social? Quando for viajar, quando for sair, você vai encontrar alimentos com carboidratos. E se quiser fazer exercícios intensos, participar em competições? Você vai precisar de carboidratos para ter performance e manter a saúde. O problema não é o carboidrato, mas a qualidade da alimentação e a falta de uma orientação profissional séria.
Olá, tudo bem?
O carboidrato é um macronutriente importante para nosso organismo. Viver sem carboidrato pode trazer consequências ruins para nossa saúde. O mais importante não é retirar o carboidrato da nossa alimentação e sim melhorar a qualidade dele, ou seja, consumir carboidratos integrais e de baixo índice glicêmico, além de consumir na quantidade ideal de acordo com suas necessidades nutricionais.
Espero ter ajudado. Grande abraço!
Não é o ideal! O carboidrato é a principal fonte de energia do nosso cérebro! Além disso, dentro dos nossos músculos temos moléculas de carboidratos (glicogênio muscular), então uma dieta pobre em carboidratos dificulta o ganho e manutenção de massa muscular!