Boa tarde.eu tenho um problema que acho que só eu passo por isso, pois não vejo ninguem comentando s

37 respostas
Boa tarde.eu tenho um problema que acho que só eu passo por isso, pois não vejo ninguem comentando sobre.eu não consigo assinar ou seja escrever na frente de ninguém.entro em pânico total começo a tremer e as letras não saem.sinto que as pessoa q estão perto percebem isso é não entendem.uns perguntam se eu bebo muito e assim sirvo de chacota.o q devo fazer?
 Ricardo Sibanto Simões
Psicólogo
Rio de Janeiro
A assinatura do nosso nome não deixa de ser algo pessoal e por alguma razão você está experimentando ansiedade ao expor isso as outras pessoas.

Sugiro que você busque um profissional de psicologia ou psicanálise para ajudá-lo a entender melhor as razões dessa ansiedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Bom dia, o medo de estar sendo observada atrapalha muito a vida das pessoas porque a preocupação de ser julgada é muito avassaladora. É importante entrar no processo terapêutico para ser ajudada a entrar nos meandros da tua historia de vida que te levaram a ser tão insegura e com medo da opinião alheia. Conheço duas formas possíveis de reprocessar tua infância através do EMDR ou do Brainspotting, são duas metodologias de trabalho que te ajudam a reprocessar traumas infantis que estão gravados no tua psique sem ter muita clareza sobre o que causou esse medo. As vezes podem ser sido nos primeiros anos de vida e que não estão claro na nossa memoria racional ou neocortex, e sim na nossa memoria sensorial gravada no subcortex. Procure um profissional que utiliza essas terapias no processo terapêutico. Espero ter ajudado.
 Kelly Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Santo André - Pb
Bom dia! Sobre o comentário do pensar que é o único que passa por isso; sim, as emoções são vivenciadas de forma única, não há possibilidade de pessoas diferentes, passarem por situações iguais. Muitas vezes as pessoas apresentam atuações "parecidas" porém, as motivações são sempre distintas. Por isso a necessidade de atenção à subjetividade antes de discriminações generalizadas de possíveis diagnósticos.
Sugiro que, inicie uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) de sua escolha e confiança. Possivelmente lhe trará benefícios, não somente no compreensão dos seus motivadores pessoais, que desencadeiam tal atuação, como no descobrimento de recursos internos para lidar, com a situação apontada.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Dra. Ana Cristina Lopes
Psicólogo
Gravataí
Sempre que possível é bom descartar qualquer outra possibilidade, consultar um neurologista pode ser importante, pois é preciso saber se seus tremores são referentes só quando assina seu nome em público ou acontece em outras ocasiões, é bom fazer uma reflexão. A ansiedade quando não tratada desencadeia esses sintomas que você descreveu, no seu caso é importante começar um atendimento psicológico.
Olá! Existe várias maneiras de um indivíduo manifestar o mesmo sintoma. É importante investigar o seu, será que passou por alguma situação tensa em assinatura de algum contrato, negócio? O tremor ocorre somente na assinatura? Recomendo que procure um psicólogo para avaliação, caso seja necessário encaminhará ao médico. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição.
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
Entendo que seja sofrido para você passar por isso, algumas pessoas têm medo de falar em público e medo de escrever em público também é comum. Este medo pode ser caracterizado como um pânico intenso, ou seja uma espécie de fobia social, ligado a ansiedade social. É comum a dificuldade em enfrentar novas situações. Sugiro que busque um tratamento Psicológico, qualquer abordagem poderá ajudarão você, o importante é se sentir seguro e acolhido.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
 Teresinha Silveira
Psicólogo
Recife
Inicialmente gostaria de dizer-lhe que existem sim outras pessoas que também passam por situações parecidas. Você não conhece, mas elas existem. Normalmente são decorrentes de fobia social ou um trauma específico e com certeza num processo de terapia com um profissional de sua confiança isso poderá ser trabalhado. Desejo-lhe boa sorte!! E acredite e conte com ajuda profissional.
 Leony de O. Mansur Tozzi
Psicólogo
São Paulo
O mais difícil vc já fez: vc se expôs aqui a procura de uma alternativa que diminua esse incômodo. Há muitas possibilidades que poderiam resultar nesse tipo de manifestação. Observe se essa resistência de se expor acontece ou aconteceu em outras situações em sua vida; se for o caso, analise se vc tem receio e/ou dificuldade em receber críticas, e em quais situações isso ocorre. Talvez essa análise possa ajudá-lo a entender melhor o que se passa. Sugiro que para lidar com essas situações de modo prático e rápido, nas ocasiões em que terá que assinar/ escrever, prepare-se antes. Faça um exercício de respiração (inspire em 4 tempos e expire tbem em 4, por umas 10 vezes - focando toda sua atenção na própria respiração). Esse exercício é para que vc possa se concentrar mais em você e na ação de escrever; para que vc fique no tempo presente, sem tentar imaginar o que os outros à sua volta dirão. Concentre-se no papel e, na medida do possível, não olhe para os lados ou distraia sua atenção do ato de escrever. Se concentrar na sua ação pode lhe ajudar, nesse primeiro momento. Espero que essa dica possa ser útil, mesmo que minimamente, a enfrentar de forma imediata sua dificuldade. Não deixe de procurar um profissional de psicologia, que o ajude nesse processo. E, parabéns pela iniciativa de procurar orientação. Abraço e boa sorte.
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá! Segundo seu relato, parece que você sofre de uma ansiedade exagerada e penso que isso atrapalha muito seu cotidiano. Creio que assinar em público seja uma das manifestações do seu sintomas. Procure auxílio de um profissional da psicologia, Procure um psicologo ou um psicanalista, com certeza te ajudará a tornar seu dia a dia mais leve!
 Fabrícia Vieira
Psicólogo
Uberlândia
Pelo seu relato, essa situação pode ser um gatilho que ativa alguma memória traumática. As abordagens de psicoterapia eficazes para tratar esse tipo de problema são o EMDR e a Terapia Cognitivo Comportamental.
Olá, com base no seu relato parece estar sofrendo de ansiedade, mas seria bom procurar também um Neurologista pra descartar qualquer outra hipótese. Sugiro também que procure ajuda psicológica para iniciar uma tratamento. Fico a disposição.
 Karla Lima
Psicólogo
Olá, pode ser nervosismo, respira fundo , nunca desista de tentar ok ... acredite em vc , você é capaz de superar qualquer dificuldade ok....
 Henrique José Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Boa Trade , acredito que um Psicólogo possa te ajudar a identificar o que te causa este bloqueio, um bom diagnostico e tratamento podem lhe ajudar a conviver melhor com esta situação.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
O medo que voce tem se chama Grafofobia, que é o medo de escrever em publico. Pode estar relacionada a um quadro de fobia social que é um medo irracional do julgamento do outro. Procure tratamento psicologico.
Dr. Claudio Alberto Fleming
Psicólogo
Belém do Pará
passe a não escrever o seu nome quando pedem para vc assinar, crie uma rubrica (assinatura), vai te facilitar muito o seu dia a dia. Isto só para começar.
Você precisa buscar ajuda de um psicólogo, e fazer uma psicoterapia existencial e TCC, onde será investigado e trabalhado, porque desta angústia e mal estar ao escrever seu nome em público.Qual é o gatilho e o trauma que o faz temer, havendo a necessidade de escrita em público. Pare de sofrer tanto e comece hoje mesmo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Edna Borba Araujo
Psicólogo, Psicanalista
Recife
Há um bloqueio aí, certamente. Sugiro que você inicie um processo psicoterápico, onde poderá entender essa repulsa e/ou medo de se expor (ou escrever) frente a outros (ou ao Outro). A psicoterapia deve partir de um suposto quadro de ansiedade onde será operado um desmame desse sintoma.
Forte Abraço.
 Renata dos Santos Bonatto
Psicólogo
São Paulo
Pode ser que essa dificuldade seja uma manifestação de ansiedade. Procure analisar se este nervosismo, tremor aparece em outras situações de interação social, seja ao fazer uma ligação, conversar com alguma pessoa em cargo superior ao seu, ao fazer pedidos para outras pessoas, apresentações para grandes públicos ou se esse tremor acontece só no momento de assinar. Se você apresentar dificuldades não só na hora de assinar, mas em outros momentos de interação com pessoas, pode ser um quadro de ansiedade social. Se for só na hora de assinar, é uma situação que causa ansiedade. Independente do quadro, você pode tratá-lo com acompanhamento psicológico.
 Patrícia Mateos Machado
Psicólogo
São José
Bom dia. Acredite tem outras pessoas com a sua mesma dificuldade. Você consegue assinar normal quando está sozinha? Isso pode estar relacionado a alguma situação traumática que está causando um bloqueio quando você assina na frente de outras pessoas ou pode ser um sintoma de ansiedade social se isso acontece em outras situações onde você precisa interagir com outros. Seria interessante você buscar a ajuda de um psicólogo para entender o que causa tudo isso. Abçs!
 Lilian Beatriz Zucca
Psicólogo, Psicanalista
Caraguatatuba
Esse é um sintoma típico de ANSIEDADE diante de outras pessoas. Como existem outros, como dificuldade em falar em público, em conversar com alguém desconhecido, etc. Creio que seria interessante consultar o psicólogo para lhe ajudar neste aspecto e em outros que, provavelmente, a ANSIEDADE poderá se manifestar. Superar a ansiedade de poder ser julgado pelo outro.
Sugiro que procure um psicólogo para identificar que possíveis crenças limitantes possam ser gatilhos para essa situação, assim como também identificar se o que ocorre possa se tratar de Transtorno de Ansiedade.
Saiba que não é só você que passa por situações como a relatada. Muitas pessoas sofrem com comportamentos que não sabem como lidar. O importante é procurar ajuda profissional.
 Douglas Da Ros
Psicólogo
Vitória
Olá, imagino como se sinta, realmente como disse uma colega podem ter algumas possibilidades, seria interessante que com um Psicólogo buscasse falar sobre essa relação no intuito de investigar se tem alguma relação com situações que já passou que desencadeou esse quadro, uma avaliação com um médico pode ser realmente válida, mas o primeiro passo precisa ser dado, buscar um profissional.
 Patricia Moraes Borges
Psicólogo
São Paulo
Olá! Não é fácil lidar com a falta de informação das pessoas, menos ainda com julgamento e falta de sensibilidade. Por outro lado, querer imaginar o que pensam, gera ainda mais ansiedade. Este sintoma faz parte de um transtorno ansioso, que chama Fobia Social. Medo de ser avaliado e de ser cobrado também fazem parte deste quadro. Sugiro psicoterapia para entender a raiz de seu problema. Possivelmente deve precisar de medicação para aliviar alguns sintomas e enfrentar a situação. Cada evento enfrentado, traz um gostinho de conquista que fortalece o próximo passo. Até mais!
 Sammy Carralas
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, esses são sintomas de fobia social circunscrita (medo severo de assinar seu nome em público), mas é preciso uma melhor avaliação para fechar diagnóstico. A fobia social é um transtorno ansioso de evolução crônica, além de ser reconhecida como passível de acarretar prejuízos graves em diferentes áreas da vida do indivíduo, como trabalho, escolaridade, atividades sociais etc. O quadro fóbico pode ter remissão parcial ou total quando tratado. Deixo como presente uma frase para você refletir... "O que importa não é o que acontece, mas como você reage" Epicteto. Vamos reagir? O primeiro passo você deu! Que tal dar o segundo? Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Tratamentos de fobias - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Sarah Mendes
Psicólogo
Rio de Janeiro
A assinatura é algo pessoal e, quando a pessoa está experimentando a ansiedade social, ela costuma ter vergonha de tal exposição.

Eu recomendo a busca por um tratamento psicoterápico, visto que a fobia social costuma aumentar e vai tomando outros aspectos da vida difíceis aos poucos.
Psicoterapia com quem se sinta confiante.
Olá! Imagino que essa sensação gere um incômodo muito grande. Caso você só tenha essa dificuldade em público, é interessante que você procure iniciar a psicoterapia para que consiga trabalhar essa demanda o mais breve possível.
Fica bem!
 Adriana de Araújo
Psicólogo
São Paulo
Olá! Entendo sua preocupação com essa dificuldade que está enfrentando. O medo de escrever ou assinar na frente de outras pessoas e a sensação de pânico são experiências reais que algumas pessoas vivenciam, e isso pode ser uma forma de ansiedade e/ou ansiedade social. É mais comum do que você imagina!
Para lidar com essa situação, considero importante buscar o apoio de um psicólogo. Um profissional de saúde mental pode lhe ajudar a entender a origem desse medo/preocupação e trabalhar com você para desenvolver estratégias para superar e vencer este desafio.
Durante o tratamento é possível trabalhar pensamentos negativos automáticos e substituí-los por pensamentos mais realistas e construtivos. Além disso, a exposição gradual a situações que geram ansiedade, como escrever na frente de outras pessoas, pode ser parte do processo terapêutico para a superação.
Estou à disposição para lhe atender e lhe ajudar no que for preciso. Entre em contato! Sucesso naquilo que busca e até breve!
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Vai ser preciso investigar para poder entender o que fazer. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção.Abraço.
Que sofrimento este que você passa! Você fala sobre uma solidão neste sofrimento: "acho que só eu passo por isso". Será que você teme que assinar seu nome frente à outras pessoas possa revelar mais de si do que você gostaria que os outros soubessem? Conversar com alguém que possa ajudá-la a responder a essa e outras perguntas que acompanhe esse sentimento pode ser o caminho para o entendimento e elaboração dessa e outras questões.



 André Luiz Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Boa tarde! O que você descreve parece ser uma forma de fobia social, especificamente em situações de performance, como escrever na frente de outras pessoas. Esse medo intenso de ser observado e julgado pode gerar pânico e dificuldade em realizar tarefas simples, como assinar seu nome. A sensação de que as pessoas percebem sua ansiedade e até zombam dela contribui para o ciclo de vergonha e sofrimento emocional.

A psicoterapia pode ser muito útil nesse caso, pois permite entender as raízes desse medo e as crenças que você carrega sobre si mesma e o que os outros pensam de você. A terapia pode ajudar a desenvolver formas de lidar com a ansiedade e reestruturar a maneira como você se vê nas situações sociais. Isso pode diminuir o pânico e permitir que você se sinta mais tranquila e segura em situações que antes causavam tanto desconforto. Com o tempo, a confiança em si mesma tende a crescer.
 Pedro Chaves
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Boa tarde! Eu entendo o sofrimento que você está vivenciando e, embora você sinta que é algo único, é importante perceber que o que você descreve está muito relacionado ao impacto emocional de uma situação que, no fundo, toca na sua autoestima e na sua relação com o olhar do outro. Esse pânico e a dificuldade em escrever na frente das pessoas podem estar associados a uma espécie de vergonha ou medo do julgamento, o que cria uma tensão tão grande que, ao tentar escrever, o corpo reage fisicamente – tremores e bloqueio mental. Na psicanálise, podemos pensar que o ato de escrever se transforma em uma espécie de "objeto do desejo", algo que, em sua mente, representa muito mais do que apenas escrever. A situação em que você se coloca diante dos outros pode estar relacionada a um medo mais profundo de ser mal interpretado, de ser vulnerável e exposto.

O que pode ser útil aqui é começar a explorar, em um ambiente seguro, como um espaço terapêutico, essas reações e o que elas revelam sobre suas relações com os outros e consigo mesmo. Muitas vezes, o sintoma vem de um lugar onde o sujeito está em busca de reconhecimento, de algo que não é suficientemente articulado e que, ao não ser dito, gera um efeito físico. Isso significa que o pânico ao escrever pode estar ligado a um desejo de se proteger de uma percepção externa, de algo que você teme que os outros vejam em você. O primeiro passo é não se isolar, mas buscar ajuda para entender melhor essas reações e, aos poucos, poder fazer com que elas percam esse peso tão grande. A psicanálise, nesse caso, pode ser um espaço onde você possa falar sobre o que realmente te causa medo e, com isso, ressignificar a experiência de forma mais saudável, sem o peso do julgamento alheio.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
A dificuldade que você está enfrentando ao escrever na frente de outras pessoas pode estar relacionada à grafofobia, que é o medo de escrever em público. Esse tipo de fobia pode estar associado a um quadro de ansiedade social, onde a pessoa sente uma intensa preocupação com o julgamento dos outros e, como resultado, experimenta sintomas físicos como tremores e bloqueios mentais ao tentar escrever.
É compreensível que essa situação cause angústia, especialmente quando você sente que as pessoas ao seu redor não entendem sua luta e podem até fazer piadas. Essa experiência pode ser bastante isolante, mas é importante saber que você não está sozinha e que há ajuda disponível.
Para lidar com essa situação, considere as seguintes abordagens:
Buscar ajuda profissional: Um psicólogo pode ajudar a explorar as causas subjacentes do seu medo e desenvolver estratégias para enfrentá-lo. A psicanálise pode oferecer uma abordagem profunda para entender os conflitos internos e as experiências passadas que podem estar contribuindo para esse medo.
Praticar em ambientes seguros: Tente praticar escrever em situações onde você se sinta mais confortável, como em casa ou com amigos próximos. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade gradualmente.
Técnicas de relaxamento: Aprender técnicas de respiração ou mindfulness pode ajudar a controlar a ansiedade antes de situações em que você precisa escrever na frente de outras pessoas.
Conversar sobre seus sentimentos: Compartilhar suas experiências com amigos ou familiares de confiança pode ajudar a aliviar o peso emocional e permitir que eles entendam melhor o que você está passando.
Se você estiver interessada em discutir essas questões mais a fundo e encontrar um caminho para lidar com esse desafio, estou à disposição para consultas. Você não está sozinha nessa jornada, e há apoio disponível para ajudá-la a se sentir melhor.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? Primeiro, quero te dizer que, apesar da sensação de que só você passa por isso, o que descreve é mais comum do que parece. O cérebro humano tem uma habilidade incrível de nos fazer sentir únicos em nossos desafios, mas muitas pessoas enfrentam dificuldades semelhantes, apenas não falam sobre elas.

O que você descreve pode estar relacionado a um tipo específico de ansiedade de desempenho, onde a presença de outras pessoas intensifica a autocobrança e o medo do julgamento. O cérebro, em momentos como esse, ativa uma resposta de ameaça, como se escrever na frente dos outros fosse uma situação de risco, e isso desencadeia sintomas físicos como tremores e bloqueios motores. A questão não é falta de habilidade, mas um estado de alerta exagerado do seu sistema nervoso.

Ao invés de se preocupar em controlar cada detalhe da sua escrita nesses momentos, um caminho pode ser trabalhar a forma como seu cérebro interpreta essa situação. Compreender e regular essa resposta emocional pode trazer alívio significativo. Estratégias baseadas em neurociência e terapia podem ajudar a reduzir essa ativação intensa e criar novas associações para esse contexto.

Se isso está impactando seu dia a dia e sua confiança, vale a pena aprofundar essa questão em um espaço terapêutico. Podemos explorar juntos o que está por trás dessa reação e construir estratégias eficazes para que você se sinta mais seguro nessas situações. Caso precise, estou à disposição.
 Elaine Medeiros Passarini
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá,
É importante você procurar um profissional para em conjunto, vocês entenderem o que está por trás da sua dificuldade, se há algum trauma, medo, associação com algum episódio ruim na sua vida, etc. Note que quanto mais você se expoe a essa situação e infelizmente passa por chacotas, a situação vai ficando cada vez mais delicada.
Olá!

O que você está passando é mais comum do que parece e pode estar relacionado a uma forma de ansiedade social. A dificuldade em realizar tarefas simples na frente dos outros, como assinar, pode gerar um ciclo de medo e vergonha, intensificando a ansiedade.

Na psicoterapia cognitivo-comportamental, podemos trabalhar juntos para identificar os pensamentos automáticos que desencadeiam essa resposta ansiosa. Técnicas de exposição gradual são eficazes, permitindo que você enfrente a situação em um ambiente controlado e seguro, reduzindo gradualmente a ansiedade.

Praticar respiração profunda e mindfulness pode ajudar a acalmar o sistema nervoso, proporcionando maior controle durante essas situações. Além disso, a reestruturação cognitiva pode ajudar a desafiar e modificar pensamentos negativos sobre o que os outros podem estar pensando.

Buscar apoio profissional é essencial para desenvolver estratégias personalizadas e eficazes. Estou aqui para ajudar nesse processo e oferecer o suporte necessário.

Para mais informações ou para agendar um atendimento, visite meu perfil no Doctoralia ou acesse o site HumanaMente Falando. Estou à disposição para ajudar.

Fique bem!

Com afeto,
Leonir Troscki - CRP12/12755.
Boa noite, entendo o quanto isso pode ser angustiante para você, o que você descreve é mais comum do que parece, embora poucas pessoas falem sobre isso, muitas pessoas vivenciam um bloqueio ou ansiedade extrema ao escrever, assinar documentos ou realizar tarefas manual sob observação. Que pode estar relacionado a um tipo especifico de ansiedade de desempenho ou até algo chamado de fobia escrita em bíblico (Grafobia.) Medo de julgamento, perfeccionismo, Autocobrança e ansiedade social.
O mais indicado é: Procurar ajuda profissional com Psicólogo, para identificar os pensamentos automáticos que surgem.

Especialistas

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 259 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.