Boa tarde! Gostaria de saber se é possível realizar uma avaliação de Altas Habilidades com um adoles

25 respostas
Boa tarde! Gostaria de saber se é possível realizar uma avaliação de Altas Habilidades com um adolescente de 17 anos. Obrigada!
Sim é possível, foi essa a hipótese diagnóstica do neurologista? A avaliação psicológica com enfoque neuropsicológico (avaliação neuropsicológica) auxilia no diagnóstico e no planejamento do tratamento. Através de questionários, entrevistas com a familia, cuidadores, paciente, escola, relatórios, em conjunto com exames clinicos, aplicação de testes podemos avaliar a cognição (linguagem oral e escrita, inteligencia, atenção, coordenação motora, processamento visual, memória, funções executivas, habilidades sociais e outras), comportamento e personalidade. Assim vemos a funcionalidade do paciente no meio em que vive (casa, escola, trabalho). Esses procedimentos podem levar 8, 10 sessões. No final, temos a entrega do laudo com sua leitura, explicações, ecaminhamentos. Estou a disposição para quaisquer informações adicionais.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação neuropsicológica c/ laudo - R$ 1.600

Olá, boa noite. Sim, é possível. Para isso é necessário você buscar uma avaliação neuropsicológica com profissional que tenha experiência na avaliação de Altas Habilidades
Sim, é possível inclusive na idade adulta. Além de uma ampla e profunda investigação neuropsicológica dos diferentes domínios cognitivos, são investigadas características emocionais e diversas outras habilidades da pessoa (por ex. habilidades interpessoais, artísticas, psicomotoras, etc), a fim de identificar (ou não) Altas Habilidades/Superdotação.
Claro que é possível realizar essa avaliação.
De acordo com o MEC, a identificação de alunos com altas habilidades permite que eles recebam atendimento adequado nas suas necessidades e avancem no processo de desenvolvimento dessas habilidades. Para as famílias que podem se sentir angustiadas com o comportamento curioso e instigante dos filhos essa avaliação auxilia a reduzir esse sentimento e direcionar o aprendizado.
Visão das altas habilidades segundo Gardner (1995) deixa claro que a modalidade refere-se não especificamente a altas habilidades, mas à manifestação das várias inteligências de um indivíduo, enfatizando a capacidade de resolver problemas e de elaborar produtos, afastando o conceito de uma inteligência única e geral. Segundo ele, o ser humano é dotado de inteligências múltiplas que incluem as seguintes dimensões:

linguística,
lógico-matemática,
espacial, musical,
cinestésico-corporal,
naturalista,
interpessoal,
intrapessoal.
Então as altas habilidades podem e devem ser avaliadas através de um profissional neuropsicólogo que possa investigar e propor a melhor forma de se trabalhar com esse jovem ou criança fazendo um trabalho também de psicoeducação com a família.
É possível sim! No entanto, procure um profissional muito bem recomendado que te transmita confiança! Sempre para tudo. Principalmente, para o que for ligado à saúde!
Um abraço,
Lea
Sim, é possível e importante a realização da avaliação neuropsicológica para os devidos encaminhamentos e orientações.
Com certeza.
Sim. O profissional habilitado e especializado é o neuropsicologo.
Olá! Sim, é possível, mas desde que a avaliação seja feita por um profissional capacitado para tal, nesse sentido, um(a) neuropsicólogo(a). É importante salientar que para realização de uma avaliação neuropsicológica é preciso compreender a origem da demanda, que normalmente advém de um neurologista, médico de família ou até mesmo um encaminhamento do(a) psicoterapeuta que acompanha o paciente.
Olá, sim é possível, mas dependendo do caso um Psicólogo especialista do Esporte seria o ideal . E também fazer uma avaliação pela Neuropsicológica. Abraço.
Bom dia. Sim, um neuropsicólogo pode te ajudar na avaliação e depois orientar em relação ao acompanhamento.
Olá! Claro, é possível sim. Importante avaliar a necessidade e fins da avaliação para verificar se há indicações, nesse caso o indivíduo passa por uma avaliação limitada no tempo em que se aplica uma bateria de testes psicológicos e neuropsicológicos das funções mentais, além da anamnese que auxiliam no diagnostico.
É possível sim e é recomendado que se faça desde que haja demanda para tal. Essa avaliação pode ser feita por um neuropsicologo capacitado e, de acordo com o resultado, poderá ser sugerido condutas específicas que auxiliam na evolução do adolescente.
Com certeza. Em qualquer idade pode se fazer avaliação psicológica. Busque um profissional habilitado em testes, e você terá resultados.
Sim, com qualquer idade. Lembrando que altas habilidades é um constructo que engloba diferentes teorias. Não é um conceito no qual há consenso, também não é considerado um transtorno pelo DSM (manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais) ou CID (código internacional de doenças).
Ainda em relação às altas habilidades, estudos apontam que aproximadamente 3 a 5% da população apresentam potencial acima da média estimada. Em geral, na escola, são pessoas que apresentam um comportamento caracterizado pela curiosidade, fluência de ideias, desempenho superior em uma ou mais áreas, grande motivação pela aprendizagem, facilidade para a abstração, percepção, relacionamento de um tema específico a um contexto amplo, estilos particulares para a aprendizagem e uma constante para atingir alvos e metas mais distantes.
Olá! Sim, é possível desde que tenha indicação. Sugiro buscar por um psicólogo (neuropsicólogo) especializado em avaliação neuropsicológica. Espero ter ajudado!
Prezado(a), sim é absolutamente possível. Mas deve-se escolher bem o profissional o interessante é que a avaliação seja feita por um neuropsicólogo e/ou um psicólogo especializado nesse tipo de abordagem. Desejo-lhe boa sorte!!!
Sim sim é possível, procure uma avaliação com um psicólogo que faça esse trabalho, com adolescentes e avaliação psiconeurologica.
Olá! Sim, é possível realizar a avaliação.
Psicólogos, de preferência com especialização em neuropsicologia, com conhecimento em superdotação são os profissionais mais indicados para fazerem este tipo de avaliação.
É importante que a avaliação seja realizada tanto com relação aos aspectos pedagógicos, quanto aos aspectos emocionais do adolescente.
Espero ter ajudado.
Sim, é possível avaliação em jovens nesta idade.
A Avaliação Neuropsicológica pode auxiliar muito no diagnóstico diferencial inclusive de altas habilidades.
Sim, é possível. O mais adequado é realizar uma avaliação neuropsicológica com profissional com formação em neuropsicologia. É importante avaliar os aspectos cognitivos e emocionais do adolescente. Espero ter ajudado.
Olá, é possível avaliar com testes na avaliação neuropsicológica, sugiro que procure uma psicóloga /Neuropsicóloga. Nem todo neuropsicólogo tem acesso ao teste por ser profissionais de outras áreas de saúde.
Sim. Busque um neuropsicologo de sua confiança. Ele é capaz de avaliar as altas habilidades atraves de testes, escalas e obdervacao e fornecera um laudo detalhado de todas as habilidades.
Sim.