Bom rapidamente sempre fujo de consultas, Mais a alguns meses descobri que tenho bruxismo e pra piorar

28 respostas
Bom rapidamente sempre fujo de consultas, Mais a alguns meses descobri que tenho bruxismo e pra piorar acho w minha gengiva esta a retrair estou muito apavorada. Preciso de ajuda pois tenho um medo de dentista. O que fazer?
Bem, mas não se pode viver com bruxismo, isso é muito ruim e poderá a leva-a problemas e lesões mais graves. Sugiro que procure um psicólogo e na psicoterapia possa fazer uma dessensibilização para perder o medo do dentista. Será esclarecido também o que o dentista fará, que pode ser que não lhe doa nada. Converse com o psicólogo, e comece a perder o medo primeiro, quem sabe o terapeuta possa acompanhá-lo no dentista também. Há saídas para isso.

O medo é uma coisa comum nas pessoas. Sentir medo é saudável, pois é ele que nos protege de determinadas situações que percebemos como sendo situações de risco. Segundo seu relato, a ansiedade está presente e aparece através do bruxismo. E a retração da gengiva não tratada pode causar problemas mais graves.

Sugiro que vc procure um psicólogo para poder conversar sobre sua ansiedade, seus medos. Entender melhor o que sente e por que sente pode ajudar muito.

Espero ter ajudado!
Na verdade o bruxismo pode estar relacionado com a fisiologia da sua mandíbula, mas pode também ser um sintoma do momento que você está vivendo, como por exemplo, estresse, ansiedade e problemas do sono, estilo de vida atribulado, fatores esses que agravam o problema.
A Psicoterapia é muito indicado para lhe ajudar, inclusive a superar o medo de dentista.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
A técnica do Brainspotting é bastante eficaz e rápida no tratamento de fobias, pois trabalha diretamente na modificação das sinapses do seu cérebro, dissolvendo esse medo desde sua origem.
Você deve avaliar a intensidade do seu medo. Se ele lhe paralisar ao ponto de não conseguir ir à consulta é preciso buscar psicoterapia para elaborar melhor a sua avaliação sobre a situação que lhe causa medo. A TCC (terapia cognitivo-comportamental) tem evidência científica na eficácia do tratamento de fobias. Busque ajuda, não deixe que o medo tome conta de você. Abraços.
Ola! Aparentemente você está sofrendo de ansiedade e é importante que a causa seja investigada, o medo do dentista e o bruxismo são apenas os sintomas aparentes do seu problema. Busque um psicólogo (indico a psicoterapia comportamental) que vai te ajudar a se relacionar com as pessoas e com os seus medos de outra forma. Boa sorte no seu tratamento.
O medo é uma emoção e tem grande importância para a manutenção da nossa vida. Porém, pelo que relatou ele é excessivo e está comprometendo sua saúde e qualidade de vida. A psicoterapia pode te ajudar a avaliar o risco real e a criar estratégias de enfrentamento. Analisar os ganhos de um tratamento pode evitar maiores complicações e facilitar o próprio tratamento. Para resistir ao medo é preciso coragem e você já deu um importante passo ao falar sobre o seu medo. Espero ter ajudado.
Boa tarde

Vários fatores podem contribuir para o isolamento, o ideal é uma avaliação detalhada feita por um psicólogo e ou psiquiatra para entender melhor o quadro, tempo, hábitos, se existe dependência tecnológica ou de jogo etc..
Quanto antes procurar ajuda melhor.
Olá! Tudo bem? Sugiro que você busque um acompanhamento psicológico para aprender a lidar com seu medo de ir ao dentista. Além de te auxiliar com seu medo, você também poderá trabalhar sua ansiedade. Espero que dê tudo certo para você.
Os meus colegas já falaram bastante sobre as possíveis causas e como pode trata-las, o que desejo sublinhar é a eficacia do Brainspotting que a colega Aline Bancheri sugeriu e também o EMDR, são duas linhas terapêuticas muito eficazes neste tipo de problemas e mais rápidas na recuperação porque agem diretamente no cérebro e o ajudam a se regular.

Como os colegas falaram é interessante você procurar um psicólogo, pois a retração da gengiva ocasiona sérios problemas sim.
Hoje através da neurociência temos técnicas muito boas e eficazes para trabalhar medos, fobias, traumas, tept, ansiedade, etc. que se chama Brainspotting e outra que se chama EMDR, que tem apresentado bons resultados.
Olá, entendo, provavelmente o bruxos
O está relacionado a um quadro de ansiedade, Mesmo havendo um quadro buco-maxilo, a ansiedade e o hábito pioram muito o quadro. O acompanhamento psicológico pode te ajudar nesse quadro bem como no medo de dentista. E outras coisitas mais.
Bom ter o seu contato! Este medo de ir ao dentista provavelmente pode estar relacionada a algum mecanismo de defesa ocasionado há um "psicotrauma", muitas vezes de forma inconsciente. Sugiro, se for de seu interesse, procurar um profissional na área da psicologia habilitado em EMDR, um trabalho específico para reprocessamento e dessensibilização desta queixa relatada. Atenciosamente,
O medo é uma emoção necessária, mas em excesso pode levar a alguns prejuízos. É compreensível que você esteja apavorada, por isso sugiro que busque um/a psicólogo/a que possa trabalhar juntamente com você para compreender esse medo que resulta em fugir das consultas. Em terapia cognitivo-comportamental você vai trabalhar os pensamentos sobre a situação, suas emoções sobre ela, até que, você de um modo gradativo se sinta segura para iniciar o tratamento odontológico.
Espero ter ajudado!
Boa tarde! O medo não é um problema, ele até é saudável em determinadas situações. O problema é quando esse medo vêm acompanhado de ansiedade, é paralizador e desproporcional, provocando prejuízos na sua vida. Se esse for o caso você poderia procurar um psicólogo e assim trabalharem juntos para te ajudar a superar esa questão. A Terapia Cognitivo Comportamental é muito útil para abordar esse tipo de dificuldades.
Espero ter ajudado!
Sentir medo é importante, pois nos faz refletir, ponderar, , mudar nossas atitudes, nos defender e preservar nossa vida, porém se esse medo for muito intenso, vai ser prejudicial, pois fará com que fiquemos paralizados, sem nenhuma condição de reagir.
Talvez esse medo de dentista, esteja atrelado a outros medos , a procura de uma psicoterapia vai ajudar muito a elaborar esse e outros medos que possam emergir e a descoberta do porque senti-los e assim poder ameniza-los ou elimina-los.
Na grande maioria das vezes, o bruxismo é uma manifestação de transtorno de ansiedade. Você relata o sentimento de medo, o que pode agravar todo o quadro. Ansiedade e medo são sentimentos e sensações bastante imobilizadoras e você pude ampliar seus problemas com o tempo, se não tratar. O ideal é uma psicoterapia. Ou você pode lcomecar sozinho com meditações, relaxamentos, medicamentos antroposoficos, muitas coisas podem ajudar.
O dentista pode te ajudar sim, ele precisa avaliar como está sua situação, raiz, gengiva, desgaste do dente e até mesmo te auxiliar na solução como uma plaquinha que impede o ranger, não precisa ter medo, pois ele pode ser o ponto de partida. Outra questão, o bruxismo está muito relacionado a questões emocionais como tensões e ansiedade, como parte do tratamento sugiro um psicólogo.
Terapia cognitivo comportamental. Agende consulta de avaliação
Olá. Procure um psicólogo para trabalhar esse medo com você. Atenciosamente
Ola, a terapia pode te ajudar não somente em relação ao medo de dentista, mas também em relação aos processos de ansiedade que desencadeiam esse bruxismo. E o trabalho multiprofissional é essencial para o êxito do teu tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia online
Olá. Primeiramente você deve participar de seu tratamento psicológico de uma forma colaborativa. Assim terá resultados mais satisfatórios. Se de uma chance e cuide de você. Um psicólogo te ajudará a enfrentar seus medos para você obter uma melhor qualidade de vida. Se cuide!
Bom dia! Bem, há certas terapias que falam que a principal causa do bruxismo pode ser raiva contida no corpo... Se isso fizer sentido para você, como você tem lidado com sua raiva? Como você tem lidado com suas emoções que aparecem?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
O medo é uma emoção muito importante, porque ela te impede de se colocar em situações perigosas. Contudo, pelo teu relato, o seu medo está direcionado a uma situação que, necessariamente, não apresenta risco de vida ou a sua integridade física. Sugiro procurar um psicólogo, para entender de onde esse medo se originou para que possa, ao longo das sessões, superá-lo. No seu caso, como há o agravante do bruxismo, que é uma doença séria, talvez seja preciso fazer uma dessensibilização de início, para que você consiga resolver esta questão! Fico a disposição!
Sinto muito pelo seu bruxismo. Por trás de todo comportamento, existe uma comunicação. O bruxismo é uma característica comum de pessoas que liberam suas tensões e ansiedades dessa forma, se não fosse através de bruxismo, seria de outra maneira. Procure um dentista para fazer uma placa para dormir, ela te ajuda anão danificar seus dentes e gengivas. Recomendo você procurar um psicólogo para tentar entender o que pode estar por trás do bruxismo, dessa liberação de tensão, descobrir seus medos, angústias e o que tem te sugado, a terapia vai te ajudar a descobrir o que pode estar por trás desse comportamento, buscar seu autoconhecimento, e controle de pensamentos e emoções. Estou à sua disposição, abraços.
Olá! Se você tem medo de dentista, a terapia cognitivo-comportamental pode ajudá-lo a superar esse medo de lidar com problemas de saúde bucal. Técnicas de relaxamento, exposição gradual e ajuda profissional especializada podem ser úteis para controlar a ansiedade e receber o tratamento necessário para o seu problema.Sempre à disposição.

Olá. Busque ajuda, de dentista e psicólogo, pois bruxismo tem um fator psicológico. Abraço.
ola boa tarde! O indicado para este momento é que através da psicoterapia você trabalhe o medo do dentista, se está relacionado a alguma experiência ruim e o que ele quer te proteger. Assim como o bruxismo pode estar relacionado a alguns fatores como ansiedade e estresse, sendo necessário ter um olhar sobre sua vida e suas vivências. Sou psicóloga e me coloco a disposição para conversar e conhecer meu trabalho @psiluanamarys