Como ficar livre da apatia, me ajudem não aguento mais, estou dura como pedra, nada me emociona, não

25 respostas
Como ficar livre da apatia, me ajudem não aguento mais, estou dura como pedra, nada me emociona, não sinto alegria, às vezes só tristeza, não sinto emoções e sentimentos positivos.Tenho transtorno esquizoafetivo, o que encomoda no momento é a apatia que me impede de viver a vida plenamente, como melhorar? Atividade física? Ou o que mais? Me ajudem!!
Boa noite. Olha, primeiramente, sinto muito que sofra desse transtorno. Mas não se preocupe, ele tem tratamento e você pode viver de maneira saudável e, até, feliz. que tipo de tratamento você faz para melhorar esse transtorno? Um medicamentoso? Já experimentou, também, um psicológico? O ambiente que você vive, as pessoas com quem você convive, você já se abriu a elas sobre esta experiência? Este transtorno deve mesmo atrapalhar muito vários aspectos da sua vida. Não deixe de procurar ajuda.

O diagnóstico do transtorno esquizoafetivo é muito difícil, já que os sintomas apresentados são típicos de esquizofrenia e transtorno bipolar. É importante lembrar que pessoas com transtorno esquizoafetivo não têm propriamente esquizofrenia e os tratamentos são diferentes. Primeiramente é importante fechar um bom diagnóstico com o Psiquiatra para o uso adequado de medicação.
Pelo seu relato, suas alterações são caracteríticas da fase depressiva, que podem incluir podem incluir desânimo, tristeza, falta de vontade e iniciativa, insônia, pensamentos negativos, baixa autoestima, dificuldades de concentração, entre outros sinais e sintomas.

O tratamento inclui o uso de medicamentos psiquiátricos e psicoterapia.

Procure suporte nessas duas áreas de saúde e vai melhorar.

Olá! Busque auxílio de um psicólogo e de um psiquiatra, caso ainda não faça esse acompanhamento. Isso com certeza te ajudará bastante a lidar com essa apatia
Olá, buscar um processo de autoconhecimento, pode te ajudar com toda complexidade que vive, e dar novos significantes em sua vida, im caminho a ser trilhado com paciência e perseverança.
A parte medicamentosa emé importante, por isto a necessidade de estar levando ao seu psiquiatra o que tem sentido.
Boa Noite!
Percebo a sua dor e sofrimento!
Vou fazer algumas perguntas e peço para que você reflita ok?
A quanto tempo vem sentido isso?
E o que tem feito com esses sintomas de apatia?
As minhas pergunta.s são para que você reflita e de que seu corpo já emite sinais mesmos o de apatia
Busque ajuda psicológica , o desconforto é o seu corpo pedindo socorro.
Estou disponível para qualquer dúvida e obrigada por compartilhar
Sucesso!
Maria Consolata Pappacena
Olá
Sugiro que pesquise sobre as terapias emdr e Brasília e seus resultados.
Você percebeu que não estava nada apatica no seu depoimento? Você transmitiu e comunicou a angústia e a agonia que a apatia causa em você brilhantemente!
Você não está apática para a sua apatia!
Esse é o sinal evidente que você tem recursos para viver as emoções!
Além disso, você tem noção de si mesma; você se percebe e deseja mudar!
Você tem todos os pré-requisitos para sair da prisão da apatia!
Só foge da prisão aquela pessoa que se percebe aprisionada!
Procure ajuda de algum profissional que você sente empatia e em pouco tempo você resgata as emoções aprisionadas,
Um abraço,
Lea
Oriento que vc busque a ajuda se uma psicologa cognitiva comportamental.
Certamente atividades ao ar livre sempre ajudam, a terapia seja ela qual for pode ajudar, veja com qual você se sentirá mais confortável.
Realmente deve ser muito difícil viver assim, e seria importante é urgente que procure um psicólogo, uma psicoterapia . Alguém diagnosticou já o transtorno? Passou por avaliação psicológica ou psiquiátrica? Se sim, inicie uma psicoterapia já. Caso precisar de medicação o psicólogo a encaminhará para um psiquiatra para medicá-la. Não viva assim não! Tem tratamento e poderá ficar muito bem, acredite.
Aconselho que procure ajuda de um psiquiatra para prescrição de medicamentos e atentem também ao tratamento psicológico . Ambos serão de grande ajuda.
A apatia pode ser uma defesa contra o sofrimento, como um anestésico...procure por uma psicoterapia para entender e lidar melhor com suas emoções!
Entendo que esteja sofrendo, entendo que esteja num momento difícil, como você já apresenta Transtorno esquizoafetivo, sugiro que você volte ao Psiquiatra que lhe acompanha para verificar se o remédio ainda está de acordo com seu estado atual, por outro lado, tomar Sol, por aproximadamente 15 minutos de manhã e à tarde, ajuda muito, somado a isso procure fazer atividade física diariamente.
Seu médico já deve ter lhe falado, da importância em fazer Psicoterapia, juntamente com os medicamentos.
O Transtorno Esquizoafetivo envolve uma combinação de Esquizofrenia é um transtorno de humor maior ( depressão ou mania).
Siga as orientações do seu médico, tome seus medicamentos de forma correta, os sintomas melhoram com o tempo.
Espero que tenha podido ajudar, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Olá, em meio a inúmeras sugestões acredito que um psiquiatra e um psicólogo num trabalho multidiscipliar te ajude no seu diagnóstico. Bem como, a posteriori criar um plano intervenções para o tratamento.
Boa noite vi que meus colegas já deram bastantes sugestões, alem da importancia da frequencia á psicoterapia concordo com quanto a colega Vera Pelizzari sugeriu a respeito de tomar sol, fazer atividade fisica, e tomar o medicamento indicado pelo seu psiquiatra. Nestes casos é preciso perseverança para alcançar bons resultados, a ajuda pessoal é indispensavel, como também dos profissionais, psiquiatra e psicologo/a.
Olá! Se você está em tratamento sugiro que mantenha. Se não estiver, a sua narrativa indica que está no momento de voltar. Às vezes somente psicoterapia e psiquiatria não são suficientes. É preciso se engajar terapia ocupacional ou oficinas terapêuticas de CAPS ou Centros de Convivência que vão facilitar o estar junto com uma proposta de fazer algo. Converse com os profissionais que te atendem sobre isso e pergunte se eles conhecem algum profissional ou atividade que possa fazer a diferença neste momento.
Vi que já fizeram várias sugestões de tratamentos, a minha é que busque a que melhor que sentir afinidade e além da necessidade do tratamento com psiquiatra e psicólogo, procure ajuda de outras áreas. A saúde ela é física, mental, emocional e espiritual.
Espero poder ajudar, Abraços!
Olá! A sua queixa é de que você não consegue viver a vida plenamente e que tem transtorno esquizoafetivo. Os diagnósticos são rótulos estanques e dificilmente descrevem o quadro corretamente e o sofrimento de uma pessoa. Indico a psicologia analítica que considero mais abrangente no estudo da psique. Mas o mais importante é você encontrar um/a profissional com o qual você se identifique. Boa sorte!
Apatia, inafetabilidade, tristeza constantes são indícios de uma complicação emocional que precisa ser tratada e o profissional que pode intervir para resolver isso é o psicólogo/psicoterapeuta. Quando a pessoa sente as coisas como cinzas, sem graça e cor, sem a capacidade de comovê-las, de alguma forma a sua relação com o futuro ficou prejudicada, e a pessoa não está encontrando saída para seus problemas. Como toda dificuldade emocional é desdobramento de problemas decorrentes na relação da pessoa com os outros, sejam eles seus familiares, colegas de trabalho, amigos, e com o seu futuro, seu passado, suas perspectivas de vida, etc., são as ocorrências da vida atual da pessoa que precisam ser analisadas de forma a encontrar os desencadeadores atuais do problema, que muitas vezes precisa ser trabalhado na correlação com acontecimentos do passado do sujeito. A psicoterapia é o caminho mais indicado para a pessoa se localizar de seus impasses e ser instrumentalizada para superá-los.
Assim conhecem e trabalham os profissionais do Consultório Relações, integrantes atuais do quadro de associados ao NUCA: Estudos e Atividades em Existencialismo (nuca.org.br).

Olá! Acredito que, no fim das contas, a melhor sugestão é realmente a procura por uma psicoterapia com um profissional que te permita se sentir confortável para falar de tudo que está envolvendo tanto sofrimento, pois é bastante importante que você tenha uma atenção individualizada a suas questões e sua dor.
Olá! Sinto muito por você está sofrendo desse transtorno. Mas fique tranquila, através do tratamento você terá melhora na qualidade de vida. Geralmente, o tratamento é feito com medicamentos e Psicoterapia. Por meio da psicoterapia o paciente é capaz de descobrir quais implicações desta condição, aprendendo a lidar com os seus sentimentos e suas emoções. A atividade física vem somar ao tratamento, buscando uma diminuição dos sintomas, pois além de influenciar diretamente sobre a saúde geral, também tem influência no aspecto de se sentir saudável. Sugiro que além de ser acompanhado por um psiquiatra, procure ainda um Psicólogo para iniciar sua terapia. Espero ter ajudado! Abraço!
Imagino o quanto todos esses sintomas possam estar sendo angustiantes para você. Quando falamos de apatia e pensamos na sua origem vemos que essa palavra vem do grego apátheia, onde phátos nos remete para “aquilo que afeta o corpo e a alma". Ter um olhar apenas para o corpo, limita o seu processo e o seu caminhar. Se possibilite olhar para o seu corpo mas também para a sua alma, comece a se questionar o porque e para que a apatia se faz tão presente em sua vida. Como os colegas acima mencionaram, oriento você a buscar por um tratamento que seja completo para que você tenha um olhar mais amplo sobre si. Tanto com um psiquiatra, como também com o psicólogo.
É importante, crucial, o tratamento medicamentoso, principalmente para a questão da apatia e alterações de humor, mas é necessário associar à psicoterapia + atividade física e meditação com foco no aqui e agora para que consiga um equilíbrio nas alterações físicas, comportamentais e emocionais. E acredite existem tratamentos eficazes que vão lhe possibilitar mais funcionabilidade, menos sofrimento psíquico e mais qualidade de vida.
Olá, o sintoma de apatia realmente é extremamente desagradável e impede que você desfrute da vida de modo pleno; imagino que você tenha um médico que lhe deu o diagnóstico e acompanhe vc com relação a medicação; é muito importante que você além de passar com o psiquiatra, faça também psicoterapia. Dito isso existem algumas coisas que podem ajudar. A primeira delas você mesma já pontuou; é fundamental que você tenha uma rotina saudavel (exercicios, alimentaçao e sono); isso ajuda muito posto que ajudam na fabricação de neurotransmissores e no controle do estresse. Em segundo lugar a psicoterapia vai ajudar a criar estratégias para que você consiga obter uma melhora nos sintomas da apatia. O Transtorno Esquizotipico precisa ser acompanhado de perto e tratado com atenção e cuidado. Muitas vezes uma equipe multi é necessária, podendo-se aliar terapia ocupacional ou AT caso necessário. Mas é possível ficar bem e levar uma vida que vale a pena ser vivida. Abraço
Atividade física, acompanhamento médico, psicólogico e práticas de autoconhecimento vão te ajudar a lidar com a apatia.