De algum tempo pra cá tenho me sentido sentimental demais, eu mergulho em muitos pensamentos aleatór

25 respostas
De algum tempo pra cá tenho me sentido sentimental demais, eu mergulho em muitos pensamentos aleatórios da minha vida, de filmes que assisto e também com meu filho, hoje sou divorciado , e reconstruindo um futuro com minha noiva , mas o que eu quero dizer que até uma simples música já me dá uma vontade de chorar e enquanto escrevo isso já me encho de lágrimas. O que pode ser?
Meu caro, notei essa sensibilidade através do seu gosto com as "Artes", visuais e auditivas, filmes e músicas, que tanto causam inspirações. Ter esse sentimento demasiado pode ser visto como fraqueza, mais na verdade apresenta uma capacidade sensorial acentuada e alto grau de empatia. Essa característica não é um transtorno nem torna ninguém especial, mas também não deve ser vista como fraqueza. A vida é feita de recomeços, vejo que está aproveitando esse momento com seu filho e sua noiva, isso é ótimo. Dica pra que isso melhore ainda mais é fazer terapia, te estimo sabedoria e saúde, forte abraço!

Se você está desconfortável com o fato de estar mais sensível, mais emotivo, e isso está te deixando preocupado, procure um psicólogo e faça pelo menos algumas sessões, para tentar entender o que está acontecendo com você.
Procure observar se estão acontecendo outras coisas também, como perda de interesse em coisas que você gostava de fazer antes, alterações do sono e do apetite para mais ou para menos, baixa da libido, falta de energia para fazer as coisas, falta de prazer nas coisas da vida etc. Se estiver sentindo isso, procure também um psiquiatra. Se essas emoções são apenas fruto da nova fase da vida que você está vivendo, apenas se permita curtir. Muitas vezes, estamos em relacionamentos tão ruins que, quando saímos e entramos num que é calmo e tranquilo, achamos que tem alguma coisa errada, mas não tem, é só a felicidade e a plenitude mesmo. Um grande abraço!
Labilidade emocional pode ser um sintoma, tanto de um transtorno, como sugerido pela colega Dra. Juliana, quando associados a outros sinais.
Também pode ser característica de sua personalidade como sugerido pelo colega Gustavo.
Pode ainda estar vinculado a algo que vc não conseguiu nomear ainda, e se colocar a falar sobre e poder fazer associações, costuma trazer luz sobre esse momento e talvez ir além. É isso que uma análise propõem. Abraço
As manifestações que você relata estar vivenciando podem ser expressão de questões que não foram devidamente elaboradas e permaneceram residualmente, digamos assim, vindo à tona neste momento e produzindo uma maior sensibilidade no campo afetivo. Por outro lado, o surgimento desses sentimentos e emoções, ao produzir desconforto, abrem caminho para que você busque investigar, com a ajuda de um profissional, o que está causando-os. Essa sensibilidade aflorada pode estar atuando como uma mensageira, anunciando que é preciso ler a mensagem que ela carrega e descobrir o conteúdo que ela encerra. Muito provavelmente, por trás dessas manifestações, há todo um conteúdo a ser conhecido, desbravado e transformado.
Olá! Existem questões internas quem devem ser tratadas em terapia, busque ajuda!
Olá! Marque uma consulta com um Psicólogo para que seja feita uma avaliação.
Olá! Precisa ser investigado esse "sentimentalismo", quais fatores/situações os desencadeiam. Para que haja uma resposta correta seria importante você buscar ajuda de um Psicólogo.
Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível depressão que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá querido, como esta? Espero que bem! Desde crianças somos ensinados a reprimir nossas emoções, desde falas como "engula o choro" como "meninos não choram". Isto tem cada vez mais acarretado dificuldades socioemocionais para nossa sociedade e principalmente para os homens, na terapia podemos fazer emergir você com todos os seus fenômenos humanos.
Seria importante que procurasse um profissional psi da sua confiança para compreender melhor o excesso de sentimentos e investigar as possíveis associações feitas trazendo-as para a consciência.
Na nossa cultura costuma-se estigmatizar homens que choram e isso faz com que evitem entrar em contato com situações que os deixem tristes, mas isso resulta em acúmulo de tristeza e aumento da falta de habilidade em lidar com esse sentimento. É importante aprender a reconhecer e lidar melhor com nossos próprios sentimentos para uma melhor qualidade de vida. Isso é possível com psicoterapia.
Olá...São as manifestações das emoções e sentimentos, a terapia poderá ajudar você a organizar isso de uma forma menos angustiante. Me coloco a disposição.
Olá! Psicólogo Adriano Galocha, aqui.
As manifestações emocionais nos revelam a nossa saúde psíquica e a psicoterapia poderá ajudá-lo. Em momentos difíceis, a psicoterapia pode ajudar a organizar os seus pensamentos, sentimentos e emoções, promove desenvolvimento saudável e a forma como pode lidar com a vida.

Fico a sua disposição.
Olá, seria interessante você compreender o que te faz chorar, você está construindo um futuro com sua noiva, mas precisa averiguar o que há no seu passado que está fazendo chorar e ficar muito sentimental dessa forma. Nas sessões de psicanálise abordamos tanto o presente, quanto o passado, quanto o futuro (seus desejos e etc.). Então fica aqui um convite para compreender o que seriam esses choros que estão ocorrendo com você. Estou à disposição!
Entendo que você esteja passando por momentos de emoções intensas e intensificadas, o que pode ser desafiador e estressante. Essa sensibilidade emocional pode ser resultado de uma série de fatores, incluindo mudanças na vida, estresse e estado de ânimo. É importante lembrar que sentir-se emocionalmente vulnerável é normal e compartilhado por muitas pessoas. Considero que pode ser útil buscar ajuda profissional, como um psicólogo ou terapeuta, para explorar e compreender essas emoções e encontrar maneiras de lidar com elas de forma saudável.
Se você se sente sobrecarregado ou precisa de apoio, não hesite em procurar ajuda.
Olá!! Como se trata de emoções, seria interessante você procurar a ajuda de um(a) profissional psicólogo(a) para entender melhor essas suas emoções, chorar em excesso pode ser que há um acúmulo de emoções em você que precisam ser liberadas. É importante explorar mais sua queixa através de um tratamento com psicólogo(a).
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Ola. chorar aleatoriamente, não quer dizer, exatamente, que voce esta depressivo. Isso pode ser , realmente, uma maneira de reagir diante de algumas situações. Mas cabe uma auto-analise para saber se voce anda triste ou contemplativo, e se for o caso, procure um profissional da area para avaliar.
Tudo o que nos acontece se torna uma oportunidade para o aprendizado, acaba se tornando um terreno fértil para o autoconhecimento. Imagino quantas transformações devem ter passado e estão passando dentro de você. Existem atos terapêuticos que contribuem para uma melhora momentânea, como por exemplo um bom papo com amigos, mas reforço o que muitos colegas aqui já falaram, busque ajuda profissional de um psicólogo que o resultado será transformador em sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 150
Não transforme a sua sensibilidade, que é uma condição humana a algo patológico. Existem momentos da nossa vida que estamos mais sensíveis e voltados mais para questões internas do que externas. Se achar interessante entrar num processo de autoconhecimento através de uma análise e atender a esse chamado interno, será de grande valor para você mesmo.
Boa noite! Como vc está?
Olha, estar sentimental pode ser por vários motivos e fatores! Não tem como diagnosticar assim por sua narrativa apenas. Mas te faço alguns questionamentos: e como está sua vida atualmente? Acontecendo algo que mudou em sua vida? Como vc anda se snetindo? Em quais momentos vc nota q fica mais sensivel? O que vem a sua mente? Me chamou Atenção que vc escreveu "reconstruindo a vida". Como está sendo essa "reconstução"? Penso que para reconstruir é pq algo foi desconstruído, certo? Fiz essas indagações para voce se questionar e tentar compreender e acolher o seu momento. Quando estamos mais fragilizados emocionalmente, até com sintomas depressivos, acabamos por ver a vida com as "lentes da depressão" por exemplo. Digo isso pelo seu relato. Mas para as avaliar melhor o seu quadro, sugiro que busque ajuda profissional com um psicólogo que vc sinta confiança, e juntos entender o que está acontecendo com vc, e pensar em estratégias de como melhor lidar, e aos poucos elaborando suas questões e dores. Sou a leticia, sou psicóloga e me coloco a disposição. Abraço
Algum processo emocional que você não está totalmente ciente está acontecendo. Você fala que está reconstruindo a vida, o que me faz pensar que houve algum momento de desconstrução no passado e, portanto, pode ter alguma questão emcional a ser vista e lidada. Minha orientação é fazer consulta com psicológo para avaliar melhor a questão. Abraço
Olá! Essas questões que você tem notado de diferente em você dizem sobre a vulnerabilidade, e você está se percebendo em um momento mais vulnerável de sua vida. Talvez pelas mudanças que você passou e a forma como elas te afetaram possa ter causado essa transformação, e as vezes algumas mudanças podem acabar confundindo e trazendo aspectos que não estão ajudando mais no dia a dia e precisam ser trabalhadas em busca de um balanceamento e melhora do bem estar, tanto psicológico como físico.

Fico feliz que apesar das dificuldades você esteja conseguindo reconstruir as questões de sua vida e acredito que a psicoterapia pode ser um local para te ajudar muito a entender essas variações que você tem percebido e até mesmo amadurecer as mudanças e transformações que aconteceram, bem como oferecer estratégias e técnicas específicas para enfrentar os desafios.

Trabalho com a Terapia Cognitivo Comportamental, que é focada na solução de problemas, reestruturação de pensamentos e tem como objetivo a melhor utilização das emoções e contribui com comportamentos mais assertivos. Estou aqui para apoiá-lo em sua jornada de evolução e crescimento. Fique à vontade para entrar em contato comigo se tiver alguma dúvida ou se quiser marcar uma consulta.
Olá!

É importante observar como você descreve essa sensação de sentimentalismo intenso, onde até mesmo pequenos estímulos, como uma música, são capazes de evocar emoções tão profundas. Como psicanalista, posso sugerir que essa reação emocional intensa pode estar relacionada a uma variedade de fatores, considerando a sua história de vida e o contexto em que você se encontra.

Primeiro, é importante considerar que você mencionou estar reconstruindo um futuro com sua noiva após um divórcio. Esse período de transição pode trazer à tona uma série de emoções, como ansiedade em relação ao futuro, avaliação das escolhas passadas, preocupações sobre o impacto no seu filho, entre outros. Essas emoções podem estar se manifestando através desse sentimentalismo.

Além disso, a psicanálise considera o inconsciente como um aspecto crucial do funcionamento mental. Pode ser que essas emoções intensas estejam relacionadas a aspectos não totalmente conscientes da sua psique. É possível que você esteja processando sentimentos não resolvidos do passado, questões sobre identidade, ou mesmo desafios emocionais que surgem com a construção de novos relacionamentos.

A terapia psicanalítica pode ser uma ferramenta valiosa para explorar mais profundamente essas emoções e compreender os possíveis significados subjacentes a elas. Um psicanalista poderia ajudá-lo a investigar o conteúdo do seu inconsciente, buscando conexões entre os sentimentos atuais e experiências passadas, e auxiliando na identificação de possíveis fontes dessas emoções tão intensas.

Lembrando sempre que as respostas dadas aqui são de caráter geral, e uma análise mais aprofundada e personalizada exigiria uma consulta com um psicanalista ou profissional de saúde mental qualificado. O autocuidado e a busca de apoio profissional são passos importantes para compreender e lidar com essas emoções de maneira saudável.
Os fatores sentimentais podem estar ligados a muitas questões. Mas gostaria de ressaltar como você disse estar em um momento de reconstrução de vida, e inconscientemente pode ser que esteja trazendo questões que não foram devidamente elaboradas. O sintoma como você "relata sentimental demais" é um sinal de que precisa buscar ajuda para entender o que de fato esta ocorrendo, quais preocupações, podem estar em torno dessas novas escolhas? Como esta sendo este momento de vida? Quais pensamentos passam em sua mente? Sugiro que busque ajuda profissional para te ajudar a entender suas questões. Eu sou psicóloga e minha abordagem é a psicanálise e a terapia sistêmica. Através da terapia sistêmica podemos tratar as questões que envolve a dinâmica familiar, pois ela compreende o individuo a partir de suas interações com o todo, todos nós afetamos e somos afetado pelo meio em que nascemos e crescemos. Caso precise estou a disposição. Espero ter ajudado. Abços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá, Primeiramente, quero expressar o reconhecimento pela coragem em compartilhar esses sentimentos profundos. É compreensível que a vivência do divórcio e a construção de uma nova vida com sua noiva possam estar gerando uma complexidade emocional. Essa sensação de extrema emotividade diante de estímulos cotidianos, pode indicar um acúmulo de emoções não digeridas e não elaboradas. A transição após um divórcio é um processo desafiador, que muitas vezes envolve lutos e ajustes emocionais. A reconstrução de uma nova dinâmica familiar também pode desencadear uma série de reflexões sobre o passado, o presente e o futuro. Como psicóloga clínica especializanda em terapia de família e de casal, entendo que esses momentos de profunda sensibilidade podem ser sinais de um processo de luto não vivenciado. Pode ser fundamental explorar esses sentimentos, dando espaço para compreender as emoções relacionadas ao divórcio e aos desafios da reconstrução. Convido-o a considerar a possibilidade de agendar uma consulta. Durante as sessões, poderemos explorar esses sentimentos de maneira mais aprofundada, buscando compreender as origens dessas emoções intensas e desenvolvendo estratégias para lidar com elas de forma saudável.
Sentir-se mais sentimental e emocional pode ser resultado de várias mudanças significativas na sua vida, como um divórcio, o processo de reconstruir sua vida com uma nova parceira, e a conexão contínua com seu filho. Esses eventos podem aumentar sua sensibilidade emocional, fazendo com que você reaja mais fortemente a estímulos emocionais, como filmes ou músicas. Essa sensibilidade pode ser uma manifestação de reflexão sobre suas experiências, um desejo de conexão mais profunda ou até mesmo um sinal de estresse emocional acumulado.

Além disso, é comum que durante períodos de transição significativa, as pessoas se tornem mais introspectivas e conscientes de suas emoções. Isso pode levar a uma maior vulnerabilidade emocional, onde até mesmo pequenos gatilhos podem trazer à tona sentimentos intensos.

É importante reconhecer e aceitar suas emoções, permitindo-se sentir e expressar o que está dentro de você. Isso pode ser parte de um processo de cura e adaptação às mudanças na sua vida. Considerar o apoio de um terapeuta pode ser útil para navegar por essas emoções complexas, oferecendo espaço para explorar seus sentimentos em um ambiente seguro e acolhedor.

Lembre-se, expressar emoção é um sinal de força e autoconhecimento. Se precisar de mais suporte ou quiser explorar estratégias para gerenciar essas emoções, estou aqui para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100