De que forma a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pode auxiliar na solução de conflitos familiar

33 respostas
De que forma a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pode auxiliar na solução de conflitos familiares?
A família é composta por várias pessoas com idade, personalidade, história de vida diferentes, fato que pode ocasionar alguns conflitos. Saber lidar com conflitos ou solucioná-los requer um esforço de cada membro. Quando os conflitos ficam frequentes e intensos, a pessoa ou toda a família deve procurar ajuda profissional para conseguir a harmonia no lar. A Terapia Cognitiva Comportamental irá atuar nos pensamentos, nas crenças, nas emoções e comportamentos existentes - envolve um processo de autoconhecimento para que possa identificar e mudar esses pensamentos e comportamentos. Auxiliando a lidar com as diferenças, como também no desenvolvimento de habilidades como comunicação (saber se expressar/saber ouvir), empatia (se colocar no lugar do outro), além de aprimorar a capacidade de analisar as situações de forma mais racional, minimizando a influência da emoção para tomada de decisão na solução de um conflito. Para tanto, promove uma reflexão mais profunda, estimulando a identificar os motivos do problema, reconhecer os erros, as responsabilidades e os impactos das ações de cada membro da família. Ajudando a perceber e atuar nas situações em que é possível mudar algo para resolver o problema familiar ou aceitar o que não pode ser alterado de modo que essa aceitação não ocasione sofrimento.

A Terapia Cognitivo Comportamental - TCC, atua na relação entre o que pensamos, o que sentimos e como nos comportamos. O que desencadeia estes pensamentos são nossas crenças, que se originam e são consolidadas, geralmente, no âmbito familiar. Identificar pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais (que não funcionam para nos deixar bem) do grupo familiar contribui para melhorar a convivência, por meio de uma comunicação mais assertiva. Desta forma, vale a pena investir em terapia familiar com abordagem na TCC para oportunizar uma convivência mais harmônica. Abraço!
Boa noite para solucionar conflitos familiares alem da terapia TCC podem ter bons resultados a terapia familiar sistemica, o Psicodrama que pode tratar o grupo familiar em conjunto. Os conflitos familiares precisam ser observados e compreendido dentro do grupo familia e relativas relações entre os componeste dela. Uma vez comprendidos os problemas que geram conflitos cada componente pode prosseguir com sua terapia que pode ser TCC ou outras linhas terapeuticas.
A TCC trabalha com os pensamentos o reconhecimento dos pensamentos automáticos, que consequentemente geram ações. Cada caso é avaliado em sua totalidade e quando se compreende a necessidade ou oportunidade de algumas mudanças de comportamentos é alinhado junto ao paciente, dentro de suas possibilidades, sempre visando seu bem estar. Quando mudamos alguns padrões de comportamentos, consequentemente geramos mudança em nosso meio.
A terapia cognitiva comportamental trabalha com pensamento, sentimento e comportamento. Um sempre influencia o outro.
A terapia cognitiva comportamental te leva a um nível de conhecimento dos seus esquemas e crenças, na maioria das vezes desadaptstivas, e te proporciona uma nova construção.
"Quando eu mudo a minha forma de agir, sentir, pensar e me comportar, mudo o mundo ao meu redor.
Assim a terapia cognitiva comportamental age na família, nas relações sociais...no indivíduo como um todo!!!
A Terapia Cognitivo Comportamental auxilia na reestruturação dos esquemas familiares, que desenvolverá processos que abrangem fatores cognitivos, afetivos e comportamentais.
Bom dia.
Conflitos Familiares podem vir a ser frequentes e ocorrer quando algum membro ou alguns membros da mesma estiver em " crise" ou passando por transtornos Psicológicos / Psiquiátricos.
É fundamental a busca por ajuda Psicológico .
Qualquer abordagem poderá fazer eleito conquanto o profissional procurado seja Especialista em a Saúde Mental e Atendimentos Psicoterápicos.
Obrigada.
Atenciosamente,
Fabiana Cruz Destro.
Psicoterapeuta Psicanalista.
Sim, porque a forma como reagimos frente aos conflitos, serão trabalhadas nas sessões de terapia cognitiva comportamental. Os conflitos surgem na grande maioria das vezes, justamente por reagirmos de forma inadequada. É claro que não fazemos com a intenção de desarmonizar, mas a forma como o outro recebe, não estando preparado , faz com que isso Aconteça. A terapia ajudarão a família se relacionar de forma mais adequada, para que possam administrar e entender melhor um aos outros.
Olá, bom dia!

A terapia cognitiva é uma abordagem da psicologia que tem como premissa a inter-relação entre pensamento, emoção e comportamento. Ao longo de nosso desenvolvimento vamos solidificando nossas crenças, sobre nós mesmos, o mundo e as pessoas. Para auxiliar na compreensão de como funciona a TCC é necessário entender que por vezes essas crenças são disfuncionais e consequentemente diante de algumas situações apresentamos pensamentos disfuncionais, que provocam emoções e comportamentos que causam prejuízos em nossa vida, ou seja, não são as situações que provocam em nós desconforto, mas sim a forma que as interpretamos. Desta forma, quando em terapia se trabalha essas questões com toda a família, há uma melhora significativa na dinâmica das pessoas envolvidas.
A TCC trabalha com uma mudança de pensamentos, emoções e comportamentos auxiliando na reestruturação de esquemas familiares e serve como instrumento através da qual, as pessoas possam conviver de forma mais harmoniosa e saudável, uma vez que fazem parte de um meio social com tantas características complexas e interrelacionadas.
Olá, como vai?
O trabalho com a TCC trabalha com o sistema de crenças. Alterando-as poderá haver um rearranjo sistêmico em sua família.
Reitero o que os colegas disseram.

Obrigado,
Pedro L. C. Moraes
A Teoria Cognitiva Comportamental dispõe de uma grande quantidade de técnicas que podem auxiliar nesses casos. Geralmente ajudando a melhorar a comunicação entre as partes da família e a identificar conflitos e suas origens. Lido com outra abordagem, mas reconheço a praticidade e eficiência pontual da TCC nesses momentos. Porém, em situações muito complexas em que outros tratamentos já foram tentados sem resultados satisfatórios, recomendaria a busca de um(a) psicoterapeuta de orientação analítica (psicanálise). Outras vertentes podem não dar o devido valor a questões inconscientes que circulam pela família geração após geração.
A terapia Cognitivo comportamental auxilia a família na desconstrução de pensamentos, emoções e sentimentos disfuncionais utilizando-se de técnicas para modificação de comportamento.
Na Terapia Cognitivo-Comportamental, a família juntamente com o terapeuta, buscará identificar, compreender e resolver os conflitos da melhor forma possível, através das técnicas de resolução de problemas, habilidades sociais para a melhora da comunicação, trocas de papéis e entre outras. E além disso, o terapeuta usará técnicas de identificação e modificação de pensamentos e crenças disfuncionais, as quais podem estar acarretando conportamentos desadaptativos entre os membros da família. Essas ferramentas auxiliarão no processo psicoterapêutico, com o objetivo de proporcionar qualidade na relação familiar, buscando uma comunicação mais assertiva e adequada.
A TCC parte do seguinte conceito: nossas atitudes (comportamentos) estão interligados a nossas emoções e pensamentos. Ou seja, a maneira como lidamos ou reagimos em nossos relacionamentos pode ser melhor compreendida quando identificamos os pensamentos e emoções que nos levam a comportar de determinada forma. Compreender o funcionamento desses aspectos em nós nos auxilia a entender melhor o funcionamento do outro.
Isso promoverá maior empatia, uma comunicação mais assertiva entre os envolvidos e um funcionamento mais saudável para família.
A TCC ajuda a identificar e investigar os conflitos, sua origem e repetições. Os conflitos são abrangentes, mas a forma como lidamos com eles devem se tornar consciente para serem estruturadas. Geralmente, criamos hábitos na forma de pensar e agir conforme as conexões neuronais já aprendidas. O resultado deste trabalho é proporcionar mais autoconhecimento e equilíbrio nas emoções.
Sim, a Terapia Cognitivo Comportamental pode auxiliar a resolver conflitos familiares. A abordagem da psicologia é a forma como o profissional vai conduzir as sessões, então todas devem atuar na melhora de vida dos pacientes sejam este individual, casal ou familiar. O profissional independente da abordagem deve ser responsável e saber o que fazer para auxiliar o paciente solucionar os conflitos internos ou externos.
Olá, boa noite,
Conflitos familiares têm sido cada vez mais constantes na sociedade moderna. A busca por soluções tem se tornado uma rotina na atividade de psicoterapeutas. Todavia, no que tange à abordagem que poderá auxiliar mais ou melhor será sempre a que conseguirá envolver a/as pessoa/s no processo de identificação e reconstrução da/s problemáticas em questão, para que a solução possa ser construída pelos/as atores/as envolvidos/as no cenário conflituoso. Não há magia, não há respostas prontas e o/a psicólogo/a poderá auxiliar a/as pessoa/s na construção de respostas que possam dar conta das peculiaridades de cada caso. Assim, creio que qualquer abordagem psicológica poderá ser de grande valia para quem busca esse tipo de auxílio, desde que haja identificação da pessoa com o/a profissional e com a teoria por ele/a adotada.
Zeína
Boa tarde! O primeiro passo é que esta família queira ser ajudada e possa involucrar-se num processo que ajude na solução dos conflitos. Também é importante estabelecer um bom vínculo com o terapeuta.
A terapia cognitiva comportamental trabalha com os pensamentos, os sentimentos e os comportamento. A TCC questionará determinados pensamentos e, mudando os pensamentos, mudamos os sentimentos e comportamentos, pois estão interligados. Com isso podemos abordar os conflitos e procurar melhorar o relacionamentos dentro da família.
Boa tarde! A partir do momento que surgem conflitos dentro do núcleo familiar e apenas o diálogo já não é suficiente para a solução dos problemas,a terapia mais indicada é a Cognitiva Comportamental. Nesta abordagem o terapeuta auxilia os membros da família a identificarem como as emoções estão comumente ligadas a cognições específicas e ajuda os familiares a explorarem a adequação e a validade das cognições que estão associadas as emoções negativas. É muito importante para o sucesso da terapia que haja um vinculo entre terapeuta e paciente, desta forma as sessões serão muito produtivas. Grande abraço.
Olá.. TCC trabalha com a premissa de que nossas emoções e atitudes são resultados de como percebemos / interpretamos as situações a nossa volta. Muitas vezes, quando apresentamos emoções e/ou comportamentos inadequados, entendemos que há distorções de pensamentos alimentando essa conduta. Sendo assim, no contexto familiar, a TCC irá auxiliar a família a identificar quais distorções de pensamentos estão afetando essas relações para então reestruturá-los em pensamentos saudáveis e, consequentemente, comportamentos saudáveis. Conforme a necessidade, também é possível incluir o Treino de Habilidades Sociais para desenvolver repertórios de comportamentos mais assertivos entre a família (ex: comunicação assertiva, estratégias para resolução de problemas, etc.)
Olá!
Costumo dizer que terapia de familiar incluindo a de casal funciona no sentido de ajudar os envolvidos a encontrar melhores condições para ter mais clareza e fundamentar decisões. E, assim, não se deixar tomar decisões muito emocionalmente ou no impulso, o que pode ser uma questão de responsabilidade e respeito consigo mesmo e com os outros. A psicoterapia familiar, no meu entendimento, é basicamente um meio de possibilitar ou ampliar a comunicação do que cada um está entendendo e sentindo em relação à vida e em relação ao outro. Esta psicoterapia visa ampliar as possibilidades de cada um entender, compreender e até conhecer melhor o outro. Objetiva facilitar que cada um seja mais empático com o outro, o que significa compreender atitudes e sentimentos do ponto de vista do outro e não só do seu próprio. Assim, o resultado da psicoterapia pode ser o favorecer o entendimento, a união e a harmonia da família ou do casal.
Rodrigo Rezende
Psicólogo em Belo Horizonte
rodrigorezende.psc.br
A terapia Cognitiva Comportamental se relaciona com, o que pensamos influencia a maneira que comportamos.
Dentro do ambiente familiar há muitos conflitos de pensamentos e comportamentos que a TCC tem sido uma alteranativa para auxiliar os membros familiares a compreenderem e se autoavaliarem.
A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si, ou seja a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação a uma situação que causa desconforto, dor, tristeza ou qualquer outra sensação negativa e quando o paciente aprende como isso acontece, através de técnicas da TCC, as mudanças de comportamento positivo também acontecem, trazendo respostas , colaborando assim, com soluções para os conflitos familiares.
Independente da abordagem, cognitiva comportamental, psicanalítica ou humanista, as psicoterapias contribuem para resolução de problemas. O psicólogo é o profissional que estuda as diversas formas como o indivíduo se relaciona consigo, com o outro e com o meio que vive. Portanto, as psicoterapias contribuem para as soluções de conflitos familiares através de técnicas que provocam o autoconhecimento e a abertura para o diálogo. Assim sendo, o resultado é uma relação familiar mais harmoniosa.
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
A TCC trabalha com os pensamentos o reconhecimento dos pensamentos automáticos, que consequentemente geram ações. Cada caso é avaliado em sua totalidade e quando se compreende a necessidade ou oportunidade de algumas mudanças de comportamentos é alinhado junto ao paciente, dentro de suas possibilidades, sempre visando seu bem estar.
A Terapia Cognitivo Comportamental - TCC, atua na relação entre o que pensamos, o que sentimos e como nos comportamos.
Olá! De diversas maneiras, uma vez que a TCC trabalha com o pensamento, sentimento e comportamento, pois quando eu mudo a minha forma de agir, sentir, pensar e me comportar, muda o mundo ao meu redor. Assim a terapia cognitiva comportamental age na família, nas relações sociais e no indivíduo. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Quando a família não possui uma direção clara para solucionar seus problemas, dizemos que está em conflito. Ou seja, há uma situação de tensão que causa pressão em todos os indivíduos e é preciso realizar ajustes a fim de estabilizar a dinâmica familiar. O psicólogo Cognitivo-comportamental, atua justamente neste ponto: equilíbrio da dinâmica familiar através da terapia. A TCC trabalha os padrões familiares e o papel que eles exercem nos esquemas, bem como nas dinâmicas familiares em geral. Uma série de passos também é sugerida para facilitar o processo de análise do esquema e da reestruturação do pensamento durante o processo da terapia com famílias disfuncionais. Espero ter ajudado! Fico à disposição! Abraço!
A Terapia Cognitiva Comportamental tem a premissa de que não são as circunstâncias que determinam o nosso estado de humor e nossos comportamentos, mas nossas interpretações, o significado que damos ao que vivenciamos em um evento específico. Então podemos dizer que sim, é muito útil para conflitos familiares. A terapia irá atuar nos pensamentos, nas crenças, nas emoções e comportamentos. Isso vai te dar mais autoconhecimento e melhorar seus relacionamentos como um todo.
E a terapia cognitivo comportamental é hoje comprovada cientificamente por evidências. Basta você encontrar um profissional que você confie. Espero ter ajudado.
Dando conselhos.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é útil para resolver conflitos familiares, pois ela ajuda a identificar onde está a raiz do problema, melhora a comunicação entre os integrantes da família, resolve os problemas de forma construtiva, estabelece metas realistas, promove mudanças comportamentais positivas e empodera os membros da família para assumirem responsabilidade por seu papel nos conflitos e na família.
A TCC requer comprometimento e orientação profissional para ser eficaz.