Desrealização desaparece com a terapia?

28 respostas
Desrealização desaparece com a terapia?
Ola! A terapia é uma excelente forma para compreender o motivo de tal sentimento de desrealização. Normalmente, estados assim, são acompanhados de fatores externos (ambientais) e motivos pessoais, que podem ter ocasionado tal sensação de descontentamento. O processo terapêutico pode possibilitar, junto ao paciente, a compreensão destes fatores, a fim de buscar ferramentas que o auxilie no equilíbrio das emoções e assim uma maior compreensão ao paciente dos motivos de tal sensação. É importante buscar ajuda profissional com a finalidade de elaboração da problemática,e a mesma posteriormente, não vir ocasionar descontentamentos maiores, visto que, a vida é complexa e realização e desrealização fazem parte da vivência humana. Um abraço! Camilla.

O problema por você levantada pode sim ser tratada com um terapia, por isso é importante o quanto antes que você procure um psicoterapêuta que certamente irá lhe ajudar com esta situação.
Olá. O sintoma do transtorno de ansiedade ,ao ser tratado desaparece com a terapia.
O sintoma de outros transtornos psiquiátricos podem desenvolver outros caminhos , mas continue pois está no processo ideal.
Parabéns pela iniciativa. Continue.
Olá, se você estiver se referindo a desrealização enquanto uma distorção do pensamento, ou seja, sensação de que não pertence ao lugar/realidade, como se houvesse uma desconexão é um dos sintomas dos quadros de ansiedade e, a medida que você vai melhorando da ansiedade, este sintoma irá diminuir ou até mesmo desaparecer. A Terapia cognitivo-comportamental tem ferramentas que podem ajudá-lo a lidar com a ansiedade de um modo geral, ajudando-o a identificar o que pode estar desencadeando e, principalmente, ajudando-o a desenvolver estratégias mais efetivas de manejo dos fatores geradores da ansiedade. Um abraço e boa sorte.
Ao dar início à um processo terapêutico com um profissional de confiança, será importante investigar e aprofundar no tema do que é para você essa "desrealização", quais as sensações e sentimentos que envolvem, como é estar nesse lugar.
Cada pessoa possui sua singularidade e o mais importante é entrar na experiência de "desrealização" que você está trazendo para que, em um momento seguinte, seja mais possível sair dela.
Olá,

A terapia é muito importante para tratar esses tipos de sintomas, sim. Mas imagino que isso esteja ligado a um quadro maior, com outros pontos que poderiam ser tratados também em psicoterapia.
Independente disso, é importante ressaltar que a desrealização pode estar ligada a outros quadros mais graves, como psicoses, por exemplo. Por conta disso é importante sempre ter um profissional de saúde mental de confiança em que você possa recorrer e contextualizar sua pergunta.
Abraços, Danilo.
Os sintomas associados aos quadros intensos de ansiedade costuma assustar muito o paciente, o que por si só gera o medo de que não possa encontrar solução. É importante uma avaliação profissional para que seja encaminhado de forma assertiva. A psicoterapia é essencial pois estes sintomas remetem a experiencias e fantasias que geram emoções que, se não compreendidas e re-significadas, podem ocasionar perdas importantes nos relacionamentos e trabalho. Abraço, Cladismari.
Recomendo a Psicoterapia como forma de autoconhecimento e assim poder entender sua forma de ser e agir.

Isso pode lhe promover uma maioir equilibrio psico emocional para uma vida pessoal, profissional e relacional.

Abraços.
A psicoterapia é sempre indicada nas questões existenciais. Como é um processo de autoconhecimento, leva a pessoa a compreender-se em suas atitudes, emoções e sentimentos. A partir dessa auto compreensão, mudanças bem significativas podem ocorrer.
Desrealização ou despersonalização são sintomas recorrentes em situações de estresse e ansiedade. A pessoa tem a impressão que é uma observadora de si mesma, como se ela não estivesse integrada neste mundo, mas fora dele. É um distanciamento da percepção, como se ela estivesse atrás de um vidro e observasse o mundo e a si própria. Provavelmente esta pessoa esteja passando por conflitos internos bastante perturbadores. Assim a psicoterapía pode realmente ajudar a eliminar esses sintomas, porque com o progresso das sessões a pessoa vai se acalmando e compreendendo melhor o momento que está vivendo. E aprendendo a lidar com seus conflitos.
O conceito que você apresentou é psiquiátrico. E em um acompanhamento psicoterápico devemos entender o lugar e o papel de cada sintoma na história pessoal de cada paciente. Sendo assim, o conceito de desrealização sozinho não diz muita coisa; ao contrário, ele deve ser articulado com o que o paciente traz. Só assim da para saber se é algo que pode deixar de se apresentar quando alguém se submete a um acompanhamento psicoterápico.
Comumente associada à despersonalização, a desrealização, que é a transformação e perda da relação de familiaridade com o mundo comum, no sentido de uma relação de estranheza daquilo que, no dia-a-dia, é comum e familiar, é uma alteração da consciência. Este estado, pode estar associado a diferentes fatores, em geral, tem algum tipo de relação com transtornos psiquiátricos. A história do paciente precisa ser investigada, de modo que, outros elementos posam ser avaliados, para que se possa obter o prognóstico quanto ao seu desaparecimento ou não na terapia.
Olá! É comum as desrealizações acontecerem em momentos de grande estesse; no entanto, é preciso compreendê-lo associadamente à história do paciente. Faz-se necessário avaiar se surge sintomaticamente em resposta a determinado nível de ansiedade ou associado a um quadro mais complexo. Em ambos os casos, o acompanhamento psicoterápico será de grande importância.
Se for apenas desrealização, desacompanhada de outros acometimentos, sim. Na terapia aprenderá a solucionar. Procure um psicólogo
Se buscarmos palavras sintomáticas para nos rotular, focaremos mais nas doenças e do que na saúde! O maior nome que quero conhecer é o seu... e a partir dai, conhecer desejos e sonhos e dificuldades, traumas e bloqueios. Desse últimos que geram crenças negativas de si mesmo, com o EMDR, proporcionaremos os reprocessamentos neurais necessarios à sua melhoria.
A despersonalização é definida como um estranhamento e uma sensação de irrealidade em relação ao próprio eu. A pessoa sente-se distante de si mesma, como se fosse um observador externo de si, dos seus sentimentos, pensamentos e ações corporais. Já a desrealização é caracterizada pela percepção do mundo ao redor (pessoas familiares e objetos conhecidos) como se fossem irreais ou estranhos, e a sensação para o indivíduo é como se estivesse em um sonho distante e nublado. Ambos são sintomas que geralmente aparecem em transtornos de ansiedade e síndrome do pânico, sendo assim, há que se avaliar qual é o quadro apresentado por trás da despersonalização ou da desrealização. Será importante tratar o transtorno de base, assim como as origens do mesmo para que os sintomas decorrentes dos conflitos internos desapareçam. Então, sim é possível que a desrealização desapareça com a psicoterpia.
É algo que desaparece com a Terapia no caso de engajamento do(a) assistido (a) no processo.
É decorrente da falta de sentido ou vazio existencial,no qual a pessoa se deixou levar pelo meio ou suas demandas internas.
Olá! A desrealização pode surgir associado a pânico, ansiedade ou medo e fazem parte de sensações e sentimentos dissociados, ou seja, com sensação de estar "separada" do mundo e do próprio do corpo. Geralmente esta sensação é desencadeada devido a um forte estresse, depressão ou uso de drogas licitas/ilícita.
Quando a desrealização vem da condição de Ansiedade, não é perigosa. Ela aparece apenas em períodos de stress e agudo e normalmente reduz passado algum (pouco) tempo. Ainda assim, quando algumas pessoas aprendem a regular a ansiedade, a desrealização nunca mais aparece em termos sintomáticos.
Em casos em que a desrealização surge associada a perigo para o próprio (como alguns casos de automutilação) devem ser tomadas medidas mais cuidadosas e protectoras, como medicação específica a perturbação que se identificar e para a gravidade apresentada na mesma.
O ideal e que você procure um psicólogo ou psiquiatra, ambos profissionais tem conhecimento e técnicas que podem ajudar a melhor identificar suas emoções , propor projeto terapêutico eficaz .
A desrealização é um sintomas psiquiátricos caracterizados por uma sensação de desligamento do ambiente onde está. Sensações temporárias de desrealização são comuns, mas se for intensa e recorrente, pode se configurar como um transtorno mental, estando presente, por exemplo, no Transtorno de Pânico. Suas causas podem estar associadas estresse ou traumas, mas é importante a avaliação de um especialista. A psicoterapia pode auxiliar na prevenção de novos episódios de desrealização, desde que o paciente siga as recomendações do profissional quanto a implementação de estratégias de enfrentamento de situações estressantes e ansiogênicas.
Bom dia! O transtorno de despersonalização/desrealização é um tipo de transtorno dissociativo que consiste em sentimentos recorrentes ou persistentes em que a pessoa se sente fora do corpo, sendo um observador externo da própria vida.
Um acompanhamento psicoterapêutico é essencial para trabalhar a conexão, os laços sociais (já que a pessoa tende a se isolar durante esses quadros), mindfulness e regulação emocional já que o estresse e ansiedade são gatilhos para o transtorno. Um acompanhamento psiquiátrico na maior parte dos casos, também é importante.
Certamente a psicoterapia irá lhe ajudar investigar o que está lhe acontecendo e encontrar caminhos para um melhor ajustamento para sua saúde mental.
Com certeza a terapia ajuda com esse sintoma.
A desrealização é um sintoma de algo, não é o problema em si, embora seja horrível. Faça terapia e vá a um psiquiatra para iniciar tratamento com ansiolítico.
Olá, a desrealização pode estar associada a quadros de elevada ansiedade mas não se restringe a isso. Existem alguns transtornos que podem evoluir para um quadro de desrealização e despersonalização, inclusive alguns com sintomas psicóticos. Sugiro que procure ajuda de um profissional para avaliação.
Existem diversos fatores que podem estar associados aos estados de desrealização/despersonalização. Uma avaliação com um profissional pode te ajudar a entender o que pode estar provocando esses estados e encontrar maneiras de lidar com eles.
Não podemos responder a essa pergunta de forma objetiva. Tratamos pessoas que são seres subjetivos e que ainda que com tratamento, respondem de formas completamente diferentes. Mas podemos responder que existe a possibilidade sim, no entanto, jamais podemos prometer resultados específicos.
A psicoterapia e o acompanhamento médico são recursos para lidar com a desrealização. É importante saber que a desrealização é um sintoma, então é preciso investigar a causa dele e tratar a causa.
Olá, para lhe ajudar eu precisaria entender melhor o que isso significa para você e assim irmos caminhando nesse processo do autoconhecimento, os sentimentos desagradáveis não desaparecem sozinho, é preciso se aprofundar e trabalhar eles.
Busque terapia, e se precisar da minha ajuda fico à disposição.
Olá. Não há uma garantia que irá desaparecer com a psicoterapia, já que questões emocionais geralmente demandam uma variação de fatores e atitudes para a mudança. Entretanto, psicoterapia é o serviço profissional indicado. Abraço.