E normal uma criança de 3 anos só querer brincar com crianças bem maiores e não interagir com da pró

24 respostas
E normal uma criança de 3 anos só querer brincar com crianças bem maiores e não interagir com da própria idade e menores?
É possível. Contudo, avaliar a qualidade dessas relações pode ajudar mais para sua resposta.

É preciso investigar qual o contexto de relações dessa criança, bem como estimular a vivência dela com outras crianças da mesma idade.
Olá! É comum crianças se interessarem por brincadeiras de crianças maiores, ainda mais quando tem alguém de convívio próximo entre elas. Vale a atenção e cuidado com esta interação, para que não se frustre por não acompanhar da mesma maneira algumas das brincadeiras. Acrescento a necessidade de cuidar das interações na mesma idade, pois assim ajudará no seu desenvolvimento social com os seus pares.
É normal sim, ainda mais quando a criança tem um um ambiente facilitador para seu desenvolvimento.
Sendo o sistema familiar com muitos adultos em volta, é normal sim! Porém, é interessante ficar atenta as atitudes de uma criança.
Pode ser, mas é importante, com ajuda de um profissional do comportamento, avaliar os motivadores e reforçadores que a criança tem tido com as relações com os maiores e o contexto do não envolvimento com crianças da idade e/ou menores. Só assim terá uma visão do que é preciso estimular ou não na criança.
É muito comum que a criança se interesse em brincar com crianças maiores. Porém, é importante ver como estão as relações com as crianças da mesma idade para identificar possíveis dificuldades, pois a interação na mesma faixa etária é muito importante.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Muitas vezes, crianças mais “velhas” apresentam mais novidades (dentro do brincar) para a criança de três anos, que está numa fase ótima de aprendizagem e de curiosidade, do que crianças mais novas que ainda não possuem um leque significativo de brincadeiras.
É importante observar o tipo de brincadeira, e a qualidade delas.
Obrigado pela pergunta. Sim, pode ser normal uma criança procurar ter interesses por crianças mais velhas, pois normalmente, elas são se mostram sendo mais "ativas" e "dinâmicas" (figuras interessantes ao olhos dela, não?).
Caso queira reportar mais alguma informação sobre essa entre outras questões, estarei disposto em ajuda-lo(a).
Talvez seja necessário conhecer melhor sobre essa caso para a melhor auxiliá-lo(a). Forte Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
É normal sim, principalmente se ela estiver rodeadas de adultos.
Olá! Pode ser normal, especialmente se ela costuma conviver com familiares mais velhos, como primos, por exemplo. Como disseram, vale a pena ficar atento às atitudes da criança.
Atentem-se para qual o interesse de brincadeiras da criança quando ela busca a interação com as crianças mais velhas. Ao que ela se atenda, se ela imita comportamentos dos mais velhos, quais as brincadeiras aparecem. Os interesses das crianças estão em constante mudança, isso não precisa significar um problema, mas é fundamental entender primeiro a direção do interesse da criança, para aí assim perceber se está adequado as necessidades reais dela. Observe e leve para conversar com a pediatra do seu filho. Se ficar com maiores dúvidas procure uma orientação com uma psicóloga infantil.
Olá tudo bem?

Isso é comum de acontecer. Mas irá variar com o ambiente que a criança está inserida. Se estiver rodeado por crianças mais adultas irá ter facilidade e as vezes preferência por esse contato.
Porém seria colocar em contexto com crianças da mesma idade para a interação.

Espero te ajudado.

Abraços
Sim, é possível. Tudo depende de como é a forma de criação da criança e entender o motivo deste comportamento. é interessante a criança brincar com crianças maiores, mas também incentivar a mesma para brincar com crianças menores. Espero ter ajudado!
Olá,
É comum em crianças que vivem apenas com adultos, mas provavelmente se houver frequência de crianças da sua idade ela se permitirá brincar também com estas.
Sim, é muito comum que crianças gostem de brincar com outras numa faixa etaria maior, pois como são muito curiosas, acabam sendo atraídas pela diversidade de brincadeiras das crianças maiores.
É sim.Contudo vale a pena investigar melhor todo o contexto que envolve o menor, bem como as influencias recebidas.
Bom dia!!! Avaliação da família com um Psicólogo Especialista em Terapia Familiar Sistêmica poderá ajudá-los a entender esta dinâmica.
Ola!!
Não há nada incomum, mas procure um profissional para que todo contexto seja analisado.
Boa sorte!
Olá! Apesar de ser algo que possa vir a acontecer é importante também perceber e analisar o que seduz ela a querer brincar com as crianças mais velhas e se ela é bem aceita por essas crianças!
Tudo bem ela querer brincar com crianças mais velhas, no entanto acredito também ser saudável brincar com crianças na mesma faixa etária por estarem na mesma fase de desenvolvimento.
É importante também analisar todo o sistema familiar e o contexto ao redor. Ela tem alguma irmã ou irmão mais velho? Aonde isso geralmente ocorre?
Espero ter ajudado!
Boa tarde. As crianças respondem ás demandas do ambiente de acordo com o mesmo. Se é uma criança rodeada de adultos, pode se adultizar muito cedo e querer estar sempre em companhia dos mais velhos. Por vezes também , pode ser uma criança que foi estimulada pelos cuidadores a ser “ cuidadora dos pais” por exemplo : o que a tornaria Tbem mais adulta. Para evitar a precocidade é importante que ela também se relacione com crianças da mesma idade.Nao há um mal em si, nessa relação com os adultos, porém, criança gosta muito de outras crianças, elas vão pra escola muito mais para socializar que propriamente para estudar. Quando a criança não se adapta bem aos coleguinhas da mesma idade Tbem pode ser que tenha um QI mais elevado etc... pode ser multifatorial . Mas, é fato na clínica psicológica, que a criança fica triste quando não entrosa com seus pares! Responder sem saber o contexto é difícil. Sugiro uma terapia, caso isso esteja sendo um incômodo pra essa criança e para os pais ... abr...
Olá, seria bacana avaliar o contexto em que isso está acontecendo para uma boa avaliação! Assim, sugiro que vc vá a um psicólogo que trabalhe com famílias, ok? abraços
É normal que uma criança de 3 anos queira brincar com crianças mais velhas e não interagir com crianças da mesma idade ou menores. Isso pode acontecer porque ela se sente mais confortável com crianças mais velhas, pois elas podem oferecer mais desafios e estimular a criança a desenvolver novas habilidades. Além disso, ela pode se sentir mais segura com crianças mais velhas, pois elas podem ajudá-la a se sentir mais confiante e segura. No entanto, é importante que os pais e cuidadores ajudem a criança a interagir com outras crianças da mesma idade e menores, pois isso pode ajudar a desenvolver suas habilidades sociais e ajudá-la a se sentir mais confortável em grupos.
É possível que seja, mas vale a pena investigar se há alguma questão emocional a ser trabalhada. Minha orientação é começar procuranddo entender com seu filho esse comportamento. Abraço.