Estou com muita dificuldade em encontrar uma avaliação neuropsicologia pelo sus. O que devo fazer?

22 respostas
Estou com muita dificuldade em encontrar uma avaliação neuropsicologia pelo sus. O que devo fazer?
Infelizmente o SUS não oferece de imediato uma avaliação neuropsicológica. Apenas a atenção terciária, isto é, hospitais de referência contam com tais profissionais. Caso você faça acompanhamento em algum hospital, você pode verificar junto à equipe que o/a acompanha se seria viável solicitar uma avaliação.
Caso não seja possível, a melhor saída, neste caso, é você procurar faculdades de psicologia que contam com esse tipo de formação no currículo dos alunos, onde estes poderão realizar essa avaliação a preços populares ou até mesmo de graça. Verifique junto às clinicas-escola de sua cidade quais oferecem tal serviço.
Espero ter ajudado!

Bom dia,
Uma opção é procurar pelos serviços de Psicologia das faculdades (públicas ou particulares), que oferecem gratuitamente ou a baixo custo.

Att,
É um caminho difícil mas não impossível, sempre ir por cada passo, primeiro ir ao posto de saúde e marcar com clinico geral e explicar a situação e pedir para ele encaminhar com uma guia para o setor de psicologia do município, precisará de cuidado para pedir ao médico muitas vezes ele mandará para neuro primeiro, depois você deve verificar qual o posto de saúde que na equipe tenha o o serviço de psicologia, fica uma pouco mais fácil.
Você pode tentar pelas Faculdades de Psicologia que atendem a população muitas são gratuitas ou preços populares. Pode procurar psicólogos que oferecem o serviço social no próprio consultório com preços populares.
Você pode procurar com os cursos de especialização em neuropsicologia onde sempre há a busca de pacientes para serem atendidos em estágios.
Espero ter auxiliado.
Att
infelizmente ainda temos esse serviço na rede publica, mas interessante observar em quais faculdades oferecem gratuitamente, apesar da fila da espera vale a pena tentar.
Olá
Você pode procurar por Hospitais Escola, nos departamentos de neurologia e/ou psiquiatria, pelas Clínicas Escola das Universidades de Psicologia e os Institutos que oferecem a pós graduação em Neuropsicologia.
Espero que fique bem!
Um abraço
A avaliação neuropsicológica, por envolver por vezes testes projetivos psicológicos, que tem custos, só são aplicados por psicólogos clínicos, sugiro que procure um particular para ter uma avaliação de qualidade.
Infelizmente os serviços apresentados e oferecido pelo SUS, ainda contam com filas de espera ou até mesmo, a falta de profissionais. Uma opção é tentar via serviço social ou até mesmo em faculdades ou instituições que realizam esse trabalho gratuito para a população. E por último, também há a opção da avaliação particular.
Nem todas as clínicas de faculdades de psicologia oferecem avaliação neuropsicologica, exceto as instituições onde tem o curso de especialização em neuropsicologia. O importante que você faça uma pesquisa antecipada e verifique quais instituições oferecem o serviço.
Infelizmente, o SUS nunca ouvi que oferecia este serviço, de neuropsicologia. Entretanto, pode buscar serviços de clínica-escola. Geralmente, onde realizam curso de Neuropsicologia. Sei que tem este serviço na Fundação Santo André, no INESP na Maestro Cardim que pertence ao Beneficiência Portuguesa. Terá que buscar e ficar na filha ou tentar negociar com algum profissional. Boa sorte.
Olá, a avaliação neuropsicologica realmente tem um custo elevado. Tem a opção de buscar por faculdades de especializações , pagar particular ou então tentar pela justiça, por eliminar. Para isso é necessário a avaliação do médico responsável e comprovar a necessidade da avaliação.
Realmente o SUS não oferecem esse tipo de serviço. Você pode procurar a orientação de um psicólogo que atenda num CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua cidade ou diretamente nas faculdades que têm clínica-escola. Porém normalmente esta avaliação é realizada por neuropsicólogo que atenda particular.
Bom dia, o SUS não oferece esse tipo de serviço, é importante procurar alguma clinica escola de especialização em neuropsicologia que pode oferecer esse serviço de graça ou com um valor social, infelizmente os testes são caros e o serviço publico não oferece.
Recomendo buscar por entidades que oferecem cursos de avaliação neuropsicológica para psicólogos, usualmente os profissionais terão que aplicar a bateria de testes em algum voluntário para aprender todo o processo, este processo poderá ter baixo custo e poderá obter um relatório no final, isso deverá ser contratado com o profissional. Infelizmente os serviços públicos não oferecem este tipo de avaliação.
Você pode procurar em faculdades que tenham o curso de especialização em neuropsicologia pois dessa forma poderá ser atendido pelos estagiários que recebem supervisão, a preços simbólicos
Realmente o setor público não oferece este tipo de serviço devido ao custo dos testes. O melhor meio mesmo, conforme outras respostas anteriores, buscar em faculdades, cursos de neuropsicologia. Boa sorte
Faça uma busca no google por cursos presenciais de pós graduação em neuropsicologia. Em muitos destes cursos os alunos possuem carga horária prática, e por isso podem realizar a avaliação com supervisão do especialista.
Geralmente o SUS não oferece esse tipo de avaliação. O que pode fazer é procurar pelo departamento SPA de Faculdade que realizem esse serviço ou clinicas que atendam com valor social.
Realmente no SUS você não irá encontrar este serviço disponível. Procure pelas Universidades da sua cidade.
Olá, como vai?
Tente procurar os serviços no CAPS da sua cidade para avaliar a condição, ou alguma clínica escola de alguma universidade. Se não conseguir, seria interessante procurar um psicólogo para fazer a apreciação da necessidade do processo de avaliação psicológica.
Já tentou em algum curso de pós em neuropsicologia?